Os países do Continente (entre eles, o Brasil) sempre “ignoraram” a OEA

José Carlos Werneck

A tentativa do PT e de Dilma de fazer a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) ser transformada numa “instância de recurso” contra o impeachment, além de inútil, contraria um dos valores mais caros à diplomacia brasileira, que jamais tolerou intervenção de organismos internacionais em nossos assuntos internos. Realmente, trata­se de uma ingerência descabida e totalmente despropositada.

Lembrem-se de que a então presidente Dilma não deu a mínima, exceto uma “banana”, quando a OEA exigiu a suspensão da obra da hidrelétrica de Belo Monte. E ainda retirou de lá o embaixador, por três anos. Por aí se vê que nem ela própria levou a sério a Organização dos Estados Americanos, aonde agora recorre, para alegar que o impeachment é um “golpe”.

A informação é do jornalista Claudio Humberto, em seu site Diário do Poder. O embaixador Ruy Casaes é quem foi chamado de volta, em protesto contra a intromissão da OEA. Ele se aposentou sem retomar o posto. A presidente ora afastada realmente deixou o organismo sem embaixador brasileiro,durante um período de três anos.

Dilma Rousseff ficou tão irritada que no ano de 2014 pagou somente 1 dólar dos US$ 8,1 milhões da contribuição obrigatória do Brasil para manutenção da OEA. Nem a OEA e nem muito menos sua comissão têm a prerrogativa de suspender o impeachment, ao contrário do que afirmam afoitos e saltitantes petistas notórios por seu analfabetismo jurídico.

Sempre omissa quanto às graves violações de direitos humanos na Venezuela e em vários países que fazem parte da OEA, há muito sua caduca e inoperante comissão de Direitos Humanos perdeu autoridade moral para emitir qualquer parecer.

2 thoughts on “Os países do Continente (entre eles, o Brasil) sempre “ignoraram” a OEA

  1. Isso é o que chamamos de puro desespero, estão a ponto de largar as tetas do Estado, não que a mamação não vá continuar, vai sim, agora com outras boquinhas ávidas de benesses.
    Esse é o Brasil, dos oportunistas, agora a OEA passa a existir, como se só servisse para seus pútridos interesses.

  2. ESSES PETRALHAS CONTINUAM CADA VEZ MAIS MEDIOCRES! SÃO INCOERENTES E DE
    PÉSSIMA MEMÓRIA! TENTAM APELAR AGORA PARA A OEA, A QUEM DESPREZARAM E FIZERAM POUCO CASO! ASSIM COMO ESTAVAM APELANDO A CRISTÓVÃO BUARQUE UM DOS POLITICOS MAIS HUMILHADOS PELO REGIME PETRALHA! QUERIAM QUE ELE SIMPLESMENTE ESQUECESSE O PASSADO E OS DEAFOROS E VOTASSEM CONTRA O IMPEACHMENT DA PRESIDANTA! MAS O CASO MAIS EMBLEMÁTICO DE HUMILHAÇÃO, FOI O EX-SENADOR SUPLICY QUE FICOU ANOS A FIO SOLICITANDO AUDIENCIA A PRESIDANTA E COMO ESTÁ SENIL E PRINCIPALMENTE NÃO TEM O MINIMO DE BRIO E VERGONHA NA CARA, AINDA DEFENDE A PRESIDANTA COM UNHAS E OS POUCOS DENTES QUE AINDA TEM! FICA AQUI UM CONSELHO PARA A DILMANTA E OS PETRALHAS: RECORRAM AO ESTADO ISLAMICO, COM QUEM VOCES PRETENDIAM DIALOGAR! DE PREFERENCIA VÃO ATÉ LÁ PRÁ SIRIA/IRAQUE, MAS SÓ COM PASSAGEM DE IDA!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *