O ministro do Esporte, do PCdoB, o mais recente piloto da farra dos jatinhos. Sérgio Cabral acima da Constituição nacional. E Joaquim Barbosa, deselegante e deseducado, não cumprimenta Dona Dilma. Nasce um herdeiro-herói, num mundo com quase 2 bilhões de famintos e desempregados.

Helio Fernandes

Era previsto ou previsível que o Papa fizesse referência aos manifestantes das ruas, apoiando-os, lógico. Na primeira fala, chegando ao Brasil, Francisco se dirigiu a “jovens e idosos”. Ontem, mais claro e incisivo, foi direto ao assunto, não existem nem interpretações divergentes.

Textual: “Os jovens precisam construir um mundo de paz e igualdade”. E continuou no tema, sempre com a maior ênfase, sem ligar para os que achavam que Francisco exagerava. E ainda teve que suportar a crítica até exaltada de um cardeal americano (que está no Rio) e aproveitou a oportunidade para exibir oposição ao Papa.

Francisco não fez a menor concessão a ninguém, não respondeu a qualquer coisa. Com impressionante bom humor, num alto astral que faz inveja aos políticos, fez questão de cumprimentar representantes de outras Igrejas, que foram a Aparecida assistir sua missa.

Inacreditável que um país como a Argentina, que produz uma mulher como a presidente Cristina, ao mesmo tempo produz um homem como Francisco. Para quem acredita em milagre, nenhuma surpresa.

O NASCIMENTO DO TERCEIRO HERDEIRO
PARALISA COMPLETAMENTE O MUNDO

Que contradição: 195 países param completamente, porque num hospital grandioso e luxuoso, nasceu um menino, que governará a Inglaterra, se o avô e o pai não demorarem muito a ir embora. A mídia de todas as tecnologias deu páginas e mais páginas, dedicou espaços e mais espaços a esse nascituro que não tem a menor culpa nem conhecimento da terra que vai habitar.

Mas os que têm conhecimento de tudo, e que detêm o controle do noticiário e do endeusamento planejado e premeditado, esqueceram o que deveria ser notícia. Ou não esqueceram e simplesmente esconderam o que é notícia, devia estar nas manchetes e nas primeiras.

O mundo tem hoje 7 bilhões e 200 milhões de habitantes. Dados oficiais: 12 por cento (8 milhões e 600 mil pessoas) vivem (?) na mais completa miséria, perdão, recebem 2 dólares por dia. 16 por cento (quase 1 bilhão de pessoas) estão sem emprego, o mais selvagem e cruel crime do capitalismo, e que não será punido ou revertido por nenhum regime.

Mas os donos do que é ou do que não é notícia, pelo menos, podiam exibir um mea culpa, a confessar: “Estamos sendo passionais e parciais, e enganando a opinião pública”.

O RETROCESSO DOS NOSSOS POLÍTICOS

Alguns desses que se dizem do primeiro time, elogiam fartamente o Papa, e dizem: “Estamos convencidos que o Papa fará profundas mudanças na Igreja Católica”.

Além de políticos corruptos e ultrapassados, são péssimos analistas.
O Papa não vai FAZER mudanças. Em 4 meses já FEZ mais do que eles em 30 anos. Ou como diz o presidente da Câmara: “Há 42 anos estou nesta Casa”. Nenhum constrangimento na confissão de incompetência. O presidente do Senado não está há 42 anos, mas chega lá.

NA CONTRAMÃO DO PAPA,
JOAQUIM BARBOSA NEGATIVO

Hoje, no Brasil, ninguém é tão controverso quanto o presidente do Supremo. Muitos acham que só ele salvaria o Brasil, uma aventura no deserto da democracia. A forma como alcançaria o Poder, insuspeitada. Mas a chegada a um regime de exceção, que já vivemos várias vezes, mais do que visível. Autoritário, arbitrário e arrogante, assusta a todos que lutaram contra as ditaduras.

Na última, enquanto tantos lutavam, enfrentavam os que militarizavam o Poder, Barbosa, então na Procuradoria (e financiado por ela e pelos dinheiros públicos), ficava anos na Europa. Se orgulha de ter feito cursos, conhecido países, aprendido línguas, tudo com privilégios e mordomias. Voltou, encontrou uma ditadura quase morta, por causa do sacrifício dos que resistiram e não se entregaram.

E nessa democracia restaurada, elevado ao primeiro time por uma série de circunstâncias, não para de se exibir, com a arrogância, a pretensão e a vaidade costumeira. Não quero recordar suas arbitrariedades de antes, só lembrar a de agora.

Ao cumprimentar o Papa, que estava ao lado de Dona Dilma, fez questão de desconhecê-la, ignorá-la, não cumprimentá-la. Ninguém tem criticado tanto Dona Dilma quanto este repórter. Mas ali, ela era presidente da República, ele presidente do Supremo, que não é um Poder, é o mais alto posto do Judiciário.

A repercussão negativa (para ele) foi total. Principalmente porque exibiu a deselegância e a má educação, diante de um Papa que vem se firmando e se consolidando pela humildade, sinceridade e credibilidade. Tudo que falta ao presidente do Supremo.

###
PS – O retrocesso de Cabral. Mais um equívoco, e ele deixa claro por que é hoje o alvo principal dos manifestantes.

PS2 – Assinou decreto ditatorial, determinando que empresa de telefonia e internet entreguem ao seu governo informações sobre pessoas.

PS3 – Como age sempre levianamente ou irresponsavelmente, não examinou a questão, foi alertado: “Isso só pode ser feito com autorização judicial”.

PS4 – Menos de 24 horas decorridas, voltou atrás, explicou: “Eu queria descobrir e responsabilizar os suspeitos de vandalismo”.

PS5 – O próprio governador prova que gosta de agir ilegitimamente, e não apenas no item de vida nababesca, que palavra, acima das posses de quem nunca trabalhou na vida.

PS6 – O que chamei de jeitinho do jatinho se transformou na farra do jatinho. A cada dia são descobertos novos habitantes desse mundo aéreo. Agora foi o ministro do Esporte, um dos condôminos do PCdoB, que viajou a Cuba com a família.

PS7 – Não esquecer duas coisas. A cúpula do PCdoB expulsou Prestes, um dos raros comunistas autênticos e compenetrados. Dona Dilma não acaba com a farra dos jatinhos por falta de vontade.

PS8 – A maioria da Convenção Nacional do PT expulsou (eles disseram “excluíram”, mas foi expulsão mesmo) do Diretório Nacional Dirceu, Genoino, João Paulo. Recorreram a Lula, não conseguiram nada.

PS9 – Ciro Gomes, ministro de FHC e de Lula, estava em silêncio há muito tempo, abriu o jogo contra Dona Dilma: “Lidera uma aliança na base da “putaria” (as aspas são dele), ela não tem experiência nem competência.

PS10 – Dona Dilma recorreu a Lula, não conseguiu nada.

PS11 – O presidente do PT continua coma estratégia de não deixar ninguém ficar tranquilo. Anteontem não se incomodou de perguntar publicamente, “quem vai votar em Dilma?” (Eliminou até o Dona). Ontem atirou no PSB, diretamente, atingindo o governador de Pernambuco, que não gostou;

PS12 – Textual: “O governador do Espírito Santo, do PSB, me disse que ficará com a presidente Dilma em 2014”. Eduardo Campos, irritado, fez uma porção de manobras para que o alido desmentisse. Ficou mais furioso porque ele não desmentiu.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

28 thoughts on “O ministro do Esporte, do PCdoB, o mais recente piloto da farra dos jatinhos. Sérgio Cabral acima da Constituição nacional. E Joaquim Barbosa, deselegante e deseducado, não cumprimenta Dona Dilma. Nasce um herdeiro-herói, num mundo com quase 2 bilhões de famintos e desempregados.

  1. A mídia eletrônica repetiu exaustivamente a imagem onde o ministro Joaquim Barbosa, aparece como um cidadão negro mal educado e com falta de sensibilidade social, por não ter cumprimentado a presidente Dilma Rousseff, quando foi apresentado ao sumo pontífice na apresentação durante a solenidade realizada no Rio de Janeiro, ato considerado como uma possível descortesia, levando na onda coleguinhas mais afoitos que divulgaram a notícia, sem o senso de melhor observação das imagens transmitidas na telinha da TV. Nota emitida pela assessoria da Presidência do STF (abaixo), esclarece o assunto e coloca no lixo as afirmações dos maledicentes permanentemente de plantão para assacar inverdades contra a pessoa da mais alta autoridade do Poder Judiciário no Brasil. Antonio Lucio

  2. Até tu, Hélio Fernandes entrando nessa de onda contra os modos e modas da corte.
    Joaquim Barbosa foi o único que fez corretamente as regras da etiqueta. A presidente Dilma ali era apenas a anfitriã, a cicerone (por sinal mal educada em vários aspectos), o visitante era o santo padre, a quem deveria ser dado atenção e boas vindas.
    Feio mesmo, foi Gilberto Carvalho ter tomado tempo com beijos na mão da “chefa” e demonstração de deslumbramento com incessantes comichões de pieguismo. Feio foi o discurso da presidente. Feio foi ter aquela fila de autoridades que respondem a todo tipo de desmandos, ilicitudes com a coisa pública. Pelo menos poupa o Papa Francisco de ir visitar criminosos em regime fechado em algum presídio.

  3. Helio. Houve um engano de sua parte. No fim da ditadura o Prestes foi expulso pela cúpula do PCB, o chamado partidão, do então Roberto Freire, aquele que deixou de gostar da Russia e do comunismo depois que o Yeltsin disse que sua filha tinha que pagar para estudar balé em Moscou. E criou a legenda do PPS. O PCdoB é aquele do Amazonas, do Pomar, Grabois, que se separou do grupo do Prestes antes do golpe de 64 e fez a guerrilha do Araguaia. Quanto ao Aldo Rebelo, é um picareta que surgiu após a lei da Anistia, como a Jandira Feghali e o tal do Valentim e esse cara pintada tristemente famoso no município de Nova Iguaçu agora no PT. Esses caras aí do PCdoB nunca lutaram contra a ditadura ou arriscaram a pele. Prejudicam e até vítimas da ditadura em seus direitos de anistia. Estão para conchavos eleitorais desde os anos 80 e a mamar em cargos de confiança desde o governo Sarney.

  4. Jornalismo aprimorado, só possível com a grande visão e magistral conhecimento de um proficional do quilate do Sr. Helio Fernandes.
    Helio tem todo o direito de dar sua opinião, ao apontar como antagônicos, em seus substratos filosóficos, dois mandatários originados do mesmo país, a Argentina. A meu ver, no entanto, Dona Cristina Fernandez de Kirshner está em perfeita sintonia com a opção pelos pobres adotada pelo papa Francisco. O próprio cardeal norteamericano (cujo nome Helio Fernandes optou por não revelar) não se conteve, nem teve pejo, ao criticar o novo Pontífice. Quer ele ser um moderno Fulton Sheen, tendo este sido designsdo arcebispo de Nova York em 1951 pelo papa Pio XII, consagrando-se como o primeiro teleevangelista do mundo, e imitado por uma pletora de seguidores?
    Sheen era um conservador aliado do capitalismo, talvez por esta razão foi prestigiado pelo ex-secretário Eugênio Pacelli, que dividia seu tempo entre Roma e a Alemanha, tornando-se o papa Pio XII, de nítidas tendências nazistas.
    Francisco está incomodando os adeptos do famigerado capitalismo. Está começando a incomodar, pregando abertamente o verdadeiro Cristianismo, sem mencionar, até agora, qualquer texto do antigo e Velho Testamento, nitidamente escrito pelos homens, com surradas e cansativas repetições. Haja vista a repetição letra por letra, parágrafo por parágrafo texto por texto, que o autor dos Salmos produziu entre o salmo 14 e o 53, rigorosamente iguais.

  5. Quequé, isso, mestre Hélio Fernandes!

    “Que contradição: 195 países param completamente, porque num hospital grandioso e luxuoso, nasceu um menino, que governará a Inglaterra…,”

    “A cúpula do PCdoB expulsou Prestes…”

    “O papa…”

    Nenhum país parou, ‘mode o príncipe – nem o Haiti, nem o Djibuti.(Ninguém come príncipe);

    O ‘Partidão’ nasceu em 1922, com o nome Partido Comunista do Brasil-PCB. Em 1958 mudou seu programa e o nome, para Partido Comunista Brasileiro-PCB. Por isto alguns filiados romperam com todo o PCB e não somente com Prestes, fundando [tais dissidentes] o PCdoB, em 1962.

    O papapa era para haver [era pra ter, era pa tê, era patê], como primeiro papapa americano, logo de chegada, pedido perdão ou desculpa pelo genocídio perpetrado com quatro civilizações multi-milenares da América: ASTECA, MAIA, INCA e TUPI-GUARANI, pelos governos sócios da seita IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA, fundada pelo IMPERADOR ROMANO Constatino, no século III, para ser o Plano B, do Império Romano – que deu certo.

    Por isso, não se chama IGREJA CATÓLICA JESUÍTICA ou IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA CRISTÃ. Sacô? Usa Jesus como agenciador financeiro da dita empresa [‘IGREJA’] que explora o Comércio Religioso Mundial. Sacô?

    Em qlqr ponto da America o papapa pisa num ‘tapete’ de sangue e pó de osso daqueles povos chacinados.

  6. Em homenagem ao papa Francisco, o papa dos pobres, divulgamos a campanha “Pobre vota em Pobre”. Quem sabe possamos renovar bastante o congresso, as assembléias legislativas, as câmaras municipais e pressionarmos para que os ministros tb sejam pobres e até possamos eleger presidente, de fato, pobre… vai ser divertido… como dizia o saudoso pedetista…

  7. COM A PALAVRA O POBRE CIDADÃO,QUE NÃO EXERCE CARGOS,E QUE FOI EDUCADO NA LIDA,SE A AUTORIDADE MÁXIMA NÃO MERECE RESPEITO ,QUE DIRÁ VOCÊ.

  8. Sou o primeiro das fotos do TRIBUNA. Sempre admirei o Hélio Fernandes. Não sei quem inspira suas atitudes e idéias. Não é o Hélio físico. Sei que o corpo é o invólucro(da alma, ego ou espírito); que estes são o invólucro da mente e que a mente é o invólucro ou veículo de nossa Verdadeira Entidade ou Estado de Buda. Devo um favor ao Hélio que nunca será pago. Ele foi o responsável por um DUPLO VESTIBULAR que houve na UEG, por uma reclamação que fiz ao Governador Carlos Lacerda por intermédio dele. O Governador ordenou que houvesse um segundo Vestibular. Único da história da UEG.

  9. A palavra sensata do Papa contra o tráfico e a liberação de drogas

    Milton Corrêa da Costa

    O Papa Francisco, ao posicionar-se claramente contra a liberação de drogas, citando inclusive a violência gerada pelo narcotráfico, durante seu discurso nesta quarta-feira, na inauguração, no Rio, de uma ala no centro de tratamento de dependentes químicos, do Hospital da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, afirmando que a solução contra o mal do século não é a sua liberação, mostrou, sem dúvida, o caminho do bom senso e da esperança na luta contra as drogas.

    A chamada ‘corrente progressista’, que insiste, de forma insensata, na legalização de drogas, com sérios riscos para os mais jovens, de aumento do consumo e do número de dependentes, sofre pois um duro revés com o pronunciamento do líder da Igreja Católica, caracterizado pela fé e esperança na recuperação humana, não na permissividade..

    Drogas não agregam valores sociais positivos e constituem um perigoso caminho de destruição de jovens e seus familiares, Quando não há prazer na convivência familiar, nos estudos, no trabalho, na prática esportiva, no lazer, na vida social, na religião, a droga pode se apresentar perigosamente ao jovem como uma falsa fuga.

    Como mostrou o Sumo Pontífice o caminho é o da esperança e da auto-estima na luta contra as drogas, onde dois ex-dependentes, em suas narrativas de vida e experiências frustantes com drogas, durante a emocionante cerimônia, mostraram ao mundo que é possível superar o grande mal e reerguer-se para a convivência sadia, de valores positivos.

    O Santo Padre deu o tom da fé e da esperança na luta contra as drogas. Que suas palavras sirvam de reflexão para os que continuam dominados pela praga que destrói seres humanos. Quem se ama não se droga. Francisco deixou clara a sua posição de bom senso e de amor ao próximo. Que Deus continue iluminando o missionário da bondade e do amor profundo aos mais necessitados..

    Milton Corrêa da Costa é tenente coronel da reserva da PM do Rio de Janeiro

  10. “Autoritário, arbitrário e arrogante, assusta a todos que lutaram contra as ditaduras”
    Concordo, assim como acredito que só ele traria alguma esperança de mudanças, mesmo que sejam para pior, mas mudanças. Com os outros possíveis candidatos estaríamos logrando somente mais do mesmo, sem nenhuma esperança de mudanças reais e satisfatórias.

    Tenho receio do que ele como presidente possa se tornar, mas pelo atual sistema político brasileiro, temos de arriscar com ele ou continuar na mesma m&rd@ !!!

  11. …” Autoritário, arbitrário e arrogante, assusta a todos que lutaram contra as ditaduras.
    Na última, enquanto tantos lutavam, enfrentavam os que militarizavam o Poder, Barbosa, então na Procuradoria (e financiado por ela e pelos dinheiros públicos), ficava anos na Europa. Se orgulha de ter feito cursos, conhecido países, aprendido línguas, tudo com privilégios e mordomias. Voltou, encontrou uma ditadura quase morta, por causa do sacrifício dos que resistiram e não se entregaram..”…

    Lugar de ladrão é na cadeia, principalmente os grandes e poderosos. Assim teria que ser. Mas não é, bem sabe o povo. Nem nunca será por conta da gigantesca injustiça do sistema baseado no poder da grana, notadamente, nos países do terceiro mundo. E, para quem serviu ao triste papel de conduzir o grande espetáculo midiático do famoso julgamento mensalão, sem provas concretas, fazendo largo uso do domínio do fato, para quem foi contra os aposentados do AEROS, e mais outras, não é possível esperar muita coisa desse extravagante, insensível e arrogante personagem, chamado Joaquim Barbosa.

  12. Esse Joaquim Barbosa pretende se aproveitar da onda norteamericana que introduziu um negro na presidência e até o reelegeu. Nos Estados Unidos, quem não é branco é preto. No Brasil, ao contrário, quem não é negro é branco.
    No Brasil já não há esse impacto, apesar de o racismo continuar generalizado. Mas não é por esse fator racial que o Sr. Joaquim Barbosa não tem votos para a presidência, mas sim porque todo mundo sabe que nada vai mudar para melhor. Todos os “fazedores” de opinião já perceberam que o Sr. Joaquim é um ressentido totalitário.

  13. Meu querido Hélio: não nos conhecemos pessoalmente mas sou seu fã. Inteligente, humano, gente boa. Mas convenhamos, Joaquim Barbosa está anos-luz acima de Dilma, uma imbecil, e do Lula, um ladrão espertíssimo. A salvação do Brasil é uma utopia: um ditador honesto e humano, coisa que não existe. Não se muda um regime sem sangue. Os canalhas que estão mamando nas tetas do poder não largarão tais peitos assim tão facilmente. Há que mata-los. Fechar o congresso. Acabar com o bolsa-seja-lá-o-que. EDUCAR O POVO: ABRIR ESCOLAS DE ALGO NÍVEL E FAZER DO PROFESSOR O PROFISSIONAL MAIS BEM PAGO DO PAÍS E EXIGIR COMPETÊNCIA ABSOLUTA DELE! Analfabeto não é para votar nem ser votado. Eleger somente quem tiver ficha limpa MESMO! Acabar com recursos no Judiciário! Instituir pena de morte e executá-la rapidamente para todos os crimes hediondos. Execução sumária para todos os políticos corruptos (haja bala!). Nenhum cargo eleitoral será dedicado ao povo com os eleitores que temos aí. De vereadores a senadores, tais fdp’s são a cara dos eleitores!!!

  14. Quando elegeram Joaquim Barbosa o novo herói, além da desconfiança com relação a uma nação que precisa de heróis, temos que observar seu comportamento à frente do STF, agindo de forma autoritária e intransigente, ou seja, contrários à uma democracia, em qualquer escala.

    Venho criticado a Dilma com suas políticas de sobressalto, principalmente no campo econômico e por último o plebiscito, mas como presidente e como mulher, faltou consideração e elegância por parte do JB sim, Hélio Fernandes está certíssimo.

  15. Pessoas veem e interpretam situações ao seu jeito, ao seu modo, quando não influenciadas e segundo as crenças sobre acontecimentos. E quando influenciadas, são repetidoras do que os outros pensam. Só isso.
    Se o Joaquim fez por querer, logo, por deselegância para uns, ou por descuido, ou, ainda, por simplesmente acreditar ele que a figura recebida, o PAPA, é quem devesse receber atenção etc., tudo isso está na esfera subjetiva de ele. Os outros, que interpretam a situação, tem suas opiniões e o que não significa que sejam verdade.

  16. NO BRASIL NÃO HOUVE DITADURA NO PÓS-64!

    HOUVE SIM, UM REGIME DE AUTORIDADES.

    TODOS OS PRESIDENTES MILITARES FORAM ELEITOS PELO
    CONGRESSO NACIONAL.

    O PRÓPRIO DR. ULISSES GUIMARÃES VOTOU EM CASTELO
    BRANCO LÁ NO CONGRESSO. QUE DITADURA ERA ESSA!

    NO DIA EM QUE PARTE DA IMPRENSA MOSTRAR 100% DA
    VERDADE, O NOSSO PAÍS DARÁ UM PASSO GIGANTE À FRENTE.

    POR EXEMPLO, LULA e a D. DILMA AMBOS FORAM FORTE-
    MENTE VAIADOS NOS ESTÁDIOS DE FUTEBOL. FOI MOSTRADO.
    MUITO BEM.

    AGORA VEM A PERGUNTA: POR QUE NÃO MOSTRAM O GRANDE PRESIDENTE MÉDICE, SENDO APLAUDIDO E OVACIONADO
    NOS ESTÁDIOS, INCLUSIVE NO MARACANÃ(fato inédito) TODAS
    AS VEZES QUE LÁ COMPARECEU?

    EU VIVI O PERÍODO E IN LOCO.

  17. Via Atrevete a pensar – Tradução do Limpinho&Cheiroso – Talvez poucas pessoas saibam que a fábrica de armas Pietro Beretta Ltda. (a maior indústria de armas no mundo) é controlada pela Holding SpA Beretta e que o acionista majoritário da Holding SpA Beretta, depois de Gussalli Ugo Beretta, é o Instituto para Obras de Religião (IOR), comumente conhecido como Banco do Vaticano, instituição privada, fundada em 1942 pelo Papa Pio 12 e com sede na Cidade do Vaticano.

    A história por trás de tudo isso é a seguinte:

    Roma não foi construída em um dia, tampouco o Vaticano, e menos ainda sua opulência atual. Isso tem suas raízes no século 4 da era cristã, quando o imperador Constantino se converteu ao cristianismo e colocou à disposição do papa Silvestre I uma fortuna colossal – de fato o transformou no primeiro papa rico na história.

    A Igreja Católica é a única organização religiosa do mundo que tem como quartel-general um estado independente: a cidade do Vaticano. Com seus 0,44 quilômetro quadrado de superfície o Vaticano é muito menor do que muitos campos de golfe no mundo; e para percorrê-lo sem pressa não se necessita muito mais que uma hora; contar suas riquezas, contudo, levaria bastante mais tempo.

    A moderna opulência do Vaticano baseia-se na generosidade de Benito Mussolini que, graças à assinatura do Tratado de Latrão entre seu governo e o Vaticano, outorgou à Igreja Católica uma série de garantias e medidas de proteção. A Santa Sé conseguiu que a reconhecessem como um estado soberano, beneficiou-se com a isenção fiscal de sua propriedade para beneficiar seus cidadãos, que não precisavam pagar os direitos aduaneiros pelo que importavam do exterior. Foi-lhe concedida imunidade diplomática e seus diplomatas começaram a desfrutar dos privilégios da profissão, igual assim como os diplomatas estrangeiros reconhecidos junto à Santa Sé. Mussolini prometeu introduzir o ensino da religião católica em todas as escolas do país e deixou a instituição do casamento sob a égide das leis canônicas, que não admitiam o divórcio. Os benefícios que o Vaticano recebeu foram enormes, dentre eles, os benefícios fiscais foram preponderantes.

    Em 1933, o Vaticano mais uma vez demonstrou sua capacidade de estabelecer negócios lucrativos com os governos fascistas. A concordata de 1929, assinada com Mussolini, foi seguida por outra entre a Santa Sé e o 3º Reich de Hitler. O gestor Francesco Pacelli foi uma das figuras-chave do pacto com Mussolini: seu irmão, o cardeal Eugênio Pacelli, futuro papa Pio 12, foi responsável pela negociação como secretário de Estado do Vaticano, assinando um tratado com a Alemanha de Hitler. Pio 12 conhecia bem a Alemanha. Ele fora núncio em Berlim, durante a 1ª Guerra Mundial, e depois, como secretário de Estado de Pio 11, teve inúmeras intervenções no rumo que estava tomando a política alemã. Nesta qualidade interveio decisivamente na encíclica de Pio 11, conhecida como Mit brennender sorge (que se pode traduzir “Com preocupação ardente”). A iniciativa da encíclica partiu, ao contrário do que se acredita, dos bispos alemães, sendo o primeiro rascunho escrito em Roma pelo Cardeal Faulhaber. O então cardeal Pacelli, que fala alemão, deu-lhe a forma final, apresentada a Pio 11, sendo então assinada e publicada. Apesar da constante e grande pressão mundial, o papa Pio 12 sempre se negou a excomungar Hitler e Mussolini; seu pontificado foi caracterizado pela adoção de uma falsa postura de neutralidade. Quando os nazistas invadiram a Polônia, o papa Pio 12 se recusou a condenar a invasão; uma das maiores vantagens que obteria o Vaticano do muito lucrativo acordo que mantinha com Hitler era a confirmação de Kirchensteuer, um imposto eclesiástico; trata-se de um imposto estadual que ainda hoje os fiéis alemães devem pagar, e só podem escapar se renunciarem à sua religião. Na prática, muito poucos renunciam. Este imposto representa por si só entre 8 e 10% dos impostos totais arrecadados pelo governo alemão.

    Os números do Vaticano

    Vaticano10_Vista_Aerea

    Estima-se que o Vaticano seja o dono de cerca de 20% a 30% dos imóveis da Itália, incluindo igrejas, escolas, hospitais, clínicas e até hotéis.

    Beatriz Olivon – No final de fevereiro, o papa Bento 16 deixará o cargo. Assim, ele deixa de ser chefe do Estado da cidade do Vaticano, o menor Estado do mundo em tamanho e um dos menores em população. O Estado da cidade do Vaticano tem 0,44 quilômetro quadrado, sendo o menor estado independente do mundo, de acordo com o banco de dados do livro CIA, o World Factbook. O Vaticano tem pouco mais de 800 moradores – 836, de acordo com estimativas de julho de 2012, só há dois estados com menos habitantes. Em 2011, a força de trabalho somava 2.800 pessoas, a maior parte delas mora fora do Vaticano e está empregada na área de serviços.

    Estima-se que o Vaticano seja o dono de cerca de 20% a 30% dos imóveis da Itália, incluindo igrejas, escolas, hospitais, clínicas e até hotéis. Durante a crise econômica, um antigo imposto sobre bens imóveis que tinha sido extinto retornou e a oposição pediu que ele também fosse aplicado às propriedades do Vaticano.

    Crise – Assim como seus pares na Europa, o Vaticano também sentiu a crise financeira. O livro da CIA afirma que nem o Vaticano escapou das dificuldades financeiras que afetaram a Europa e, em 2012, começou a avaliar onde cortar custos para reverter o déficit no orçamento de 2011. Os rendimentos foram de US$308 milhões em 2011 enquanto os gastos foram de US$326,4 milhões.

    A maioria dos gastos públicos vai para salários e outros custos com pessoal. O relatório afirma que os rendimentos e condições de vida dos trabalhadores são comparáveis aos dos que trabalham em Roma.

    O Vaticano é financiado por diversas fontes, incluindo investimentos, aluguel dos imóveis e doações. Uma coleta anual nas dioceses somada a doações diretas vai para um outro fundo usado diretamente pelo papa para caridade, desastres e ajuda a igrejas em países em desenvolvimento, segundo o CIA, o World Factbook. As doações aumentaram entre 2010 e 2011, segundo a CIA.

    O orçamento do Estado da cidade do Vaticano inclui a receita dos museus, correio e venda de souvenir. A receita também aumentou entre 2010 e 2011 por causa do aumento no número de horas de funcionamento dos museus e do maior número de visitantes, segundo o relatório.
    Tags :
    Comunicação , Mundo , Opinião , Segurança , Religião , Denúncia , Política

    É incrível a capacidade da mídia de manipular as massas, desde a invenção de Guttenberg! Papa bonzinho, simpático, estão até tentando, como sempre, “vender gato por lebre” no uso do (massacrado pelos jornalistas) vernáculo: querem porque querem ‘vender’ a imagem de um ‘santo’, ‘HUMILDE’; quando, no máximo, o Senhor Jorge Bergoglio, pode ser uma pessoa simples, NUNCA HUMILDE, que são dois vocábulos que, NÃO SÃO sinônimos. Até porque,a HUMILDADE é uma característica incompatível com o cargo que ora ocupa na continuação do Impérío Romano. O único papa que, talvez, tivesse essa característica, detectada pela ICAR logo após a sua eleição e, por isso mesmo, descartado sumariamente, foi o antecessor de João Paulo II – o finado Luciano Luciani, que adotou o nome de João Paulo I, por isso o seu sucessor ficou sendo o II. Papa x Humildade são duas categorias antagônicas, dado o fausto, o aparato inerente ao cargo e as finalidades de tal suntuosidade, para a ICAR. Se humilde fosse, mesmo eleito, teria renunciado logo a seguir, dados a glória, o fausto, os escândalos, os ‘segredos’, os ‘pecados'(palavra tão cara aos cristãos!) correntes na Cidade-Estado! O Vaticano é uma grande empresa cujo CEO anterior, considerado antipático, vaidoso – usava sapatos PRADA de seda vermelha, feitos sob medida! – foi trocado por um que melhor encarna o papel e interpreta muito bem o discurso de marketing da empresa, enfim, é o melhor ator, no momento, para interpretar o script produzido pelo departamento de marketing da ICAR. Nada mais do que isso. E o Brasil e alguns outros países estão de olhos esgazeados, de joelhos!!!!! diante de uma homem igual a todos os outros homens ou, nas palavras de JESUS, este sim, um grande homem: “…um homem sujeito às mesmas paixões que todos os outros…” (referia-se aqui a um dos (considerados) grandes profetas de Israel: Elias). O resto é retórica desinteressante e rebarbativa.

  18. Pois é. O herdeiro-heroi nasceu num país que “acomoda”, entre suas propriedades, paraísos fiscais como Jersey e Caimã. Lugares onde os ladrões de todas as matizes guardam seus roubos.
    Os mendigos do mundo aplaudem o casal!!!

  19. Prezado Sr. Dione , PARABÉNS pelo seu belissimo comentário a respeito desta seita dos infernos,
    comandada pelo tal “papa” que de “humildade” nada têm, somente mãos sujas de sangue
    de tudo que sua “igreja” promoveu.

    Muita cousa do seu comentário já é de pleno conhecimento de quem estuda a FÉ SALVIFICA
    baseada na mais pura VERDADE DE YAWHE NA PESSOA DE SEU FILHO YESHUA…NOSSO SALVADOR.

    Uma “igreja” que se diz seguidora do MAJESTOSO, MARAVILHOSO E SALVADOR YESHUA….
    Que nos ensinou o SERMÃO DA MONTANHA, ser SÓCIA DE UMA FÁBRICA DE ARMAS…ha..ha..ha..ha
    e numa tremenda FALTA DE CARÁTER seu “lider” vai pelo mundo afora “pregando
    pregando um falso e mentiroso evangelho” uma afronta ao MAJESTOSO
    EVANGELHO DO NOSSO SALVADOR YESHUA..QUE EM MOMENTO ALGUM ORDENOU QUE SUA IGREJA tivesse
    como objetivo ser sócia de uma INDUSTRIA DE ARMAS….ha..ha..ha..ha……SEJAMOS
    LÓGICOS ESSA SEITA DOS INFERNOS E SEUS LIDERES REPRESENTA A VERDADE DE YAWHE ?

    Se formos lógicos e sinceros em nossas mentes cauterizadas pelo nosso pecado e idolatria
    veremos que alguma cousa está errada.

    Mas , sigamos em frente, pois a mentira cedo ou tarde vai cair.

    YAWHE SEJA LOUVADO….EM SEU FILHO YESHUA NOSSO SALVADOR ….NOSSO SALVADOR .

    Carlos de Jesus – Salvador -Bahia

  20. Todo dia eu agradeço a Deus por mais um artigo de Hélio Fernandes. É um banho de luz, sabedoria e honestidade intelectual nestes tempos de trevas e confusão. Espero que o jornalista continue escrevendo por muitos anos, tanto sobre o presente, quanto sobre o passado. Seu conhecimento da história, como testemunha ocular e repórter, nos enriquece muito. Sou muito grato.

    Sobre o texto: mais uma vez, vemos a falta que faz a distinção entre Chefe de Estado e Chefe de Governo. Concentrar as duas atribuições numa mesma pessoa é errado. Se o Brasil tivesse um Chefe de Estado, não teria havido vaias na abertura da Copa das Confederações, e Joaquim Barbosa certamente não teria ignorado a presença de nosso representante na recepção ao Papa Chico.

  21. Realmente o comentarista acima tem razão ao dizer que no Reino Unido quem governa é o primeiro-ministro. Mas, excepcionalmente essa rainha que ainda viva está, com a experiência adquirida desde 1949, documentos secretos que teve acesso e relações pessoais com inúmeros primeiros-ministros, tem sido a última palavra em decisões importantes de governos, segundo afirmações de muitas pessoas familiarizadas com o sistema de poder britânico. Já houve precedente no século XIX em menor grau com a rainha Victoria.

  22. A propósito do que disse, duvido que essa rainha que ainda viva está não tenha tomado conhecimento e sido ouvida em 1990 sobre aquela lambança que a Thatcher, seu filho Mark e o atual primeiro-ministro Cameron fizeram nas negociações dos artefatos nucleares com os sul africanos, assim como a convocação da Thatcher pelo Tony Blair para que lhe informasse pormenorizamente sobre os acontecimentos logo que assumiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *