Palocci decide fazer delação e inviabiliza qualquer chance de defesa para Lula

Resultado de imagem para palocci preso charges

Charge do Sponholz (sponholz.arq.br)

Bela Megale e Letícia Casado
Folha

O ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci deu o primeiro passo para sua delação premiada. Há cerca de duas semanas ele teve uma reunião com a força-tarefa de Curitiba na Polícia Federal em Curitiba, onde está preso desde setembro de 2016. Pessoas ligadas a Palocci dizem que os principais temas que o político pretende tratar envolvem corrupção de empresas do sistema financeiro, como bancos, além de conglomerados que não integram grupos de empreiteiras. Na lista também há fatos ligados ao ex-presidente Lula – de quem ele defendeu interesses econômicos – e às campanhas do PT.

Também estava na reunião com a força-tarefa da Lava Jato o delegado Felipe Pace, que conduziu investigações que prenderam o político. Desde 2016 a PF não participa de delações negociadas pelo MPF e PGR (Procuradoria-Geral da República).

PF PARTICIPA – Há um ano, o procurador-geral Rodrigo Janot entrou com uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal) para proibir a PF de negociar delação premiada.

Segundo a Folha apurou, a sugestão para que a PF sentasse à mesa partiu do empreiteiro Marcelo Odebrecht, que assinou delação em dezembro. Ele e Palocci estão presos na carceragem de Curitiba.

Marcelo teria dito que enfrentou problemas em temas da delação sobre os quais os procuradores não tinham tanto conhecimento. Ele teria argumentado que a PF pode ajudar a dar foco em assuntos mais relevantes, daí a tentativa de Palocci de incluir os federais em seu acordo.

MORO INCLUI O MPF – A colaboração com o MPF é vista por especialistas como mais vantajosa, já que nela pena e multa são determinadas na negociação. Porém, dividir as tratativas com outro órgão pode ajudar a reduzir a pressão dos procuradores sobre o potencial delator.

Um delegado chegou a procurar o juiz Sergio Moro para informar que Palocci queria negociar com a PF, mas o magistrado disse que era preciso incluir o MPF.

Nesta terça (18), o STJ (Superior Tribunal de Justiça) marcou o julgamento do pedido de liberdade de Palocci. A Folha apurou que o petista tem dito que tem pouca chance de êxito – ainda mais com a publicidade das delações da Odebrecht. Neste mês, o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, negou liberdade provisória a Palocci.

ASSESSOR, TAMBÉM – Outro ponto que pesou para Palocci decidir tentar a delação é a negociação de seu ex-assessor, Branislav Kontic com investigadores. Os dois foram presos no ano passado, mas Kontic deixou a prisão após dois meses por decisão da Justiça. Palocci é réu por corrupção e lavagem em um processo conduzido por Moro.

Há, no entanto, outras ações que miram Palocci, como a que investiga sua atuação na compra de terreno que abrigaria o Instituto Lula.

A primeira opção do ex-ministro para conduzir sua delação era o advogado Marlus Arns, que fechou o acordo do ex-vice-presidente da Camargo Corrêa Eduardo Leite. O criminalista, porém, declinou do caso por questões financeiras. Arns argumentou que já atende o ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que está com os bens bloqueados, e que não poderia ter outro cliente sem condições de pagar.

O advogado Roberto Batochio, que além de Palocci defende o ex-ministro Guido Mantega e o ex-presidente Lula, disse que deixará o caso se o cliente tomar a decisão de firmar acordo de delação. “Ele não falou nada para mim nesse sentido”, afirmou.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Com a delação de Palocci e de seu assessor Kontic, que operavam a conta da propina direta a Lula pela Odebrecht, cai o pano, Lula fica sem a menor possibilidade de defesa, vai morar em Curitiba, sem apelação. E o resto é silêncio, como diria Érico Veríssimo. (C.N.)

12 thoughts on “Palocci decide fazer delação e inviabiliza qualquer chance de defesa para Lula

  1. Vai-se uma pomba, outra pomba mais, mais uma pomba também vai.
    Assim o pombal ficará vazio, mas a “gaiola”, cheia.
    Indo um a um para o “matadouro logo logo, todos farão a tal delação premiada, até porque nestas alturas dos acontecimentos, tentar segurar no rabo do touro, é coisa para otário e ficar sozinho no xilindró é programa pra la de aborrecido.
    Pelos solavancos dado pelo andar da carroça, não vai demorar alguém esclarecer o que aconteceu com Celso Daniel e Toninho do PT.
    É provável que desta vez o mistério seja esclarecido.
    O advogado do molusco já esta esperneando, fazer o “rapaz” ouvir a conversa mole de 87 “testemunhas” é arbitrariedade, porém encher o saco do juiz com um monte de abobrinhas, não é.
    O molusco poderia ser “internado” no presídio em Curitiba, de onde ficaria fácil acompanhar os depoimentos.

  2. MUITO BOM DIA Sras e Srs!!!! Muito bom dia Sr C.N.!!!!!!! Quando assisti meu ex professor de Economia I, Jose Carlos Alves dos Santos, ir em cana e a CPI dos anões do orçamento prosperar, pensei que o Brasil iria dar certo. Não deu! Quando vi Fernando Collor descer a rampa pensei que o Brasil iria melhorar: NADA MUDOU!!!! Escandalos se sucedem sem que NADA aconteça!!! Sergio Moro vai enquadrar meio mundo mas NADA acontecerá e NADA vai mudar. Porque? Porque nosso povo é conivente com isso tudo! Porque nosso sistema poítico é corrupto! Porque o Brasil NÃO FOI FEITO PARA DAR CERTO!!!! Quem viver, VERÁ!!!! Vamos aguardar o prossimo escandalo, na seara dos TRILHÕES!!!!!

  3. Sem querer contestar a Nota de Redação do Blog, sempre pontual e adequada ao tema apresentado, mas Carlos Newton sabe que esta é mais uma provável delação premiada que não levará Lula à cadeia!

    Existem tantas acusações e todas iriam desestruturar Lula e o PT, que se mostraram tímidas para a Justiça mandar prender o ladrão do ex-presidente, chefe da quadrilha petista.

    Portanto, Palocci será mais uma denúncia – caso decidir por ela – a ser contabilizada como insuficiente para mandar Lula para o presídio e, se não sabem o porquê desta indecisão judicial, volto a repetir o que escrevi anteriormente:

    Se os que optaram pela delação premiada têm céus e terras para contar sobre o comportamento dos petistas e demais partidos cúmplices nos roubos contra o povo e país, já imaginaram o que Lula não contaria?!

    Já pensaram o que Lula não denunciaria de membros do Judiciário?!

    Já tiveram ideia do que Lula não teria para contar sobre as suas relações nada ortodoxas com empresários, políticos, juízes, desembargadores, ministros, chefes de Estados, governadores, prefeitos, vereadores … com a Dilma, FHC, Sarney, Collor … com Lula a casa brasileira desmoronaria solenemente!

    Jamais Lula será preso, a começar que Moro determinou ouvir as mais de oitenta testemunhas de Lula para procrastinar qualquer pedido de prisão antes do ano que vem, e reitero o meu repto neste sentido, a ponto de ser o candidato petista e dos partidos de esquerda para 2018!

    • Agradeço a tradução simultânea, amigo Bend, mas em minha opinião Lula será preso, e isso não demora a acontecer. A delação de Palocci é apenas a bala de prata e a prisão de Lula pode ocorrer antes até de o “Italiano” começar a cantar “O Sole Mio”.

      Abs.

      CN

      • E o cartão corporativo da rosemary? Vai ficar assim, em sigilo, quando até o sigilo das delações contra os foristas privilegiadum caíram? Ditadura jabuticaba é isso.

        • Será que ela está trocando de presidente?
          A mulher sumiu, as ações contra ela sumiram, o cartão sumiu. Rudo está sumindo!
          Nas décadas anteriores pedimos escolas. Está na hora de pedirmos a construção de presídios!

  4. Caríssimo,

    Deus te ouça!

    Lula deve e merece ser preso, e a Justiça resgatar parte da sua credibilidade abalada.

    Agora, na razão direta da prisão de Lula, a extinção do PT, a sua licença cassada porque se trata de uma legítima quadrilha que se apossou do poder para obter vantagens partidárias e para seus dirigentes.

    Evidentemente vale para o PMDB, PSDB, PP e PCdoB, outras organizações criminosas que se locupletaram com os roubos fartamente denunciados à Lava-Jato.

    Um forte abraço, Newton,
    Saúde e paz, e vida longa ao Mediador e à sua Tribuna da Internet!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *