Nova guerra de Michel Temer é se livrar do rótulo de “golpista”

Resultado de imagem para temer golpe charges

Charge do Sponholz (sponholz.arq.br)

Bernardo Mello Franco
Folha

Depois de vencer a batalha pelo poder, Michel Temer decidiu declarar guerra a uma palavra. No primeiro ato após a confirmação do impeachment, ele reuniu a tropa e determinou que os ministros reajam a cada vez que seu governo for chamado de “golpista”.

“Agora nós não vamos levar ofensas para casa”, anunciou antes de viajar para a China, em discurso transmitido pela emissora oficial do Planalto. Ele disse que “as coisas se definiram” e que “é preciso muita firmeza” para defender a reputação do novo regime.

Com o cenho franzido, Temer descreveu uma situação com a qual a sua equipe passou a conviver. “De vez em quando você vai num lugar e [ouve]: ‘Golpista!’. Golpista é você que está contra a Constituição, né?”, perguntou, sem esperar resposta.

“Todos que estão aqui são elegantes. Mas é preciso firmeza, digo eu. E firmeza para quando disserem golpista”, ordenou o presidente. “Nós precisamos responder. Agora, falou, nós respondemos. Não pode deixar uma palavra, porque senão eles tentarão desvalorizar”, prosseguiu. Ele encerrou a preleção com um aviso: “Não pode tolerar essa espécie de afirmação. Quem tolerar, eu confesso que vou trocar uma ideia sobre isso”.

IMAGEM NO EXTERIOR – Temer citou as expressões “golpe” e “golpista” oito vezes, embora tenha manifestado o desejo de retirá-las de circulação. No mesmo discurso, reclamou da imagem do novo governo no “plano internacional”. “Tentaram muito e conseguiram, até com algum sucesso, dizer que aqui no Brasil houve um golpe”, disse.

Apesar da queixa do presidente, parte da imprensa estrangeira continua a usar os termos que o incomodam. Nesta quinta-feira (1º), o jornal espanhol “El País” descreveu a derrubada de Dilma Rousseff como um “golpe baixo” na democracia brasileira.

A guerra de Temer com as palavras pode ser mais longa que a disputa por votos no Congresso. A não ser, é claro, que ele aproveite a reunião do G20 para importar métodos chineses de convencimento.

9 thoughts on “Nova guerra de Michel Temer é se livrar do rótulo de “golpista”

  1. Três meses muita coisas é esquecida. Basta lembrar que em 9 meses gritavam não passaram. E agora onde estão. E fora. Que temos juízes ainda em Berlim. A maqui a esta hora se reagrupando mas a. Luz é a única que espanta a escuridão
    Quem. Nunca achei que iria presenciar que empreiteiros estariam presos. O processo de paz.paz em.alguns momentos da história leva anos. Mas o que importa é que iniciamos e estamos caminhando.

  2. Se o Mello Franco ainda não sabe, golpistas são o Renan e o Lewandowsk que golpearam a Constiuição. O resto, e nisto ele tem razão, tem sido a postura mole do Temer em não contra-atacar os bandidos.

  3. Caro CN … bom dia!

    Acabou o treino do Juízo Final??? não, né??? “31. Quando o Filho do Homem voltar na sua glória e todos os anjos com ele, sentar-se-á no seu trono glorioso. 32. Todas as nações se reunirão diante dele e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33. Colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda.” (Mt 25)

    Em seu artigo http://tribunadainternet.com.br/el-dia-triste-do-brasil-o-golpe-parlamentar-foi-consumado/ … Leonardo Boff: “E, no entardecer da vida, enfrentarão um Juiz maior que desvelará toda a injustiça que conscientemente cometeram.”

    Quem são ovelhas … quem são cabritos??? ??? ???

    Abraços! ou são todos brasileiras e brasileiros!!!

  4. Caro CN … saudações!!!

    Evitei comentar neste período de 2 Presidentes … uma afastada e outro interino … e qual a causa???

    1 – Fiz de tudo para que não acontecesse tal treino.
    2 – Perdi, né??? e o treino ainda está em recursos!!!

    Consideremos, então:

  5. 1 – Após sua vitória nas urnas … e mesmo antes de empossada, temos em julho 28, 2014 at 1:48 pmhttp://tribunadainternet.com.br/o-derrotado-ja-tem-nome/#comment-173485:
    “Caro CN … foram mais 6 meses para continuar … está lá embaixo: “a ponte Dilma-Temer vai de Dilma até Dilma” … após eleita, e antes de tomar posse, já antecipei as dificuldades de Dona Dilma!!!
    … … …
    … … …
    … … …
    Do m3 ao (m3)3 – Parte 9b (e=mc² radiação tempo) … 1 Nov 2010”

    2 – Em e-mail para lista minha em 01/11/2010 avisava que Dona Dilma estava desprestigiando o PMDB ao destinar ao partido Ministérios não compatíveis com a importância do PMDB … avisei ou não??? ??? ???

    Saudações.

  6. 5 – Em outra matéria do mesmo 26/10/2014 … http://tribunadainternet.com.br/somente-a-derrota-livra-dilma-do-impeachment/#comment-194287 … fiz mais 5 comentários … destaco: “É por estas e outras que CANSEI de comentar sobre a necessidade de COALIZÃO em vez de base aliada ou de apoio!!!

    Se houvesse um Programa de Governo da chapa Dilma-Temer (PT-PMDB) … uma e outro se veriam a governar para executar tal Programa de COALIZÃO. Como não há, tanto Dona Dilma quanto um possível Governo Temer, podem EXECUTAR o que desejarem dentro dos preceitos constitucionais.”

    Tem mais!!!

  7. Sem argumentos plausíveis em defesa do governo desastroso da ex presidente Dilma, só restou dizer que foi golpe, e usando a tática nazista, vão ficar repetindo muitas vezes, na tentativa que se transforme em verdade.
    É como numa luta entre dois lutadores, em que há regra, que foi legalmente respeitada e juiz. O lutador perdedor, sem desculpa, pelo seu mal desempenho, alega mesmo sabendo que não é verdade, com a maior cara de pau, que perdeu porque sofreu golpes baixo,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *