O homem por trás dos constantes boatos de que Chávez está morto

Adam Clark Estes (site Atlantic Wire)

Na quarta-feira à noite, um dos postos mais obscuros do império CNN informou que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, tinha morrido, citando uma fonte panamenha, Guillermo Cochez. A CNN Chile relatou muito claramente: “Hugo Chávez está morto.”

hugo-chavez-dead

Não é difícil forjar uma foto como esta…

A notícia em si, se for verdade, não é inacreditável. O político vem lutando com o câncer já há algum tempo e está fora dos olhos do público por meses. Chávez não pôde nem comparecer a sua posse própria. Menos de uma semana atrás, o governo venezuelano deu a má notícia de que Chávez não estava melhorando. Ele sofre de problemas respiratórios depois de voltar de Cuba, onde foi submetido a uma cirurgia contra o câncer pela terceira vez.

Chávez está realmente doente, e todo mundo sabe disso. Mas Guillermo Cochez também é indiscutivelmente um teórico da conspiração. Mais cedo nesta quarta-feira, Cochez – e apenas Chochez – informou que Chávez tinha tido morte cerebral em 30 de dezembro. Cochez disse que Chávez estava sendo mantido em suporte de vida e, mais tarde, citando fontes do governo venezuelano, acrescentou que suas filhas haviam finalmente decidido desligar os aparelhos. Cochez vem, essencialmente, trolando os venezuelanos.

“Desafio o governo venezuelano a provar que estou errado, e apresentar o presidente Chávez para que se saiba se o que eu digo é a verdade ou uma mentira”, disse à CNN chile Cochez. Chile.

Devemos acreditar no cara que está desafiando o governo venezuelano a provar que ele está errado?

A foto que aparentemente mostra Chávez lendo um jornal de 14 de fevereiro sugerem que não. Nela o líder bolivariano aparece deitado na cama, sorrindo, com suas duas filhas a seu lado. Claro, não é tão difícil com um photoshop botar um novo jornal em uma foto antiga de Chávez, e o governo venezuelano não é totalmente inexperiente com propaganda. Mas, novamente, isso nos leva para o território da teoria da conspiração. De resto, esta não é a primeira vez que um rumor sobre a morte de Chávez irrompe na internet. Por ora, a coisa mais segura é assumir que Chávez está realmente muito doente.

É, naturalmente, possível que ele tenha morrido, e que o governo esteja mantendo em segredo, como Cochez sugere. Mas é também possível que Cochez esteja encharcado de teorias conspiratórias. Um indício sério disso é que – até o momento em que este texto é escrito – nenhum dos outros escritórios da CNN ao redor do mundo tinha comprado a história. Como este blogueiro, provavelmente eles estão esperando por uma segunda fonte para confirmar o rumor.

(transcrito do Diário do Centro do Mundo)

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *