Operação Abafa Lava Jato contamina até a Procuradoria-Geral da República

Resultado de imagem para janot e raquel dodge

Janot atrapalhou a armação de Raquel Dodge

Carlos Newton

O Planalto e a chamada bancada da corrupção continuam dispostos a abafar a Lava Jato, atacando em todas as frentes. Além dos projetos apresentados simultaneamente na Câmara e no Senado no ano passado, nas gestões de Eduardo Cunha e Renan Calheiros, como a Lei de Abuso de Autoridade, já praticamente aprovada no Senado, a nova investida se concretiza no Poder Judiciário, em pleno Conselho Superior do Ministério Público, através de proposta apresentada pela subprocuradora Raquel Dodge, que visa claramente a obstruir as investigações da força-tarefa da Lava Jato.

Reportagem da excelente jornalista Letícia Casado, na Folha, relata que o na segunda-feira o procurador-geral  Rodrigo Janot teve uma discussão tensa com a subprocuradora Raquel Dodge, que tenta restringir o trânsito de procuradores no Ministério Público Federal, uma medida que atingirá a Lava Jato, que precisa reforçar sua equipe para dar conta das novas investigações, envolvendo não somente as últimas delações, mas também cerca de 2 milhões de páginas de documentos das contas na Suíça, enviados semana passada do Brasil.

TUDO ARMADO – A manobra para enfraquecer a Lava Jato já está armada no Conselho, com a participação ativa do advogado Gustavo do Vale Rocha, assessor da Casa Civil que conseguiu aprovação do Senado para integrar o órgão deliberativo do Ministério Público Federal e foi recentemente reconduzido.

Janot foi apanhado de surpresa pela manobra. O Conselho tem apenas 1o integrantes. Estava tudo combinado, oito deles já haviam votado a favor da medida, e apenas o vice-procurador-geral, Bonifácio Andrada, se manifestara contra. Janot disse que ficou “perplexo” com a medida que prejudica as investigações da Lava Jato. No desespero,  afirmou que não foi consultado sobre o assunto e pediu vista, para evitar a aprovação imediata dessa iniciativa verdadeiramente teratológica.

A autora da proposta, Raquel Dodge,  alegou pateticamente que tentou marcar horário com Janot para discutir o assunto e não conseguiu, vejam que essa senhora desconhece a existência de telefone, bilhete, e-mail ou mensagem no celular.

LIMITAÇÃO – A repórter Letícia Casado explica que a proposta da subprocuradoria Raquel Dodge vai limitar a 10% o número de procuradores que podem ser cedidos a outras unidades. Ela disse ter feito um levantamento e concluído que a resolução não afetaria a Lava Jato. Sua alegação é de que os procuradores do grupo de trabalho em Brasília e da força-tarefa do Paraná não se encaixam no perfil de investigadores que teriam que voltar para as unidades de origem. Será mesmo? Janot acha que não e imediatamente a desmentiu:

“Se temos um conjunto de colegas trabalhando em vários setores no gabinete do procurador-geral e se esses setores são mexidos, é óbvio que as atividades serão atingidas. E serão atingidas como um todo, inclusive nas investigações, seja da Lava Jato ou não”.

SUCESSÃO DE JANOT – O embate tem como pano de fundo a sucessão de Janot no comando da Procuradoria-Geral da República. Ele deixa o cargo em setembro. Raquel Dodge disputou com ele o comando do MPF em 2015, quando Janot foi reconduzido, e agora quer ser eleita. Os dois eram inimigos cordiais, agora passaram a ser inimigos declarados.

Seis subprocuradores são pré-candidatos ao cargo: Nicolao Dino, Mario Bonsaglia, Raquel Dodge, Ela Wiecko, Carlos Frederico e Sandra Cureau. Vão participar da eleição na Associação Nacional dos Procuradores da República. Os três mais votados formam a lista tríplice que será encaminhada ao presidente Michel Temer, para escolher o sucessor de Janot. Se Raquel Dodge estiver entre os três, será nomeada pelos já serviços prestados, é claro.

A Associação tem cerca de 1.300 associados ativos e aposentados com direito a voto, que podem evitar a nomeação da subprocuradora Raquel Dodge e a adoção de suas ideias mirabolantes. Vamos aguardar.

###
PSComo se vê, os inimigos da Lava Jato são tão criativos que conseguem apoio ate mesmo na cúpula do Ministério Público, é mais uma vergonha nacional que a internet vai desmontar, tenham certeza. (C.N.)

16 thoughts on “Operação Abafa Lava Jato contamina até a Procuradoria-Geral da República

  1. Com certeza “forças ocultas” em todas as frentes emergirão no sentido de enfraquecer a Lava Jato. Jamais agirão às claras, não falarão contra a operação de modo aberto porque a popularidade de Moro e dos demais da equipe está alta. Mas ninguém é bobo, as articulações mais perigosas e eficientes a médio prazo estão guardadas a sete chaves pelos velhos “barões do interesse” que detêm o poder institucional.
    A Lava Jato avança como pode de acordo com o jogo político e as condições que se abrem (ou são abertas a fórceps)!
    Ao menos a população tem a chance de manifestar-se nas urnas das próximas eleições com base no que descobriu-se!
    A população apóia a lava Jato com esperança!

  2. CN, o presidente não tem obrigação legal de escolher entre a lista tríplice, e com certeza pelo que nos apresentou , como governo golpista, vai nomear quem ele quiser, fora da lista.

    • Certamente que vai ser o Teste de Temer … Que acontecerá com Pindorama se for indicado e aprovado um engavetador?

      O MP é independente dos 3 Poderes para quê?

  3. Newton, permita-me: meu amigo Nilton andou brigando com minha gente alegando que eles estavam escondendo dele o hospital onde eu estaria internado. (As vezes eu passo uns quinze dias sem querer conversa com ninguém; mando dizer que estou viajando). Depois de Nilton procurar contato até com o Gilvan em Manaus, mandei dizer onde eu estava (não estava internado). Nilton chega aborrecido. Depois cheio de mistério diz: Sabe que teu amigo Newton faz parte da diretoria da ABI. Eu digo: Ele merece. Nilton retruca: É mas o presidente é da direitona. O Nilton está certo ou ouviu boato?

    • Prezado Aquino,

      Seu amigo Nilton está parcialmente certo. Estou afastado da ABI há um ano por incompatibilidade com o presidente e parte da Diretoria. Tenho grande amigos na Diretoria e no Conselho Deliberativo, do qual fiz parte, embora ainda tenha mandato (fui eleito pelos jornalistas). Para mim, presidente da ABI não pode estar vinculado a nenhuma organização, como Barbosa Lima e Mauricio Azedo, tem de ser independente.

      O atual presidente trabalha na TV Record, que é sua prioridade, comparece pouco à ABI, é uma ausência que preenche uma lacuna, como se dizia antigamente. Não sei se ele é de direita, porque não me importo com isso. Sou comunista, mas respeito a ideologia alheia. É uma pena o que está acontecendo à ABI, que nem me manda mais os boletos para pagar as mensalidades, na esperança que eu não apareça mais lá, para não prejudicar os supostos “trabalhos”, que não existem nem ocorrem.

      Abs.

      CN

  4. Caro Newton, assino teu artigo, o Temer esta transformando o Brasil em uma grande senzala com 220 milhões de escravos, a trabalhar e sustentar essa corja das quadrilhas hediondas de Brasilia. pergunto: os 3 patetas, que tem a obrigação e Dever de honrar a Soberania da Pátria, e a Liberdade de seu povo, estão coniventes!??
    Vamos ver logo mais, a greve geral de hoje, como aviso pacifico a canalhada, que se o Brasil fosse sério, já estariam vendo o sol nascer quadrado, quanto está,nos sustando, alem do roubo já feito pela corja, esse achicalhe a Srª Justiça, dessa almas trevosas, que estão a servir Mamon, o túmulo os aguarda,, para o acerto de contas de suas obras maléficas.no Tribunal da Consciência, a pena será “Ranger de dentes”, e pagar até o último ceitil. Os presidentes dos três poderes apodrecidos, como chefes das quadrilhas hediondas, e seus capangas, conhecerão a Dor pungente, pela Dor causada a milhões.
    Que Deus nos ajude a sair desse Pântanal, pacificamente,
    Pergunts: a bancada chamada evangélica, por sua coesão, como tem votado: Servindo à Deus, ou a Mamon????, a Catolica, é dispersa, e daqueles de outras seitas reliogiosas??? É lamentável, o desprezo ao Código da Vida: o Evangelho de Jesus, que foi transformado pela Hipocrisia, em uma Fábula.
    Da vida material nada se leva, a não ser, a nossas Obras, Má, Ranger de dentes, Boa: Luz e paz, somos apenas depositários e usuários, dos Bens Divinos, acreditem ou não, não importa, o túmulo nos mostrará a Verdade, a vida continua, somos Almas Eternas.
    Pai Celestial, nos ajude a sair desse atoleiro pacificamente.

  5. Ou fechamos este antro de ladrões, travestido em Congresso Nacional ou os criminosos mandarão neste país e no povo permanentemente!

    As medidas levadas a efeito para manter impunes os delinquentes que roubaram a Petrobrás, fundos de pensão, empréstimos consignados, que roubam o contribuinte através de indenizações pessoais, cujas notas fiscais apresentadas como comprovantes não resistiriam meia hora de auditoria, que são contra explicitamente a Lava-Jato e deterioram a imagem do juiz Moro, devemos nos unir e exigir o fechamento deste covil, desta toca de canalhas e traidores!

    Ou tomamos esta decisão ou seremos eternamente vítimas e escravos de ladrões, de corruptos, de desonestos!

    • É irmão dele, Celso, e parece ser um homem de bem. Certa vez, fiz uma crítica indevida a ele, motivado por erro de informação da Folha e pedi desculpas aqui, publicamente.

      Abs.

      CN

  6. …e depois vem o PMB( Partido da Mulher Brasileira, mais uma nulidade) com a ladainha: ” A mulher na politia é incorruptível”.
    Corrupção não tem GÊNERO!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *