O cabo José João do PT

Sebastião Nery

Osvaldo Trigueiro, solteiro, governador da Paraíba de 47 a 51, pela UDN (procurador-geral da República depois do golpe de 64 e ministro do Supremo Tribunal de 65 a 75), tinha um ajudante-de-ordens discreto, calado, semianalfabeto, cabo Zé João, que toda manhã lhe levava os jornais.

Era a primeira pessoa que conversava com ele, mal ele acordava. Um dia, o desembargador Braz Baracuí, amigo de infância, o procurou:

– Oswaldo, você precisa tomar uma providência urgente. Há gente importante, muito importante, de dentro de seu gabinete, vendendo promoções, negociando favores, fazendo todo tipo de negócios. Uma hora dessas, a oposição cai em cima de você. É preciso apurar, e logo.

O governador caiu em campo e descobriu. Era o calado, discreto e semianalfabeto cabo Zé João que, toda manhã, entregava os jornais e ia direto às casas dos secretários levar as recomendações reservadas do governador. Cada recomendação virava ato no “Diário Oficial”. E o cabo Zé João faturando.

Waldomiro Diniz era o cabo Zé João do Palácio do Planalto, a bala perdida, que atirava para todo lado.

###
PT SAUDAÇÕES

Eleito governador do Ceará pela UDN, o saudoso Virgílio Távora recebeu logo a visita de um chefe político udenista do sertão:

– Governador, como agora estamos no poder, venho reivindicar que a coletoria de Crato permaneça com os meus correligionários. Sempre foi assim.

– Vosmicê me perdoe, mas não pode ser. O secretário da Fazenda, ontem nomeado, é quem manda lá. Ponto final. PT.

Pediu a transferência de professores adversários. Virgílio negou de novo:

– Vosmicê me perdoe novamente. Mas não pode ser. O secretário da Educação é do PSD e onde é que vosmicê já viu Virgílio Távora meter a mão em cumbuca do PSD? Ponto final. PT.

– Escute, governador, que negócio é esse de PT?

– PT quer dizer ponto final, assunto encerrado.

– Pois para mim PT quer dizer PTB, para onde me transfiro agora.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *