O esforço do PT para liquidar o socialismo é constrangedor

Carlos Newton

Já houve um tempo em que se julgava que o PT fosse socialista, que seu programa realmente objetivasse a justiça social, a melhoria da qualidade de vida e a busca do oferecimento de oportunidades iguais aos jovens. Quando chegou ao Poder, porém, essa imagem socialista acabou se diluindo e o Partido dos Trabalhadores se transformou num representante dele próprio, na busca desenfreada de seus dirigentes pelo enriquecimento ilícito.

A justificativa para mergulhar na corrupção era de que o PT precisava de um forte esquema de sustentação financeira para conseguir continuar no Poder e acabar com a exploração dos trabalhadores brasileiros. Foi assim que surgiu a criminosa arrecadação de recursos públicos por via da corrupção, inicialmente comprovada pelo Mensalão, agora pelo Petrolão e mais tarde pelos esquemas a ser desbaratados nos Fundos de Pensão, na Eletrobrás e outras estatais, no BNDES e no chamado Sistema S, integrado por Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Serviço Social do Comércio (Sesc); Serviço Social da Indústria (Sesi); e Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac), entre outras instituições.

O Sistema S faz a festa de petistas, como o sindicalista l Jair Meneguelli, que recebe mais de R$ 60 mil mensais no Sesi, onde deu guarita e belo salário a uma das noras de Lula, Marlene Araújo Lula da Silva, e também a Márcia Regina Cunha, mulher do mensaleiro João Paulo Cunha, que ganha R$ 25 mensais. E tanto Márcia como Marlene não costumam comparecer aos supostos locais de trabalho: uma em São Bernardo; a outra, em Brasília.

REVOLUÇÃO SOCIAL???

Julgava-se que o PT faria uma revolução social no Brasil, impondo um modelo político humano e despojado, como os exercidos por Nelson Mandela na África do Sul e por Pepe Mujica no Uruguai. Mas foi apenas um sonho. Está mais do que demonstrado que não há socialismo no PT, cuja principal ideologia tem sido o alpinismo social, movido por uma corrupção desenfreada, do tipo ampla, geral e irrestrita, como se dizia na época da anistia.

Lula, Dirceu, Palocci, Meneguelli, Genoino, Delubio, Vaccari e praticamente todos os expoentes petistas hoje são novos ricos e se comportam como tal, com poucas exceções, como o deputado mineiro Nilmário Miranda e outros raros idealistas, que ainda não debandaram, procuram se manter íntegros e, por isso mesmo, não mais ocupam cargos de destaque no partido.

O SOCIALISMO ESTÁ VIVO

Muito falam que o socialismo morreu, mas é um engano. O socialismo evoluiu muito, passou a conviver com o capitalismo. Hoje, o socialismo democrático está cada vez mais vivo e mostra sua absoluta viabilidade como modelo político nos países nórdicos, que já conseguiram chegar a índices satisfatórios de justiça social, qualidade de vida e oportunidades de ascensão para as camadas menos privilegiadas. Esta é uma realidade que ninguém pode contestar.

No Brasil, o mínimo que se esperava do PT seria o básico – uma educação pública que possibilitasse a formação adequada às novas gerações, uma saúde pública que pudesse garantir o direito à vida e uma segurança pública que assegurasse o direito de ir e vir.

Na verdade, o desenvolvimento do país necessita apenas do fortalecimento deste tripé que representa as bases do socialismo moderno – educação, saúde e segurança. Apenas isso. O capitalismo não precisa ser abolido. Pelo contrário, é fundamental para o fortalecimento da economia no socialismo democrático.

SEM HONRA E SEM DESTINO

Quando houver esta base sólida de educação, saúde e segurança, tudo se resolverá. Mas o PT não se interessa mais por isso. Não tem projeto político, nunca teve programa de governo e hoje abriga hoje apenas projetos pessoais e familiares.

Ao invés de lutar pela evolução da saúde pública, Lula prefere apoiar o empresário José Seripieri Junior, dono da Qualicorp, que controla os planos de saúde no Brasil. Foi na mansão de Seripieri em Angra dos Reis que a família de novos ricos Lula da Silva passou os dois últimos réveillons, não é preciso dizer mais nada.

O PT desprezou o socialismo democrático, transformou-se num pastiche de si mesmo, um partido sem honra e sem destino. Está caminhando para ter o fim que merece. Mas o socialismo democrático não morrerá por causa dos erros do PT. Como dizem os árabes, “mactub” (assim está escrito).

50 thoughts on “O esforço do PT para liquidar o socialismo é constrangedor

  1. Sr. Carlos Newton, análise perfeita, permita, assino mil vezes embaixo, o único comentário que posso fazer: Deus, por “AMOR DE DEUS” NOS SOCORRA COM SUA MISERICÓRDIA.
    Estou gravando, para divulgar em nosso Boletim AACG, Jornal da nossa Associação, se permitir, desejo nominar a Fonte, ou colocar “autor desconhecido”, no m/abr.
    Os 3 poderes estão podres.

  2. C. Newton, Parabéns pelo artigo, deveria ser a primeira página de todos os jornais
    brasileiros para despertar o povo que ainda acredita nas mentiras deste partido sem
    ideologia, oportunistas, com apenas dois projetos: se manter no poder gozando de suas
    delícias e enriquecimento do partido e da companheirada.

  3. Carlos Newton. Perfeito, como ja escrevi aqui , de boa fe , ajudei ate recolher assinaturas para a fundacao desse balaio de gatunos. Hoje sou oposicao ferrenha ate para me redimir diante da sociedade do mal que , de forma involuntaria , ajudei construir.

  4. A muito tempo, o velho Florestan Fernandes já dizia, que o PT nada tinha de socialista. Eram apenas sindi-
    calistas querendo melhorar de vida.
    Alguns verdadeiramente melhoraram de vida, assumindo cargos no governo. Outros porém, ficaram milionários, principalmente os que criaram empresas de “CONSULTORIAS”, que até hoje não se descobriu, o
    que indivíduos semi alfabetizados e assalariados, teriam conhecimento de negócios, que pudessem vender para grandes empresários. Isto é mais um mistério da administração petista.

  5. Realmente, a Benedita da Silva criada pelo ministro da Justiça Carlos Medeiros da ditadura e que entrou pela janela do Detran/ Secretária de Segurança da ditadura, era DOS TRABALHADORES já nos anos 80. Aí, quando teve a oportunidade, durante 9 meses como governadora do Rio, anistiou a multa fiscal de milhões da engarrafadora da Coca-Cola e ferrou o erário estadual. O comentarista devia ter examinado a vida pregressa das pessoas que apoiava.

  6. A verdade é que nenhum partido tem maioria no Congresso para se afirmar que “o povo ainda acredita nas mentiras desse partido”. A Dilma foi reeleita porque seus contendores eram fraquíssimos. O Aécio nem compostura teve no trânsito ao ter sido flagrado vergonhosamente. Bebe tanto quanto o Lula, mas sem talento para mobilizar quem quer que seja. Todos recebem votos. Também nenhum vale o que está escrito. O PT se diz DOS TRABALHADORES e nunca foi majoritário no Brasil e nos estados. Quem falou que os trabalhadores brasileiros são socialistas, se sonham em deixar de serem empregados assalariados para terem negócios próprios, em ganhar na loteria para vagabundarem com carrões e viagens, comprar apartamentos para viverem de renda, enfim, que consciência de classe tem os trabalhadores brasileiros, seus líderes ou pseudo líderes? Vicentinho, Jair Menegheli conscientes sociais e líderes de trabalhadores? Não me façam rir. Uma escola de samba leva às ruas anualmente milhares de adeptos organizados, enquanto ninguém reúne 500 trabalhadores conscientes para lutarem pelos próprios direitos nas ruas desse país. Quando há manifestações nas grandes cidades o que menos se vê são trabalhadores conscientes. A maioria é composta de jovens estudantes, desempregados ou filhos de famílias que sofrem com a crise econômica. O partido que se diz socialista é outro, que de socialista nunca teve nada. O falecido filho do Arraes era uma piada quando se dizia socialista. Nem o PC do B que se diz comunista é comunista. É bem verdade que foi na prática no fim dos anos 60 e comecinho dos 70, mas aqueles militantes foram trucidados ou morreram integrados, felizes e carcomidos no sistema capitalista, como seu histórico líder João Amazonas. Isso vale também para o Democratas, cujo líder visível senador Agripino Maia foi um tremendo adepto da repressão durante a ditadura. Mais oligarca e coronelista que democrata.

  7. Caro Newton,
    O teu artigo merece ser editorial nos jornais brasileiros.
    Abordaste o âmago da questão sobre a conduta do PT no governo central e seu verdadeiro objetivo como partido e de seus partidários:
    O enriquecimento de qualquer forma, até mesmo ilicitamente!
    Povo e País que continuem com seus problemas, com as suas carências, com as suas esperanças de dias melhores, sina que tem acompanhado o brasileiro há muito tempo!
    O socialismo que pregam não é aquele que diminuiria as acentuadas diferenças sociais, mas o totalitário, da permanência no poder indefinidamente, da extinção da democracia, de uma Nação subserviente aos desejos de seus comandantes.
    Caso o interesse fosse legítimo em abrandar a miséria no Brasil haveria, como bem escreveste, a implantação do modelo escandinavo, que cobra altos impostos de seus cidadãos, em compensação , saúde, segurança e educação são modelos de eficiência e eficácia para o mundo inteiro!
    Claro que seus dirigentes políticos são honestos, não são corruptos, são decentes.
    Moral e ética são o norte que devem ser seguidos à risca, exatamente o oposto que verificamos no Brasil, onde nossos parlamentares são sinônimos do que não presta, de inutilidade, de prejuízo à Nação, de traição ao povo e País.
    Nesta terra, a intenção não é somente cobrar impostos escorchantes, alegando a necessidade do Brasil nos aspectos fiscais e econômicos, mas a preocupação constante de não faltar dinheiro para as regalias, benefícios e altos salários para os três poderes constituídos, atualmente divorciados do Estado, pois tão somente interessados em si mesmos e planejamentos constantes de mais verbas pessoais.
    Enfim, encontramo-nos sem rumo, sem metas, sem qualquer projeto para desenvolvimento.
    O que assistimos e, lamentavelmente, de maneira letárgica, apalermados, é um festival de irregularidades, de crimes contra o erário público, de más administrações, da falta total de objetivos com o futuro do Brasil e de seu povo, hoje dividido entre apoiadores deste sistema pernicioso e cruelmente explorador, e aqueles que se mostram descontentes e querem impedir a continuidade de um governo que se esgotou, que não tem mais autoridade moral para seguir em frente.
    Parabéns, Newton, pelo texto contundente, e por ter sido a minha primeira leitura neste domingo, o dia para mim se torna alegre porque tens o reconhecimento dos milhares de leitores da Tribuna da Internet e a admiração dos comentaristas que dividem contigo este espaço democrático que, juntos, apresentamos para o Brasil um blog incomparável, honesto, sincero, de excelente qualidade de seus articulistas, e constantemente alerta quanto aos danos que nosso País vem sofrendo ao longo dos últimos anos.
    Um forte abraço.

  8. Volto a insistir devido a importancia . Se houver violencia nas manifestacoes do dia 15 devemos fazer carreatas no dia 22. Isso anula os Blacks Bostas e assemelhados a soldo do governo. O desespero dos fascistas vai aumentar pois Belo Monte e a jugular do pinguco !

  9. kkk….Os blogs esgoto estao ‘ comemorando ‘ que pegaram o BGT que e socio da Sete Brasil
    Os comediantes so nao falam do esforco monumental da Dilma para que o BNDES linerasse R$ 10 bilhoes para s Sete. Uma negociata tao descarada que ate o Coutinho se negou participar . Eta corja descarada !

  10. O pete é a prova de que uma causa justa nas mãos de canalhas acaba por jogar na lama toda esperança de dias melhores. Quem com um mínimo de dicernimento vai acreditar em sonhos socialistas depois da chegada ao poder destes incompetentes e mal intencionados?

  11. CONFRONTAR IDEIAS EXALTANDO A PAZ, SEM GOLPISMOS OU VIOLÊNCIAS

    O Brasil vive momentos conturbados e a presidente Dilma Rousseff para ser bem melhor​ precisa assumir por inteiro o protagonismo da história e realizar um “governo novo de novas ideias” como propôs na campanha à reeleição, ou terá papel reduzido por circunstâncias e personagens oportunistas.

    Dilma​ não deve se guiar pela TV Globo que há décadas estimula o binômio ‘FHLula’, o país dividido ao meio e os interesses atados em três pontas que divergem no varejo mas acabam sempre se ajustando no atacado. Se toda unanimidade é burra embarcar nessa bifurcação induzida seria o cúmulo da burrice.

    A entrevista do link é de conteúdo e relevância cortantes e contrasta com incitações a golpismos ou violências (direita raivosa X esquerda festiva) que na falta de argumentos escorregam em generalizações e pessoalidades.. http://www.cartacapital.com.br/revista/837/o-governo-comecou-mal-405.html

    CORTANTES VERDADES – Há 12 anos o governo Lula usou “furo” da mídia que criminalizava o “exército do MST”, um factoide favorável à gestão lulista que espalhava o temor na população dando ideia de que o movimento estaria armando os trabalhadores para acabar com “latifundiários”, ao invés de seguir cumprindo sua legítima missão na luta contra os “latifúndios” improdutivos.

    O curioso é que agora o ex-presidente reascendeu a polêmica, provocando embaraços ao governo da presidente Dilma Rousseff que pretende direcionar com bravatas como essa, que no seu tempo foi gerada pela mídia para tumultuar o ambiente político criminalizando o movimento social.

    Acessem o site a seguir e vejam como ao final da página denunciamos a manobra http://www.tribunadainternet.com.br/recordar-e-viver-governo-lula-ja-quis-punir-o-exercito-do-mst/#comment-233626

  12. Eu só quero saber é: quando vão parar de deturpar Marx?
    Como disse o Puggina, o pt sempre foi isso aí.
    O melhor sistema é o de geração de riqueza, baseado na meritocracia, democracia, império das leis e liberdades individuais.
    Você é responsável pelo seus atos. Não é um lulla, uma marilena chauí, uma gilma, um maduro (de podre), esses ‘intelequituais todos da midia e das universidades e os artistas que devem dirigir as nossas vidas.

  13. Sou avesso a qualquer “solução” comunista ou socialista para a sociedade brasileira. Mas, o texto ficou muito bom.

    Como já comentamos e já restou comprovado, não temos geração de riqueza na quantidade suficiente para entregar ao povo um IDH de primeiro mundo. Portanto, nem se tivéssemos, supostamente, um socialismo bem desenvolvido teríamos condições de entregar índices de desenvolvimento humano satisfatórios.

    Assim, a nossa preocupação primeira é de desenvolver a educação e a produtividade para fazer crescer a nossa competitividade e, com ela, o crescimento sustentável de uma economia que, no futuro, possa dar a oportunidade de distribuir uma renda que sustente um melhor IDH para nossa população.

    Sem o crescimento dessa produtividade em respeito às melhores regras do mundo capitalista, nada feito.

  14. Perfeita análise, editor Carlos Newton;

    O artigo é uma síntese dos temas comentados a exaustão no BLOG. Socialismo versos Capitalismo. Alguns comentaristas insistem na tese do viés socialista do PT, que verdadeiramente nunca existiu. Nem LULA nem seu mentor José Dirceu jamais foram socialistas. O PT usou a emoção, o sonho socialista para empalmar o PODER. Em lá chegando governou sob os ditames do capitalismo.

    Até uma das ilusões do capitalismo foi implementada, através de uma cópia do Bolsa Escola do FHC, transformada em Bolsa Família para manter as massas sobre o controle do projeto do PT, que não se confunde com os destinos mais nobres do povo brasileiro, que é o crescimento e a distribuição da riqueza nacional para todos os seus cidadãos.

    Ao assumir em 2002, LULA se comprometeu na Carta aos Brasileiros, manter o status quo do grupo que comanda a nação desde o nascimento da República em 1989. Gostaram das mordomias proporcionadas pelo Estado e esqueceram as promessas de campanha. E isso não é uma ação somente do PT, pois o metalúrgico da Polônia, que criou o grupo Solidariedade e chegou a presidente da Polônia, depois de liderar uma greve no porto de Guidansk, saiu do governo desmoralizado e hoje é um ilustre desconhecido.

    Um exemplo bem atual, os gregos estão vivendo. Elegeram um líder esquerdista, que já está descumprindo as promessas que fez, de desapertar o gargalo da austeridade como querem o FMI e os países do EURO, Alemanha na frente de batalha. Logo veremos as passeatas e os quebra-quebras em toda a Grécia. Quem gosta de ser iludido? O desemprego tira a dignidade de qualquer chefe de família e é isso, que as políticas de ajuste fiscal criam nos países, que seus líderes implantam ao menor sinal de dificuldade.

    Voltando ao tema inicial, o socialismo é um sonho de uma noite de verão no Brasil, pois a sociedade brasileira é majoritariamente conservadora. Quem sabe no futuro, quando o covil de ladrões que tomou conta dessa geração não estiver mais aqui no mundo físico, os jovens que estão se formando possam adquirir um pouco de ética nas relações entre o público e o privado para o bem do país. Do jeito que está, o caminho do abismo fica próximo do limite do razoável.

    Derradeiramente, o capitalismo cria as distorções que lemos e nos estarrecemos todos os dias e que nunca deixou de existir, uma corrupção avassaladora que vem a tona agora, em virtude das tecnologias de massa a disposição de quem deseja saber um pouco mais do mesmo.

    Alea jacta est

  15. Newton, existem mais de 100 nomenclaturas de socialismo. Na realidade socialismo é um ideal humano e não seria o PT a colocá-lo em prática. Sem querer aparecer; você; sabe qual a minha ideologia, que sempre disse com “todas as letras” em respeito ao Hélio a você e aos que participam do Blog Tribudainternet, espaço que democraticamente você nos oferece. Tenho escrito aqui desde o tempo de Hélio Fernandes que o PT é de direita; nunca foi de esquerda. Muitos entraram no PT enganados e de boa fé. Como achar que o PT era de esquerda(socialista), se seus dirigentes como Dirceu, Mercadante, Suplicy e muitos outros e outros pertenceram a juventude udenista que acumpliciando-se (a UDN) com os americanos e maus militares deram o golpe em 1964 apeado do poder um governante legítimo? Além de tudo o ideario do PT é inspirado no sindicalismo americano AFLCIO, não esqueçamos do curso de sindicalismo feito na John Hopikns University por Lula em 1972/73, dito por Mario Garnero em seu livro “Jogo Duro” que nunca foi desmentido. Além de tudo o padrinho de batismo do PT foi o general Golbery do Couto e Silva, protetor de Lula desde seu ingresso no sindicalismo. Todas as greves do ABC eram antes comunicadas a Golbery. Mario Garnero em nome do governo Geisel negociou com Lula o fim das greves. Falas Newton de Jair Meneguelli com razão. Esse pilantra logo que Lula elegeu-se tomou de assalto o SESI ganhando em 2003 24mil reais; fez daquilo um bordel. Se o PT escapar dessa vai sair mutilado. A não ser que a oposição mantenha-se na atitude estúpida de JOGAR PEDRAS EM SOMBRAS. A nós Newton é muito dificil eles enganarem.

    • Se Aquino me permitir, eu teria apenas uma pergunta para lhe fazer:
      Por que diante desse comportamento corrupto e deletério do PT, o PDT é seu aliado político?
      Por favor, a explicação que se não tomasse esta atitude o partido correria o risco de extinção não procede, haja vista que desde a participação do PDT compondo a base aliada do governo, o partido perdeu vários parlamentares, prefeitos e governadores, portanto, as razões são outras, a meu ver, que eu gostaria que Aquino as publicasse, caso assim achar adequado ou não.
      Obrigado pela atenção.

    • O Aquino é igual aquele pessoal da Rede Goebbels de Jornalismo desinformativo, que independente do assunto, aproveita para acusar o Aécin, o FHC, os tucamos e blá, blá, blá.
      Com ele, a grande vítima é a UDN, extinta desde 1965 mas que parece e viva e atuante para o Aquino, agora na figura de Lulla. Não tem artigo que ele não aproveite para culpar os “golpistas” da antiga UDN, aquela de gravata e esta de macacão.
      Apenas, convenientemente, esquece de mencionar a baderna que o PTB brizolista, juntamente ao Partido Comunista, patrocinavam em 1963/64 – o que o MST e a CUT fazem hoje é fichinha perto daquilo -, tentando implantar no Brasil o modelito cubano, que era a coqueluche mundial da época da guerra fria.
      Também não explica o que o “justo e bom” Carlos Lupi e seu PDT, fundado pelo Brizola, ainda fazem na base enlameada deste governo corrupto.

  16. O socialismo na prática consiste em ter para repartir. Ter muita produção e com isso emprego e salário razoável.
    Em países como o Brasil, que não tem produção, o socialismo passa a ser uma doença, como a foi em estado avançado na URSS e em Cuba ainda hoje. E o Brasil já foi contaminado com ela com Getúlio, o “pai” da pátria.
    Enfim, o socialismo mesmo, na prática, acontece nos EUA onde, só para se ter uma noção , o estado da Califórnia tem um PIB igual ou maior que o do Brasil.
    O número de empresas que existem nos EUA é muito grande e isto acontece porque o estado americano não impõe regulamentos demais, que é o que caracteriza um país socialista, mesmo democrático, em que o excesso de regras e impostos altíssimos como aqui no Brasil, com a ilusão de melhorar a situação social, acaba por piorá-la, pois inibe os investidores e, sem eles…

  17. Este mesmo artigo, sendo escrito pelo tal Santayana ou aquele frei, provocaria deboches e insultos da trôpega, isto é, tropa sulista. Parece aquela fábula (Lobato) do sujeito – Pedro – que imitava porcos. Veio um concorrente e a claque “Uuuuuuuuuuhhhhhh! Fora ! Fora ! Pedro imita melhor”. O concorrente, abrindo o paletó e a camisa, liberta um porco. Diz, então : “Vaiai, senhores, o verdadeiro autor dos grunhidos”.

  18. Deu no New York Times que a culpa pela miséria e a “desigualdade social” em Cuba é do capitalismo.
    Isso é tão verdade quanto o pt é de direita.
    A única privatização que esse povo de esquerda gosta é da culpa. Nunca é deles.

  19. Caro CN.
    Se entendermos desta forma socialismo e comunismo, gostaria que citasse onde temos um país socialista:
    Comunismo: economia na mão do Estado e governado por um partido único, de onde é “eleito” seu governante.
    Socialismo: economia na mão do Estado, governado por pessoas eleitas democraticamente.
    Entendo a China como um governo autoritário, dito comunista, mas a economia é substancialmente capitalista. Da economia na mão do Estado pouco resta, pois até as fazendas coletivas foram desativadas e voltaram a ser exploradas por pessoas que não são pagas pelo Estado. O Estado ainda tem presença, basicamente, apenas no interior do país.

    • Fuchs,

      O comunismo foi desvirtuado, jamais existiu nem na URSS nem na China. A meu ver, a China é uma macroditadura, só subsiste porque é assim. Quando se democratizar, imediatamente será desmembrada em uma porção de países, como aconteceu com a União Soviética, e enfim vai se defrontar com sua realidade. Ainda há imenso número de estatais por lá. É socialista de um lado e capitalista do outro.

      O socialismo hoje convive com o capitalismo, normalmente. Pessoalmente, defendo sua tese do Capitalismo Social, que pode ser classificada de Socialismo Moderno, é o caminho que o mundo civilizado já está seguindo nos países escandinavos.

      É uma via de mão dupla e o capitalismo também caminha rumo ao socialismo, e vice-versa. A esse fenômeno eu denomino neocapitalismo ou neosocialismo, que são a mesma coisa.

      Abraços e obrigado por enriquecer o debate.

      CN

      • Fantástica resposta Carlos Newton. Gostaria de ter escrito esse arrazoado.

        Em tese, o único modelo econômico em voga no mundo é o CAPITALISMO. E as contradições do capitalismo se aplicam as crises sistêmicas do modelo, dentre as quais, a crise de 2008, presente até hoje, com pequenos sinais de recuperação, na maior nação capitalista do mundo, os EUA.

        Se não há nenhum regime socialista no mundo, subentende-se que o capitalismo reina soberano no contexto das nações do globo. E se o modelo capitalista é tão bom, o paraíso da riqueza, então, porque existem tantos miseráveis no mundo, inclusive nos EUA. A propósito, nos EUA existem inúmeras empresas estatais e não se houve campanhas lá para privatizá-las. Por quê será?

        • Roberto, já respondi uma vez esta sua colocação, mas como você nunca leu Capitalismo Social, me acusa de ser simplesmente defensor desse capitalismo desvirtuado que aí está.

          Se tivesse lido minha proposta, saberia que não sou contra a existência de empresas onde o governo seja sócio majoritário. Mas o que defendo com unhas e dentes, e parece que você não entendeu ou faz de conta, que CONDENO o fato de que estas empresas sejam administradas por incompetentes e corruptos, indicados por políticos mais incompetentes e mais corruptos. Políticos BANDIDOS.

          As crises cíclicas do capitalismo, que tanto parece agradá-lo, existem porque governos podres como o nosso nunca fazem o dever de casa. Gastam em despesas toda arrecadação e ainda tem o caradurismo de tomar dinheiro emprestado também para cobrir rombos de roubalheira.

          A este propósito, crises cíclicas do capitalismo, desde o ano 1300, governo de Felipe IV, o Belo, da França – naquela época ainda não caracterizado como liberalismo, apenas como burguesia -, fica demonstrado que as crises não provém da livre iniciativa, liberalismo, que depois de Marx convencionou-se chamar de Capitalismo e sim de governos irresponsáveis.

          Crise de 2008: pura especulação imobiliária. O próprio Lulla, pensando que pelo fato do Meirelles ter tirado dinheiro da saúde, da educação, da segurança e da infra-estrutura, para fazer um caixa, estaria blindado da crise. O que demonstra esta afirmação ? Que se um governo não estiver fragilizado pelas suas irresponsabilidades, pode enfrentar crises.

          Parece que você concorda que nossa Casa da Mãe Joana, também conhecida como Senado, tenha 13.000 pessoas na sua folha de pagamento. Pelo menos nunca li um comentário seu criticando esta imoralidade.
          E as crises são do capitalismo ? Ou são de governos irresponsáveis ?

          Parece que você concorda que nossa Casa da Mãe Joana, também conhecida como Senado, tenha 13.000 pessoas na sua folha de pagamento. Pelo menos nunca li um comentário seu criticando esta imoralidade.
          E as crises são do capitalismo ?

  20. Concordo plenamente com a referência aos países nórdicos/escandinavos (Noruega, Suécia, Dinamarca, Finlândia), onde a carga tributária é muito alta, mas os serviços públicos funcionam muito bem e garantem a vida do cidadão do “berço ao túmulo”. Creio que a expressão mais feliz para descrever a mistura ideal entre socialismo e capitalismo foi a de Ludwig Von Erhard, Ministro da Economia de Konrad Adenauer na Alemanha do imediato pós-guerra: “Economia social de mercado”, na qual Estado e mercado são complementares e não antagônicos, numa tentativa de conciliar a eficiência alocativa do mercado com uma maior justiça distributiva que pode ser proporcionada pelo Estado agindo nas suas funções redistributiva e estabilizadora (controle da inflação e do desemprego, que tendem ao desequilíbrio se deixarmos o mercado operar espontânea e livremente).

    • Corretíssima a colocação do Sr. Alverga: o Estado tem que cumprir e bem as suas funções alocativa e distributiva.

      Sr. Fuchs, também, corretíssimo nas colocações que fez sobre o capitalismo.

      O que muita gente não entende, apesar de nós já termos falado isso aqui, é que o capitalismo é o único sistema de produção que existe e não existe substituto para ele.

      Comunismo/Socialismo são sistemas políticos E NÃO SÃO SUBSTITUTOS PARA O CAPITALISMO!

      Parece que a Russia e a China já entenderam isso, mas, levará muitos anos para determinadas pessoas passarem a entender isso, também.

      Outra coisa, a crise do sub-prime dos Estados Unidos teve o dedo determinante do seu governo. Que emprestou credibilidade a Agências de Risco criadas por ele próprio. Se não houvesse o dedo do Estado Americano não teria havido tal crise.

      E por fim, estamos vivendo uma crise mundial pela deturpação da realidade, não por conta do capitalismo em si, mas, porque o mundo entrou na fase de acumulação financeira da riqueza. E a geração de riqueza pela acumulação financeira é uma ficção criada pelo mercado financeiro e miseravelmente aceita pelas populações. E este é o drama que o mundo vivencia atualmente, porque aceitou uma mentira, já que só se cria riqueza com a união do capital + trabalho + matéria-prima. O dinheiro em si, por si só, não cria riqueza alguma. E este é o ponto.

      Mas, não houve, não há e não haverá outro sistema de produção que substitua o capitalismo!

      E eu não voltarei a repetir isso.

  21. Bendl, lendo o que escreves, me vem á mente o promotor da Auditoria da Marinha em 1966. Ele queria porque queria explicações sobre determinadas atitudes tomadas por mim, no intuito de me incriminar. Teu fanatismo está no limiar de doença grave. É melhor parar e refletir.

    • Aquino,
      Lá vens novamente me ofender porque não tens respostas adequadas às minhas indagações POLÍTICAS, e não pessoais, como fazes levianamente.
      Quem necessita parar e refletir és tu, que a estratégia adotada de desqualificar quem te diriges perguntas que não gostas, então se torna alvo de tuas injúrias e calúnias.
      Basta.
      Para mim está muito bem explicado e justificado os motivos pelos quais o teu partido, PDT, sofreu o descrédito da população em níveis tão preocupantes:
      Simplesmente adotou o mesmo comportamento violento contra os opositores como o PT usa contra quem lhes critica a conduta corrupta e desonesta contra o País e povo.
      Ótimo que me rotulas de doente e fanático, significando que a minha saúde física e mental está perfeita.
      O mesmo não posso dizer de quem pertence a partidos políticos que são aliados ao PT, pois os crimes, roubos e escândalos diários são tolerados como “normais e corriqueiros”, certamente para não perderem os cargos e funções obtidas pela bajulação e venda da sigla partidária para grupelhos travestidos em agremiações partidárias!
      Meu fanatismo pelo Brasil está no limiar de eu ficar adoentado mesmo, caso perdurem as alianças espúrias entre partidos e dirigentes desonestos, unidos pela mesma intenção deletéria de enriquecerem a qualquer custo, principalmente através dos esforços do trabalhador brasileiro, antes motivo de criação de partidos em seu nome, hoje causa de crimes cometidos por partidos que falsamente divulgam representá-lo, sendo o teu PDT, o partido que cospe na sua história e nos trabalhistas de outrora, que jamais se venderiam para outra sigla tão corrupta e desonesta quanto o PT.
      De fato, Aquino, o meu fanatismo e doença é pela lealdade aos meus princípios e valores, inegociáveis!

  22. Fuchs, quem tem que defender a UDN é você que devia não em respeito a mim, mas aos que frequentam o Blog, dizer: eu sou um dos remanescentes da velha golpista e rancorosa UDN vassala dos americanos. Diga alto bom som eu SOU UDENISTA. Agora ficar querendo que eu escreva o que desejas ler é muita pretensão. Tua erudição não me intimida. Desfrutaste gostosamente do periódo ditatorial, esquecendo que milhões de brasileiros viveram um período de obscurantimo sem nem um direito. Muitos lares invadidos, torturas, mortes, cadáveres ocultados, asilos etc. Carreiras interrompidas, expulsões, perseguições. Nossas diferenças são insanáveis, minha ideologia nunca buscou ajuda de outro povo para tomar o poder. Sempre fomos nacionalistas, sempre amamos o Brasil e os brasileiros, menos os irrecuperáveis fantasiados de grandes intelectuais.

    • Aquino, você até hoje vive no passado. Estacionou em 1964. Só emerge quando é para defender teu PDT, aliado deste governo corrupto, governo que você chama de UDN de macacão. Quanta contradição !
      Fui UDN até 1975, sem nunca me envergonhar como até hoje não me envergonho. Acordei para uma nova realidade após cursar Cibernética Social, curso do prof. Waldemar de Gregori, que me fez ver o outro lado da moeda do pensamento que caracterizava a UDN.
      Ali criei a expressão Capitalismo Social e trato disto até hoje. Presente e futuro. E você, quando que vai acordar para o século XXI ? Ainda dá tempo.

  23. É muita ingenuidade acreditar que o socialismo, de qualquer tipo, não convergirá para o autoritarismo. Países nórdicos não são exemplos de socialismo. São países de economia altamente livre. E volta-se a defender um sistema que sempre falhou, repito: sempre (!), com argumentos de que China, URSS e outros países, ou o PT, não executaram o “verdadeiro” socialismo. E se vai morrendo milhões nas “tentativas” de implantar um comunismo que não seja “desvirtuado”. Imagina-se então se o conseguem. Deus me livre!

  24. Infelizmente parte do monopólio dos planos de saúde privados estão nas mãos de José Seripieri Filho da Qualicorp, pagou muitas bolas, propinas e assim vai para chegar a este nível, é lamentável mas o Brasil está mudando e ainda existem pessoas honestas na nossa justiça para desmascarar os pilantras, estamos de olho Seripieri!!!

  25. 1- Seripieri comprou a corretora de plano de saúde Aliança, para a Qualicorp poder abocanhar contratos junto aos governos.

    2- A Qualicorp e a Aliança, foram multadas pelo Procon e ranqueada como empresas denunciadas ao Procon, o cadastro do Procon foi publicado em matéria no jornal e divulgado nas redes sociais.

    3- Um dos representantes das corretoras, ofereceu propina para que fosse retirado o nome das empresas que manchavam o seu cadastro….

    Lamentáve!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *