O Brasil precisa de governantes que apenas saibam o que é certo ou errado

Resultado de imagem para chico xavier

Frase de Chico Xavier, reproduzida do Google

Carlos Newton

Imerso em meus pensamentos, antes de decidir em quem votar para prefeito e vereador no ainda belíssimo e mal administrado Rio de Janeiro, já tendo atingido a idade média de longevidade do homo sapiens tropicalista (daqui para frente, tudo é lucro…), prestes a completar 50 anos de jornalismo de política, fico a constatar nas contradições da vida moderna, que são mais ainda gritantes numa estranha nação como o Brasil, o quinto maior em território e número de habitantes, a oitava economia, o país que reúne as melhores condições de desenvolvimento no planeta, em função de suas riquezas naturais, mas não consegue deslanchar, devido à mediocridade de seus governantes.

A lista de candidatos é desalentadora. Com toda certeza, os melhores e mais capacitados cidadãos não estão relacionados. Muito pelo contrário, a grande maioria é formada de pessoas sem a devida qualificação, que se apresentam como candidatos por mero oportunismo, sem falar nos políticos profissionais, os modernos coronéis do asfalto, que fingem representar o povo, além dos milicianos, que desempenham idêntico papel, vejam a que ponto chegamos.

EXISTE MERITOCRACIA? – O fato concreto é que nossos políticos insistem em tentar manter a convivência da riqueza total com a miséria absoluta, é claro que se trata de uma mistura explosiva, qualquer idiota percebe que isso não pode dar certo. Como uma pessoa rica pode ser feliz como sua consciência, vivendo em meio a uma população que abriga miseráveis em cada esquina? Como podem classificar essa situação de meritocracia?

Pessoalmente, estou livre desse tipo de angústia. Minha mãe diz que desde pequeno eu sempre fui comunista, preocupado com as injustiças do mundo e o bem estar dos menos favorecidos. E continuo assim. Mas sei que não existe um partido comunista de verdade no Brasil, como nunca existiu uma experiência verdadeira de comunismo no mundo, e hoje já me contento com oportunidades iguais de ensino, assistência médica universal, uma moradia sólida para todas as famílias, assistência social aos mais carentes, para que não há crianças nem adultos morando nas ruas. Apenas isso.

TRIBUTO A MARX E ENGELS – Meu comunismo pragmático hoje não me pede muita coisa, porque aceito todos os pontos positivos do capitalismo, acredito que Marx e Engels hoje procederiam assim e continuariam a lutar pela liberdade de imprensa, como sempre fizeram. Injustamente, são acusados de totalitarismo, embora os dois geniais pensadores sempre tenham sido libertários. Se estivessem vivos e morassem na União Soviética no regime stalinista, não há dúvida de que teriam sido confinados na Sibéria.

Minha filha se surpreendeu outro dia ao saber que sou comunista. Jamais tentei doutriná-la. Cada um deve seguir suas convicções. Ao mesmo tempo, sou religioso, respeito todas as religiões e sigo a linha doutrinária de Lao Tsé, Buda, Sócrates e Cristo, os quatro maiores pensadores sociais da História da Humanidade, cujos ensinamentos Marx e Engels tentaram seguir, não existe a menor dúvida sobre isso.

MENSAGEM DE CHICO XAVIER – Para fortalecer minhas convicções, recebi por e-mail a mensagem “As Três Escolhas”, extraída da obra “O Essencial”, de Emmanuel, psicografada por Chico Xavier, Por favor, leiam e tirem suas conclusões:

O discípulo apresentou-se ao orientador cristão e indagou: “Instrutor, em sua opinião, qual é a lei que englobaria em si todas as Leis de Deus?”

O interpelado respondeu: “A Lei do Bem”.

“Entretanto”, ressalvou o aprendiz, “quem diz ‘lei’ refere-se a clima de ação que todos devemos observar”.

“Isto mesmo”, foi a resposta. E o discípulo insistiu: “Nesse caso, onde ficaria o livre-arbítrio?”

O orientador fez uma pausa e explicou: “O livre-arbítrio é concedido a todas as criaturas conscientes, porquanto, ‘a cada espírito será dado o que lhe cabe receber, conforme as próprias obras’. O Criador, porém, não é autor de violência. Por isso, até mesmo ante a Lei do Bem, a pessoa humana dispõe de três opções distintas. Poderemos segui-la, parar na senda evolutiva, de modo a não segui-la, ou afastarmo-nos dela pelos despenhadeiros do mal”.

“Instrutor amigo, esclareça, por obséquio, a que resultados nos levam as três escolhas referidas?”, insistiu o aluno.

O mentor aclarou, com serenidade: “Os que observam a Lei do Bem se encaminham para as esferas superiores; os que preferem descansar em caminho, por vezes se demoram muito tempo na inércia, retornando a marcha com muitas dificuldades para a readaptação às tarefas da jornada; e os que se distanciam voluntariamente, nos resvaladouros do desequilíbrio, muitas vezes, gastam séculos, presos nos princípios de causa e efeito, até que, um dia, deliberem aceitar a própria renovação… Compreendeu?”

O aprendiz fez leve movimento afirmativo e começou a pensar sobre o livre-arbítrio.

25 thoughts on “O Brasil precisa de governantes que apenas saibam o que é certo ou errado

  1. Caro CN … bom dia!

    Saber o que é certo … saber o que é errado … … … eis a questão do fruto proibido!!!

    Na Criação, tudo foi colocado ao dispor de HomeMulher; menos o JULGAR – decidir o que é certo ou errado!!! vamos lá?!:

    “1. No princípio, Deus criou os céus e a terra. 2. A terra estava informe e vazia; as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas. … 11. Deus disse: Produza a terra plantas, ervas que contenham semente e árvores frutíferas que dêem fruto segundo a sua espécie e o fruto contenha a sua semente. E assim foi feito. 12. A terra produziu plantas, ervas que contêm semente segundo a sua espécie, e árvores que produzem fruto segundo a sua espécie, contendo o fruto a sua semente. E Deus viu que isso era bom. 13. Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o terceiro dia. … 27. Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher. 28. Deus os abençoou: Frutificai, disse ele, e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra. 29. Deus disse: Eis que eu vos dou toda a erva que dá semente sobre a terra, e todas as árvores frutíferas que contêm em si mesmas a sua semente, para que vos sirvam de alimento. 30. E a todos os animais da terra, a todas as aves dos céus, a tudo o que se arrasta sobre a terra, e em que haja sopro de vida, eu dou toda erva verde por alimento. E assim se fez. 31. Deus contemplou toda a sua obra, e viu que tudo era muito bom. Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o sexto dia”. (Gn 1)

  2. 1) Concordo plenamente CN.

    2) Cada vez mais chego à reflexão de que Capitalismo e Comunismo são o Yin e o Yang da multimilenar Filosofia Chinesa.

    3) Os extremismos tanto de um quanto de outro deixa de ser Yin e Yang, passa a ser ditaduras, desequilíbrios, doenças.

    4) Começar a manhã de domingo lendo Carlos Newton e Chico Xavier é gratificante !

  3. Meditações:
    1 – Deus criou no mundo vegetal: plantas … ervas com semente … árvores que dão fruto.
    2 – Deus dá o domínio do Mar, do Ar (Espaço) e da Terra a HomeMulher.
    3 – Deus dá a erva verde como alimento aos que respiram.
    4 – E ficam como alimento de HomeMulher os cereais e as frutas das árvores.

    • Caro virgilio … lutamos anos e anos até vencermos o Autoritarismo ArenoMilitar … estamos dispostos a mais anos e anos – só não desistiremos da CIDADANIA!!! temos que esperar todo o DEVIDO PROCESSO CONSTITUCIONAL para depurar o BR … mesmo na carne do PMDB … … … o caminho pode até ser longo; porém, a CIDADÃ vencerá!!!

      Há alternativa??? elogio a tua pressão … só te pedi juízo – não exagerar no que não haja necessidade; pois tuas fontes são de primeiríssima!!! AS INSTITUIÇÕES ESTÃO VENCENDO!!! !!! !!! abração!!!

  4. Até aqui não há o JULGAR … é só frutificar (amadurecer -> adulto), multiplicar, povoar a terra, submeter (não outro HomeMulher) … … … em nenhum momento há a ideia do DIVIDIR (mais própria do Capitalismo; uns com mais e muitos com menos) – a ideia é MULTIPLICAR (mais própria do Socialismo; pois exige parceiros iguais, mesmo diferenciados).

  5. Caro Newton, assino em baixo, a partir de meus 12 anos, ingressei na Doutrina Espírita, cujo Codificador, o Prof. e Cientista Hyppolite L. D. Rivail,amanhã dia 03, comemoramos seu nascimento em Lyon, na França. Assumiu o nome de Allan Kardec, ao reconhecer que não era “obra sua”, mas dos Espíritos, ao assinar o Livro dos Espíritos, Pedra fundamental, científica e filosófica, entregando a Humanidade em 18 de abril de 1857; e sua terceira publicação o “Evangelho de Jesus segundo o Espiritismo” como a moral a ser seguida, pelos Espíritas, consideramos o Evangelho o “Código da vida”.
    Em meus modestos estudos, sobre a vida, e consta no Evangelho, afirmando, o conteúdo do Livro dos Espíritos, e nesta mensagem de teu artigo, nos leva a “pensar, meditar, refletir” o que somos, de onde viemos, e para onde vamos, nossa alma/Espírito é Eterna, os corpos biológicos perecíveis, é empréstimo do Criador-Deus, que usamos em diversas reencarnações, para um dia, como filhos pródigos reentrar na Casa de nosso Pai
    Celestial, o Mundo da Luz.
    A Humanidade, que a 2 mil anos, rejeitou Jesus, o Cristo, continuou a rejeitar, através dos séculos, materializando suas mensagens de Luz para nossos Espíritos, e chegamos ao fim dos tempos, preconizado por Ele, o “Ranger de dentes”, com os falsos profetas, que mercantilizam seus “Ensinos e exemplos” de Amor, que Ele resumiu: “Eu sou o caminho, a Verdade e a Vida”, significa, estudar o Evangelho em sua pureza e o esforço de exemplificar, em nossa “Obras”.
    Oremos à Deus Pai, pela humanidade desgarrada na materialidade, e em particular, pelo Nosso Povo Brasileiro, para o Brasil cumprir seu destino, de ser o “Coração do Mundo e Pátria do Evangelho” mensagem de Humberto Campos, Irmão X, psicografado pelo Chico Xavier, Missionário de Jesus, que psicografou mais de 400 livros, sobre a Ciência da Vida, fundamentada no Pentateuco da Doutrina Espírita.
    Deus vela por nós, nunca nos deixou sem amparo, mas…o matamos ou não demos créditos ao Mensageiros, que Ele nos enviou, antes de sua descida a matéria, e depois, ao matá-lo na Cruz, e continuamos a matá-lo pelo nosso desamor ao próximo.
    Caro Newton, nos tempos modernos, o Pastor Luther King, assassinado, por pregar a fraternidade entre os homens, Gandhi idem, que libertou seu País, a Índia, do jugo inglês, sem dar uma tapa, apenas pregava e exemplificava, o Amor fraterno.
    Que Deus ilumine aos nossos irmãos em Deus,
    que se encontram a serviço das trevas, que irão para o Ranger de Dentes, e aos de Boa Vontade, que buscam servir a Luz Divina.
    vou gravar o artigo.

    • Gratíssimo a você, amigo Théo Fernandes, pelas belas palavras de incentivo. E gratíssimo também aos amigos Nélio Jacob e Antonio Rocha, que nos honram com suas participações aqui no blog.

      Vamos em frente, sempre juntos.

      CN

    • “Deus vela por nós, nunca nos deixou sem amparo, mas…o matamos ou não demos créditos ao Mensageiros, que Ele nos enviou, antes de sua descida a matéria, e depois, ao matá-lo na Cruz, e continuamos a matá-lo pelo nosso desamor ao próximo”.
      Com todo respeito, Théo, permito-me discordar desta afirmação catolicista de que “… o matamos [Deus]… e continuamos a matá-lo…” porque não consigo encontrar, nos livros básicos da Doutrina Espírita, onde se afirma de que Jesus é Deus.

    • Claro que o pensamento dominante é o da classe dominante – e, portanto, quem valora é quem domina … … … interessante que o Autoritarismo ArenoMilitar não tentou impor seus valores – só cassava os que o incomodava!!! Já o Governo Temer pretende ensinar a CIDADANIA no Ensino Médio – impondo os valores constitucionais!!! no Ensino superior, os universitários já possuem o Direito de escolher várias cadeiras, além das obrigatórias – o problema é que chegam lá doutrinados com coisas não constitucionais … e agora o PMDB, junto com os que possuem JUÍZO brasileiro, vamos ensinar CIDADANIA também no Ensino Médio.
      … … …
      É dizem por aí: perdeu … aceitem que perderam … aceitem se tornarem da CIDADANIA … deixem de terem DONOS!!! !!! !!! abração!!!

      • A reforma do ensino do Temer é fascista, impositiva, não respeita o Estado Laico, feita por um grupinho de empregadinhos do Banco Mundial que vem desde o governo FHC.
        Em muitas escolas, como em Araruama, já estão OBRIGANDO os alunos lerem a Bíblia !
        Os alunos não podem ser espíritas, budistas, etc ? A cristianismo representa 1/7 da população mundial e o catolicismo 1/14.
        Tem muita gente, inclusive os Pentecostais na seita do Dallagnol, que querem introduzir a neuro educação, uma fabriquinha de robôs..

          • Caro virgilio … o senhor toca novamente nos pentecostais … e estou lhe devendo; e é justa a cobrança … porém, é meditação longa e profunda … … … preciso da autorização do nosso incansável editor Dr. CN – posso??? ??? ??? sds.

          • Caro virgilio tamberlini … “Ninguém busque o seu interesse, mas o do próximo”. (1Cor 10,24) … “Por isso, renunciai à mentira. Fale cada um a seu próximo a verdade, pois somos membros uns dos outros”. (Ef 4,25) … … … abração – esqueça tudo que escrevi (à la FHC) – esqueça tudo que falei (à la Lula) … … … vou me dedicar ao que me dá condições de continuar vivendo – topografia!!! e terminar a meditação sobre do m3 ao (m3)3 que estou devendo ao Antonio Rocha!!! ABAIXO A MENTIRA!!! VIVA A VERDADE!!! !!! !!! fiquem com o Deus da CIDADÃ!!! !!! !!!

        • Caro virgilio … só lembrando a CIDADÃ:

          Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

          Está bem claro que foi promulgada sob a proteção de Deus!!! amigo, não confunda laico com ateu ou agnóstico … a CIDADÃ crê em DEUS!!! !!! !!!

          só que não diz o Nome … aí, dentro do Direito, se vai retroagindo e se encontra lá na nossa primeira, de 1824: “CONSTITUICÃO POLITICA DO IMPERIO DO BRAZIL.
          EM NOME DA SANTISSIMA TRINDADE.”
          … … …
          como não há nenhuma constituição que nomeie outro deus … o nosso é a SANTÍSSIMA TRINDADE!!! !!! !!! é por isto que ponho 3 pontos e até 3 3 3 pontos!!! !!! !!! sempre em homenagem ao Deus que nos dá proteção!!! !!! !!!

          • Art. 19. É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
            I – estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público; (g.n.)

            Art. 210. …
            § 1º – O ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.

  6. Sei não…
    Desde que me entendo como gente educada e com acesso a muitas leituras, acredito que cada individuo é um templo, guardando o nosso Criador, a quem prestamos contas de cada dia vivido, até quando abençoado com o sono eterno.
    O resto, coadjuvantes, é o resto…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *