
Charge do Gilmar Fraga (Arquivo Google)
Márcio Falcão e Fernanda Vivas
TV Globo — Brasília
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, decidiu na última segunda-feira (3) manter a quebra dos sigilos fiscal e bancário dos investigados no inquérito que apura a organização e o financiamento de atos antidemocráticos. Segundo ele, a “forma sistêmica” de atuação dos vários núcleos investigados no inquérito justifica a manutenção da quebra dos sigilos.
Em junho, Moraes atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e autorizou a quebra dos sigilos de dados de dez deputados e um senador bolsonaristas, além de outros investigados do inquérito, como blogueiros e empresários.
RECURSO INCABÍVEL – Advogados dos investigados recorreram. Em decisão obtida pela TV Globo, Moraes argumentou que o recurso era “incabível” porque não há omissões nem contradições. Para o ministro, há um inconformismo com a determinação adotada.
Os deputados atingidos são Alê Silva (PSL-MG), Aline Sleutjes (PSL-PR), Bia Kicis (PSL-DF), Cabo Junio Amaral (PSL-MG), Caroline de Toni (PSL-SC), Carla Zambelli (PSL-SP), Daniel Silveira (PSL-RJ), General Girão (PSL-RN), Guiga Peixoto (PSL-SP) e Otoni de Paula (PSC-RJ); além do senador Arolde de Oliveira (PSD-RJ).
INDÍCIOS SUFICIENTES – “Na análise da peça ministerial [PGR], fica clara a presença de indícios suficientes a autorizar o deferimento da quebra de sigilo bancário e fiscal, especialmente quando considerada de forma sistêmica a atuação dos vários núcleos interligados da associação”, escreveu o ministro em despacho de segunda-feira (3).
Moraes ressaltou que a autorização para a quebra de sigilo é imprescindível diante dos indícios apresentados e que o STF tem o entendimento de que é permitida a suspensão excepcional de garantias individuais que não podem ser utilizados como “um verdadeiro escudo protetivo” da prática de atividades ilícitas.
Li no oantagonista: “Para Luiz Henrique Mandetta, a postura de Jair Bolsonaro diante da pandemia de Covid-19 contribuiu para o país atingir a marca de 100 mil mortes.”
—————–
Infelizmente a conclusão do Min Mandetta é convincente.
Lula roubou o país, institucionalizou a corrupção, mas o Bolsonaro está destruindo até nossas esperanças.
O Mutreta calado é um poeta.
Sr. Newton
O Supremo Tucanal Federal entrou em ação
Atraves do seu ilustre “juiz” ,Efeagacê Mendes, mandou soltar o tucaladrão Secretário do Prefeito de Paris,…
Que beleza.
Viva a Corrupção
https://www1.folha.uol.com.br/poder/2020/08/gilmar-mendes-manda-soltar-secretario-dos-transportes-metropolitanos-de-doria.shtml
Sr. Newton
Veja esta´materia, e ainda querem que eu vote nesta bodega que se transformou o Páis…
https://www.terra.com.br/noticias/eleicoes/pt-apoia-candidatura-de-aliado-de-bolsonaro-em-belford-roxo,74971ac081deaf01d3065669611318bes27rfytg.html
O adv do PCC é a cadelinha mais nova do José Dirceu.