Oh, meu Bom Jesus, que a todos conduz, olhai as crianças do nosso Brasil!

Resultado de imagem para Francisco Alves e René Bittencourt

René Bittencourt e Francisco Alves (Arquivo Marcelo Bonavides)

Paulo Peres
Site Poemas & Canções

O empresário artístico, jornalista e compositor carioca René Bittencourt Costa (1917-1979), na letra de ”Canção da Criança”, homenageia a garotada brasileira no seu dia. Essa valsa foi gravada por Francisco Alves 1952, pela Odeon. É triste pensar que tantas décadas depois, continuamos pedindo que o Bom Jesus olhe pelas crianças do nosso Brasil, porque elas estão cada vez mais desamparadas.

CANÇÃO DA CRIANÇA
Francisco Alves e René Bittencourt

Criança Feliz
Feliz a Cantar
Alegre a Embalar
Teu Sonho Infantil
Oh Meu Bom Jesus
Que a Todos Conduz
Olhai as Crianças do Nosso Brasil!

Crianças com Alegria
Qual um bando de Andorinhas
Viram Jesus que dizia:
Vinde a mim as criancinhas
Hoje dos céus, num aceno
Os anjos dizem:”Amém”,
Porque Jesus, nazareno,
Foi criancinha também

2 thoughts on “Oh, meu Bom Jesus, que a todos conduz, olhai as crianças do nosso Brasil!

  1. Não sei se devemos comemorar este dia como da Criança ou lamentar a maneira como elas estão sendo tratadas!
    A verdade é que as crianças no mundo inteiro e particularmente no Brasil estão sendo abusadas, usadas, exploradas, violentadas, e não existem quaisquer movimentos ou resistências para impedir que esses males avancem diariamente!
    Dia desses li uma reportagem que a escola em tempo integral não melhorava o nível dos alunos quanto ao conteúdo lecionado em período normal, demonstração inequívoca do descaso quanto ao bem-estar dos pequenos, pois a questão proposta pela escola de tempo integral é também retirá-las das ruas e más influências, protegendo-a, proporcionado-lhe distração, merenda, laser e melhor convívio com professores e colegas!
    Desnecessário comentar-se a respeito das famílias hoje desestruturadas, que acarretam na formação da personalidade desse menino ou menina problemas sérios na sua estrutura, tornando-a um adulto que precisará inevitavelmente de ajuda psicológica ou será a extensão do lar que teve na infância, contaminando a sua existência e demais pessoas pela falta que teve no passado de atenção, afeto e proteção.
    A música em tela, maravilhosa, enternecedora, que embalou o sonho de milhões de pequenos seres há décadas e que pede a Jesus que olhe pelas crianças do Brasil, deveria conter um adendo, uma frase onde se pedisse a Deus que também olhasse pelos pais e autoridades brasileiras, pois estão deixando muito a desejar quanto ao tratamento que concedem às crianças deste país varonil(?!).

  2. Saudade de minha infância e de Papai. Sempre me acostumou a ouvir bons cantores e boas músicas. Ele tinha um LP de Capa Verde com o Francisco Alves na capa onde tinha essa música que marcou minha infância. Que DEUS Abençoe todas as Crianças do Brasil, representados nestes momentos por meus Amados Filhos, que ele construam um país melhor e maior com plenitude de Ordem, Progresso e Desenvolvimento mútuos, para todos os brasileiros, indiscriminadamente, com Amor e Fé ! VIVA AS CRIANÇAS DO BRASIL, VIVA NOSSA SENHORA APARECIDA !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *