O consolo é saber que nada dura para sempre, e a corrupção endêmica há de acabar

Resultado de imagem para corrupção charges"

Charge do Ivan Cabral (ivancabral,com)

José Antonio Perez

Tudo começa no voto. Maus eleitores causaram todo esse estrago na democracia brasileira, que está cada vez mais ameaçada. Lula, Dilma, Tiriricas do Congresso, anões do Orçamento, indicações políticas ao Supremo Tribunal Federal, ao Superior Tribunal de Justiça, ao Tribunal de Contas da União e similares, sabatinas furadas, tudo isso é consequência de eleitores despreparados.

Educação deficiente, desigualdade social extrema, miséria persistente, falta de cultura etc. são componentes que colaboram para que os brasileiros, em sua maioria, ainda não saibam escolher e muito menos fazer cobranças aos políticos que elegeram.

IGUALDADE SOCIAL – Enquanto a lei não for para todos e o Supremo puder legislar e até instituir a impunidade das elites, prática inexistente no resto do mundo civilizado, e enquanto não existir a regra de “um homem, um voto” também não poderemos afirmar que exister democracia no Brasil.

São campanhas caras, curtíssimas e sem debates aprofundados sobre os temas fundamentais. E o brasileiro em geral sequer se recorda em quem votou, não sabe para que servem os vários cargos eletivos nem as diferenças entre eles.

Como então fiscalizar a atuação parlamentar e, principalmente, a aplicação dos recursos públicos via orçamento. Na verdade, o povo jamais participou das decisões sobre como e onde aplicar o dinheiro que provém do próprio cidadão pagador de impostos.

CORRUPÇÃO ENDÊMICA – A recente decisão do Supremo garante a impunidade dos poderosos, confirmando a amarga realidade que o país enfrenta nos dias atuais. Mas devemos lembrar que nada é para sempre, nem mesmo a corrupção endêmica do Brasil de hoje. 

A propósito, já escrevi aqui na Tribuna que a advertência do general Villas Boas certamente seria ouvida se Bolsonaro não tivesse se encontrado com alguns ministros do STF e dado carta branca para libertação dos réus após segunda instância, reforçando o tal pacto da impunidade.

Para não desanimar, é bom insistir na lembrança desta reflexão de Chico Mendes: “No começo, pensei que estava lutando para salvar seringueiras, depois pensei que estava lutando para salvar a floresta amazônica. Agora eu percebo que estou lutando pela humanidade”.

11 thoughts on “O consolo é saber que nada dura para sempre, e a corrupção endêmica há de acabar

  1. Bom…, o PT “se acha”…

    E lula é mais vaidoso e neurótico ainda que todo o PT somado.

    E não podemos esquecer que há os Satélites do PT: a saber: PSOL, PCdoB etc.

    Mas o PT é Kitsch. O pior partido de toda América. Acabou aquela baranguice enorme de “PÁTRIA EDUCADORA”. [Êta frase, slogan, bregona. E falsa]. Além de ser picareta e vigarista. Muito pior que mentiras ou “fake news”…

    Nunca vi partido mais bregaço, mais Kitsch, mais cafonérrimo, mais bregão que o PT. Há muito partido ruim no Brasil, mas de todos o PT é o pior.

    Corrupto!!! De doer!!

    • Verdade! Mas voce poupou uma parte do esgoto petista, a Dilma Bolada, entreguista, ridicula, janotassa, doida de pedra….

      Do atual governo, temos os pandegas, mequetrefes, escandalosos, os boca suja, fascistas, vendilhões da pátria, os traídos, os enganados, os zeros á esquerda e o recruta zero,os neopetencostais nefastos, zé ninguéns condecorados, passaporte diplomatico virando pastel de feira, os inábeis, os abomináveis, os intocáveis, os animais, um chanceler que estrapola todos os adjetivos possiveis em termos de desmoralização, ministro da educação mais idiota que moleque do Mobral, gentalha, mofalha, Circo, e aumento da falta de pão, enfim, a maior esbórnia de hoverno que já existiu, manco, incompetente, inútil.

      Fora a lama, a sujeira que ninguem quer ver, pra nao ferir o orgulho de ter votado nesse imbróglio todo….
      Povo sádico! Quer levar um churro desse governo por anos a fio, pra só lá na frente tomar conhecimento de que nada mudou, ou piorou!

      Escrevam para sua ministra lunática, pedindo que ela interceda em nome do povo, pra que jesuis desça do pé de goiaba e venha interceder por vós!!! Que daqui pra frente, havendo continuidade dessa palhaçada, será um Deus nos acuda, 24hs…

  2. Esse papo de que nada dura para sempre para estimular o conformismo não cola. O Cristianismo começou em reuniões em casa dos seguidores sinistros, nos cemitérios e hoje tem castelos na Itália e obras de arte inestimáveis. E já dura mais de 2 mil anos!

    • 1) Prezado S. de Toga, 2 mil anos é muito pouco na história da Humanidade.

      2) Para nós 2 milênios é uma infinidade de tempo, mas para o planeta não…

      3) Além dos castelos (penso que vc está falando do catolicismo) tem as fortunas dos teleevangelistas neopentecostais…

      4) Mas, a meu ver, um belo dia, tudo isso passa…

  3. Fazer “previsão” com base em palpite e chutômetro dá nisso. Em 23.12.2018 o mesmo autor escreveu um arremedo de texto cujo título era “Tudo indica que Dias Toffoli vai se compor com o governo Bolsonaro”. Hoje com base nos fatos e no penúltimo parágrafo do novo arremedo de texto públicado hoje, concluímos que foi Bolsonaro que se alinhou com Toffoli, afinal o autor diz que foi Bolsoanro que autorizou a derrubada da prisão em segunda instância.

    • Pano rápido, Marcos!

      A tchurminha da manada histérica tenta adaptar os fatos às suas versões!! kkkkkkk xD

      O texto do Perez seria cômico não fosse de uma candidez comovente! Como você assinalou cirurgicamente, a ser verdadeira a ridícula versão para a “advertência” do Villas boas não ter sido atendida, o Johnny Bravo deveria ter sido preso pelas Forças Armadas, afinal ele faz parte do conluio dos Três Poderes, e pior ainda, as Forças Armadas estão sendo coniventes com a sem vergonhice de Bolsonaro e o STF……O problema de uma versão capenga é que para sustentá-la são necessárias outras versões tão ou mais capengas que as anteriores…….

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk xD

  4. Definitivamente não tenho o otimismo do articulista, independente do ótimo texto postado de sua lavra.

    Tenho para mim que a corrupção é o poder vigente e mais poderoso que temos neste país, desgraçadamente.
    Extirpá-la das instituições, e até no meio do povo por onde anda à vontade, trata-se de uma tarefa hercúlea, gigantesca, que excederia a nossa vontade para dar lugar à determinação!

    Ora, o povo tá muito mal acostumado, anda largado, desinteressado pelo país, na razão direta que constata o desprezo que tem sido alvo por parte do governo e daqueles QUE ELEGE COMO SEUS REPRESENTANTES!

    O Brasil rompeu criminosamente os laços que havia entre os poderes com a população.
    Não existem mais vínculos que nos atrelem ao bem comum, ao desenvolvimento, ao progresso individual e coletivo.
    Atingimos mais de 210 milhões de habitantes absolutamente pontas soltas, com exceção das castas, legislativo e judiciário, além das elites predadoras há décadas!

    Portanto, solução não existe, tanto a curto quanto a médio prazo.
    E se não há solução nesse meio tempo, então, definitivamente, só mesmo em sonho a corrupção um dia ter fim!

    Ou, lá pelas tantas, o ser humano mudar a sua mentalidade e comportamento, a meu ver ainda mais difícil!
    Deveríamos ter mais de três, quatro décadas, para depurar as falhas gritantes que temos na educação e ensino, de modo que as novas gerações venham à tona com novos conceitos.

    Mas, conforme o ser humano hoje se comporta, isto é, cada vez mais violento, sem princípios, valores, ética e moral, também não será à espera desta alteração em nosso caráter e personalidade que se vai eliminar este mal profundo, e que nos coloca em estado terminal como Pátria, País, Estado e Nação!

    O meu abraço ao Perez, e aplauso pelo excelente artigo.
    Saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *