No caso do Caixa 2, quem poderia atirar a primeira pedra?…

Caixa dois (Foto: Arquivo Google)

Charge sem autoria (Arquivo Google)

Carlos Chagas

A Caixa Dois existe desde que pela primeira vez tivemos eleições no Brasil. Dinheiro não contabilizado para ajudar na campanha dos candidatos circulou pelo país inteiro e ajudou todos que disputavam votos, provocando vitórias e derrotas. A última tentativa de criminalizar essas doações transcorreu na noite de segunda-feira, mas ia invertendo o sentido da proposta. Se o projeto punia os doadores irregulares, uma emenda acrescentada na surdina, sem indicação do autor, dava o dito pelo não dito, anistiando as multidões que haviam incorrido no crime em todas as eleições verificadas no país, inclusive as últimas.

A atenção de alguns deputados cultores da ética foi despertada, gerando a maior confusão. Resultado: adiou-se a votação para a semana que vem.

Pela Lei Eleitoral vigente, a Caixa Dois pode gerar inelegibilidade ou perda de mandato, mas não vem sendo aplicada, porque esvaziaria o Congresso, as Assembleias Legislativas e as Câmaras de Vereadores, além dos governos federal, estaduais e municipais. Quem não se valeu da Caixa Dois, recebendo fortunas ou merrecas? Valeria atirar a primeira pedra…

Convém aguardar o desdobramento, mas o mais o provável é o adiamento da votação.

SOBE A TEMPERATURA – Ficou quente o plenário do Tribunal Superior Eleitoral com a confissão do ex-presidente da Andrade Gutierrez de que a empresa repassou um milhão de reais para a chapa Dilma Rousseff-Michel Temer. Às campanhas do PT, foram 30 milhões. Houve abuso de poder econômico? A palavra está com o ministro Gilmar Mendes. Tanta coisa estranha tem acontecido na política que não assustaria ninguém a anulação do resultado das eleições presidenciais de 2014…

2 thoughts on “No caso do Caixa 2, quem poderia atirar a primeira pedra?…

  1. E agora república, a festa acabou,vai chamar quem,que atire a primeira pedra,Rui Barbosa, Deodoro, FHC, lula, Dilma, acho que é o povo enganado, por estes vagabundos a tempo.Mas o ttempo é a mãe da sabedoria, um aviso a estes deputados não faça besteira nestas horas,a farra acabou viu políticos. Não queremos príncipes nem principados queremos o nosso,a festa acabou…

  2. Carlos Chagas, quando a Lei tem Autoridades Sérias que as cumpre não adianta linhas midiáticas de chorumes ou comparações sem nexo, aí não é Caixa 2, é roubo, o maior roubo da história republicana do brasil. Quem foram os 2 presidentes da república nestes últimos 14 anos onde aconteceram a dilapidação total dos cofres públicos da união, todos, sem exceção, e, a destruição econômica, financeira, e social do país com um desemprego que já chega a 14 milhões de brasileiros, fora os informais, o que envolve mais de 100 milhões de brasileiros empobrecidos ao extremo e miseráveis que já moram nas ruas e não conseguem pagar suas contas ???? Por favor, vá escrever um livro para os petralhas pedirem perdão a deus pelos males que causaram ao brasil e ao seu povo , chega de purificar criminosos de lesa pátria e traidores do brasil !!!! Se os militares derem um golpe é porque não suportam as procrastinações jurídicas e imorais dos “podresres”, o povo de bem clama isso nas ruas, chega de imoralidades e impunidades !!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *