O Globo tem versão diferente e diz que Supremo ia manter Cunha no cargo

http://news.portalbraganca.com.br/wp-content/uploads/2016/03/Teoriza-2.jpg

A dúvida: Teori é “mocinho” ou “bandido”?

Carolina Brígido
O Globo

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), planejava afastar o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por liminar, nos próximos dias. Ele é o relator do pedido feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em dezembro. Teori antecipou a decisão para a madrugada desta quinta-feira depois que o presidente da corte, ministro Ricardo Lewandowski, convocou para hoje o julgamento de uma outra ação no mesmo sentido, de autoria da Rede e relatada pelo ministro Marco Aurélio Mello. Segundo Teori, não se pode aceitar o fato de Marco Aurélio ter pedido uma vaga na pauta em caráter de urgência, sabendo que ele também era relator de um pedido parecido. Teori viu que crescia no tribunal a tendência de retirar Cunha apenas da linha sucessória da Presidência da República, sem afastá-lo da Presidência da Câmara. Na visão do ministro, essa decisão seria, no mínimo, estranha juridicamente.

ATROPELANDO O PLENÁRIO

Depois que o plenário tomasse essa decisão, ficaria complicado diplomaticamente para Teori afastar Cunha do cargo, por liminar. Por isso, o ministro resolveu antecipar sua decisão, atropelando o plenário. Agora, ficará diplomaticamente complicado para o plenário do STF derrubar a liminar de Teori e aplicar a fórmula fatiada — ou seja, manter Cunha no cargo, retirando-o da linha sucessória do Palácio do Planalto. A tendência, portanto, é de que o plenário mantenha a liminar concedida nesta madrugada.

Antes de conceder a liminar, Teori anunciou sua medida apenas a Lewandowski e a assessores mais próximos. O presidente do STF aprovou a iniciativa.

A sessão deve entrar pela noite, com o plenário do tribunal julgando se mantém ou não a liminar. Também está prevista na pauta a ação da Rede, que pede para Cunha ser afastado apenas da Presidência da Câmara, não do mandato parlamentar.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Bem, agora temos duas versões. A primeira é de Eliane Cantanhêde, do Estadão, e diz que Zavascki desfez um golpe tramado por Lewandowski e Marco Aurélio para impedir o impeachment. A segunda, de Carolina Brígido, em O Globo, diz que o Supremo ia manter Cunha na presidência da Câmara e Zavascki quis impedir, com apoio de Lewandowski. Uma das duas versões está correta e a outra, totalmente equivocada. Mas pode até ser que haja uma terceira explicação, porque a única coisa que se sabe, com certeza absoluta,  é que o Brasil vive um clima de esculhambação jurídica, por causa do Supremo. (C.N.)

16 thoughts on “O Globo tem versão diferente e diz que Supremo ia manter Cunha no cargo

  1. Na verdade,o que Lewandowski e o Marco Aurélio queriam era melar o impeachment anulando todos os atos do Cunha.Uma vergonha total. Estes elementos não podem nem ser chamados de ministros.Eles estão querendo lesar a pátria.

  2. O Supremo acaba de formar maioria a favor da manutenção da liminar, incluindo nesta maioria o ministro Marco Aurélio. Neste momemto está votando Celso de Mello, que também parece inclinado a apoiar a manutenção.

  3. Como cidadãos partícipes de um momento tão delicado, não temos o direito à inocência!
    O supremo nunca demonstrou um posicionamento firme em relação ao Impeachment!
    Os ministros se revezam em relação à aprovação ou não de medidas judiciais impopulares!
    Não julgo o mérito de afastar ou não Cunha, mas, sim o método. Não somos cegos! Algo de muito sério está acontecendo e não é nada republicano!
    Preocupante!

  4. -Então nem precisa mais o plenário se reunir para tomar a decisão de cassar o Cunha o quem que que seja, pois se esta já foi tomada pelo Supremo Tribunal Federal, outras também poderão sê-lo!
    -Quer dizer que a opinião dos deputados, pela cassação ou não do cunha ou de outro parlamentar, através de votação no plenário da Casa, e bosta de galinha são a mesma coisa?
    -E a presença daquele sujeito que serve água na hora das votações? Também compete ao Supremo decidir em que lado da lapela deve usar o crachá?

    (PS: Vamos fechar o Congresso e votar só para ministro do Supremo! O país economizaria bilhões!!!)

    • Francisco, o STF não cassou, suspendeu o mandato de Cunha. O processo na Câmara deve continuar. O problema serã se Cunha ganhar na Câmara, aí veremos o que acontece. Mas a possibilidade dele ganhar, agora que já não tem o mesmo poder para interferir, é muito pequena.

  5. Estava tão combinado que mesmo após o encerramento as sessão, o ministro Eletrobrás BARROso, queria ouvir os advogados da Rede. Afinal sócio é para essas coisas…,.

  6. Pelo histórico dos ministros Marco Aurélio e Lewandowski, fico com a hipótese levantada por Eliane Cantanhêde. Os agentes do PT, espalhados pelo Brasil estão desesperados à procura de um motivo para “melar” o processo de impeachment.

  7. A versão da Eliane faz muito mais sentido.Notem que a jornalista , sem citar nome , menciona a fonte: um ministro .
    Além disso por que os cumpanheiros mocinhos iriam querer tirar dos holofotes o seu golpista bandido? De quem vai ser a culpa agora?
    Melhor seria manter no balcão de negócios o corrupto chantagista se a estratégia era apontar -lhe o dedo e pedir a nulidade do impeachment.
    Marco Aurélio já mencionou a ADPF da Rede , gravemente prejudicada no seu objeto ,por duas vezes e Barroso acaba de sugerir ouvir o advogado da Rede, que afinal, coitado , se deslocara do Rio para Brasília.
    A ministra Carmen Lúcia – relatora da Zelotes – acabou com a festa, opinando que já que o assunto perdera a urgência , o Cunha o mandato e os juízes estavam cansados, melhor seria deixar para depois.
    Nem vou entrar no mérito constitucional ou cogitar o papel de Marina Silva em tudo isso.Fato é que o voto de Zavaski foi pesado, que Temer deve estar aliviado por enquanto ( acho que ele ainda não teve tempo para pensar numa DELAÇÃO do Cunha ) que a imagem do país fica muito mais digna e que , mais uma vez , o Supremo avança sobre o Legislativo , porque a Câmara não agiu, através de sua Comissão de Ética.

    • O golpe foi anulado
      Brasil 05.05.16 17:59
      Marco Aurélio Mello disse que o julgamento da ADPF da Rede perdeu a urgência, já que Eduardo Cunha teve o mandato suspenso.

      Foi abortado o golpe de anular a abertura do processo de impeachment na Câmara.
      ( OA )

    • Foi tão vergonhoso que i ministro Eletrobrás BARROso, quis ouvir o seu ex sócio e advogado da Rede depois da sessão encerrada. A Carmem Lúcia é que calou a boquinha dele !

  8. O FATO:
    Saída de Cunha não anula impeachment, opina advogado que propôs ação
    Por: Severino Motta 05/05/2016 às 17:28
    Um dos advogados que assinaram a ação impetrada pela Rede no STF para afastar Eduardo Cunha, Eduardo Mendonça recebeu diversas ligações nesta tarde.
    Todos perguntam se a aprovação da peça iria desfazer ou anular o impeachment de Dilma Rousseff, cuja votação foi conduzida por Cunha.
    A cada um que lhe telefona, o advogado repete que não e cita trecho da peça: “Embora não se cogite da nulidade dos atos praticados até o reconhecimento da inconstitucionalidade ora declarada, impõe-se o exame célere da matéria”.
    Ou seja, segundo o advogado, todos os atos, até o STF dizer se Cunha pode ou não seguir, estão mantidos.
    Vale lembrar ainda que Mendonça já escreveu artigos e deu entrevistas falando que o impeachment não é golpe.
    —————————————————————————————-
    O GOLPE DOS STALIFASCISTAS :
    Afastamento ‘tardio’ será usado em recurso de Dilma no STF
    Por: Severino Motta 05/05/2016 às 10:17
    Juristas que orbitam o Planalto já dizem que o fato de Teori Zavascki ter demorado tanto para afastar Eduardo Cunha (ele estava com o pedido desde dezembro) será usado como mais um argumento no recurso contra o impeachment que deve ser enviado ao STF pela defesa de Dilma Rousseff.
    Na prática, vão dizer que, se Cunha não tinha legitimidade para estar na presidência da Câmara, não poderia ter conduzido diversas etapas do processo de impeachment.

  9. E o Lula ????

    ………………. /)─―ヘ/)
    _/    \
    /    ●   ●丶
    |     ▼ |
    |     亠ノ
    ……..U ̄U ̄ ̄ ̄ ̄U ̄

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *