Okamotto diz que redes sociais “complicam” a democracia…

Faltou “tradução simultânea” ao discurso de Okamotto…

Catia Seabra e Bela Megale
Folha

O presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, questionou a democracia no Brasil e disse que as redes sociais a “complicam”. Na abertura de uma palestra do ex-primeiro-ministro da Espanha Felipe González em São Paulo, Okamotto definiu democracia como “exercício solitário de pensar o que é bom para as pessoas” e disse que fica “com uma grande pulga atrás da orelha” sobre como consolidá-la no país.

“Estamos muito distantes do mundo desenvolvido, do mundo rico”, afirmou. Segundo ele, a “democracia está ainda mais complicada” com o advento das redes sociais. Okamotto apontou o apoio popular à redução da maioridade penal e o fracasso da reforma política como ameaças. “Todo mundo quer uma classe política melhor. Mas essa reforma política, para mim, é uma decepção”, discursou.

Às vésperas de o plenário da Câmara decidir se reduz ou não a maioridade penal de 18 para 16 anos nos casos de crimes violentos, nove em cada dez brasileiros se dizem favoráveis a essa medida, segundo pesquisa Datafolha. Entre os entrevistados pelo instituto na semana passada, 87% apoiam a alteração.

CPI DA PETROBRAS

Okamotto foi convocado a prestar depoimento à CPI da Petrobras na Câmara para explicar as doações de R$ 3 milhões feitas ao instituto pela empreiteira Camargo Corrêa, investigada no esquema de corrupção da Petrobras.

A bancada do PT estuda solicitar ao plenário da Câmara reavalie a convocação do braço direito de Lula na entidade após terem levado bronca do ex-presidente. Eles articularam um contra-ataque que inclui um recurso para tentar derrubar a ida de Okamotto à comissão.

‘AFLIÇÃO POLÍTICA’

González, que pertence ao PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol), foi convidado a palestrar no Instituto Lula para falar sobre a experiência de seu partido ao se reerguer após denúncias de corrupção. A sigla ficou nove anos fora do poder na Espanha até conseguir voltar ao governo, quando José Luis Zapatero foi alçado ao cargo de primeiro-ministro (2004-2011).

Para ele, a “aflição” que o Brasil vive é mais política do que econômica.  Em sua palestra, González disse acreditar na possibilidade de o Brasil implementar medidas anticrise. Segundo ele, o ajuste fiscal praticado pelo governo Dilma Rousseff vai durar cerca de um ano. Avalia, porém, que o Brasil tem “muita capacidade de investimento que pode ser concretizado neste momento”.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGFelipe Gonzalez, coitado, não sabe nada do Brasil. Okamotto, também não sabe. Dizer que as redes sociais complicam a democracia é uma declaração que necessita de tradução simultânea, porque ninguém consegue entender. (C.N.)

15 thoughts on “Okamotto diz que redes sociais “complicam” a democracia…

  1. Complica? Mas o stalinóide Franklin Martins não vendeu o peixe da “verdade da Web’ ? O PT não profissionalizou os teclados de aluguel e não financiou, com dinheiro público, os blogs chapa branca ? O Cantalice não falou que a Web não deixa mentir ? Como não deu certo, pois não conseguiram censurar os outros, agora não presta….

  2. Quando a Lava-Jato chegar no Instituto Lula, Paulo Okamotto e Lula, aí sim é que ele vai dizer que as redes sociais a “complicam” a “corrupção”.
    Vamos aguardar os novos capítulos e o final da Novela Lava-Jato!

  3. “Estamos muito distantes do mundo desenvolvido, do mundo rico”, afirmou

    CONCORDO INTEIRAMENTE COM ESSA FRASE. UM PARTIDO DE MARGINAIS COMO O PT AO QUAL ELE PERTENCE NUM PAÍS DO MUNDO DESENVOLVIDO, DO MUNDO RICO, SIMPLESMENTE JÁ ESTARIA FORA DO PODER HÁ MUITO TEMPO E POR MUITO MENOS!

    González, que pertence ao PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol), foi convidado a palestrar no Instituto Lula para falar sobre a experiência de seu partido ao se reerguer após denúncias de corrupção. A sigla ficou nove anos fora do poder na Espanha até conseguir voltar ao governo, quando José Luis Zapatero foi alçado ao cargo de primeiro-ministro (2004-2011).

    ESSA EXPERIENCIA DO PSOE PARA OS PETRALHAS É SIMPLESMENTE INACEITÁVEL PORQUE ELES NÃO ADMITEM SAIR DO PODER DE MANEIRA ALGUMA, O LULA MESMO JÁ AMEAÇOU CONVOCAR AS TROPAS DO MST PARA IMPEDIR QUE SAIAM DO PODER!

    ALIÁS ELE ACHA QUE AS REDES SOCIAIS SÃO RUINS PARA DEMOCRACIA SIMPLESMENTE PORQUE A MAIORIA ESMAGADORA DOS INTERNAUTAS ATUALMENTE É CLARAMENTE CONTRA O SEU PARTIDO!

    RESUMINDO A COISA, PODEMOS AFIRMAR QUE DEMOCRACIA NOS OLHOS DOS OUTROS É REFRESCO, SÓ SERVE PARA ELES QUANDO É A FAVOR.

  4. O ex-presidente da Espanha Felipe González também participou do seminário e destacou que é preciso “distribuir riquezas”, mas também manter os mecanismos de produção.
    “Acredito na redistribuição da riqueza, mas quando essa riqueza está sendo gerada. Não acredito na distribuição da pobreza. Se um governo acredita que está sendo de esquerda enquanto destrói sua estrutura produtiva, está errado”, opinou.

  5. “Okamotto definiu democracia como “exercício solitário de pensar o que é bom para as pessoas”…o problema é que estes caras se rogam no direito de impor através da máquina publicitária “o exercício solidário” que eles pensam ser melhor para a maioria …Parem com isto, é muita arrogância pensar que vocês podem decidir as coisas por todos…falácia! Democracia é o indivíduo ter liberdade de escolher aquelo que lhe convém como melhor. Não existe conversão de massas conforme pensam os comunas, as verdadeiras mudanças começam individualmente, de dentro para fora, a partir da educação e do senso critico.

  6. No passado as redes sociais eram um símbolo de liberdade de expressão. Hoje não? Não entendi as colocações do Paulo Okamoto. As reformas para eles são os financiamentos públicos de campanha. Os bilhões de dólares torrados na forma de empréstimos não devem ser questionados. A fase do Lula e do PT já passou. novas lideranças precisam surgir.

  7. Farei “traduções livres” de frases citadas acima, retiradas de falas de Okamotto. Pois Carlos Newton nos lembrou bem de que elas precisam ser mesmo “decifradas” sobre as suas mensagens subliminares.

    Okamotto: – “Democracia é o exercício solitário de pensar o que é bom para as pessoas”.

    Minha tradução: – “Democracia boa é aquela minimamente democrática, onde poucos pensam e muitos obedecem sem questionar”.

    Okamotto: – “Mas essa reforma política, para mim, é uma decepção”.

    Minha tradução: – “Essa reforma política não é a que PT quer, e prejudica profundamente o nosso projeto de poder perpétuo”.

    Okamotto: – “A democracia está ainda mais complicada com o advento das redes sociais”.

    Minha tradução – “As redes sociais vêm prejudicando muito o tipo de democracia minimamente democrática que o PT deseja e precisa para se manter no poder”.

    Okamotto: – “Estamos muito distantes do mundo desenvolvido, do mundo rico”.

    Minha tradução: – “Não nos interessa ter eficientes mecanismos de combate à corrupção existentes nos países ricos. E pouco nos importa se tamanha corrupção nos mantenha no subdesenvolvimento”.

    Okamotto: – “A aflição que o Brasil vive é mais política do que econômica”.

    Minha tradução – “O combate à corrupção está destruindo as estruturas do projeto de poder petista, mas preciso desviar o foco incansavelmente”.

  8. Se foi possível compreender exatamente o que esse fantoche vermelho quis dizer, foi que os novos meios democráticos de comunicação, que não se submetem à doutrinação de massas dos meios tradicionais de comunicação, são uma abominação para os interesses das tradicionais linhas de poder tradicionais constituídas, que sempre manipularam a opinião pública a seu bel prazer e em exclusivo benefício próprio!
    Na realidade essa declaração do OKO-MORTO, é uma confissão pública da percepção das elites manipuladoras constituídas e consolidadas através dos séculos no exercício político das nações, de que seu modelo de dominância está em declínio acelerado, com sepultamento agendado, caso “suas classes” não se unirem para por um fim às (verdadeiras) “liberdades democráticas” que se instalaram com a revolução tecnológica da Era da Informação . . .

  9. Se foi possível compreender exatamente o que mais esse fantoche de ditador petralha e mais um exemplo de efensor reacionário do AUTORITARISMO comunista declarou nas entrelinhas de seu pronunciamento, foi que os novos meios democráticos de comunicação MULTISENTIDO das rêdes sociais, que não se submetem à doutrinação de massas dos meios tradicionais UNISENTIDO, são uma abominação para os interesses das linhas de poder constituídas, que sempre manipularam a opinião pública a seu bel prazer em exclusivo benefício próprio!
    Na realidade essa declaração do ÔCO-MORTO são perigosíssimas e representam mais uma ameaça para o exercício da REAL democracia, pois, é simultaneamente uma confissão pública e um alerta que faz coro com a percepção das elites manipuladoras consolidadas através dos séculos no exercício político das nações, de que seu modelo de dominância está em declínio acelerado com sepultamento agendado para breve.
    Indiretamente está evocando “suas classes” a se unirem para por um fim às (verdadeiras) “liberdades democráticas” que se instalaram na sociedade como um “efeito colateral” da revolução tecnológica da Era da Informação . . .

  10. Na ditadura tínhamos o japonesinho do Geisel, agora temos o japonesinho do mula. Como este safado abre a boca para falar tanta merda. Como as redes sociais complicam? Você e seu bando de petralhas ladrões e corruptos, usam este mecanismo da difamarem aqueles que são contrários a seu modo de agir. Veja o que o petralha Benedito divulgou nas redes sociais par difamar o Aécio na época das eleições.

    http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/petista-usou-redes-do-governo-para-difamar-aecio-no-twitter/

    Eu tenho também uma pulga atrás da orelha como um ser desprezível paga dívida de outra pessoa sem mais nem menos;

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u71268.shtml

    japonesinho bom este. Eu também tenho algumas dívidas e gostaria de saber se você poderia pagá-las.

    Sim estamos muito distantes do mundo civilizado. Pois, se existisse justiça neste país um bando de petralhas já deveriam estar apodrecendo na prisão. Se voce tem pena destes bandidos assassinos menores, que matam sem pestanejar pessoas honestas, leve-as para o seu instituto fajuto e de abrigo as estes seres inúteis.

    Sim nós estamos muito atrasados, enquanto os brasileiros honestos estavam se dedicando para melhorar este país, seu guru esta num rala e rola com a rose. Se existisse justiça neste país, este caso já estaria resolvido.

    Você disse que as palestra do mula não eram para qualquer um. Eu concordo, pois já mais na minha vida não perderia tempo para ouvir nada que poderia me trazer algo de útil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *