Órgão da Procuradoria contesta Aras e defende preservação da estrutura da Lava Jato

Aras se manifesta contra a lei municipal que proíbe debate de gênero

O desempenho de Aras é  como uma Piada do Anos de bobo da Corte

Aguirre Talento
O Globo

A 5ª Câmara de Coordenação e Revisão da Procuradoria-Geral da República (PGR), órgão que coordena os trabalhos do Ministério Público Federal na área de combate à corrupção, enviou um ofício ao procurador-geral da República Augusto Aras nesta quarta-feira solicitando que ele mantenha a estrutura das forças-tarefas de combate à corrupção, incluindo a Lava-Jato, e prorrogue a existência desses grupos por pelo menos seis meses.

O prazo da força-tarefa da Lava-Jato de Curitiba vence em setembro e caberá à gestão de Aras decidir sobre a sua renovação e sobre a sua estrutura.

REAÇÃO DA CÚPULA – O ofício, enviado em meio a uma crescente crise entre Aras e a Lava-Jato, é mais uma manifestação da cúpula da PGR em protesto ao procurador-geral. A manifestação ocorre justamente um dia depois de Aras, em uma live para advogados criminalistas, ter criticado a estrutura e as despesas com a força-tarefa da Lava-Jato.

O documento também busca obter a participação da 5ª Câmara no processo de prorrogação das forças-tarefas. No início do mês, a PGR diminuiu a estrutura da Força-Tarefa Greenfield, que tinha três procuradores de dedicação exclusiva e ficou com apenas um. A FT da Lava-Jato de São Paulo também perdeu membros exclusivos.

Uma das autoras do ofício, a coordenadora da 5ª Câmara, subprocuradora-geral da República Maria Iraneide Facchini, é aliada de Aras. Também assinam o documento os subprocuradores Antônio Carlos Fonseca da Silva e José Adônis Callou de Araújo Sá, além dos procuradores regionais Januário Paludo, Cláudio Dutra Fontella e Uendel Domingues Ugatti.

DOIS PONTOS – O ofício solicita a Aras quatro pontos. O primeiro deles é: “Assegure a manutenção da estrutura de recursos humanos (funções, servidores e membros) e materiais (recursos orçamentários) das forças-tarefas vocacionadas ao combate à corrupção”.

O segundo ponto cita que as forças-tarefas devem ser prorrogadas até que seja decidida a criação da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (Unac), que deve unificar as estruturas das investigações. “Conceda prorrogação às forças-tarefas por prazo não inferior a seis meses, tempo razoável para o planejamento de conclusão das investigações em andamento, bem como para o amadurecimento das discussões sobre a Unac no Conselho Superior do Ministério Público Federal”, diz o ofício.

OUTROS PONTOS – Prossegue o documento em seu terceiro ponto: “Permita às forças-tarefas a apresentação de projetos de transição, no prazo de 60 dias, com cronograma de término dos trabalhos e absorção do acervo das forças-tarefas, nos moldes preconizados pela Corregedoria do Ministério Público Federal”.

No último ponto, o ofício solicita que Aras encaminhe para a 5ª Câmara todos os pedidos de prorrogação de forças-tarefas de combate à corrupção, para que o órgão dê um parecer sobre o assunto, antes que Aras decida sobre essas prorrogações.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Augusto Aras está conseguindo unir a Procuradoria contra sua tenebrosa gestão. Ficará conhecido como o pior procurador-geral da História da República, defensor de políticos e empresários corruptos. Sua apresentação na videoconferência nesta quarta-feira foi patética, todo atrapalhado e gaguejando. A História lhe fará justiça. (C.N.)

7 thoughts on “Órgão da Procuradoria contesta Aras e defende preservação da estrutura da Lava Jato

  1. A “CAIXA-PRETA”, A “CAIXA DE PANDORA” e o Brasil. Lenio Streck está equivocado, o problema maior do Brasil não é a “caixa-preta” fechada, da Lava Jato, mas isto sim a “Caixa de Pandora” aberta, do sistema apodrecido, com todos os seus males à solta, a guerra, a discórdia, o ódio, a inveja, a corrupção, a roubalheira da elite delinquente que domina o país, as doenças do corpo e da alma, à direita, à esquerda e ao centro, à paisana e fardados, o militarismo, o partidarismo, politiqueiro$, e seus tentáculos, velhaco$, os quais mantém a esperança aprisionada, sendo pois a nossa missão, fazer um strike na seara da maldade, libertar a esperança, recapturar todos os males, aprisioná-los de volta na “Caixa de Pandora”, e despachá-la com todos os males aprisionados para bem longe do Brasil, com passagem só de ida, como propõe a RPL-PNBC-DD-ME, o Projeto Novo e Alternativo de Política e de Nação, o novo caminho para o novo Brasil de verdade, porque evoluir é preciso. https://www.brasil247.com/regionais/brasilia/lenio-streck-aras-esta-certissimo-em-abrir-a-caixa-preta-da-lava-jato?amp&fbclid=IwAR1NcfHBnCWvLdNOCFoG1YevoYIo7wDwnDj2gWixlZLCG_QPwTxI37areNw#.XyJdlekZZlU.facebook

  2. “HÁ TRÊS ANOS. O Dia em que Ciro Gomes, um dos mais qualificados políticos do Brasil, diferenciou-se dos seus concorrentes, mostrou-se sábio e digno se ser votado, reconhecendo, humildemente, a necessidade inevitável e inadiável de se colocar na mesa dos debates democráticos do país e das eleições a ideia cujo tempo chegou, a Utopia, ou o Sonho, como preferirem, tal seja o Projeto Novo e Alternativo de Política e de Nação, o novo caminho para o novo Brasil de verdade, porque evoluir é preciso. https://www.facebook.com/ciroatomico/videos/1957058427913550/UzpfSTE3MzM3OTQ3NTAyMzk5MjA6Vks6MTk1NzA1ODQyNzkxMzU1MA/

  3. Olá CN boa tarde amigo.. Essas tentativas de parar a Lava Jato já quase estão se comparando aos inimigos Coyote e Papa Léguas, onde o Coyote monta um monte de armadilhas, mas o Papa Léguas se dá bem.. E lamentável.. Abs

  4. Tudo pode acontecer em Brasília, a capital mundial da corrupção impune;

    Bolsonaro nomeou Aras – os fatos agora provam – com a nítida intenção de sepultar a Lava jato.

    Não será surpresa para ninguém, se Aras for bem sucedido em sua missão, que a reeleição de Bolsonaro seja apoiada por Lula, Serra, José Dirceu, Geddel, Temer, e uma infinidade de “beatos”, incluindo os sinistros do STF.

    • Celso, Você tem alguma dúvida de que seja isso mesmo? O que mais me doe disso tudo, é que esses canalhas insultem a inteligência da gente. Eles pensam que iludem alguém com suas cínicas manobras, mas idiotizados pela cada dia mais absoluta impunidade, tornam transparentes suas groseiras jogadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *