Não se omita nem desperdice seu voto

César Cavalcanti

O eleitor brasileiro vai expressar hoje sua cidadania, participar na construção de um país melhor. Não votar pretextando desilusão e desencanto é contribuir para o atraso e para a vitória dos piores. É negar a si próprio o direito de intervir num processo que, embora tenha suas falhas e esteja a exigir reformas, traduz o sentimento de democracia.

Não votar ou anular é fugir de suas responsabilidades quanto a construção de um país melhor e mais justo. Omitir-se na hora da ação e enterrar a cabeça como avestruz, em um momento crucial à democracia brasileira, é dar respaldo aos maus políticos que hora nos governam.

Bem sabemos que a atividade política sofre a terrível influência do poder econômico, corruptor da democracia. Mas nem por isso o eleitor há de desanimar, é preciso acreditar ser possível uma mudança, e a forma de fazê-lo é pelo voto – arma principal para a sonhada transformação do Brasil.
ESCOLHA DOS PIORES
Busquemos no meio do joio, o trigo representado pelo melhor candidato, o que não é tarefa fácil, sabemos todos nós, pois muitos não estão comprometidos e compromissados com a ética do fazer político e do bem comum. Querem arranjar-se pelas vias do enriquecimento ilícito. Por isso, abster-se de votar é engajar-se no processo de escolha dos piores, com as consequências daí derivadas.
César Cavalcanti.
PS. Para avaliação.
PS1. Desculpe eu bater na tecla do voto, mas é que acho muito importante para este ano.

10 thoughts on “Não se omita nem desperdice seu voto

  1. Eu vou votar, como sempre votei… mas estive refletindo: da mesma forma que os srs. congressistas vez por outra se abstêm de votar, não são punidos nem pagam multas… os eleitores tb podem se abster de votar… e como os parlamentares não deveriam ser punidos, nem pagar multas, nem justificar, nada disso… mas essa Democracia Brasileira é estranha.

  2. Caro César,

    Tentarei escolher o menos pior.
    Infelizmente (ou felizmente) eleição se ganha pela quantidade e não pela qualidade dos votos.

  3. Temos que ter em conta SEMPRE que na eleição de amanhã vão ser eleitos presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. Quer vocês queiram ou não, isto vai acontecer. Portanto, devemos acabar com essa baboseira de anular voto ou votar em branco! Temos que votar sempre, nem que seja no menos ruim… E torcer para que se acabe com o voto obrigatório.

  4. Credo: mais do mesmo!

    Tem muita gente GANHANDO com isso, só pode!

    Vão lá, bestas de carga! Votem!

    Esse é o povo brasileiro: se contenta em viver de cesta básica e votar no ” menos pior”.

    ” Metida tenho a mão na consciência, e não falo senão verdades puras, que me ensinou a viva experiência”

    Saudações,

    Carlos Cazé.

  5. “Participar da festa da democracia”, “contribuir para o atraso”
    “assumir suas responsabilidades”, etc e por aí vai. Bonito texto, mas como disse alguém por aqui, a teoria na prática é outra.
    Triste país em que os candidatos são avaliados não por suas virtudes, mas por seus defeitos (rouba menos, rouba mas faz…)
    Votar no menos pior é nivelar por baixo, seus bobinhos….
    Voto nulo, a democracia (por enquanto) me dá esse direito tanto quanto a vocês de votarem no menos pior.

  6. Pingback: Não se omita nem desperdice seu voto! | Debates Culturais – Liberdade de Idéias e Opiniões

  7. Vou contar NULO. Nada vai mudar. Mudanças só virão por meio de revolução – o que não é fácil. Pelo voto, nada mudará. Tenho 34 anos e sempre vi os piores sendo eleitos. Quando há exceção; quando um bom se elege, acaba virando decepção com o passar do tempo. Por favor, invente outra. Pois está provado que o voto não dá certo.

  8. Pobre é o país, quando os eleitores não entendem que a mudança vem através do voto. Se a cada eleição, escolhessemos pessoas diferentes para nos representar e, principalmente, elegendo quem nunca foi eleito, certamente teríamos, hoje, um legislativo bem melhor e com pessoas com muito mais carácter. Políticos também têm que ser educados. Pensem nisso porque hoje é o dia da mudança. Não desperdice o voto pois o voto branco ou nulo é tudo o que a demagogia e o banditismo desejam.

  9. Meu Deus! As pessoas não conseguem entender que voto NULO = 0! Quem diz que o voto nulo ajuda aos ruins erra cegamente e ignora um princípio básico da matemática. É ignorância. Repito: voto nulo é igual a 0. O que ajuda aos ruins é o voto sem pesquisa; é o votar por votar; é o votar com base num mísero debate de poucas horas; é votar com base em galhardete; é o votar pois o marketing lhe incutiu algo na cabeça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *