O Ministério da soneca

Se todos os 39 ministros falarem, a reunião não termina nunca…

Carlos Chagas

Entre uma campanha e outra, Napoleão fez mais pela França com a pena do que com a espada. Diante da confusão de regulamentos e leis regionais, decidiu botar ordem nas relações entre os cidadãos e entre eles e o Estado. Reuniu uma comissão de notáveis para preparar o Código Civil unificado. Depois de pronto, com 2.281 artigos, foi denominado de Código Napoleônico, exemplo até hoje seguido por muitas nações modernas. Por ironia, eram 39 os participantes da monumental tarefa, que o Imperador presidia de manhã, à tarde e quase sempre à noite, quando exauridos e fatigados, muitos cochilavam. Mola mestra dos trabalhos, o Corso não perdoava, exortando-os com um apelo: “Vamos, cavalheiros, ainda não ganhamos os nossos salários…”

Reúne-se hoje pela primeira vez o novo ministério da Dilma, por ironia contando com 39 ministros. Vão trabalhar pela manhã, presume-se que de tarde também, mas de noite, nem pensar. O que não impede que muitos tirem sua soneca vespertina, embalados pelas palavras da chefona e, com certeza, de alguns condenados escolhidos para expor planos e programas. Parece impossível que os 39 disponham de tempo para se fazer ouvir, hipótese que levaria a reunião ministerial até o dia seguinte. Com a natural tendência ao sono, quantos não resistirão? Até porque, ao contrário dos notáveis de Napoleão, a maioria dos presentes da reunião já em andamento nada teria a relatar ou sugerir, convocados por injunções partidárias fisiológicas, sem maior intimidade com os temas afetos aos respectivos ministérios. Essas contradições fluem para uma única semelhança entre a Brasília de hoje e a Paris de ontem: quantos dos presentes à reunião ministerial poderão dizer que estão ganhando os próprios salários?

Em toda a crônica recente jamais se viu um grupo tão heterogêneo, insosso, amorfo e inodoro. Excetuando-se aqueles aos quais a presidente da República penalizou com a missão impossível de consertar a economia e as finanças públicas sem arcar com a impopularidade, os demais apenas ornamentam a paisagem. Por isso, sem dúvida, será razoável o número dos que estarão cochilando. Sem ter ganho os salários, vale repetir…

MAIS TEMIDA DO QUE AMADA

Para ficar na referência a Napoleão, importa registrar uma de suas máximas fundamentais: “um governante deve ser mais temido do que amado”. Será essa a diretriz adotada pela presidente Dilma? Saberemos se a reunião ministerial de hoje tiver sido televisada ou ao menos aberta à imprensa. Caso contrário, pela inconfidência dos presentes, quinze minutos depois.

 

 

12 thoughts on “O Ministério da soneca

  1. Emérito jornalista:

    O número excessivo de Ministérios serve exclusivamente para atender a base aliada, similar ao Centrão de triste época. Muda-se o tempo, mas as ações são as mesmas, só mudando a roupagem e palavras sinônimas.

    Inventaram as Secretarias com status (que palavra) de Ministro, mas de nulidade igual.

    O Brasil ao invés de avançar, teima em regredir em todos os sentidos. Tantos Ministérios e ninguém previu as crises de energia e hídrica, que nos assola dramaticamente. As duas fontes do Parque Lage secaram. O Lado da Quinta da Boa Vista secou. Duas hidroelétricas pararam de funcionar por causa da vazão de água. Qualquer criança poderá atravessar de uma margem para outra até o final do ano, nos Rios Paraíba do Sul e do Paraibuna.

    Se a reunião de hoje fosse para tratar apenas desse terrível assunto e as medidas para diminuir o desastre já seria de bom tamanho. Mas, seria pedir demais, em função de terem escondido da população a tragédia anunciada, desde muito antes da eleição de outubro de 2014.

    A população, muito mais atenta do que os governos, começa a agir. O exôdo das famílias das capitais do Sudeste com falta de água para o interior inicia-se timidamente. Entretanto, essas áreas de tranquilidade, logo serão devastadas pela ação do desmatamento para construção de moradias, principalmente edifícios. A água das cidades do interior serão também exauridas. Dou o exemplo de Mogi das Cruzes-SP, cidade aprazível tempos atrás, com clima de Serra e que agora experimenta temperaturas altíssimas. Em 2010, não havia nenhum aparelho de ar condicionado na cidade. Com a construção de edifícios em áreas de verde no entorna da Serra do Itapeti, já podemos observar os aparelhos de ar condicionado.

    Que fazer?

    • O pior foi o papel tragicômico das autoridades federais no Fantástico. Todos, com exceção das ‘autoridades federais ‘ admitiram a grave crise, até o Pezão que a vinha escondendo. Até quando o PT vai continuar com a sua ‘verdade de Goebbels ? Será que não notaram que uma mentira repetida a exaustão apenas se transforma em uma mentira maior, tanto que o Goebbels se matou …

  2. Só o Zé ???
    ” Dirceu sim, Lula não

    Este colunista não gosta de coincidências. Há dias, soube-se que José Dirceu está ouvindo outros grão-petistas que não gostam de Dilma e estão sem voz no Governo. O processo pode levar à criação de nova tendência interna no PT, para assumir o comando do partido, que hoje não é exercido por Rui Falcão.

    Pois não é que, em seguida, o Ministério Público pede (e obtém) a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Dirceu, de seu irmão e sócio e da sua empresa? Dirceu recebeu pouco mais de R$ 3,5 milhões de três empreiteiras investigadas no caso Lava-Jato.

    OK – mas se é para investigar quem prestou consultoria às grandes empreiteiras, há um profissional ainda mais famoso, cujo relacionamento com as empresas vai a ponto de usar seus jatinhos e de ajudar a fechar negócios internacionais. É o ex-presidente Lula. Ou só Dirceu interessa à investigação? E por que?
    ( Carlos Brickmann ).

  3. Meu caro Nascimento, hás que renascer em outro país, pois que, aqui, onde reina a insanidade geral e a mediocridade em grau imponderável, nossas fontes de água, sejam grandes, médias, pequenas, ou micro, estão inteiramente poluídas, eis que esgotos sanitários sem tratamento são lançadas nos cursos d’água. E viva o futuro deste país.

  4. INFELIZ COMPARAÇÃO! ESSA ANTA IMBECIL NÃO CHEGA AO DEDO MINDINHO DOS PÉS DE NAPOLEÃO! VAI PASSAR PARA A HISTÓRIA COMO A PIOR PRESIDENTE DE TODOS OS TEMPOS, MESMO ASSIM REELEITA POR MAIS DE 54 MILHÕES DE JUMENTOS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *