Operação Zelotes põe na mira o Banco de Boston (leia-se: Henrique Meirelles)

Resultado de imagem para henrique meirelles charges

Charge do Baptistão, reproduzida do El País

Deu no Estadão

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira, 1, a 8ª fase da Operação Zelotes, que investiga um esquema de manipulação do trâmite de processos e no resultado de julgamentos no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – CARF. O Estado apurou que se trata do Banco de Boston, comprado pelo Itaú/Unibanco. Nota da PF informa que cerca de cem policiais federais estão cumprindo 34 mandados judiciais, sendo 21 mandados de busca e apreensão e 13 de condução coercitiva nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco.

Esta nova etapa da operação aponta a existência, entre os anos de 2006 e 2015, de suposto conluio entre um conselheiro do CARF e uma instituição financeira. O esquema, segundo a PF, envolvia escritórios de advocacia e empresas de consultoria.

A PF identificou que houve sucesso na manipulação de processos administrativos fiscais em ao menos três ocasiões.

DIVERSOS CRIMES – Os investigados poderão responder, na medida de suas participações, pelos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, advocacia administrativa tributária e lavagem de dinheiro

A Operação Zelotes foi deflagrada no dia 26 de março de 2015 com o objetivo de desarticular organizações criminosas que atuavam junto ao Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – CARF, causando grande prejuízo aos cofres públicos.

Os crimes investigados na operação são: Advocacia Administrativa Fazendária, Tráfico de Influência, Corrupção Passiva, Corrupção Ativa, Associação Criminosa, Organização Criminosa e Lavagem de Dinheiro.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG –  Henrique Meirelles foi presidente mundial do BankBoston, depois FleetBoston. até 2002, quando se aposentou e saiu candidato a deputado federal pelo PSDB de Goíás. Foi o mais votado na força da grana, sem fazer campanha, mas nem tomou posse, preferiu presidir o Banco Central por oito anos, nos governos petistas de Lula. De uma forma ou de outra, a ação dos federais no antigo Banco de Boston afetará Meirelles, que já esteve enrolado em processos no Tribunal de Contas da União, mas foram abafados, e na época Lula lhe deu status de ministro para que tivesse foro privilegiado.  Detalhe final: Meirelles é candidato a presidente em 2018, pelo PSD de Gilberto Kassab e pode até ganhar, beneficiado pela aversão que os políticos profissionais hoje sofrem . (C.N.)

9 thoughts on “Operação Zelotes põe na mira o Banco de Boston (leia-se: Henrique Meirelles)

  1. O tom fúnebre e o destaque mínimo com que a imprensa noticiou essa operação, mostra claramente quem é o poder político.
    Não deram um nome e nem um endereço sequer .

  2. Apareceu um margarido…

    O ex-superintendente do Bank Boston Walcris Rosito é alvo da oitava fase da Operação Zelotes. Especializado em direito tributário e diretor do Bank of America de 2006 a 2014, teve mandado de condução coercitiva expedido, mas ainda não foi localizado em sua casa em São Paulo. A Operação investiga organizações criminosas que atuavam na manipulação do trâmite de processos e no resultado de julgamentos no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *