“O lulopetismo virou uma bola de chumbo amarrando o Brasil ao passado”, diz Ciro Gomes

Ciro diz que não fará aliança com PT nas eleições de 2020 e 2022

Deu no Correio Braziliense

Dois dias depois do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursar para a militância em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, e reacender a polarização política com o presidente Jair Bolsonaro (PSL), o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) fez duras críticas ao petista, a quem chamou de “sem escrúpulo”.

“Lula é um encantador de serpentes. A presunção dele é que as pessoas são ignorantes e que pode, usando fetiches, intrigas e a absoluta falta de escrúpulos que o caracteriza, navegar nisso. O mal que Lula está fazendo ao Brasil é muito grave e extenso”, afirmou o ex-presidenciável.

EX-ALIADO – Ciro Gomes falou com jornalistas, na tarde dessa segunda-feira, dia 11, antes de fazer uma palestra em na universidade FMU, na capital paulista. O ex-ministro apoiou Lula pela primeira vez na eleição presidencial de 1989, quando era prefeito de Fortaleza, no 2º turno da eleição de 2002 em também nas eleições de 2006, quando foi ministro da Integração Nacional.

Em 2018, porém, o pedetista se afastou definitivamente do ex-presidente e tentou ser um segunda via da esquerda na campanha. Em outro momento da entrevista, Ciro Gomes disse que tanto Lula quanto Bolsonaro querem a polarização. “São duas faces da mesma moeda”, afirmou.

FRENTE DE ESQUERDA –  Questionado sobre a possibilidade da formação de uma frente ampla de esquerda para enfrentar Bolsonaro em 2020 e 2022, o ex-ministro descartou de forma categórica qualquer possibilidade de estar ao lado do PT.

“O lulopetismo virou uma bola de chumbo amarrando o Brasil ao passado. Ele (Lula) está fazendo de conta que é candidato e que foi inocentado”, disse Ciro. Em seguida, afirmou que nunca mais vai andar “com a quadrilha que hegemoniza o PT”.

“CONSTITUIÇÃO NÃO É CUECA” – Sobre a possibilidade de o Congresso encampar um projeto que restitua a prisão em segunda instância, o pedetista disse que a Constituição “não é cueca” para ser trocada pela sujeira do dia a dia.

“O artigo 5º da Constituição Federal repete entre nós um princípio de todo constitucionalismo mundial: a presunção de inocência até que o trânsito em julgado aconteça. Contra essa cláusula não pode haver emenda”.

Em seu discurso em São Bernardo no sábado, dia 9, Lula mostrou disposição para viajar pelo Brasil para aglutinar a oposição em torno do seu nome. Em sua fala, disse que Bolsonaro foi eleito para governar para o povo brasileiro e não para os milicianosdo Rio. O ex-presidente também atacou o ministro da Economia, Paulo Guedes, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e a Operação Lava-Jato.

“PETISTA MÉDIO” –  Ciro afirmou ainda que tem respeito pelo “petista médio” e lembrou que apoiou os governadores Camilo Santana no Ceará, Rui Costa, na Bahia, e Wellignton Dias, no Piauí. “Meu problema é com a cúpula corrompida do lulopetismo. Com essa gente nem para ir para o céu”.

Ainda segundo o pedetista, Lula e Bolsonaro são “rigorosamente iguais” do ponto de vista econômico. “Há uma distinção: o Lula paralisou as privatizações e usou as estatais para subornar gente para seu projeto de poder. A polarização é só no fetiche e no adjetivo”.

BOLÍVIA – A situação da Bolívia e a saída do presidente Evo Morales do cargo também foram temas abordados por Ciro Gomes na entrevista que antecedeu uma palestra para os estudantes da FMU. “Todas as pessoas de bem do mundo devem gritar em alto e bom som que exigem providências da comunidade internacional que proteja a vida do presidente Evo Morales. Ele corre risco de vida”.

Ele chamou de “calhorda” a posição dos países vizinhos, inclusive o Brasil, quando negaram espaço aéreo para que Morales tentasse asilo político. “A Bolívia está entrando em ambiente de absoluta anomia. Há uma evolução para a violência fruto de um golpe de estado ao modo anos 50 e 60.”

22 thoughts on ““O lulopetismo virou uma bola de chumbo amarrando o Brasil ao passado”, diz Ciro Gomes

  1. Falaí Ciro Gomes!
    Conte como deixou o PT “amarrar” as “suas” bolas pra voce ter se estrebuchado na corrida eleitoral, sem conseguir consenso, perdendo para um postcard, um tapume….

    Bozolado nao ganhou NADA porque é um idiota que nao sabe o que fazer com o mandato, o que sabe não fará por nao ser democratico.
    O tempo provara que Bozolado perdeu….

    Agora voce Ciro, dizendo o tempo todo saber o caminho, perder como perdeu?
    Procure na bola de chumbo amarrada no passado, do PT, onde estarão as suas?

  2. Quem é ” uma bola de chumbo amarrando o Brasil ao passado”, o lulismo, ou a nossa “zelite” política inteira, incluindo o próprio Ciro?
    Pelo visto, o Ciro vai atirar para todos os lados até 2020, e perder mais uma vez, como de costume. Já passou da hora dele cair em si e perceber que não tem condições de ser mais que um político de expressão regional, como o Renan Calheiros.

  3. ““O artigo 5º da Constituição Federal repete entre nós um princípio de todo constitucionalismo mundial: a presunção de inocência até que o trânsito em julgado aconteça.”
    Então porque existem prisões em outros países? Em nenhum lugar se pretende que uma ação criminal se eternize, com recursos sem fim, na presunção de que todas as instâncias judiciais são falhas e/ou desonestas. Só aqui neste país é que se pensa assim. Em outros países a suprema corte é só tribunal constitucional (às vezes com essa denominação recursal), e não uma corte recursal na qual desaguam todos os processos do país. Mesmo nos Estados Unidos, mesmo nos casos de pena de morte, onde se dá realmente o máximo de chance ao réu de provar sua inocência, há um limite. Em nenhum país se prevê a possibilidade de adiar o cumprimento de uma condenação até o processo prescrever, apresentando embargos de embargos e agravos de agravos, discutindo o que já foi discutido mil vezes.

  4. Quem, de sã consciência, pode acreditar nas palavras de Ciro Gomes??!!

    Ontem, ferrenho defensor de Lula, um injustiçado. Caso vencesse as eleições, Ciro prometia soltá-lo imediatamente;
    hoje, um inimigo figadal de Lula!

    Pois é esta instabilidade política de Ciro o seu algoz, o seu verdugo, que o impede chegar ao Planalto.

    Ciro chegou à conclusão que, a saída de Lula da prisão, tirou-lhe definitivamente a ideia de ainda ser o candidato das esquerdas;
    diante de um certo descontentamento dos eleitores de Bolsonaro, mais o repúdio de muitos pelo PT, o candidato pelo PDT está de olho nesse público.

    Nesses saltos políticos, ora aqui, ora lá, ora nem aqui e nem lá, por mais que Ciro seja eloquente é visível que a aversão que se tem por ele também aumenta, pois a sua inconstância política gera desconfiança, descrédito, por mais que se mostre capaz de exercer a presidência.

    Volto a dizer:
    A megalomania, o complexo de onipotência, a sua vaidade, soberba, dificultam sobremaneira Ciro ver a realidade, que não é a sua, porém teima em trazer o país e seus eleitores às suas falas.
    Ora, convenhamos, Ciro quer coco e não quer subir no coqueiro!
    Ele quer que as pessoas vão a ele, e não ele ir ao encontro delas.

    O desejo de Ciro é ser aceito como solução para nossos problemas, então quer o voto de qualquer forma, mesmo demonstrando a sua instabilidade política e que os seus próprios defeitos o impedem de entender o clamor do povo!!!

    A falta de humildade, a sua arrogância, prepotência, de ser o dono da verdade, que ele é o mais bem preparado, o único que saberia como resolver os nossos problemas e os mais graves, elaboram um perfil para Ciro Gomes de sonhador, de enganador, até mesmo de mentiroso!

    Evidente que não sei quem são os assessores políticos do candidato Ciro. No entanto, precisariam ser alertados que estão fazendo o trabalho muito mal feito, pois não estão trazendo Ciro para o chão, mas deixando-o voar cada vez alto para se estatelar na queda de mais uma derrota nas próximas eleições.

    Falta a Ciro coerência, isto é, a linha política que o identifique.
    Não se sabe se ele é de direita, de esquerda, de centro-esquerda ou de centro-direita, uma incógnita, pois a cada período eleitoral o pedetista veste uma camisa diferente.
    Logo, falta ao Ciro identificar-se com o povo, menos agindo como se fosse um camaleão, então o repúdio dos eleitores!

    • Hitler, Stalin, Mussollini, Alexandre, o Grande … foram grandes oradores, no entanto, indescritível e incalculável o rastro de destruição que deixaram para o mundo!

      Claro, Ciro está anos luz distante desses nomes pelo mal que praticaram, mas o dom da sua oratória, da sua retórica veemente, também não servem como pressuposto que será um bom presidente.

      Pelo contrário:
      Ciro se mostra intencionado, objetivado, que não pensemos na sua instabilidade política e nas suas contradições costumeiras, mas no que está dizendo no momento, e que poderá desdizer-se ali adiante.

      Eis Ciro Gomes:
      o malabarista das palavras, o mágico da subjetividade, o tergiversador por excelência!

      • Amigo Francisco vou contar um causo.
        É sabido que Péricles era um excelente orador.
        Pois bem, havia na época dele um grande lutador e que era desafeto do estadista, orador e estratego, (era general) o famoso lutador questionado porque não desafiaria o oponente explicou, – Sou capaz de vencê-lo numa arena com centenas de assistentes, mas no outro dia diante de seus amigos em um belo discurso provaria que me venceu na luta e seria aplaudido.
        Francisco, pessoalmente acho o Ciro um fanfarrão desbocado, mas com sua retórica que agrada a certos nichos ideológicos que recebem seus coices de porco como canto de cotovia.

        Reinaldo Polito
        Demóstenes foi, sem dúvida, o maior orador da antiguidade. Com certeza não teve voz tão melodiosa e vocabulário mais sofisticado quanto seu desafeto Esquines, contra quem debateu em uma de suas mais memoráveis contendas, “A Oração da Coroa”.
        Talvez não tenha dominado os segredos técnicos da oratória como Cícero. Conseguiu, entretanto, suplantar a todos com a força da sua comunicação e do seu caráter. Dizem que a diferença entre Cícero e Demóstenes é que quando Cícero falava o povo exclamava: “Que maravilha!”, e, quando Demóstenes falava, o povo marchava.
        Demóstenes passou para a história por sua comunicação, mas foram o seu exemplo e coerência que sustentaram cada uma de suas palavras e cada um de seus discursos.

        • Perfeito, Pimenta, perfeito.

          Exatamente o que falta para Ciro Gomes, conforme mencionei acima, COERÊNCIA.

          Lula se identifica com o PT, com as falcatruas, roubos …a sua personalidade faz parte do que não presta, e jamais tentou ser o que não é quanto o que não poderia;
          Bolsonaro, desde que surgiu candidato, tem sido um ferrenho contestador das esquerdas, contra o socialismo e comunismo, logo se identifica com a direita.

          E Ciro, se identifica com quem ou com quê, a não ser consigo mesmo??!!

          Ciro quer ser permanentemente o centro das atenções, a estrela, enquanto os demais são meros planetas e satélites.

          Ora, como a estrela tem luz própria, quem muito se aproxima se queima, é torrado e evaporado pelas altas temperaturas.

          Ciro está fazendo isso com o PDT, que a cada eleição perde parlamentares e se mostra um partido que não se pode mais confiar, pois Ciro rasgou o estatuto da agremiação para que ela esquecesse de Brizola, e passasse a adotar Ciro como o novo líder do Trabalhismo.

          Convenhamos, Lupi tá doido ou meteu os pés pelas mãos.

          A lamentar a morte de Brizola, que levou consigo o seu partido, os seus ideais, os seus sonhos de um país desenvolvido, com ótimo nível de educação e bem menos diferenças sociais!

  5. FALA SÉRIO, CIRO, Vc parece que não sei, pô, como diria o Patropi. Não me parece de boa índole essa coisa de sujar no prato que comeu, ou come, à moda Bolsonaro. Talvez o lulopetismo tenha mesmo virado uma espécie de “bola de chumbo que amarra o Brasil ao passado”. Mas quem não é, sob o teto da república 171, do golpismo ditatorial, do partidarismo eleitoral, dos seus tentáculos, velhaco$, e, sobretudo, do sistema político podre dos me$mo$, do qual vc tb é parte integrante, diga-se de passagem ? Assim vociferou o ex-candidato a presidente derrotado na votocracia: “Lula é um encantador de serpentes. A presunção dele é que as pessoas são ignorantes e que pode, usando fetiches, intrigas e a absoluta falta de escrúpulos que o caracteriza, navegar nisso. O mal que Lula está fazendo ao Brasil é muito grave e extenso”. Fala sério, Ciro, não há como não navegar nisso, se isso é o sistema político podre, rejeitado nas urnas, na última eleição presidencial, por cerca de 40 milhões de eleitores abstêmicos, que se abstiveram, ou votaram em branco ou nulo, os quais, em sã consciência, muito provavelmente, já não aguentam mais isso, tal seja essa guerra tribal, primitiva, permanente e insana, por dinheiro, poder, vantagens e privilégios, sem limite$, à moda todos os bônus para os sócios-proprietários da engenhoca e o resto que de dane com os ônus.

  6. Ciro Gomes tem defeitos. Eu tenho. Todos nós temos. Mas é um homem HONESTO. Bem intencionado. Pode vir a ser um ótimo presidente. INFINITAMENTE MELHOR QUE O LULA OU QUALQUER CANDIDATO DO PT. INFINITAMENTE MELHOR QUE O BOÇALNATO. Foi o melhor prefeito que Fortaleza já teve. Trabalhador, inteligente, firme. UM ESTADISTA. Não gostou? Não vote. Eu voto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *