Negociação fracassada está deixando sequelas na campanha de Ciro Gomes

Resultado de imagem para ciro gomes

Explosões verbais prejudicam a campanha de Ciro

Bruno Boghossian
Folha

A turbulenta etapa de negociações partidárias para a eleição deixará sequelas na campanha de Ciro Gomes (PDT). O contorcionismo do presidenciável para se adequar à pauta do centrão fracassou, enquanto suas contradições e explosões verbais foram amplificadas.

Ciro foi colocado sob uma lente de aumento quando aceitou discutir uma aliança com siglas que carregam agendas bem diferentes da sua. Sentado à mesa com DEM e PP, o candidato deu sinais de que estaria disposto a flexibilizar suas posições para absorver uma plataforma mais amigável ao mercado.

TUDO CONFUSOO movimento confundiu setores à esquerda que enxergavam em seu nome uma alternativa ao ausente ex-presidente Lula. Para agradar à direita, por exemplo, Ciro precisou dizer que sua proposta de revogar a reforma trabalhista era só um jeito de falar, e que tudo seria discutido em harmonia com os partidos do centrão que ele adorava fustigar.

No período de namoro com DEM, PP e companhia, cada passo dado fora da cartilha do liberalismo fazia mais barulho do que o normal. A carta que enviou para sugerir a paralisação das negociações entre a Embraer e a Boeing provocou um estrondo no grupo de partidos que é abertamente pró-privatizações.

No fim das contas, o pedetista perdeu também a direita. Recebeu um veto de economistas de viés liberal, reforçou as antipatias do mercado a sua candidatura e terminou sem o apoio do bloco que daria musculatura política a sua campanha.

VOLTA À ESQUERDAO deslocamento errático pode ter queimado terrenos que Ciro pretendia percorrer no eleitorado de centro. Ele terá poucas alternativas a não ser recuar à esquerda, ainda que precise enfrentar o congestionamento que será causado pelo futuro apoio de Lula a um candidato do PT.

Bem encaminhada, uma aliança com o PSB daria a Ciro a “hegemonia moral e intelectual” que desejava conferir a sua chapa. Será difícil, porém, fingir que não esteve prestes a assinar uma carta de boas intenções com o DEM e o Centrão.

28 thoughts on “Negociação fracassada está deixando sequelas na campanha de Ciro Gomes

  1. Ciro foi ou é considerado o que nunca foi de fato.

    Ciro Gomes ameaça: “O Brasil nunca será um país em paz enquanto Lula estiver preso”.

    Logo Ciro é só mais um defensor da sua corja, que brigavam com outros para liderar a matilha de lobos do legislativo.
    |Que decadência do PDT.

  2. O centrao recusou ciro por ser menos moldável e mais intransigente. Simples assim. Caso tivessem certeza que ciro cederia a tudo e a todos, como alckmim fatalmente fará, iriam para ciro. O centrao nunca foi programático. Essa conversa de aliança programático não existe no Brasil. Marina, que só aceita alianças programáticas fica só sempre. Nisso devemos tirar o chapéu para marina. Tem um desprendimento que nenhum dos outros candidatos tem.

    • Boa Tarde Franco,

      Seu comentário está correto. Por tudo que tenho lido e assistido, o mercado deseja o aprofundamento das reformas (particularmente a Reforma da Previdência) e das privatizações. Atualmente tudo está travado pela incapacidade política do Governo Temer. Antes da definição entre Ciro e Alckmin eu também achava que iriam optar pelo PSDB.

      Tenha um ótimo final de semana.

  3. 1) Estive refletindo: talvez inconscientemente Ciro não queira ser candidato à Presidência. Aceitou porque tem uma bela exposição nas mídias,

    2) Mas lá no fundo do emocional ele prefira ser um bom ministro, como já foi.

  4. O Ciro não é movido por ideais, é movidos por interesses. E´o nosso Trump, grosso, indeciso,
    celerado. Desgraçadamente, candidato do PDT,
    que o Lupi transformou na casa da Irene.
    .

  5. Não é por Ciro ter xingado que o centrão o deixou. Centrão quer é acordo de mando com as estatais, volta do imposto sindical, manter as reformas unilateralmente como foi feita e manter que os banqueiros e a direita da direita da direita e o centro direita querem. Penso que o centrão ao invés de pôr retira votos. Escrevam aí: para o segundo turno vai Ciro e Alckmin – Ciro não irá se Lula candidatar (infelizmente). Bolsonaro não irá nem para segundo turno.

    • tá trancado dentro do armário?
      É só sair as ruas e botecos que ai em BH tem muito e escutar conversas sobre politica e concluir não vai ter segundo turno é melhor jáir se acostumando.

  6. Estas negociações para apoiar candidato A ou B, não passa de interesses em ministérios, secretarias, agências e outras “Otras Cositas Más”, não há ideologia política para ajudar a construir um país mais justo, é por isso que tais alianças não vingam, porque quem está sendo cabeça na chapa e tem interesse em fazer um governo sem falcatruas, não consegue fechar tais alianças.

  7. Bolsonaro ensina criança a fazer arma com a mão, viraliza e causa revolta

    Em seu discurso, voltou a defender o armamento da população.

  8. Sr. Alex Cardoso, por favor, dê o endereço do site onde vc informa que Bolsonaro ensina crianças a fabricar armas. Deve ser mais uma fake da dos esquerdopatas.

      • Bom mesmo é o círó chamando o vereador de capitão do mato promotor de filho de puta lula de bandido por ai a fora, agora todo mundo sabe que esse é um gesto de gozação da campanha do cara e tao caindo de pau nele, me conte uma falcatrua do cara só isso e eu não voto nele
        Mostre uma que conseguiram tirar dele milhões de voto, pois é só isso que ele tem, que dizer não tem, não tá metido em falcatruas.
        Até o Reinaldo Azevedo, tirou grande parte do seu programa pra falar sobre isso, só faltou chamá-lo de matador de criancinha infelizmente ficou caricaturado grotesco, inconsistente com a genialidade do jornalista reafirmando viés politico do mesmo

  9. Ciro Gomes comete tantos erros. Comparece em eventos e consegue as vaias do público, ignora a Lava-Jato e o anseio do povo por justiça contra as atrocidades de um desgoverno no passado, além de ultimamente adotar uma postura agressiva de tal forma que parece querer ser um novo ditador sulamericano. E a cereja de sua derrocada está em sua posição de adotar a velha política como forma de negociação e achar que ninguém está vendo.

  10. Ao Roberto bh:
    E ae..??
    Ta gostando do seu passeio pela Terra?
    Mais especificamente pelo passeio no Brasil..???
    Pq só assim. ..vc deve viver em algum planeta longínquo do Sistema Solar.
    Vc dizer que vai ser Ciro e Alckimin no segundo turno….!
    Completamente alienado.
    Jovem ET….
    Ciro e Alckimin breve declararão apoio formal a Jair Messias Bolsonaro.
    Anote ET.
    E..continue por aqui na Terra. .no Brasil…para ver ao vi o a vitoria de Bolsonaro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *