Os primeiros culpados da lambança

Carlos Chagas

Até o Lula anda apelando. Instalado em Brasília há três dias para tentar botar ordem na confusão entre Dilma e os partidos da base oficial, o ex-presidente renunciou à sua experiência para fazer coro com os vigaristas que através de décadas tem sustentado ser culpa do sistema de comunicação social do governo a péssima imagem do próprio. Quer dizer, se a população protesta, se os caminhoneiros param, se a Petrobras transformou-se na caverna do Ali Babá, se faltam água e energia, e se do palácio do Planalto surgem iniciativas extinguindo direitos trabalhistas – tudo acontece por falta de comunicação social. Incompetentes seriam os encarregados de divulgar que o país é um paraíso, que a presidente apresenta altíssimos níveis de popularidade, que os caminhoneiros não se rebelaram, que a Petrobras dá exemplos de extrema honestidade, que a água e a energia são distribuídas amplamente e que os direitos trabalhistas estão sendo ampliados.

Essa é a sina dos ministros da Comunicação Social, dos secretários e assessores de Imprensa. São os primeiros a ser arcabuzados pela quadrilha que cerca os donos do poder. Fragilizados pela inoperância dos governos a que servem, os comunicadores recebem a primeira carga de críticas e diatribes.

O diabo é estar a equação matreiramente invertida. Se os encarregados da comunicação social não anunciam milagres será porque milagres não existem e nada de bom há para anunciar. Se o governo nada tem para divulgar, mas só malfeitos, como esperar que se transformem em prestidigitadores capazes de tirar coelhos da cartola?

Tem sido assim, em especial nos dois governos do PT. Os companheiros, frustrados com a má imagem dos governantes, quer dizer, deles mesmo, logo se queixam de estar sendo perdida a batalha da comunicação, por inoperância de seus responsáveis. Ainda mais quando se negam a distribuir publicidade aos montes para veículos partidários quase sempre inoperantes e até inexistentes.

LULA NA VIGARICE

O inusitado na quadra atual é o engajamento do Lula nessa vigarice. Ele, pelo menos, tinha obrigação de prospectar mais fundo as causas de o Congresso estar em vias de rejeitar as medidas provisórias de arrocho social enviadas pela presidente Dilma. Já viveu experiência igual, ainda que não tão aguda como agora.

Como, indaga o primeiro companheiro, não se explica o maravilhoso sentido das propostas da sucessora? Por que não divulgar os sublimes objetivos da redução de prerrogativas trabalhistas? Se os fatos continuam desmentindo as enganações, pior para os fatos…

Ampliando-se um pouco mais a dimensão das agruras que atingem a comunicação social deste e de todos os governos, a constatação é de que o mesmo raciocínio se usa contra a imprensa: só más notícias são apresentadas? A culpa é de quem as apresenta.

5 thoughts on “Os primeiros culpados da lambança

  1. Sr. Chagas, análise perfeita, querer culpar a Mídia, pela incompetência, é piada de mau gosto, por acaso, ela é “dona da caneta” para assinar os assassinatos que o governo vem fazendo nesse desgoverno: Saúde no Caos cidadãos morrendo ou ficando aleijado, o atual ministro, pior que o anterior, a Educação no Caos, o Hadad no ME, publicou livros de matemática, em que 2+2=5, na gramática, a estuprou, nas outras matérias, se publicou, com certeza em História, que o Brasil foi descoberto pelo Sergio Cabral, pousando seu avião na Bahia,…resultado 500 mil nota zero na prova de redação, e nas outras matérias notas baixas, é culpa da Mídia ter publicado essa vergonha!?? Nunca pensei em chegar aos 85 anos é ver tanta HIPOCRISIA NOS 3 PODERES, ARREBENTANDO O BRASIL.
    Sr. Chagas, ao olhar os 3 Poderes, dá nojo, ver a que ponto o ser humano pode chegar com seu egoísmo e falta de Dignidade, Ética.
    Façamos nossa parte de cidadãos do BEM (Luther King), e oremos à DEUS por sua Misericórdia, pois o amanhã, nesses caminhar, será pior que o hoje, Lula traiu os trabalhadores, e continua sendo instrumento das trevas.
    200 milhões entregando seu “suor e lágrimas” em impostos escorchantes( hoje 6 meses de salários anuais) para serem roubados 2 vezes: no Cofre público, e na Saúde, na Educação, na Segurança, no transporte, necessidades básicas da CIDADANIA, garantidas, na colcha de retalhos, chamada Constituição Federal.
    Grande culpado dessa situação prá lá de caótica: o Eleitor que vende de alguma forma seu voto, elegendo safados e ladrões notórios.
    Por um Brasil decente e justo.

  2. O PT adora uma piada, mas a que mais se adapta ao pensamento petista é aquela do cara que encontrando a mulher com o amante no sofá da sala, pega o revólver e dá dez tiros no sofá. A imprensa brasileira tem sido, para o PT, o sofá da piada.

  3. Governo deve se desfazer de parte da Petrobras, diz Serra
    27/02/201507h30

    Comunicar erro

    Enviar por e-mail

    terr

    Olha o PSD aí gente ! Primeiro apodrecem, depois secam , depois entregam. Nojetos !

    Já estão dizendo o que esperavamos. Querem doar a petrobras para aqueles que não investiram um dindim sequer.

    O senador José Serra (PSDB-SP) diz considerar necessário que o governo venda uma parte da Petrobras para a iniciativa privada, preservando as áreas de extração e produção de petróleo. Em meio à atual crise de governança na estatal, a empresa “tem que ser enxugada para sobreviver

    Leia mais em: http://zip.net/byqSxb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *