O Império (de Barbosa) contra-ataca e Dirceu pode ser preso imediatamente

Carlos Newton

Para quem pensa que os mensaleiros já saíram de fininho, as possibilidades são várias e o Supremo pode até determinar a imediata prisão de alguns  condenados que ainda têm direito à revisão de suas penas, como o ex-ministro José Dirceu.

Segundo a Folha de S. Paulo, esta é a opinião dos ministros Marco Aurélio Mello e Gilmar Mendes. Eles confirmam que Dirceu e outros réus poderão ser presos devido aos outros crimes que cometeram mas que não obtiveram o direito de reanálise do processo.

Como se sabe, Dirceu e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares foram condenados por corrupção ativa e formação de quadrilha. E a nova análise de seus casos, no entanto, se dará somente para o crime de formação de quadrilha, em que obtiveram quatro votos pela absolvição.

A Folha diz que, de acordo com o ministro Marco Aurélio, sendo publicado o acórdão (documento que resume o que foi decidido no julgamento) e havendo o fim do processo, chamado de trânsito em julgado, para o caso da corrupção, eles deveriam ser presos.

CORRUPÇÃO

“Vamos analisar um caso que está emblemático, o do ex-ministro José Dirceu. Ele só terá os embargos infringentes na formação de quadrilha. Pelo outro crime de corrupção ele pode ser preso com o trânsito em julgado. Só teria que se observar o regime”, disse.

O jornalão paulista revela que declaração semelhante foi dada por Gilmar Mendes logo após deixar o plenário do Supremo, quarta-feira. “A questão do cumprimento de penas vai ter que ser colocada, mas é possível de fazer se couber prisão. Os embargos infringentes suspendem o acórdão somente naquela parte embargada. Então a parte líquida poderia ser executada”, disse ele à Folha, após deixar o plenário do Supremo, em pleno voto de Celso de Mello.

Traduzindo: tudo pode acontecer, assim como nada pode acontecer. E la nave va, fellinianamente.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

16 thoughts on “O Império (de Barbosa) contra-ataca e Dirceu pode ser preso imediatamente

  1. Meu caro Newton,
    Nessas alturas não acredito mais em nada com relação à prisão de qualquer bandido condenado neste julgamento do mensalão.
    Este processo virou uma queda de braço entre ministros favoráveis aos meliantes e os que querem vê-los devidamente presos. Por trás, um partido que se imagina dono do Brasil, o PT, que, por estar no poder, pensa que pode manipular as instituições a seu modo, conveniência e interesse.
    O irônico e paradoxal é que as tentativas petistas de minimizarem o efeito do mensalão, alegando espetáculo midiático, julgamento sem provas, injustiça clamorosa, blá, blá, blá e, agora, com o acolhimento dos embargos infringentes, o mensalão não sai das manchetes de forma negativa, impedindo que seja esquecido pela população e sua memória fraca, além de cidadãos que exigem a prisão desses criminosos.
    Portanto, vejo-me obrigado a acreditar no ditado popular que, “há males que vêm para o bem”, diante desta celeuma que trouxe grande repercussão a respeito do recurso aceito e que prorrogará o julgamento por tempo indeterminado, ocasionando ao PT maiores desgastes e participando da campanha eleitoral como um entrave que os petistas não encontrarão razões plausíveis às explicações que deverão conceder aos eleitores lúcidos deste País tal procrastinação pelos ministros escancaradamente partidários e subservientes ao PT!

  2. Newton,
    Aproveito este teu artigo para saudar o meu Estado, o Rio grande do Sul, em sua data máxima, hoje, 20 de setembro, em comemoração à Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos!
    Foi o conflito mais duradouro da nossa História, e lá se vão 178 anos do seu início até esta sexta-feira.
    Feriado no Rio Grande do Sul, a gauchada desfila pelas ruas de Porto Alegre e na maioria das cidades do interior o seu orgulho, as suas convicções, tradições, valentia, destemor, coragem e determinação de lutar por uma vida melhor quando se sente injustiçada ou explorada, servindo de modelo a toda terra.
    Possivelmente estejam faltando aos brasileiros atualmente um pouco deste sangue sulista, quando mostramos valor, constância, nesta ímpia e injusta Guerra dos Farrapos.
    Pois que sirvam nossas façanhas de modelo para este Brasil sem líder, sem uma política nacional, sem ética e moral que foram subsituídas pela partidarização nefasta e destruidora de nossos valores e princípios!
    Salve o meu Rio Grande do Sul!

  3. Tudo que começa mal, não pode terminar bem.
    Pela primeira vez foi utilizada a teoria do conhecimento do fato.
    Destarte, porque não aceitar os embargos infringentes?
    Bons tempos aqueles nos quais o juiz só falava nos autos.
    Hoje, uns e outros não podem ver uma camera, nem um microfone,
    falam mais do que putas quando tomam cano na zona.
    Francisco, Rodrigo não tem cura.

  4. … eu continuo, insistindo nos componentes da gigante quadrilha, pormada pelos participantes de tamanha roubalheira, destacada neste link. http://heliofernandes.com.br/?p=71133 – Esta sim, de recursos verdadeiramente publicos. Parece que ao sr. Bendl e seus iguais seguidores, no modo de julgar as pessoas e dar certeza dos julgamentos destes juizes, que pensam, mas nao sao deuses, podem errar e como erram nos seus julgos!, nao interessa os peixes grandes, citados no link acima e noutros que igualmente, surrupia recursos publicos, como esse: http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/08/16/receita-federal-autua-itau-unibanco-em-r-187-bilhoes-por-fusao.htm e nesse: http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/08/16/receita-federal-autua-itau-unibanco-em-r-187-bilhoes-por-fusao.htm
    Detalhe: so posso achar que é porque nos referidos, nao consta nenhum centavo do Ze Dirceu, do Lula, da Dilma, do Delubio, do
    Genuino, ou de qualquer um que possa ser ligado ao Lula ou ao pt. Isso, nao pode, nunca ser chamado de imparcialidade. Sé é para passarmos a limpo, vamos pegar a todos.

    … acrescento coment postado anteriormente: Estou sentindo a falta dos indignadissimos srs, Almerio, Scholssand, Ricardo Sales, o proprio CN, (cade os destaques, sr CN?), o Rodrigo(sem sobrenome), o Darcy(sem sobrenome tambem), Luis CArlos, (o velho), J. Valente, Mauro Julio vieira, Ricardo Faria, Dione de Castro, Ildelfonso Soares, Ptolemeu Mendes, Dona Maria Lucia, Afonso Mello, E TODOS os outros comentaristas, duramente, antipetistas. Apresentem-se!!!

  5. Agora,só resta “relaxar e gozar”! Pelo menos, segundo o Dr. Jorge Béja, até o ano 2020.
    Passados ​​os “entretantos” e caminhando para os “finalmentes” (ah, Dias Gomes, mais atual, impossível)quero saber,é se o PGR Dr. Rodrigo Janot, terá a “coragem extremada” para pedir o impedimento do Ministro Barroso,conforme o artigo nesta Tribuna do Dr.Fernando Orotavo Neto.
    Vale ou não vale o escrito? Segundo o Dr. Orotavo,HÁ PRECEDENTE: “IMPEDIMENTO – ANTECIPAÇÃO DE JUÍZO. Constatando-se haver o magistrado emitido juízo de valor sobre a controvérsia antes do momento propício, forçoso é concluir pelo respectivo impedimento, a teor do disposto no artigo 36, inciso III, da Lei Orgânica da Magistratura. Isso ocorre quando, no julgamento de embargos infringentes, revela convencimento sobre matéria que lhe é estranha, porquanto somente passível de ser examinada uma vez provido o recurso e apreciada a apelação que a veiculou. (HC 74203, Relator(a): Min. MARCO AURÉLIO, Segunda Turma, julgado em 17/12/1996, DJ 22-09-2000 PP-00069 EMENT VOL-02005-01 PP-00079)”
    Esperamos,que o atual PGR,não se omita e nem se acovarde como o antecessor quanto ao Ministro Toffoli.
    Vamos lá,Dr. Janot,mostre que tem,aquilo roxo………ou não!

  6. SENHOR JOSÉ A.: 1º) meu nome é Dione Castro da Silva e não Dione DE Castro! 2º)Ser chamada de indignadíssima, para mim, é elogio: prova de que ainda não perdi a capacidade de indignar-me com as obscenidades de que são capazes (os políticos) – a politicalha – desse triste país chamado brasil!
    Eu sou, Sr. José A. (esse A é o que, mesmo?!, ASSUMIDAMENTE, ANTI- PT, PMDB, PSDB(o que esse FHC fez com o povo brasileiro chama-se, segundo o AURÉLIO, ESBULHO(s.m. Ato ou efeito de esbulhar. / Apropriação ilegal de alguma coisa. / Espoliação). Continuando: anti PFL, DEM, PPS, PSOL, PRTB, PTB, PDT, PPL, PV,…TODOS, sem exceção; só criam partidos políticos nesse país com a intenção precípua de assaltarem ou, no caso dos cargos Executivos, se apropriarem da chave do cofre da Viúva (royalties para Elio Gaspari), para se locupletarem, se lambuzarem, nas ‘tetas’ fartas e sempre generosas (para eles, é claro) do Estado!Chafurdarem na vala comum da roubalheira ampla, geral e irrestrita. Algo que é facilmente comprovado por uma confrontação entre as declarações de renda de todos eles ANTES e DEPOIS de adentrarem as Câmaras de Vereadores, Assembléias Legislativas, Senado, Palácio do Planalto, etc. E, last but not de least, Senhor José A: sou, também assumidamente, defensora do VOTO NULO – já ‘postei’isto várias vezes na Internet, inclusive aqui nesta TI e, tenho orgulho e consciência tranquila de dizer que não sou ‘culpada’ nem responsável por nenhum dos bandidos que infestam as Cãmaras Altas e Baixas, todos os Palácios desse país: nenhum está lá com a ajuda do meu voto, nenhum, reitero! Voto nulo em todas as eleições, desde Collor de Melo até D. Dilma, NÃO VOTEI EM NENHUM DELES, desde vereador até senador! Sempre pugnei pelo VOTO NULO e, pelos políticos que pululam quais piolhos no cenário político nacional, continuarei pugnando pelo VOTO NULO e NÃO PASSANDO CHEQUE EM BRANCO para essa politicalha continuar ‘descontando’ no cofre da Viúva; e o que é pior, IMPUNEMENTE!
    Infelizmente, como vivemos em uma ‘Democradura’, sou obrigada a comparecer à Seção Eleitoral, aqui no RJ, onde nasci e vivo, e assinar a lista de eleitores e “pagar a conta de tanta corrupção, uma vez que sou Advogada – HONESTA – e vivo do meu trabalho.
    Resumindo, senhor José A.: eu não sou anti-pt, posso dizer que sou anti-TODO E QUALQUER PARTIDO – somente, como nunca acreditei em papai noel, nem duendes, nem leprechaus, nem sacis, pererês ou não, boitatás, ateniniaguás e outras quimeras, claro está que não confio nessa quadrilha travestida de políticos que assalta o brasil há 513 anos e vou continuar nessa minha senda solitária porque, ao contrário da maioria, não gosto de ser pisada e recuso-me a levantar para bater palmas para os meus algozes! Não aceito pagar impostos padrão Noruega e receber serviços padrão África!

  7. Boa Dione, enquanto fica esta guerrinha entre PSDB x PT, duas quadrilhas especializadas em mamar nas tetas da Viúva, nada muda. O próprio FHC mandou para o Congresso legislação para acabar com os embargos. Todos, o próprio partido do FHC, mais o PFL (DEM) e o PT votaram contra, ou seja, farinha do mesmo saco. E depois, ainda querem culpar Celso Mello por seguir a orientação do Congresso, que teoricamente, é o representante do povo.
    Vejo a política como bandido de morro, morre um, tem dez para ocupar o lugar, uns até piores que o antecessor. Na política, como bem colocado só brigam pela teta.
    Enquanto a Justiça não mudar e acabar com a IMPUTABILIDADE seletiva, os corvos continuaram a saquear o país. Belas palavras Dione!
    Nunca votei NULO, pois achava que era anti democrático, mas a partir do próximo pleito será gravado VOTO NULO.

  8. …nao é esta a resposta que esperava, Sra, Dona Dione. O que esperava era açao; era menos seletividade nas criticas. Nem teu nome completo,(nao foi citado como imcompleto) isso é o que menos importa. Esse bla, bla, bla, de resposta, nao significa nada. Demostenes Torres era o que havia de mais honesto no nosso congresso. Depois deu no que deu. Longe de mim, duvidar da tua honestidade. Gosto de pessoas honestas, tenho medo de, honestas demais. Nao creio na honestidade daqueles, que sem provas, nomeiam a todos, palavras suas (…por nenhum dos bandidos que infestam as Cãmaras Altas e Baixas, todos os Palácios desse país. …: Chafurdarem na vala comum da roubalheira ampla, geral e irrestrita. Algo que é facilmente comprovado por uma confrontação entre as declarações de renda de todos eles ANTES e DEPOIS de adentrarem as Câmaras de Vereadores, Assembléias Legislativas, Senado, Palácio do Planalto, etc.)
    Muito me admira, uma advogada, ignorar a importancia de partidos politicos. Acredito que nao ha nenhuma sociedade sem eles. Eles sao a base da organizaçao de uma sociedade. Mesmo nas mais ferrenhas ditaduras, ha, pelo menos UM. O que nao vale sra. Dione, é ocupar os meios midiaticos para atacar a todos, defendendo, condenando, espalhando, como caso do link http://heliofernandes.com.br/?p=62426, desmentido, por coment com um link do mds, tentando desqualificar um belo programa, que inclusive serve de modelo para a onu. Afirmar que nenhuma das trabalhadoras, aceitou ser contratada. Mas nao esclareceu as condiçoes que as mesmas seriam contratadas. O link do mds explica e esclarece… Depois uma advogada, fazer coro pelo voto nulo!, Lamentavel.
    Para nao alongar muito, sra, Dione, quem, mesmo detestando politica, ou partidos, mas que ocupa meios publicos de midia, tem que estar preparad(a)o para receber criticas e cobranças. Nao exaspere-se com tao pouco…

  9. Pingback: O Império (de Barbosa) contra-ataca e Dirceu pode ser preso imediatamente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *