
Reproduo do Arquivo Google
Pedro do Coutto
exatamente isso, porm o ministro Paulo Guedes, no sei por que, omitiu a informao ao divulgar o projeto enviado ao Congresso. No pode ficar abaixo de 3,3 trilhes, digo eu, porque esse o total oramentrio de 2019. Com base na lei e no bom senso dever ser 4% maior pois esta a inflao projetada do IBGE para este ano. Fiquei surpreso diante da omisso.
E no foi esse o teto da lei de meios para o prximo exerccio, no atino qual o motivo de o governo ao divulgar a matria no ter considerado a diferena entre receita e despesa no final da pera.
MAIS DIFICULDADES – O Ministrio da Economia, ao enviar a mensagem acentuou dificuldades financeiras entre crdito e dbito, destacando que a compresso deficitria reduz o programa de investimentos fraca parcela de 19,3 bilhes de reais.
No deixou de assinalar, entretanto, o dficit de 244 bulhes relativo s contas do INSS. Uma despesa de 844 bilhes e uma receita de 600 bilhes. Foi tambm calculado o dficit de 39 bilhes referente folha de vencimentos do funcionalismo federal.
O confronto entre despesa e receita faz encolher as aplicaes de capital imaginada na esplanada de Braslia.
COM DESTAQUE – O Globo, Folha de So Paulo e O Estado de So Paulo, como natural, publicaram com destaque a matria. Em O Globo, ela foi assinada por Manuel Ventura e Marcelo Correa. Na FSP, por Bernardo Caran e Tiago Resende. No Estado de So Paulo, a reportagem foi de Idiana Tomazelli. Deixo aqui uma sugesto para os cinco reprteres que abordaram a medida proposta ao Congresso atravs de mensagem do presidente Jair Bolsonaro.
A ideia a qual me refiro que os cinco jornalistas procurem se informar qual o montante da chamada lei de meios. A despesa, pelo quadro estatstico divulgado, eleva-se a 1 trilho e 479 bilhes de reais. Falta, portanto, descobrir onde esto colocados os nmeros da lei oramentria para perfazer a escala de 3 trilhes e 300 bilhes de reais.
FALTA UMA PARCELA – Fica faltando uma diferena muito grande e preciso considerar que no existe crdito sem dbito, da mesma forma dbito sem crdito. Quando se debita a algum est se creditando a outra pessoa. O raciocnio vale tanto para as pessoas fsicas quanto para as jurdicas.
Talvez a diferena se refira as empresas estatais como Petrobrs e Eletrobrs, alm de Furnas, Chesf, Banco do Brasil e Caixa Econmica Federal. Mas a surge uma contradio entre crdito e dbito, j que tanto a Petrobras quanto a Eletrobrs, alm do Banco do Brasil noticiaram terem fechado o exerccio passado com lucro financeiro.
Vale acentuar, por fim, qual o destino do recurso desembolsado pela rolagem da dvida interna que se encontra em torno de 5 trilhes de reais. A rolagem exige juros anuais de 6%, nvel este estabelecido pela taxa Selic. Como se constata, a mensagem da Lei de Meios apresenta sombras que necessitam serem iluminadas para a opinio pblica do pas.
O grande e experiente Jornalista Sr. PEDRO DO COUTTO chama ateno sobre a fala do Ministro da Fazenda Dr. PAULO GUEDES sobre a proposta do Oramento Federal 2020, porque ficou s na parte Corrente e no na Parte Financeira.
Em Nmeros redondos vamos tentar simplificar a apresentao do Oramento Federal 2020:
PIB 2020…………….R$ 7.000 Bi
Oramento Federal 2020……….R$ 3.432 Bi
Receita Corrente (Tributos)………R$ 1.500
Bi
Deficit Corrente…………..R$ 144 Bi
Receitas Financeiras………R$ 1788 Bi
Despesas Correntes………R$ 1.600 Bi
Despesas Financeiras…….R$ 1.788 Bi
Os Economistas chamam a Parte Corrente de PRIMRIA do Oramento, e a Parte Financeira de NOMINAL.
Vemos que em 2020, ainda teremos um Deficit Corrente ( Primrio) de R$ 144 Bi .
E que pouco mais de 50% com Despesas Financeiras (Amortizao e Juros da alta e de perfil curto de 6 Anos de nossa Dvida Pblica.
A Amortizao da Dvida Pblica no precisamos pagar, s “rolar”, mas se no pagamos os Juros que no Oramento Federal 2020 esto estimados em R$ 365 Bi, a Dvida Pblica vai crescendo at chegar no limite, que atingido quando os Emprestadores comeam a perder a CONFIANCA de que o Governo vai honrar os seus compromissos Financeiros.
Para evitar isso, o Governo tem que no mnimo paralisar o crescimento da Dvida Pblica “em relao ao PIB” criando Superavits Correntes- PRIMRIOS.
O Ministro da Fazenda nunca chama ateno para a parte Financeira (Nominal) do Oramento para ” no alertar muito os Gansos”. E est certo nisso.
Me pergunto, qual o limite que o Mercado suporta de Despesas Financeiras sobre o Oramento Federal e acho que 50% como j passou atualmente, acende a luz vermelha.
Para manter a Inflao controlada, acho que apesar da AUSTERIDADE no Oramento Federal 2020, o Governo fez o que possvel.
Teremos crescimento Econmico baixo e alto Desemprego, ainda por uns 3 anos.
Abrao.
A matria do Pedro demonstra como a imprensa desinforma a populao ,por que no se faz auditoria das dividas int e ext.
No oramento est previsto o caminho de dinheiro que ser direcionado para o aumento doa militares.
Se fosse para os soldados, cabos l, taifeiros, marinheiros… no veria mal. Mas acontece que os benefcios so proporcionalmente maiores para o oficialato.
Alis, como j comentei aqui antes, citando fontes, inclusive… Existe um excesso de oficiais nas FFAA brasileira comparativamente com as foras de outras naes (inclusive as que operam em conflitos mundiais).