No desespero, Temer tenta criar uma realidade virtual que a Perícia logo irá desfazer

Resultado de imagem para fala de temer na tv

Temer logo será desmentido pela perícia da PF

Carlos Newton

Foi um brilhante discurso, não há a menor dúvida. Neste sábado, o presidente Michel Temer conseguiu fazer o melhor pronunciamento de sua vida. Saiu-se tão bem que logo suspeitei que estava usando aqueles teleprompters transparentes de última geração, um de cada lado da sala, porque durante toda a locução ele não olhou uma só vez para a frente, intercalava as frases sempre focando os mesmos pontos à direita e à esquerda, somente um autômato conseguiria proceder assim. De toda forma, foi um desempenho notável, ficou parecendo um discurso de improviso, mas as aparências enganam. O texto era impecável e incisivo, inteiramente redigido em frases curtas, ao contrário do estilo rococó e entediante de Temer. Portanto, foi coisa de profissional, João Santana não faria melhor.

Acontece que marketing é sinônimo de ficção. No pronunciamento, ficou claro que Temer não tem argumentos concretos e decidiu jogar todas as fichas na possibilidade de mudar as aparências das coisas, para criar uma realidade virtual que lhe seja favorável.

A PERÍCIA VEM AÍ – Sonhar ainda não é proibido, mas já se sabe que essa estratégia de Temer não vai dar certo, porque está inteiramente sustentada em alegações ilusórias.

Logo após o pronunciamento, começou o desmonte. O grupo J&F, dos irmãos Batista, divulgou nota oficial confirmando que não houve a “adulteração” denunciada por Temer. Além de dizer que a gravação não sofreu cortes nem manipulação, a empresa assinalou que existem documentos que comprovam a veracidade das delações.

“É natural que, nesse momento, em função da densidade das delações, surjam tentativas de desqualificá-las”, diz trecho da nota, acrescentando: “Quanto ao áudio envolvendo o presidente Michel Temer, Joesley Batista entregou para a Procuradoria Geral da República a íntegra da gravação e todos os demais documentos que comprovam a veracidade de todo o material delatado. Não há chance alguma de ter havido qualquer edição do material original, porque ele jamais foi exposto a qualquer tipo de intervenção.”

NÃO HOUVE CORTES – Essa briga de versões será fatal a Temer, que afirmou ter havido cerca de 50 cortes e adulterações na gravação, mas não aconteceu nada disso. Já se sabe que o resultado da perícia a ser feita pela Polícia Federal vai confirmar a conclusão a que chegou a equipe técnica da rádio CBN.

A caminho do Jaburu, o carro de Joesley Batista estava com o rádio ligado na CBN. Quando ele acionou o gravador, antes de entrar no Palácio, o equipamento captou o programa da rádio. Nervoso, Joesley esqueceu de desligar o rádio do carro. Entrou no palácio, foi para o subsolo com Temer. Quando a conversa acabou e retornou ao carro, o gravador continuava ligado e voltou a captar a programação da emissora.

Foram 38 minutos de gravação e os técnicos da CBN chegaram à conclusão de que não houve cortes nem adulterações, porque o tempo da conversa coincidiu exatamente com a duração da programação da rádio.

DEFESA ILUSÓRIA – Como se vê, quem está adulterando os fatos é o próprio Temer. Seu pronunciamento foi muito profissional e ele se saiu bem. Mas sua versão inevitavelmente vai bater de frente com a realidade dos fatos.

As irregularidades e crimes cometidos por Temer são múltiplos – omissão no exercício do cargo, corrupção passiva, obstrução da justiça, prevaricação. Não tem a menor condição de continuar na Presidência. Seu afastamento é somente questão de tempo. Os pedidos de impeachment já se acumulam na Mesa Diretora da Câmara e esta semana Ordem dos Advogados do Brasil vai apresentar mais um.

No Congresso, ninguém aposta um níquel na permanência de Temer, que está adotando a mesmo a estratégia de Dilma Rousseff e tenta se fazer de vítima. Os parlamentares já discutem a sucessão, a ser decidida em eleição indireta, 30 dias após o afastamento do presidente, seja por renúncia, cassação no TSE ou impeachment pelo Congresso.

###
PSTemer já é figura fora do baralho, mas esqueceram de avisar a ele. Os ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco, que não podem perder o foro privilegiado, impediram que o presidente renunciasse e agora o incentivam a continuar resistindo ao inevitável massacre. Temer pensa que Padilha e Moreira são seus amigos, mas já se tornaram seus piores inimigos. É constrangedor. (C.N.)

7 thoughts on “No desespero, Temer tenta criar uma realidade virtual que a Perícia logo irá desfazer

  1. O responsável por tudo isso que ai esta, tem nome, sobrenome e apelido. LUIS INÁCIO LULA DA SILVA.
    Este indivíduo na sua prepotência e ignorância achou que era a “maravilha” da criação e passou a governar com toda a irresponsabilidade possível.
    Alem de fazer um governo perdulário, corrupto e desastroso, ainda na sua megalomania criou uma “criatura” para sucede-lo, que mais despreparada e incompetente seria difícil conseguir.
    Agora ele, o lula, anda discursando para os seus “amestrados”, dizendo-se totalmente isento de qualquer responsabilidade pela atual crise.
    O Michel Temer é também de sua lavra, afinal foi ele que fez o acordo com o PMDB.
    Não é mais possível que tamanha avalanche de
    lixo, não proporcione a prisão imediata de todos os envolvidos nas denúncias.
    Se for feita pesquisa entre os que votaram no Aécio Neves na última eleição, a grande maioria hoje, é favorável a sua prisão. Porque os eleitores do lula e da Dilma, também não tomam a mesma atitude? Exijam que estes três e mais alguns, como os irmãos Batista, sejam preso imediatamente, afinal, alem de todo o roubo, ainda caracteriza a evasão de divisas, afinal pegar bilhões de dinheiro público do BNDES e investir no exterior, principalmente nos EUA, não
    é ato criminoso? Se algum passageiro for pego com 10 mil dólares em um aeroporto, sera preso em flagrante por evasão de divisas e 24 bilhões
    não faz falta ao pais, sendo que este mesmo grupo deve, segundo dizem, uma verdadeira fortuna a previdência e apenas por gravar por 40 minutos um otário que preside o pais, ficarão impunes? Senhores ministros do STF, isto é justiça? Ou a alcaguetagem agora também virou virtude? Os nossos valores devem ser revistos urgentemente.

  2. Meu amigo Rocha,

    O link mencionado por ti e que eu fiz questão de ler, simplesmente confirma que o Brasil faliu ética e moralmente!

    Assim, uma pergunta, singela:
    De que forma vamos consertar o país com esta falsa democracia e processo eleitoral inconfiável?!

    Um abraço.
    Saúde e paz.

  3. O Temer, tem que responder judicialmente, pelo que falou na gravação.
    Mas precisamos admitir, o Joesley é puta velha, como se dizia antigamente, referindo-se a uma pessoa espetacularmente malandra. “Esqueceu o rádio do carro ligado” ao sair do carro gravou um pequeno trecho do programa da CBN. Ao voltar gravou mais um pequeno trecho do programa da CBN, para se necessário provar a hora que chegou e a hora que saiu. Muito malandro, ou muito bem orientado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *