Olhem só essa histórica foto de Helio Fernandes, voltando do confinamento em Fernando de Noronha

Esta foto foi batida quando Helio Fernandes chegava ao Aeroporto Santos Dumont, em 1967, depois de ter sido confinado na Ilha de Fernando de Noronha pela ditadura militar. Helio está sendo abraçado pelos quatro filhos do segundo casamento (com Dona Rosinha) – Isabela, Ana Carolina, Bruno (encoberto pelas irmãs) e Rodolfo.

Reparem que a cena está sendo filmada por um cinegrafista, que usa uma câmara de 16 mm, porque naquela época ainda não era usada a tecnologia de gravação em video-tape portátil para televisão ( sistema U-Matic).

A foto nos foi enviada por um de nossos comentaristas mais atuantes, o geólogo Ricardo Sales, sempre de olho no lance.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

19 thoughts on “Olhem só essa histórica foto de Helio Fernandes, voltando do confinamento em Fernando de Noronha

  1. SERIA IMPOSSIVEL DE LISTAR TODAS AS PESSOAS QUE TEM ADMIRAÇÃO POR UM DOS MAIORES BRASILEIROS DA NOSSA HOSTORIA! QUE DEUS DE SAUDE, SABEDORIA E VIDA LONGA MESTRE HELIO FERNADES

  2. Apenas repassando: Blog Images&Visions

    Em 16 de outubro de 1969, o jornalista Helio Fernandes foi recebido por 4 dos 5 filhos na pista do Aeroporto Santos Dumont depois de ter ficado quatro meses detido e incomunicável em diversas prisões do Brasil, por ordens do governo militar depois do AI 5. Da esquerda para a direita vemos os filhos Isabella, 10 anos, Ana Carolina, 6 anos, Rodolfo, 7 anos, e o Bruno, que aparece encoberto. A foto foi feita pelo lendário Alberto Jacob que sempre reclamou que o Jornal do Brasil o mandou fazer as fotos desse acontecimento, mas não teve coragem de publicar-las. “Todo o horror do seqüestro, do desterro e do esquartejamento físico e intelectual da prisão de Fernando de Noronha se apaga, se desvanece e desaparece com a VOLTA (assim mesmo em maiúscula) com esses abraços dos meus filhos, mais do que um abraço, apoteose sentimental. Comovente, fascinante, eterna, imortal e duradoura”, assim Helio Fernandes definiu para o blog Images&Visions esse dia tão marcante em suas vidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *