O PT está alarmado com as possíveis consequências da Lava Jato

Percival Puggina

Matéria  da Folha de São Paulo (e olha que a Folha não é exatamente adversária da rainha e sua corte), conta que o PT não descarta a possibilidade de que a operação em curso “inviabilize o funcionamento do partido” e leve  “à cassação do registro da legenda”.

Há uma possibilidade quase irreversível de que o partido seja condenado a ressarcir quantias milionárias em função do que está sendo investigado e do envolvimento de seu ex-tesoureiro João Vaccari Neto. Havendo condenação do partido, a multa seria impagável (claro, sem mais acesso aos fundos sem fundos da Petrobras…). A decisão de estender os pedidos de punição aos partidos já estaria tomada pelo MPF.

Quando o PT decide, como acaba de fazer, sustar todo recebimento de recursos de empresas privadas, ele está, ao mesmo tempo fechando as torneiras que o poderiam salvar. Mas o fato é que dificilmente apareceria, nos dias de hoje, algum doador interessado em contribuir para o caixa do partido. O PT não é, exatamente, um partido com fila de doadores batendo à porta.

Com o subtítulo “Morte sem Oxigênio” a Folha ainda esclarece que “o partido dava como certo que as doações desapareceriam a partir de agora, principalmente em anos não eleitorais. A mesma avaliação é compartilhada, como a Folha já relatou, por empreiteiras.

O fundo partidário, outra forma de sustento das legendas, também ficaria comprometido. Técnicos do Tribunal Superior Eleitoral ouvidos pela Folha afirmam que, se a punição se confirmar, a multa pode ser para ressarcir aos cofres públicos recursos desviados descobertos pela operação.

Neste caso, segundo a lei dos partidos políticos, ficaria suspensa a participação da agremiação no fundo partidário até que o esclarecimento seja aceito pela Justiça Eleitoral. Um interlocutor do Judiciário define o imbróglio como “morte sem oxigênio” para o PT.

Em 2014, por exemplo, o PT recebeu cerca de R$ 25 milhões de fundo partidário.”

(Com informações da Folha de São Paulo em matéria das jornalistas Mandréia Sadi e Marina Dias).

5 thoughts on “O PT está alarmado com as possíveis consequências da Lava Jato

  1. Dois artigos interessantes seguidos: este do Puggina e o do Serra, mais abaixo, quanto ao atual governador das Minas Gerais.
    São na linha do pensamento da minha avó! Aliás, sábia senhora!
    1º – Quem nunca comeu melado, quando come se lambuza!
    2º- Há quem ganhe muito dinheiro mas, continuam pobres de espírito.
    O que vemos no PT é uma lambança geral e uma pobreza de espírito monumental!
    Deviam mandar erigir uma pirâmide à pobreza de espírito.

  2. A multa não é impagável: a cumpanheirada poderá contribuir para o partido, assim como fizeram para o Jenuíno e Dirceu, por ocasião das multas do mensalão. Por que não?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *