“O presidente da República, embora possa muito, não pode tudo”, adverte ministro Celso de Mello

Decano classificou convocação como sendo como ‘gravíssima’

Paulo Roberto Netto e Rafael Moraes Moura
Estadão

O decano do Supremo Tribunal Federal, ministro Celso de Mello, afirmou em nota que considera ‘gravíssima’ a convocação de manifestações contra o Congresso Nacional e afirmou que caso revela a ‘face sombria de um presidente que desconhece o valor da ordem constitucional’ e que não está ‘à altura do altíssimo cargo que exerce’. O decano frisou: “O presidente da República, embora possa muito, não pode tudo”.

“Essa gravíssima conclamação, se realmente confirmada, revela a face sombria de um presidente da República que desconhece o valor da ordem constitucional, que ignora o sentido fundamental da separação de poderes, que demonstra uma visão indigna de quem não está à altura do altíssimo cargo que exerce e cujo ato de inequívoca hostilidade aos demais poderes da República traduz gesto de ominoso desapreço e de inaceitável degradação do princípio democrático”, afirmou o decano.

CRIME DE RESPONSABILIDADE – “O presidente da República, qualquer que ele seja, embora possa muito, não pode tudo, pois lhe é vedado, sob pena de incidir em crime de responsabilidade, transgredir a supremacia político-jurídica da Constituição e das Leis da República”, conclui Celso de Mello.

Nessa terça-feira, dia 25, o ‘Estado’ revelou que Bolsonaro compartilhou pelo WhatsApp vídeo de convocação para protestos de teor anti-Congresso Nacional.

FACADA – A gravação exibe a facada que o então candidato à Presidência sofreu em Juiz de Fora (MG), em setembro de 2018, para dizer que o presidente ‘quase morreu’ para defender o País e que agora precisa ‘que as pessoas vão às ruas para defendê-lo’. A mensagem que acompanha o vídeo afirma: “- 15 de março/Gen Heleno/Cap Bolsonaro/O Brasil é nosso, não dos políticos de sempre”.

Lideranças políticas da oposição reagiram à divulgação do vídeos por parte do presidente, afirmando se tratar de um ataque à separação dos poderes. Mais cedo, o ministro Gilmar Mendes afirmou que as instituições brasileiras ‘devem ser honradas por aqueles aos quais incumbe guardá-las’.

CUNHO PESSOAL – Bolsonaro respondeu às críticas afirmando se tratar de ‘troca de mensagens de cunho pessoal, de forma reservada’. “Qualquer ilação fora desse contexto são tentativas rasteiras de tumultuar a República”, afirmou.

18 thoughts on ““O presidente da República, embora possa muito, não pode tudo”, adverte ministro Celso de Mello

  1. Gravíssimas são as decisões do STF que atentam contra a democracia. Gravíssimos são os HC que os bandidos conseguem com muita facilidade nesta corte. Gravíssimo e um atentado a democracia é a decisão sobre a prisão em 2 instância, o pagamento de plano de saúde para filhos até 33 anos, os 3,5 bilhões que votaram na calada da noite e podem gastar sem nenhuma prestação de contas, gravíssimo são os 30 bilhões que querem gastar também sem nenhuma prestação de contas. Até quando o povo vai aguentar isto?

  2. Considero “Gravíssimo”, comungando integralmente com a manifestação do ” Antonio”, às 23:24 de 26 de fevereiro de 2020; também, os Planos de saúde de todos os funcionários públicos, do Judiciário, incluídos os Magistrados; do Legislativo, incluídos todos os Parlamentares; do Executivo, incluídos Prefeitos, Governadores e Presidentes, Ministros e MPs, que deveriam ser obrigatoriamente atendidos pelo SUS. Podendo, entretanto, voluntariamente, contratarem Planos de Saúde adicionais por custos próprios.

  3. Pelo teor do escrito pelos comentaristas é fácil perceber que o Congresso Nacional e STF representam para o povo brasileiro: bosta.

    Aliás, onde já se viu fazer passeata contra agentes públicos corruptos ? Em que país estamos ?

    Aqui, no Brasil, a tradição é roubar o dinheiro público e ficar impune. Os habeas corpus concedidos pelo STF para os ladrões é prova incontestável desse comportamento nocivo ao país.

  4. Como citou o Vieira, antes, este Celso de Mello, é um juiz de merda.
    Disse em livro, Saulo Ramos.
    Prolixo, pedante e enfadonho, acha que é o suprassumo dos juízes.
    Deveria se aposentar logo, já que não está bem de saúde.
    Mostra a baixeza e mesquinhez que lhe são próprias. Não tem grandeza para tanto.
    Como a maioria, quer é manter as inumeráveis benesses.
    Crápula !

  5. O medo de muitos é notório, o Brasil que sempre foi comandado por Políticos e Magistrados Corruptos a décadas e mais décadas e com o apoio das grandes Mídias televisivas e imprensa escrita que sempre deram cobertura para que Todos ganhassem nas custas do povo brasileiro, enganando e roubando, não se confirmam de um governo que entrou ontem e começa a mostrar Todos os podres deles e cortando gastos disnecessarios e recuperando Bilhões roubados desse país acaba mostrando aí povo brasileiro que o Brasil tem jeito, e que agora mais do que Nunca o povo terá Voz, e isso dissertou em muitos o Patriotismo que estava adormecido em um povo já desludido e sem NENHUMA esperança, apenas se agarrava aos costumes do jeitinho brasileiro que na verdade já era cultural de uma nação que não tinha mais identidade, simplesmente por ver que os que estão no poder faziam falcatruas e sempre se davam bem, aliás o CRIME sempre Compensou nesse País de Faz de Conta, somente agora com o surgimento de uma pessoa para a presidência da República se mostrando um verdadeiro Patriota e estava disposto a tentar mudar esse país pra melhor, que contagiou uma Nação Inteira de pessoas de bem e que estavam cansados de ver tantos Desmandos e tantas falcatruas e Corrupção que resolveram se unir ao presidente Jair Messias Bolsonaro, e agora querem ir até o Fim, não tem mais volta, ou Muda ou Muda, querem um Brasil melhor e mais Justo, querem que retorne a dignidade humana, querem uma boa educação e uma boa segurança pública, querem o direito de ir e vir, querem ter o Direito de se defender a si próprio e aos seus, querem empregos e melhores salários, querem mais Brasíl e menos Estado, onde há uma montanha de Burocracia onde impede o crescimento e a prosperidade de um povo que luta todos os dias para trazer o pão pra casa, QUEREM que Políticos e Magistrados não tenham Megas SALÁRIOS e nem os Mimos que todos nós pagamos a eles que são coisas do arco da velha e só existe no Brasil tal aberração, são tantas coisas que toda nação quer mudar que daria um dia e uma noite descrevendo tudo que a Sociedade almeja, mas em fim o Brasil está nos caminhos certo e o medo de muitos e de ver que o SISTEMA está sendo QUEBRADO e com a graça de DEUS será QUEBRADO DEFINITIVAMENTE é questão de tempo agora o Processo jayse iniciou e não terá louco a altura para poder freiarmos o que se INICIOU-SE com um homem simples e do povo…

  6. BOA TARDE

    ESSE E UM MOMENTO PARA TODOS NOS ORAR
    A FAVOR DO NOSSO BRASIL E O NOSSO POVO BRASILEIRO QUE ESTÃO AINDA LUTANDO
    CONTRA ESTA PRAGA CHAMADA corona vírus
    sendo que isto e uma praga que só e vencida se
    todo o mundo inteiro se inclinasse para um ser
    espiritual chamado DEUS E ISTO NÃO ESTÃO
    fazendo em suas reunião inclusive os pais mas
    assolados por este vírus maligno a china que e
    pegado ao deuses chamado buda esses são um
    deus feito por uma mão de um homem o qual não
    tem poder pra nada a china e só se arrepender e quebrar este deus que eles servem ai nunca mas
    vai ter pragas neste pais e se voltar PARA O DEUS ALTISSIMO PARA ELE QUEMAR TODOS
    OS VIRUS DESTE PAIS/AMEM /OU NÃO AMEM?

  7. boa tarde
    meu nome /JOSE
    sou aposentado 72 anos natural de recife capital
    chegada no rio em 1958 nesta época existia lei no
    brasil e hoje não a lei foi mudada passando por cima da lei de DEUS assinando casamento de
    homem com homem e mulher com mulher
    os quais estão fora da lei de DEUS que esta
    escrito no livro sagrado chamado bíblia
    e este livro era o que podia ser a constituição
    mundial e do mundo e todos tinha que
    cumprir com as lei que esta inscrito neste livro
    ai o mundo todo seria abençoado pelo o senhor
    juiz dos juiz QUE E DEUS ai agora nos
    como seres humanos não estaria passando
    por este pavor da peste corona vírus o mundo
    ainda não se consumiu do mapa como
    Sodoma e Gomorra porque existem muito
    fieis na terra rezando e orando se não já tinha
    acabado com os deus estranhos deste mundo

  8. boa tarde

    sou idoso 72 estou bem graças adeus e estou com o presidente Bolsonaro em voltar ao trabalho ate porque na época que me aposentaram me aposentaram como fosse uma pessoa que nunca tivesse contribuído com o INSS trabalhei a vida inteira como eletricista e só recebo o salário mínimo pois e o único pais que roubam os salários dos trabalhadores há se eu pudesse estar na suíça eu estaria ganhando muito bem

    com aposentado eletricista estaria rindo com a minha família e aqui os políticos ladrão tira todos os nossos dinheiro e por isto que os idosos precisa sair dos isolamentos para correr atrás e como o presidente falou o trabalho e a doença e só se proteger e voltar ao trabalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *