O retorno dos lulistas ao Planalto

Bernardo Mello Franco
Folha

Além da entrega de mais ministérios ao PMDB, a reforma de Dilma Rousseff marca a volta de Lula ao Planalto. O ex-presidente continua em São Bernardo, mas passa a ter três aliados na cozinha do palácio: Jaques Wagner, Ricardo Berzoini e Edinho Silva.

Não é pouca coisa. A presidente passou o primeiro mandato tentando despejar os olheiros do ex. Concluiu a tarefa em janeiro, com a demissão de Gilberto Carvalho. Ao subir a rampa pela segunda vez, parecia livre da sombra do antecessor.

O grito de independência durou apenas nove meses. Com a cabeça a prêmio, Dilma teve que pedir socorro a Lula. Também foi obrigada a rebaixar o escudeiro Aloizio Mercadante, que acumulava trapalhadas na relação com o Congresso.

SEM MILAGRES

Wagner e Berzoini são mais hábeis, mas não farão milagres. O governo só voltará a respirar tranquilo se a presidente recuperar popularidade e a crise econômica arrefecer, o que ainda parece distante.

Lula também não é mais o mesmo. Perdeu a aura de intocável, virou alvo de protestos e está prestes a ser ouvido pela PF sobre o petrolão.

De qualquer forma, o retorno dos lulistas tende a fortalecer o governo para a batalha do impeachment, mesmo que enfraqueça a autoridade pessoal da presidente.

O outro efeito imediato da reforma será o deslocamento do debate político. Até a semana passada, o país parecia aprisionado a 2014, como se a disputa entre Dilma e Aécio Neves não tivesse terminado. Com Lula em campo, passa-se a discutir 2018.

Antecipar a próxima eleição é ruim para Dilma, mas ela não anda em condições de escolher.

###
PS –
Do líder do PSDB na Câmara , Carlos Sampaio: “Enquanto não houver informações adequadas que comprovem o envolvimento de Eduardo Cunha, o PSDB vai manter sua posição de apoio ao presidente da Casa”.

Em que planeta vive o deputado?

3 thoughts on “O retorno dos lulistas ao Planalto

  1. Do líder do PSDB na Câmara , Carlos Sampaio: “Enquanto não houver informações adequadas que comprovem o envolvimento de Eduardo Cunha, o PSDB vai manter sua posição de apoio ao presidente da Casa”.

    Em que planeta vive o deputado?

    Fácil resposta Sr. Newton.
    Ele vive no Planeta Tucanyon, numa gálaxia muito distantes deste Planeta Terra, e acredita em tudo é que historinha da carochinha da Avenue Foch, ., a famosa Éfeagalice no Pais das Magavilha$$.
    Aliás, seu Planeta foi concebido por muitos e muitos milhões de dólares de corrupção….eh!eh!eh
    Onde tudo é regado á muito vinho, champgne francesa e muito caviar…
    Esse é o famoso Paladino da Ética, Guardião da Justiça
    Será que ele ainda não leu que foi a Justiça da Suiça que carimbou a corrupção do Homem de deu$$$…???
    Valentão, borrifador de ética, besta vociferante, e atolado também na corrupção das empreeiteiras,
    È só mais um desses políticos nefastos corruptos que deveria ser banido da face da Terra, para o bem da HUMANIDADE……
    Só está na Terra fazendo peso.

    • O Armando comeu novamente sanduíche alucinógeno de mortadela?
      E respondendo a pergunta: Ele vive no país mais corrupto do mundo no qual o PT continua comandando a corrupção e as instituições estão falidas com o aparelhamento dos tribunais. Bandido por todo o lado.

  2. Sr. Carlos Newton, esse tal “bernardomellofranco”, nome pomposo, segue sempre cabisbaixo sua patroa Folha do PT. Mesmo quando ameaça, timidamente, alguma isenção, é a favor. Do lulopetismo, claro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *