Oito testemunhas de defesa de Lula estão prestando depoimentos ao juiz Moro

Resultado de imagem para instituto lula charges

Charge do Sponholz (sponholz.arq.br)

Deu em O Globo

Oito testemunhas de defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva serão ouvidas pelo juiz Sergio Moro, nesta segunda-feira, em audiência na Justiça Federal de Curitiba. As sessões vão começar às 9h30 por meio de vídeoconferência de Salvador e seguirão à tarde com outros depoimentos nas justiças do Rio de Janeiro, Niterói e Petrópolis.

Cinco dos depoentes são ligados à Petrobras: Helio Shiguenobu Fujikawa, ex-secretário-geral da empresa, Almir Guilherme Barbassa, ex-diretor financeiro, Fernando Almeida Biato, ex-gerente, Paulo Cesar Farah Muniz e Alexandre Lugtenburg de Garcia, funcionários da estatal. Bernardo Moreira Peixoto Neto, contador de auditoria da KPMG, e Paulo José Machado, auditor da Ernst & Young, também são testemunhas.

PROPINAS – Os depoimentos estão sendo tomados no processo em que o petista é acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de pedir propina à Odebrecht, como um apartamento vizinho ao que mora atualmente, em São Bernardo do Campo (SP), e um prédio que sediaria o Instituto Lula, em São Paulo.

O apartamento está registrado em nome de um primo de José Carlos Bumlai, Glaucos da Costamarques e, de acordo com os procuradores, seria objeto de contrato fictício de aluguel. A sede do instituto chegou a ser comprada por uma empresa parceira da Odebrecht, mas o ex-presidente desistiu de ficar com o imóvel. Com isso, o imóvel voltou ao patrimônio da empreiteira.

OUTROS RÉUS – Também estão sendo ouvidas testemunhas arroladas pelos advogados de outros réus na Lava-Jato, como Paulo Ricardo Baqueiro de Melo e Demerval Gusmão, dono da DAG — empresa que adquiriu o terreno do instituto Lula. Amigo e parceiro de Marcelo Odebrecht, Demerval é acusado de atuar como preposto do empreiteiro.

Lula é réu em cinco ações penais, sendo duas na Lava-Jato de Curitiba. Contudo, novos inquéritos devem ser instaurados para investigar o petista em casos relacionados aos pedidos de investigação das delações da Odebrecht. As petições foram encaminhadas a Moro, na semana retrasada, pelo ministro Edson Fachin, relator dos processos da Lava-Jato no STF.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Está prestes a sair a primeira sentença de Lula, que deve ser condenado pelo juiz Moro, na forma da lei, no processo da lavagem de dinheiro no tríplex do Guarujá. E a fila anda. Depois, virão as outras sentenças, em cascata. As provas são abundantes e as defesas, inconsistentes. (C.N.)

19 thoughts on “Oito testemunhas de defesa de Lula estão prestando depoimentos ao juiz Moro

  1. Alegações fantásticas: entre a ficção e a convicção (e as provas?)

    Quem tem fatos e provas não precisa de teorias.

    Dispensáveis, a prolixidade e as generalidades presentes nas  “Alegações”. Não precisavam ir tão longe.

    Para cumprirem  a lei, as “Alegações” deveriam ter indicado, quanto ao ex-Presidente da República,  concreta, individualizada  e especificamente: 1) fato criminoso específica e individualizadamente a ele atribuível (tal como descrito no tipo penal), com todas as circunstâncias de tempo, lugar e modo; 2)  circunstâncias conhecidas e provadas; 3) as relações entre tais circunstâncias e o fato delituoso; 3) a natureza de tais relações (de causalidade ou de consequência) com o fato delituoso; 4) o raciocínio indutivo (lógica e juridicamente válido) que pudesse autorizar a conclusão sobre a existência de outra ou outras circunstâncias.

    Cumprir tais exigências é impossível, porém, quando o que se tem são meras ficções, teorias ou convicções orientadas por pressupostos e objetivos previamente estabelecidos e proclamados…

    Alvaro Augusto Ribeiro Costa – sub-procurador (aposentado) da PGR, ex-Advogado Geral da União e ex-Presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República 

    https://goo.gl/dI8yyT

    • Meio-Quilo de Mortadela, esta semana vai ser estafante para os idiotas que pululam na internet para defender o Lulla. O Álvaro, por ti postado não passa de mais um petista de carteirinha e que escreve aquilo que pagam para ele. Vais ter que encontrar melhores fontes ou vais mudar para Cem Gramas de Mortadela.

  2. Bom dia a todos, o PT continua e continuará a tratar o Lula como “perseguido político” e não como um criminoso comum. A atual administração federal não está conseguindo fazer com que o cidadã comum entenda que Lula e o PT são os responsáveis diretos pela crise econômica, ética e moral que o país atravessa! Acredito que o Sr Luis Inácio se tornará inelegivel e apoiará Ciro Gomes, irmão da “Maria Antonieta de Sobral”, em 2018. Vamos aguardar.

  3. Para Coelho Neto, delegado por 30 anos na PF, a Lava-jato segue alheia a certas práticas corriqueiras e comete “aberrações interpretativas, baseadas em sofismas com resultado dedutivo primário. Deduções precárias e fanfarrônicas que eclodiram com a tal teoria do domínio do fato. ”

    E concluiu: “Quando a boa exegese e hermenêutica jurídicas são abandonada e ganha tonalidade partidária, gira em torno de holofotes e tietagens de pop star, a Justiça começa a ficar caolha.”

    por Armando Rodrigues Coelho Neto
    https://goo.gl/B6CKuS

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkk o Cem Gramas de Mortadela está super ativo. Mas defender o banido Lulla vai ser difícil A sorte é que o bandido e assassino vai ser preso antes do final do mês e então a mortadela vai acabar.

  4. O que será que uma testemunha de defesa do lula tem a dizer? Não sei, não vi, nunca presenciei ele fazendo alguma ilegalidade e por ai adiante.
    Inocente precisa de testemunhas, para que? Não são os acusadores que devem apresentar provas?
    Acho estranho, apresentar mais de oitenta testemunhas, qual a finalidade?
    Bastaria que seus advogados apenas exigissem que o ministério público, apresentasse a provas.
    Se não houver, o acusado é inocente e ai poderá exigir os seus direitos.
    Este processo esta se transformando numa “maçaroca” cheia de enchimentos, tudo com a finalidade de “enrolar”.
    Depois das absolvições das mulheres do Cunha e Cabral, sera que o lula pode ser condenado? O céu já esteve mais azul, la em Curitiba.

    • Prezado Siróca Santos
      Pode ocorrer coisa pior, mas na mesma linha do réu.
      Podem as testemunhas, diante de tudo que agora sabem e o que muitos delas também sabem, responderem como o seu chefe: não sei de nada, não vi nada e nem conheço Lula.
      Só trouxas ou comprometidos podem acreditar que NADA FOI FEITO DE ERRADO. basta analisar a figura de Lula e se conclui tratar-se de um bêbado e vigarista profissional.
      Abraço e saúde.
      Fallavena

  5. Pela primeira vez lula fala verdade,o Brasil realmente entrou em desgraça há pouco mais de 13 anos ou seja assim que o PT chegou ao poder.

    • Deve ter sido orientado por algum “aceçor”. Tal afirmação, jamais sairia daquela cabeça. Acho que andou ouvindo entrevistas do FHC.
      Fallavena

  6. Vamos deixar de brincadeiras. É possível acreditar que tais “operações financeiras” são registradas somente com “documentos, recibos, declarações, cópia de cheques (???), cópia das notas fiscais falsas, cópia de do dinheiro e outros documentos comuns e que são utilizados em processos corriqueiros?
    Gente, estamos lidando com “facções de crime organizado por políticos”. E estes políticos são como traficantes, donos de boca de fumo e drogas, vendedores de armas roubadas e carros e tudo mais”. Já julgaram e condenaram algum dos criminosos de facções com documentos e provas semelhantes?
    Roubo, propina, recursos carrehados em malas, cuecas e sabe Deus no que mais, não tem recibo!!!!!!!!!!!!!!!!!
    O roteiro do crime é outro e as provas, COMUMENTE, é testemunhal dos próprios comparsas, aqui conhecidos por “amigos delatores”.
    Se valesse somente “documentos legais e oficiais”, CRIME COMPENSARIA EM TODOS OS SENTIDOS.
    É tão banal e frágil a defesa destes “marginais da política” que só serve para ingênuos ou outros envolvidos.
    Se é mentira, bastaria perguntar: se tudo é legal, por que andam com tanto dinheiro vivo e não depositam nos bancos?
    Perdoe, mas quem defende corrupto, ladrão, vigarista, trapaceiro e todos os demais adjetivos, não pode merecer respeito.
    O resto, com a devida vênia, é conversa de bêbado.
    Fallavena

  7. Com um supremo destes, estes e outros vendidos e vendilhões se safam.
    A tolerância já bateu no teto, desculpe ” fugir” um pouco do assunto, mas
    O número de policiais assassinados, até hoje, ultrapassa todo o ano de 2016.
    A mãe de um deles disse: “Não quero ver meu filho ser troféu de bandido”.
    Nessa hora fico pensando o que deve se passar na mente doentia e preguiçosa dos generais das forças armadas vendo tanto descaminho e sabendo que o nível de desordem interna na nação encontra_se insuportável…..
    De que adianta tantos cursos, aperfeiçoamentos, enfim, se na hora que a nação tanto precisa eles nada fazem?
    Se antigamente tínhamos heróis que defendiam o país, hoje temos anti heróis…
    O pior é que o salário desses vagabundos saem do nosso bolso…

    • Cinquenta gramas de mortadela! Estas são os quatro absurdos e as cem verdades, não vais publicar? Que o Lulla é ladrão, bandido e assassino todo o mundo sabe. Para que defender um monte de bosta como ele? Quanto tu ganhas por cada post na Tribuna?

  8. Só por ter idealizado o Foro de São Paulo com o ditador Fidel Castro, onde também participavam as Farcs, e submeter o partido e o país às diretrizes deste Foro, já seria motivo de extinção do partido e prisão deste indivíduo.
    Provas? Alguém conhece alguma construtora que muda um projeto de duplex para triplex, reforma um apto com todos os detalhes que o cliente quer, mobilia como o cliente quer, coloca piscina, deck, rampas, faz todas as reformas com o acompanhamento do cliente e arca com o custo sem ter certeza que o cliente vai ficar com o imóvel? Se o cliente não aceitar terá que arrumar um comprador com os mesmos gostos? Esta nem bêbado acredita. A própria arquiteta em depoimento disse que este procedimento nunca aconteceu na empresa. Os projetos só são alterados depois da garantia de compra do imóvel. Isso é mais do que lógico. E empreiteiro não rasga dinheiro.
    Nem um capiau do sertão do Brasil acredita numa história dessas.
    E tem gente que vai mais além, acredita que pessoas gastem todo seu dinheiro, peçam ajuda de amigos para comprar um sítio para um hóspede com sua família usar. E nem um único par de chinelos do dono ter ali. E em festas no sítio, os donos irem pernoitar na cidade próxima, deixando o sítio para o hóspede.
    Acorda meu povo.

  9. A decisão, relatada pelo desembargador Néviton Guedes ao conceder, por unanimidade, habeas corpus trancando a ação penal contra Luiz Carlos Trabuco, presidente do Bradesco, pelo suposta participação em trambiques no Carf pode muito bem se aplicar às acusações contra Lula, por ter nomeado funcionários da empresa que se revelaram corruptos.
    https://goo.gl/AvcVAv

  10. Alex
    Num primeiro momento, após ler o material, fiquei com uma dúvida que pretendo eliminar, com a maior brevidade.
    O que p´retendo avaliar: o Bradesco, como todos sabemos, é uma EMPRESA PRIVADA, portanto, regida por legislação muito diferente da do SETOR PÚBLICO.
    Assim, é preciso avaliarmos se o presidente de uma empresa PRIVADA fica sujeito aos mesmos requisitos de um PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no caso detentor de cargo público.
    Vamos procurar saber?
    Abraço e saúde.
    Fallavena

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *