O pior crime da justiça e dos governos: precatórios. O Senado já deixa entrever e até garantir, pelo seu ínclito presidente: ‘Vamos examinar, sem pressa, o projeto que veio da Câmara’. Joaquim Barbosa continua com o processo do Fundo Aerus. O Sete de Setembro da Síria (e o resto do mundo?) pode ser no dia 9.

Helio Fernandes

Amanhã é 7 de Setembro, pelo Calendário Gregoriano e pelo das ruas. O primeiro, imutável, foi implantado por causa da confusão geral. Ninguém se entendia, os países tinham suas próprias datas e comemorações. Todos aceitaram imediatamente, menos o Império Britânico.

Este levou 12 dias para aprovar. Assim, Shakespeare, que morreu num determinado dia de 1541, é citado na História com a morte 12 dias depois.

Miguel de Cervantes (glorioso criador do “Don Quixote”), morreu no mesmo dia do gênio do Império Britânico. E aparece com a data histórica correta, porque a Espanha ratificou no mesmo dia o Calendário Gregoriano.

QUE O CALENDÁRIO DAS RUAS,
AMANHÃ, SEJA BREVE, BREVE,
COINCIDÊNCIA COM A COMUNIDADE

Dominando as ruas, surpreendentemente, desde o já inesquecível 6 de junho, o país espera que o 7 de Setembro de amanhã tenha características, objetivos, protestos, reivindicações e manifestações como as que foram tão aplaudidas quando surgiram.

Milhões podem e devem ir às ruas (de onde o povo jamais sai, desprezado, humilhado e ignorado) exigindo pela voz e pelo povo, que sejam feitas as modificações imperiosas e importantes.

A confusão que levou ao protesto das ruas, é geral e total, perniciosa, miserável, inaceitável. E pelo descaso das chamadas autoridades, altamente PERIGOSA.

Assim, é preciso que os protestos sejam direcionados para o trivial ou o constitucional. Às vezes as duas coisas são coincidentes, ou melhor, apenas mascaram e mistificam as necessidades e os direitos de toda a população.

Que isso seja explícito e explicado com bastante clareza, firmeza, segurança, mas sem violência. Um só exemplo do comportamento altamente positivo: o “fim” da PEC 37 (retaliação que seria aprovada por unanimidade), que com medo das ruas foi votada no mesmo dia, também por unanimidade, mas lógico, vetada, deixou de existir.

REIVINDICAÇÃO IMPRESCINDÍVEL,
IMEDIATA E APLAUDIDA

A Reforma Política está no alto e no alvo de todas as mudanças, mas como deixaram passar mais de 30 anos, e o próprio Congresso é que terá que fazer modificações, ficará um pouco (podem exigir o mais VELOZ possível) mais difícil. É preciso insistir e pressionar cada vez mais duramente.

Mas quatro pontos que devem representar PRIORIDADE total, podem ser mudados em um dia ou dois, por simples emenda constitucional, eficiente e urgente.

1 – Fim do voto OBRIGATÓRIO, execrável.

2 – Liquidação imediata do voto PROPORCIONAL, pelo qual o cidadão-contribuinte-eleitor sai de casa para votar em Pedro, elege uma porção de “Joãos”, como Garrincha denominava as vítimas de sua genialidade.

3 – Acabar com o suplente, na Câmara e no Senado, isso não leva nem um dia. (O ladrão Donadon está preso, não foi cassado, assumiu logo alguém que nem foi votado nem eleito, teve mais ou menos 8 mil votos).

4 – Implantação imediata do VOTO DISTRITAL, repressão ao VOTO DE LISTA, excrescência. Se já existisse o Distrital, muita coisa não teria acontecido. Voto Distrital é sinônimo de TRANSPARÊNCIA.

(Dona Dilma tentará capitalizar a dor, o clamor e o fervor do povo nas ruas, sem sucesso. Seu comportamento é típico e característico de gabinete, não conhece as ruas, nem nominalmente).

É PRECISO MARCAR VITÓRIA AMANHÃ

É lógico, claro e evidente que esses 4 pontos não são os únicos na pauta de exigências. Mas que avanço. E mais: o Congresso ATENDERÁ com toda a pressa possível, o que mostrará ao país que modificações inadiáveis são possíveis, parlamentares não poderão se manter impassíveis.

Em suma: exijam, sejam claros e imperiosos, nessas imprescindíveis exigências. Mas não esqueçam que o sofrimento, o descaso, o desprezo e o desrespeito com o povo são CONSEQUÊNCIA do desinteresse dos governos.

Aqui basta uma lembrança, lamentável, que exige protesto, punição e reviravolta de comportamento. Falamos do miserável “tratamento” que é dado pelos concessionários de transportes, diariamente, ao povo do Brasil inteiro.

Cobram caro, usam velharias (ônibus, trens, metrôs) não cumprem horário, submetem a população a vexames de toda ordem.

E quando um desses veículos para, o que acontece todo dia, o povão fica chorando no chão, sem saber o que fazer.

PS – Cadeia imediata para esses c-o-n-c-e-s-s-i-o-n-á-r-i-o-s. Liberdade para eles? Só quando o povão não precisar desperdiçar diariamente 3 horas para ir trabalhar e voltar para casa.

PS2 – Esses “concessionários” deveriam ser obrigados a usar diariamente o mesmo “transporte” que sonegam a quem paga.

PS3 – Podem comprar quantos carros quiserem, que ficarão nas garagens. Terão que sofrer com o povão que exploram e enriquecem com essa exploração.

O DIA 9 DA SÍRIA

Por enquanto, todos esperam. A Rússia garante: “Posso até apoiar os EUA, se eles tiverem provas do uso de armas químicas”. Novamente seus torpedeiros em alto mar, perto de tudo. Não vai usá-los.

A China, mais comedida e longe de ser atingida, dá apenas nota oficial: “A guerra da Síria pode afetar a economia global”.

A França informa que está totalmente apoiando a guerra da Síria, firme com os EUA, “não recuaremos”.

A Síria, no momento no centro de tudo, tenta mostrar que é potência, bem longe da impotência que acreditam. Fala sempre pelo próprio Bashar Al Assad: “Podemos até provocar a Terceira Guerra Mundial, não hesitaremos, não recuaremos nem nos entregaremos”.

Mas logo depois, ele mesmo pede à ONU que “comande negociações político-diplomática, ainda há tempo”.

E OBAMA, ONDE ESTÁ E
E QUEM ESTÁ COM ELE?

Já recuou tudo o que não previa, podia ou pretendia. Sua vontade (proclamada publicamente) era ter atacado sexta passada. Chegamos a outra sexta-feira, o mistério, a decisão ou incógnita permanecem. Retumbou: “Minha palavra é definitiva”. Ele mesmo disse e desdisse, resolveu “esperar” o Congresso.

Na Câmara são 435 votos, maioria Republicana, apenas um representante não pertence a Democratas ou Republicanos, não precisa de partido. (Também era assim no Brasil até 1934).

O presidente da Câmara, Republicano, apoia Obama, 150 estão silenciosos. No Senado, de maioria (precária) Democrata, autorização para o ataque.

Sobre a posição da “opinião pública”, pesquisas para todos os gostos, vantagens e desvantagens à vontade do “cliente”.

De qualquer maneira, Obama atacará. Continua insistindo: “Nada igual ou parecido com Iraque e Afeganistão”. Duas guerras que começaram quando ele nem pensava ou acreditava que pudesse ser presidente.

ESQUECERAM DE EINSTEIN

Seria bom lembrar as palavras e análises do gênio da Relatividade: “Se houver a Terceira Guerra Mundial, a quarta será travada com paus e pedras, é o que sobrará”.

O MAIS VERGONHOSO  É O PRECATÓRIO 

Você tem toda razão, Lourenço Moreira Lima, de assinalar que, comentando a barbaridade do país ter 92 MILHÕES  de processos, com mais de 75 MILHÕES sem decisão, não ter falado no ainda mais vergonhoso e criminoso, que é esse chamado precatório.

Por que é mais grave ainda? É que essa palavra enquadra processos tidos e havidos como consumados, retirando-os da lista dos não resolvidos. Só que inacreditavelmente entram na relação que os governos federais, estaduais e municipais NÃO PAGAM ou levam anos para AMORTIZAR. Crime em cima de crime.

Obrigado, Lourenço, agora sou eu que pergunto, por uma questão sentimental, de coração e admiração: o teu Moreira Lima tem ligação ou parentesco com o grande brigadeiro Moreira Lima?

JOAQUIM BARBOSA AINDA NÃO
DEVOLVEU O PROCESSO DO AERUS

Luiz Marques, excelente a tua informação: o presidente do Supremo ainda não devolveu o processo do Fundo Aerus. O Carlos Newton já reformou, informou e retificou, a mim cabe apenas ratificar. Eram dois processo, ele devolveu um ficou com o outro, nem se incomoda ou “sofre” com o fato de centenas de milhares, ou de milhões, terem que esperar a vida inteira.

Como eu disse, sem salário, sem aposentadoria, perderam parte da vida pela mistificação do que chamam de justiça. Agora se transformaram em idosos, esperavam viver do que recolheram mensalmente por mais de 30 anos, são impiedosamente desprezados pelos poderosos, que não ligam para o direito dos outros.

Obrigado, Luiz Marques, pela tua lembrança, podemos exigir do presidente do Supremo: JOAQUIM BARBOSA, DEVOLVA O PROCESSO DO AERUS.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

17 thoughts on “O pior crime da justiça e dos governos: precatórios. O Senado já deixa entrever e até garantir, pelo seu ínclito presidente: ‘Vamos examinar, sem pressa, o projeto que veio da Câmara’. Joaquim Barbosa continua com o processo do Fundo Aerus. O Sete de Setembro da Síria (e o resto do mundo?) pode ser no dia 9.

  1. Caro Helio, que Deus te abençoe com muita saúde e longa vida. permita assinar embaixo. Que esse despertar do “berço esplêndido” seja permanente, e de forma pacifica, à busca dos Deveres e Direitos da Cidadania.
    Que 05 de outubro de 2014, nosso “Zé Bagaço”, vote com consciência e dignidade, apesar do “voto ser obrigatório” e vivermos em uma falsa democracia.

  2. Melhor que devolver e julgar o processo do aerus ,

    Quarta-feira, 28 de Abril de 2004
    Presidente do STF aplica Resolução sobre pedido de vista pela primeira vez
    Na abertura da sessão plenária de hoje (28/4), o presidente do Supremo Tribunal, ministro Maurício Corrêa, apresentou a relação de processos com pedidos de vista cujos prazos para devolução dos autos, nos termos da Resolução 278, esgotaram-se. Corrêa pediu que os ministros se manifestassem quanto à renovação de seus pedidos de vista, justificando-a, com base na Resolução que entrou em vigor em 29 de março deste ano.
    “Todos nós nos pronunciaremos pela prorrogação. A justificativa é notória: a sobrecarga suportada pelos integrantes da Corte”, afirmou o ministro Marco Aurélio. Além dele, os ministros Sepúlveda Pertence, Carlos Velloso, Nelson Jobim, Ellen Gracie, Gilmar Mendes, Cezar Peluso e Joaquim Barbosa renovaram seus pedidos de vista.
    A resolução estabelece que o ministro que pedir vista dos autos terá dez dias para devolvê-lo, contados a partir da data em que os receber em seu gabinete. Caso o processo não seja devolvido nesse prazo, ocorre a prorrogação automática por mais dez dias, exceto nos casos em que o processo envolver réu preso. Ao final desse período, o presidente do Tribunal ou da Turma consultará, na sessão seguinte, o ministro que pediu vista, que poderá, justificadamente, renovar o pedido.
    Esgotado o prazo da renovação, o presidente do Tribunal ou da Turma requisitará o processo e reabrirá o julgamento dele na segunda sessão ordinária subseqüente, com publicação em pauta. No total, o ministro que pedir vista poderá, portanto, ficar com o processo por 30 dias.
    Nos casos em que o pedido de vista for feito sobre Inquérito ou Habeas Corpus, os processos deverão ser encaminhados ao gabinete do ministro que os requisitar, independentemente de revisão e assinatura dos votos já proferidos. Os prazos estabelecidos e os processos deverão ser rigorosamente controlados pelas Coordenadorias de Sessões, que encaminharão relatórios aos ministros presidentes das Turmas e do Pleno.

    http://www.normasbrasil.com.br/norma/resolucao-278-2003_98979.html

    Quem dera se tal exigência ainda fosse valida.

  3. Me parece haver algum conchavo entre o ministro Joaquim e o governo AGU para segurar a sl127 ate que consigam um acordo com os aposentados para paga as aposentadorias com um expressivo desconto em seu valor, mais uma vez prejudicando novamente os mesmos.
    Isto mostra como esta nossa justiça que não respeita nem suas normas internas.
    Eurico

  4. A suprema irresponsabilidade do homem

    O oficial russo Stanislav Petrov, numa noite de setembro de 1983, de plantão no comando nuclear do posto Serpukhov – 15, a 100km de Moscou, surpreendido por súbito alarme do sistema de defesa russo avisando iminente ataque de foguetes nucleares dos EUA, não tinha tempo a perder. Mas, a seu critério, genialidade e irresponsabilidade – por certo que iluminado por Deus – apostou na falsidade do alarme.

    Naqueles tensos breves segundos, deixou de acionar o gatilho atômico para início da última guerra na Terra, exterminando, inexoravelmente, toda a humanidade. Foi afastado dos serviços. Como oficial russo poderia ter sido fuzilado. Como terráqueo, merece o maior dos prêmios existes. Mais tarde teve justo reconhecimento mundial, inclusive, recebeu o Prêmio Internacional da Paz Dresden.

    Essa incrível história de um homem que salvou o Planeta por conta de uma divina falha humana, mas que em outras circunstâncias, lugares e funções, poderão exterminar a humanidade. Esse episódio, por certo que somado a outros não tornados públicos, demonstra o que todo mundo sabe: a possibilidades de falhas do ser humano, principalmente, em momentos de tensão, comum em qualquer conflito militar.

    Trocando em miúdos, em todas as agressões bélicas dos EUA envolvendo áreas de interesses da Rússia e da China, a possibilidade de haver alguma falha humana ou do sistema, poderá dar início à impensável extinção do dito ser humano, por consequência direta e indireta do devastador fogo nuclear. Dentre as tantas falhas, basta um único míssil tomando rumo errado. Dependendo onde cair, estará dando partida na guerra nuclear.

    Para as nações fora dos alvos nucleares, o extermínio virá de outros terríveis modos. Por exemplo, para os que vivem no litoral, serão todos afogados por gigantescas ondas vindas do mar. Para os que moram em lugares mais altos, serão exterminados em pouco tempo, pela fome, pelo frio e pelas diversas violências decorrentes do gigantesco estado de caos estabelecido.

    A imensa potência das cargas nucleares detonadas por ambos os lados, além de aniquilarem os alvos atingidos, produzem poderosas ondas mecânicas, devastando todo o entorno, levantando gigantesca quantidade de poeira que vai tomar conta de toda a camada atmosférica, impedindo a luz solar de chegar ao solo, por alguns anos. Deixando toda a Terra em plena escuridão. É o chamado inverno nuclear, com temperaturas abaixo de – 70 Cº, capaz de exterminar árvores, plantações e animais. É com tudo isso e muito mais, que o poderoso presidente dos EUA está brincando. Que Deus ilumine a conhecida estupidez humana.

  5. Se é referente ao Brigadeiro Rui Moreira Lima, não. Se é ao Brigadeiro Octávio Júlio Moreira Lima, sim. Era meu tio. Sendo os elogios, referentes ao meu tio, fico agradecido. Também agradecido por escrever, lembrando sobre os malditos precatórios, onde entra e sai governo e ninguém resolve nada. Piorando toda vez que jorra notícias sobre a corrupção desenfreada no País, ou com minha mãe sempre perguntando:– E os precatórios????

  6. Hélio Fernandes prega quatro pontos para uma reforma política, que mais parece uma “Revolução”dizendo: Voto obrigatório é execrável. Desculpe Hélio não concordar com você. O fundamento da cidadania é o direito de votar e ser votado. Não seria pedagógica uma lei que transforme o voto obrigatório em facultativo. Na verdade Hélio seria elitizar o voto. Dizer que o voto é um direito, não um dever, serve apenas
    como argumento vazio e sem lógica. O voto é um direito e um dever. É como se fora uma moeda de um lado o direito de outro o dever. Votar, votar sempre, anular, votar em branco. No dia da eleição votar é uma festa. Ainda tem uma coisa: Pareceria que estamos imitando os nossos inimigos americanos. Ou seriam amigos?

  7. Armamento químico!!

    Hellfire ogiva “termobárica” usando um metal aumentado carga explosiva é usado principalmente na guerra urbana, contra bunkers, edifícios cavernas e outros alvos escondidos.
    http://defense-update.com/products/h/hellfire.htm

    Girl, quatro, saiu com queimaduras horríveis EUA após ataque de drones no Paquistão é levado aos Estados Unidos para receber cirurgia
    Shakira foi retirado de um bin por uma missão médica, onde outros dois filhos morreu de seus ferimentos

    Read more: http://www.dailymail.co.uk/news/article-2077753/She-lucky-Girl-left-horrific-burns-U-S-drone-attack-receive-surgery.html#ixzz2e8ANCwWs

    A melhor arma contra os Estados Unidos, olha que o Brasil é o quarto pais mais dotado de Treasuys.

    http://www.zerohedge.com/news/2013-09-06/how-many-treasurys-do-russia-and-china-own

    http://www.treasury.gov/resource-center/data-chart-center/tic/Documents/mfh.txt

    Sen Graham Alerta de Nuke greve após Ogivas Desaparecidas Relatório

    http://www.infowars.com/sen-graham-warns-of-nuke-strike-after-missing-nuke-report/

    China envia navios de guerra e 1000 fuzileiros navais para a Síria acusa os EUA de mentir sobre a Síria e ignorando Leis Internacionais. Rússia envia outro navio de assalto Amphibous. Turquia envia mais tropas para a Síria Border
    6 de setembro de 2013

    Read more at http://investmentwatchblog.com/china-accuses-the-u-s-of-lying-about-syria-and-says-u-s-ignoring-international-laws-china-sends-warships-to-syria-joining-russian-warships-in-mediterranean-sea/#dmbxqrgFm6vEfZWO.99

    Rússia envia Terceiro navio da Marinha para a Síria
    http://www.zerohedge.com/news/2013-09-06/russia-sends-third-marine-ship-syria

    Putin “traz”: diz que vai Assist Síria em caso de ataque

    http://www.zerohedge.com/news/2013-09-06/putin-brings-it-says-will-assist-syria-case-attack

    Report: AIPAC to mount major lobbying blitz for Obama’s Syria strike plan

    http://www.jpost.com/International/Report-AIPAC-to-mount-major-lobbying-blitz-for-Obamas-Syria-strike-plan-325381

  8. Jornalista,
    Mais um crime contra a humanidade este ataque à Síria, se concretizado.
    Os sírios estão em guerra civil. E, os dois lados sendo responsabilizados de usar gás contra a população indefesa.
    A pergunta é: ao americanos vão atacar quem? Fato agravado sem haver invasão de infantaria que, minimamente, poderia separar partes em conflito. Pelo exposto na mídia, tudo será feito a distância.
    Pelo que se viu noutras circunstâncias, vai sobrar efeito colateral! Explicação tão a gosto de generais descompromissados com a vida humana, ainda mais se forem de povos considerados como exóticos!
    Que barbaridade! Quando a história for descrita com isenção, ver-se-a que os americanos, nazistas e hunos terão a mesma qualificação.
    SDS
    Vitor.

  9. Se a Casa Branca revelar o conteúdo da suposta espionagem, o Palácio do Planalto desmorona.

    Aquí:
    http://ucho.info/

    Mudando de assunto: amanhã, o PT promoverá a enésima edição do “ GRITO DOS EXCLUÍDOS”.

    Excluídos????! Mas pera aí; em dez anos de PT no poder e ainda temos excluídos no país???? Esse partideco não tem mesmo vergonha na cara, sempre com a sua massa de manobra e, ainda tem gente, e muita gente que engole isso. Com certeza engole qualquer coisa. Cruzes. O Brasil com esse partido e esse povo, sem dúvida , não tem futuro!!!!

  10. Noto que o blog abriga petistas desonestos e enfurecidos, pefelistas magoados, peemebistas que merecem estão presos e petistas que não deveriam ter nascido. Como nasceramm, devem ser recambiados para Cuba ou Coréia do Norte, a mando do Movimento Comunista Internacional.

  11. Mais máscaras, mais violência e mais golpes não,pelo amor de Deus. Luz que te quero luz. Basta de violência, pois isso não leva a nada senão apenas a mais golpes-ditatoriais bestiais. A quem interessa convulsões sociais violentas, artificiais, desnecessárias, desnorteadas, sem rumo, sem pé, sem cabeça e sem projeto alternativo ? Projeto Novo e Alternativo de Nação e de Política-partidária-eleitoral, pacífico, democrático, visível, palpável, é disso que necessitamos. A impressão é a de que até Caetano Veloso está comendo joio por trigo, ou gato por lebre, como diz o povo. “Anonymous” e CIA, são fria, são a extrema direita escondida atrás de máscaras, camuflada, à moda dinossauro fantasiado de pé de alface. Só otário não vê. Depois não digam que não foram avisados.

  12. Chicaneiro profissional.
    Deve ser por isso que diz ter conseguido amealhar uma fortuna de R$ 1 milhão para comprar o apartamento nos USA?
    Talvez se desse melhor como consultor econômico: como juiz não passa de um torquemada desprezível.

  13. Viva a França, país fraco e covarde daquela figura ciclópica chamada De Gaulle! País que iniciou as Cruzadas (malditas Cruzadas). Viva o cristianismo dos ingleses e das sua igreja anglicana, país que foi pedir pinico a Stalin. Viva o poeta britânico William Blake, que declarou que pensava poder viver com os animais, já que eles são tão plácidos e autoconfiantes. “Estão felizes, desde que tenham algo para comer”. “Não me deixam enjoado expressando seus deveres para com Deus…”
    “I think I could turn and live with animals, they are so placid and self-contained. They do not make me sick about their duty to God”.
    Ataquem a Síria, que este é o maldito espírito bíblico!
    Ataquem a Síria, que esta é uma atitude cristã!
    Vamos defender e espraiar o tal de Cristianismo, matando os muçulmanos. Nova Cruzada! Viva a França, que sozinha se borra de medo! Viva a França, do papa Urbano II e do paquiderme De Gaulle!
    Senhor, dai-nos a graça e a benção da Terceira Guerra Mundial! Viva o maldito Cristianismo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *