No Brasil, brancos têm duas vezes mais acesso a planos de saúde do que negros

(da BBC)

Os dados são do Instituto Data Popular e vêm de uma pesquisa feita em parceria com o Fundo Baobá.A população branca tem duas vezes mais acesso a planos de saúde em comparação aos negros, no Brasil. Segundo a pesquisa, 15,2% dos negros têm plano de saúde, contra 31,3%, dos brancos.

Para Athayde Motta, diretor do fundo, que levanta recursos para projetos voltados à população negra, “o acesso aos serviço é em geral pior para os negros, que vivem em locais mais distantes, onde o tratamento não é de qualidade”.

“Se você ganha um pouquinho mais, a primeira coisa que faz é ter um plano de saúde privado e pagar escola particular para o filho. O sistema público de saúde e educação no Brasil ainda é muito ruim”.

O dado sobre acesso a plano de saúde reflete a desigualdade racial no país, onde, segundo dados do Censo 2010 divulgados em maio passado, o número de pobres pardos ou pretos é 2,7 vezes o número de pobres brancos.

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Para chegar a essa conclusão, nem era necessário fazer a pesquisa.A realidade brasileira é transparente. O povo, em si, não é racista, mas o sistema continua marginalizando os negros, especialmente devido à decadência da educação pública e da assistência à saúde. (C.N.)

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *