O alfaiate e a costureira

Resultado de imagem para DILMA COSTUREIRA CHARGE

Charge do Cerino (chargesdocerino.blogspot.com)

Carlos Chagas

A sucessão de manifestações contrárias ao presidente Michel Temer atravessou o Sete de Setembro e entrará pelo fim de semana. Com o adendo de que o número de manifestantes não diminuiu, muito pelo contrário. Além de São Paulo e Rio, outras capitais engrossam os protestos.

Não se concluirá, ao menos por enquanto, que a voz das ruas chegará a decibéis capazes de abalar as estruturas institucionais do país. Mas é bom tomar cuidado, porque esses fenômenos costumam pegar, como se dizia tempos atrás, feito sarampo.

Será ilusão supor os protestos como resultado apenas de iniciativas do PT e forças afins, reação ao afastamento de Dilma Rousseff. Está no âmago da ocupação das ruas o protesto à tomada do poder pelas elites, assim como a indignação pela crise econômica e a falta, pelo Estado, de iniciativas em condições de minorar as agruras da população. Porque desde a reeleição de Madame nenhum resultado apareceu favorecendo a recuperação nacional.

TEMER – É verdade que ninguém supôs a ascensão de Michel Temer como solução para superar as dificuldades do dia a dia do cidadão comum, a começar pelo desemprego e a elevação do custo de vida.  Mas como o ex-vice-presidente foi alçado ao patamar mais alto das responsabilidades públicas, azar o dele. Ainda mais por se haver ligado a promessas e programas que só beneficiam as classes melhor favorecidas.

Crescem as manifestações populares, reforçadas pela classe média igualmente submetida às dificuldades econômicas. Onde vão dar, fica difícil imaginar. Pode ser no crescimento da onda em favor de eleições diretas já. Também pode ser na impossibilidade de continuarem em vigor as arcaicas instituições legislativas, ou, pior ainda, as ameaças de retrocesso através da  política econômica  liberal.

Uma coisa parece certa: a sociedade não aguenta mais a roupa apertada com que as elites insistem em obrigá-la a vestir. Com Michel Temer de alfaiate, parece difícil, como foi com Dilma de costureira.

5 thoughts on “O alfaiate e a costureira

  1. Quando se está enfrentando uma Recessão/Desemprego gigantesca como a atual, -8% do PIB em 2 1/2 anos, causada principalmente por Deficit Fiscal/Endividamento causando perda de CONFIANÇA, é lógico que Austeridade nos Gastos Públicos está no alicerce de tudo. Mas o Governo TEMER (75) PMDB deveria “focar” mais na “Solução da Recessão”.
    O Governo ITAMAR FRANCO começou o seu combate a recessão via ativação da Indústria Automobilística com a volta do Carro Popular ( Fusca) conceito do qual resultou os Carros Mille ( até 1.000 cm3 de cilindrada) que tiveram Preço Acessível e incentivos Fiscais), etc. e foram grande sucesso.
    O Governo TEMER, deveria pensar em algo semelhante.
    A meu ver, no momento, melhor ainda seria uma “arrancada” na Construção Civil, nossa maior Indústria, e onde não dependemos de nada Importado, com ativação enérgica de Programa de Obras Públicas, ” Minha Casa minha Vida”, etc.
    Temos no momento, em nossa Economia, enorme Capacidade Ociosa em Mão de Obra, e sub-utilização das Fábricas, só nos faltando CRÉDITO do Estado via Banco Central, para colocar essa poderosa Máquina em movimento.
    Até Empregar todo mundo ( 12 Milhões Diretos e 12 Milhões Sub-Empregados e esgotar a capacidade ociosa das Fábricas) não haveria Pressão Inflacionária nenhuma.
    Temos no Ministério da Fazenda um experiente e competentíssimo Banqueiro/Empresário, ,Sr. HENRIQUE MEIRELLES (70) PSD, que sabe como ninguém, ativar o CRÉDITO do Estado para irrigar milhares de Projetos Úteis, via algo como NOTAS DE CRÉDITO/PRECATÓRIOS, etc,
    e acabar rápido com a Recessão/desemprego, sem o qual dificilmente o Governo TEMER chega até 31 Dez 2018.

  2. Caro Sr. Flávio José Bortolotto … conforme seus comentários, a Petrobrás é grande motor do PIB (uns 13%, né) … outro motorzão é o Agronegócio (uns 32%) … tenho comentado mostrando que a Petrobrás já está em plena recuperação … o Agronegócio continua firme e forte, certo? uma é estatal – outro é privado; porém, dependente de muito crédito!!!

    Se houvesse contrapartida social por parte do Agronegócio, como acontece nos EUA, Europa e Japão, a questão do desemprego melhoraria rapidamente!!!

    Saudações!!!

  3. É verdade, Prezado Sr. LIONÇO RAMOS FERREIRA, o senhor lembrou muito bem, além da Petrobras SA âncora de +- 13% do PIB, no Agronegócio também temos muita Capacidade Ociosa que absorveriam muita Mão de Obra – Máquinas- Adubos, etc.
    Deveria o Governo TEMER ativar CRÉDITO do Governo via NOTAS DE CRÉDITO do BC, para principalmente desenvolver Projetos de Irrigação, Estocagem, etc,etc, tudo o que fosse útil e produtivo no estratégico setor do Agronegócio, para absorver Mão de Obra – Capacidade Ociosa de Terras/Fábricas.
    Muito Obrigado por ter lembrado esse importante segmento de nossa Economia. Abração.

  4. O problema Carlos Chagas, o que se confirma explicitamente nas ruas, é que os “baderneiros petralhas” bem equipados, apetrechos caríssimos de 1o. mundo, estão nas ruas pelo “volta Lula” , eles gostam de país na desordem. Eles não querem a mudança do caos que Lula e Dilma deixaram o país, eles querem a continuação desse imenso prostíbulo “lulopetralha” que virou o Brasil. As classes sociais estão vagando nas ruas a procura de pagarem suas dívidas, que aumentam todos os dias, fruto do maior assaltos aos cofres públicos das Américas perpetrado pelos petralhas ! Manifestar é uma coisa, provocar baderna, depredação em patrimônios públicos e privados, colocar em risco a vida de milhares de cidadãos após depredar e destruir roubar bens das pessoas nas ruas, impedir o direito de ir e vir do cidadão, isso é crime, aliás uma imensa legião de crimes tipificados pela Lei de Segurança Nacional, Constituição, Código Penal e Civil, enfim, o cidadão tá sequestrado em suas vidas por uma minoria de “baderneiros radicais, amestrados e equipados(quem forneceu dinheiro para esses equipamentos ?) e terroristas profissionais”, eles não são manifestantes e nem estão a favor do país, eles estão a favor dos ladrões do dinheiro público do Brasil destes 14 anos de lulopetralhismo !!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *