Negócio da Petrobras na África irrigou contas secretas de Cunha

Cláudia Cruz, mulher de Cunha, também tem conta no exterior

Deu na Veja

Documentos enviados pelo Ministério Público suíço à Procuradoria-Geral da República (PGR) no Brasil indicam que um negócio de 34,5 milhões de dólares fechado em 2011 pela Petrobras, em Benin (África), serviu para irrigar quatro contas na Suíça cujos beneficiários são o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e sua mulher, Cláudia Cordeiro Cruz, que usou sua conta para pagar aulas de tênis e cursos no exterior.

Os documentos enviados pelas autoridades suíças à PGR indicam que as quatro contas receberam, nos últimos anos, repasses de 4,8 milhões de dólares e 1,3 milhão de francos suíços, que somados equivalem a 23,2 milhões de reais.

O “giro do dinheiro”, como classificam os investigadores o caminho para chegar até o parlamentar, supera o valor bloqueado pelas autoridades suíças em 17 de abril, no total de 2,468 milhões de francos suíços. Convertido em reais pelo câmbio atual, o montante corresponde a 9,638 milhões. Cunha tem negado reiteradas vezes a existência de contas no exterior em seu nome. Procurado nesta sexta-feira, 9, não se manifestou a respeito das investigações.

BLOCO DE PETRÓLEO

O caminho do dinheiro, segundo os investigadores suíços, começa no pagamento da Petrobras à petroleira africana Companie Beninoise des Hydrocarbures Sarl (CBH), que celebrou em Benin a venda de 50% de um bloco de petróleo à estatal brasileira. A conta da empresa tem como titular o brasileiro Idalécio de Oliveira, que repassou 31 milhões de dólares à Lusitânia Petroleum Ltd, controladora da CBH, que permaneceu com a outra metade do bloco. De acordo com as investigações, a conta da Lusitânia está em nome de Idalécio. Por meio desta conta foram destinados 10 milhões de dólares, em maio de 2011, ao empresário João Henriques.

Conforme o jornal O Estado de S.Paulo, Henriques, apontado como lobista do PMDB no esquema de corrupção na Diretoria Internacional da Petrobras, disse em depoimento à força-tarefa da Lava Jato, em Curitiba, que fez uma transferência bancária a um político no âmbito de um contrato da estatal para aquisição do campo de exploração em Benin.

O material suíço enviado à Procuradoria-Geral da República confirma cinco repasses feitos por Henriques para uma das contas em nome de uma das três offshores que têm Cunha como beneficiário. No total, esses depósitos somam 1,3 milhão de francos suíços.

OFFSHORES

Cunha abriu três contas em nome das offshores Orion SP, Netherton Investments Ltd e Triumph SP, todas no banco suíço Julius Baer. A primeira recebeu o dinheiro do operador do PMDB, no mês seguinte ao negócio na África, e alimentou as outras duas.

Um dos documentos usados pelo parlamentar para conseguir registrar as contas é o seu passaporte diplomático. Os registros mostram ainda endereço de Cunha na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Além dos repasses de Henriques, as contas das offshores de Cunha receberam valores de chamadas “contas de custódia”, sediadas, por exemplo, no Merrill Lynch International. A suspeita de investigadores é que estas sejam meras “contas de passagem”, utilizadas por exemplo para operadores viabilizarem a chegada do dinheiro ao destinatário final. Desde quarta-feira, 7, a PGR recebeu os documentos e iniciou a investigação para chegar aos dados que não foram apurados pela Suíça.

MAIS 15 DIAS

Os documentos, entre os quais extratos bancários, foram encaminhados em alemão ao Brasil e as comunicações diplomáticas do Ministério Público suíço, em francês. Investigadores brasileiros calculam em ao menos 15 dias o tempo para fechar a primeira etapa da análise das contas do parlamentar e decidir pela abertura de um inquérito perante o Supremo Tribunal Federal ou oferecimento direto de uma denúncia à Corte.

As autoridades suíças conseguiram bloquear apenas duas das quatro contas ligadas ao parlamentar. Isso porque o deputado encerrou as outras duas em abril e em maio do ano passado, após o início das investigações da Operação Lava Jato. Nos registro da Netherton Investments, que tem sede em Cingapura, a Suíça congelou 2,322 milhões de francos suíços. A conta é considerada a principal pelos investigadores.

Já a quarta conta ligada ao peemedebista, que também teve saldo bloqueado, tem a mulher de Cunha como titular e recebeu o nome fantasia de Kopek. O saldo em conta bloqueado neste caso foi de 146,375 mil francos suíços.

As quatro contas foram abertas entre maio de 2007 e setembro de 2008. Anos antes, portanto, do recebimento dos valores oriundos do negócio da África. Investigadores brasileiros apuram a partir de agora como os negócios foram irrigados antes de 2011 e a existência de possíveis outras contas ligadas ao deputado.

15 thoughts on “Negócio da Petrobras na África irrigou contas secretas de Cunha

    • Não fala assim, Ednei!
      O Cunha já foi até comparado a Carlos Lacerda e Ulysses Guimarães por aqui….
      Tem gente aqui apaixonada por ele e vão ficar magoados com você…..

      • Ora, ora, ora. A Globo agora é execrada. Daqui a pouco será a Veja. Eduardo Cunha é Marlon Brando em O Padrinho. Como no filme só há bandidos, a torcida é pra ele.

        Há bem pouco tempo, dizia-se que Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida eram projetos de governos anteriores e que deles o governo atual se apossara. Já não se fala mais.

        Os torcedores aqui não pedem a EC que vá à Suíça e prove sua inocência e nem que se prenda a mulher dele por evasão de divisas. Por que não ? Estes “torcedores” me fazem lembrar Bonasera indo a Eduardo Corleone – isto é, Don Corleone – pedir justiça.

  1. Cunha é o famoso resultado do julgamento do mensalão, quando os bandidos (os politicos) ou foram inocentados um pegaram uma pena para morrer de chorar (a população). A certeza da impunidade propiciou o aparecimento e crescimento de crimes de colarinho-branco. Agora, vão faltar cadeias se houver um pouco de honestidade na justiça brasileira, pois se a justiça for realmente honesta, a lua seria pequena para acomodar tanto bandido.

  2. Tá faltando o outro.
    RENAN CALHORDA…

    Devemos ficar atentos, para que não se desloquem o foco só pra esses pilantras.
    Não devemos esquecer os canalhas do outro lado.

    COMO CASTIGO, DEVERIAM FICAR TODOS NUMA MESMA CELA, JÁ QUE SÃO DEJETOS DO MESMO ESGOTO.

  3. Não tenho a mínima dúvida que o Cunha tem culpa no cartório, porém também é notório a diferença na velocidade em que estão tratando o seu caso em comparação a outros idênticos. O Renan, por exemplo sumiu, só falta ser beatificado.
    Porém o mais esquisito é o papel da imprensa nesse caso. Será que estão querendo ajudar a Dilma ou entregá-la aos leões ?
    Dido isso, poi recentemente o Lula pediu uma conversa reservada com o Cunha e na segunda dia 7, logo após tomar posse o Jaques Wagner foi visitá-lo em sua casa. Assim resta a dúvida se estão ‘ajudando’ mesmo de fato.
    Esse papel fica mais claro na ‘sempre confiável’ Globo, que não tira o Cunha das manchetes. Está certo que a poderosa tem vários rabos presos com o governo, porém na semana passada um fato me deixou ainda mais desconfiado. Quando escrevo no G 1 contra o governo, ceca de 70% é censurado, coisa normal para seu ‘jonalismo’, porém outro dia após ser censurado várias vezes na reportagem da Época sobre a Guine, foi com surpresa que recebi dois e-mails de uma reporter chamada Natalia ( não vou dar o sobrenome), solicitando permissão para publicar o que eu havia escrito e que tinha sido cortado.
    Por isso que desconfio de um sombrio e super profissional jogo…

    • O MAV comeu um sanduíche de mortadela e pensa que é homem. Se assim o fosse, saberia a diferença entre discutir e agredir. Mas, quem sabe ele tem o QI do Lulla e assim, fica difícil.

  4. Os petralhas estão eufóricos pq estão conseguindo liquidar com o presidente da câmara federal, outrora aliado do governo. Virgílio, não resta dúvidas, a Globo, refém e cúmplice desse governo, destruiu Cunha publicamente para ajudar o PT a se apossar da presidência da câmara objetivando bloquear qualquer requerimento contrário aos ditadores de plantão. Será inócuo. Não tem mais jeito. O PT ruiu de ruim que sempre foi. Petralhas nunca mais! Carlos Newton, sugestão de pauta: http://gabeira.com.br/as-fontes-da-ira/

    • Rodrigo, boa tarde.
      Com a poderosa o jogo sempre foi bem mais sujo. Eles mesmo estando com o rabo preso, apoiam e pegam patrocínio até o último momento, basta lembrar as diretas e o Collor.
      Quanto ao Cunha, ninguém sabe qual será a suareação, ele disfarça tão bem que não dá para perceber.
      Para conhecer melhor o nível de ‘moralidade’ da Globo, leia o livro Afundação ( junto ) Roberto Marinho, do Roméro Machado, que foi auditor da Globo.

  5. Estou muito interessado em saber o que os de Benin pensam desse nodo formato de tráfico negreiro da nação negreira, dita Brasil, faz agora contra esses pobres negros em pleno século XI. No raibo de quem? Se o tal Cunhento levou esses milhões todos, quanto terá levado a equipe Brahma, Esteves, Od Brechios e camarilhas? Ninguem os entrevista? Aquele pobre povo tem voz nenhuma? Agora dá para entender a peixão do Pixulengo, dito Inácio da Silva, sobre as ditaduras africanas: botar no f* deles outra vez, esta nova equipe negreira, desta triste pátria que sempre foi negreira. É triste. Roubaram os negros outra vez, lá e cá. O que o movimento negro tem a dizer????

  6. Estamos assistindo a mais um exemplo da diferença entre brasileiros e japoneses. Os de lá, se demitem, pedem perdão e, às vezes, até se matam, pela simples evidência de incompetência; os daqui, nem pensar: ” daqui ninguém me tira”, não saem e, se saírem, ameaçam voltar_ e fazem tudo de novo.
    O grande buraco negro, brasileiro, é moral. Daí não importar, de maneira alguma, o sistema de governo: o problema não está no modelo, está no manequim. Somos uma extraordinária vergonha para o mundo, um país que se apresenta como incomparável oceano da corrupção, da bandidagem, do crime, da desfaçatez, do descaminho. Uma quadrilha sucede à outra e, não raro, têm a mídia_ paga ou ignorante, simplesmente_ defendendo a manutenção do status quo. Quem tem nojo profundo e verdadeiro disso tudo que está aí, não quer reformas: quer revolução, principiando pela educacional. Derrubar tudo e, sem pestanejar, a implantação de um governo forte, duro, que imponha mais deveres do que direitos, mas íntegro e eminentemente social: eis o Brasil que já se tornou uma miragem, tal o tipo de gente que nos aprisionou, maléfica e impiedosamente. Agora, a imprensa_ sempre ela_ está a espalhar a seguinte mistificação: ” o país mudou pra melhor, pois as instituições estão funcionando bem”. Digo eu: que morram as instituições, e viva o povo brasileiro! Estes estão à míngua, enquanto aquelas se deliciam com maciços e criminosos privilégios. Exemplo: o país está sem dinheiro? Ora, vem aí mais uma gastança eleitoral, no próximo ano! NUNCA falta_ nem nunca faltou_ dinheiro, grana, muito dindim, mesmo, para a farra política, para a legitimação dessa horda de pústulas, que nos infelicita diuturnamente! Infinitamente estúpidos os que saem de casa, pra votar! São cúmplices_ culposa ou dolosamente_ da tragédia brasileira! Precisamos dizer ” NÃO!”, ” Precisamos da ousadia dos canalhas!”
    É definitivo: precisamos REFUNDAR o Brasil_ SEM os políticos, SEM os políticos, SEM os políticos!
    Fiz-me claro?

    Saudações,

    Carlos Cazé.

  7. Segundo o jornal ESTADÃO, este sujeito usou 23 contas, ainda duvidam do MP da Suíça, não tem mais condições de estar presidindo a câmara do deputados, se não renunciar deve ser afastado, este regimento interno da câmara é feito para proteger estes políticos, até onde vai a desfaçatez desta corja, a mulher do mesmo usando e abusando de dinheiro desviado da Petrobrás para pagar aula de tênis nos EUA, cartão de crédito, etc…., é inadmissível, criminoso, vergonhoso, o que este parlamento parece é casa de ninguém, fico assistindo o mundo todo imaginando o que se faz no Brasil, em outros países o sujeito renuncia, outro se mata, mas aqui há um monte de covardes neste congresso, não há pudor entre eles, não digo todos, mas a maioria entra no esquema, se procurar lá no fundo é capaz de fechar este congresso e o Brasil, pois toda esta corrupção está espalhada em todos os poderes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *