‘O PIB, para o povo, é o emprego e a renda’, diz Mercadante

José Carlos Werneck

Segundo,informações do “Estado de São Paulo”, o articulador político de Dilma, Aloizio Mercadante, não crê que a situação econômica seja um obstáculo à reeleição.

Com a tarefa de assessorar a presidente Dilma Rousseff na articulação política do governo, Aloizio Mercadante dá o tom da campanha da reeleição, em 2014. “O PIB, para o povo, é emprego e renda”, afirma, amenizando o “Pibinho” de 0,9% de 2012 e a previsão de um crescimento tímido para este ano. “É possível, sim, combater a inflação e manter a estabilidade preservando o emprego.”

O ministro participou, quarta-feira, de uma conversa de sete horas entre Dilma, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci, o presidente do PT, Rui Falcão, e o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho. Na oportunidade, foi passado um pente fino dos apoios conquistados para a disputa da reeleição e avaliados os palanques para Dilma nos Estados.

A atenção do Palácio do Planalto é toda voltada para a economia. “Sobre a reunião com Dilma e Lula, eu não falo”, desconversou Mercadante.

INFLAÇÃO

O ministro criticou o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga, para quem a instituição, atualmente, está leniente com a inflação, e criticou o PSDB. “Acho engraçado porque, quando ele era presidente do BC, ninguém podia escrever ou dizer que a taxa de juros podia cair. Mas, agora, dizer que a taxa de juros tem que subir pode”, provocou. Fraga é um dos interlocutores do senador Aécio Neves.

Na lista dos pré-candidatos do PT ao governo de São Paulo, ele defendeu chapa própria do partido ao Palácio dos Bandeirantes, mas sinalizou que o escolhido pode não ser ele. “Na vida pública, quem tem tempo não tem pressa”. Nos bastidores, os petistas apostam que Mercadante poderá substituir a ministra Gleisi Hoffmann ,na chefia da Casa Civil a partir de março de 2014, quando a ministra deixará o cargo para candidatar-se, pelo PT, ao governo do Paraná.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *