No Brasil, os fundamentalistas conseguem abafar as sábias lições dos estrategistas

Getúlio Vargas | Citações inspiracionais, Pensamentos frases

Getúlio Vargas tornou-se um exemplo de estadista e estrategista

Willy Sandoval

Seguem abaixo indagações, muito mais que afirmações, porque não há respostas conclusivas para as questões, elas talvez levem anos para poderem ser razoavelmente respondidas, talvez nunca sejam. Os fatos recentes demonstram um golpe profundo no Ocidente, no modo de vida ocidental! Por que isso está acontecendo?

Divisões bipolares nos vários países e continentes do Ocidente! Exemplos rápidos e superficiais: No Brasil Bolsominions x petralhas , nos EUA pró Trump x anti Trump, na Europa pró-Brexit(anti UE) x pró União Europeia , Trump-EUA x União Européia e numerosos outros embates que ficariam até cansativos enumerá-los.

MAIOR POTÊNCIA – Enquanto isso os chineses, que parecem mais unidos do que nunca, seguem a passos largos para se tornarem a principal potência do mundo. Seria o regime totalitário deles muito mais eficaz do que as democracias ocidentais? Pergunta sem dúvida incomoda, muito difícil de ser respondida sem que sejamos obrigados a violentar duramente nossos sistemas de valores.

Não sei se a recente hecatombe do vírus covid-19 foi um evento planejado pelos chineses, acredito sinceramente que não, mas o fato é que acidental ou não, isso já está beneficiando absurdamente o “império chinês”.

Não é o caso de se partir para um confronto com eles, muito pelo contrário, os próprios norte-americanos não estão cometendo esse desatino, mas é o caso, sim, para que pensadores e estrategistas reflitam sobre isso.

VOZES ABAFADAS – Desgraçadamente aqui no Brasil tudo o que não temos no momento no governo brasileiro são estrategistas, talvez até tenhamos, mas com certeza suas vozes são abafadas pelos berros dos estúpidos fundamentalistas. Como uma ajuda histórica podemos nos lembrar do dilema enfrentado pelo então ditador Getúlio Vargas na Segunda Guerra Mundial.

Durante o tempo que pôde, ficou em cima do muro e, quando foi obrigado a tomar partido pelo lado dos aliados, soube sabiamente fazer de uma forma que o Brasil saiu da Segunda Guerra muito melhor do que estava no início. Infelizmente, na atualidade a inteligência do Bolsonaro não chega ao nível do dedinho do pé do Getúlio Vargas!

São na maioria questões sem respostas fáceis, mas infelizmente as afirmações sobre Bolsonaro e sua trupe são fatos absurdamente cristalinos, não há nenhuma dúvida de que ele se mostra totalmente incompetente para os duros tempos que enfrentamos. E o remédio para isso (impeachment) pode ser até mesmo pior do que a doença de aguentar seu mandato até o fim em 2022!

15 thoughts on “No Brasil, os fundamentalistas conseguem abafar as sábias lições dos estrategistas

  1. Artigo com boa análise do momento atual.
    Bolsonaro, com seus antolhos, obcecado em implantar no Brasil a direita radical, não permite enxergar mais nada.
    Mesclar poder religioso e poder político, é reforçar o fundamentalismo da direita radical.
    Nada é mais prejudicial a um país governado por um presidente despreparado e obcecado por uma ideologia ultrapassada

  2. O problema é quem virá em 2022?!!!
    Se for outro “andrade”; agradeço o peso da cruz e vou em frente com Bolsonaro mesmo.
    E porque esta linha?!!!
    Resposta simples; até agora o Lula continua a ser o homem mais honesto que já pisou neste planeta.
    Com o que eles fizeram; não dando ouvidos as lideranças intelectuais que tinham, a ponto das mesmas “pularem fora” do barco petista e depois de tudo continuarem na mesma batida!!!
    É um tumor maligno que tem que ser extirpado.

  3. ” O problema é o quem virá em 2022 ?” A depender dos partidos, que garanto que vem por aí apenas mais cocô, um mais fedido do que o outro, salvo possíveis exceções. Ele$ são grande parte do problema e não solução. É algo parece à raposa tomando conta do galinheiro, ou do cabrito tomando conta da horta.

  4. Premissas fraquíssimas para o que o articulista quis concluir.

    No fim, ele pergunta se será pior fazer o impeachment, que ele não questiona sua legalidade, ou deixar o presidente terminar o mandato, como determina as leis, a democracia, que ele também deixou pra lá.

    Resumo da ópera: lá em cima ele colocou o que ele acha pra sustentar sua tese e no final omitiu fatos, que esclareceriam alguma coisa.

  5. Isso a globo não mostra!
    Cacerolazos na Argentina ocorre há mais de uma semana!!! Exigem baixar o salário dos políticos.
    Como não interessa à mídia brazuca, sórdida e corrompida, não noticiam. Afinal a Argentina é do outro lado do mundo, né? Nhônho curtiu isso.
    https://www.youtube.com/watch?v=SzjeQuOw9xs
    Para os incrédulos adeptos da seita laica basta colocar no tio google: cacerolazo argentina na última semana e um tsunami de vídeos aparecerá.

    • Como muitos esquecem, finge não querer enxergar ou enxergam, mas ” e daí ” como muitos esquerdistas falam sobre o maior roubo que já se teve num país Ocidental em toda sua história quando governaram essa nação. O país está de juelho até hoje. Querer a volta da esquerda é suicídio na certa. Sem falar nos valores Morais, ética e familiar.
      O Brasil é muito maior do que esses lunáticos.

  6. O medo dessa gente é que ele vai nomear 2 ministros para o STF e isso vai mudar radicalmente essa doença chamada impunidade …
    Cadê os processos contra os políticos tipo lula e outros já condenados em 3 instâncias , se o stf já deu continuidade ?
    Lógico q não , tenho uma opinião , se lula for condenado a prisão sem ter como recorrer, pode faze-lo revelar coisas do stf .. se é que tem algo .

  7. É o nosso tipo: todo joão ninguém intelectual se sente gênio da humanidade. Os americanos cultuam a simplicidade, objetividade e resultados; o nosso Getulio se achava o dono da quitanda que não precisava se explicar – ele preferia ser interpretado! Ó, Deus meu, levrai-me dessa doença.

  8. Engraçado que para tirar o mandato da Dilma “o remédio” (Impeachment) não era o pior senão o melhor para colocar alguém que preparasse o terreno para o próximo presidente
    Agora esse mesmo remédio (Impeachment) é pior do que ter que aguentar o presidente que sem nenhuma dúvida de se mostra totalmente incompetente até 2022

    Parabéns! Ganhou o Prêmio CARA DE PAU
    Deixa aqui seu endereço para lhe enviar o Óleo de Peroba

  9. Se ele tivesse a inteligência do Getúlio talvez até tivesse feito isso. Ou talvez nem fosse necessário, não há necessidade de fechar o Congresso ou o STF, FHC e Lulla nadaram de braçada cooptando os outro$$ 2 poderes. Eles se deram bem, Congresso e STF(judiciario como um todo) igualmente se deram bem, quem sempre se dá mal é o país e a maioria do povo. Façamos uma análise fria, através das respostas para as seguintes perguntas:
    O Brasil pós Getúlio Vargas estava melhor ou pior do que o Brasil antes de Getúlio?
    E os EUA pós Franklin Delano Roosevelt. A mesma pergunta.
    Mesmo a China antes e apos Mao? o mesmo para Deng Xioa Ping. E os EUA após o Bush Filho? com certeza pior, o coroamento foi a crise de 2008. Alguns casos mais fáceis de responder, outros mais dificeis. E para quem não acabou o mandato ainda como o Putin, por exemplo.Tudo indica que a Rússia está muito melhor com ele do que antes dele. E o Xi Ji Ping, na China, a mesma coisa. E finalmente o Bolsonaro, a favor dele a base de comparação estaria muito a favor dele pois ele pegou o país quase num fundo de poço. Só não pegou pior porque o Temer com a ajuda do Meirelles conseguiu a duras penas dar uma ajeitada na situação, ainda bem longe da ideal. Acho que ainda daria tempo do Bolsonaro se emendar, mas o homem não se ajuda só fala besteira e só não faz mais besteiras porque outros não deixam, isso mina demais a sua autoridade, mas é um mal menor do que se ele pudesse fizer o que lhe desse na telha.

  10. Artigo franco e comentários igualmente francos.

    Ao juntar tudo chegamos a uma grande dúvida sobre como definir o momento pelo qual passa o Brasil: saco com gatos ou bolsa com siris ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *