Papa Francisco continua a se comunicar por e-mails

Jorge Béja

Tenho mantido, todas as semanas, correspondência com o Papa Francisco, através de e-mails. É uma pessoa tão, tão simples, que ele próprio, após eleito Papa, manteve ativo o seu e-mail, liga seu computador todos os dias, antes de ir dormir, digita sua senha, abre a Caixa de Entrada e lê as mensagens que recebe, a maior parte delas da Argentina e responde. Que doce e amável pessoa! Sua escolha, no Conclave, foi mesmo consequência da intervenção do Divino Espírito Santo. Não conhecia esta sua Oração. Quando a recebi, imediatamente a repassei para o devotado Carlos Newton, com pedido para que a divulgasse.

No início da década de 90, em Buenos Aires, participando do congresso de ex-alunos, conheci, muito rapidamente, Dom Jorge Mario Bergoglio. E sabendo que o Bispo gostava de piano e do compositor Claude Débussy, toquei o “Clair de Lune” num imponente Steinway&Sons. Jamais poderia supor, pensar, cogitar ou imaginar (nem de longe) que após 1200 anos de Papas europeus, um cardeal “lá do fim do Mundo”, como disse o Papa Francisco, viesse a ser eleito Chefe da Igreja Católica.

Nas mensagens que troco com o Papa Francisco passei a chamá-Lo de “Corazón del Mundo”. É já se vê que é mesmo o “Coração do Mundo” que bate forte por uma Igreja reedificada, por uma Cúria Romana transformada, respeitada… pura. Que bate forte pelos pobres, com os pobres e para os pobres.
Jorge Béja

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

26 thoughts on “Papa Francisco continua a se comunicar por e-mails

  1. Boa tarde. Gostaria muito de saber o e-mail de nossa santidade. Gostaria de esclarecer muitas dúvidas que tenho em minha vida, e trocar os sentimentos de carinho e amor que sinto por ele nosso amado representante de Cristo, sei que ele possa talvez não me responder mas gostaria ao menos de tentar. Obrigado e que Jesus lhe abençoe.

    Jean

  2. o papa quando esteve no brasil contou-nos uma história que tinha acontecido no sul da argentina ;era de uma mulher que era catolica e por morar muito afastada e não haver um padre se dedicou a outra religião .pois ele manda que se desboracraterize a igreja para que os católicos continuem na sua religião. MAS PELO QUE VEJO A PALAVRA DELE CONTINUA A SER DESRESPEITADA, JÁ QUE EU TENTEI BATIZAR A MINHA NETA NA IGREIJA DE N.SENHORA DAS GRAÇAS SITO NO BAIRRO PORTO VELHO SÃO GONÇALO /NITEROI /RIO DE JANEIRO /BRASIL, E NÃO PUDE POR A MADRINHA SER SOLTEIRA, ENTÃO FUI P/ NITEROI E BATIZEI ELA NA IGREIJA CATÓLICA DE SÃO DOMINGOS EM NITEROI SEM BOROCRACIA, ISSO JÁ ME TINHA ACONTECIDO C/MEU NETO A 3ANOS ATRÁS ESPERO QUE AS PESSOAS DESSA IGREIJA SEJAM REPREENDIDAS PARA QUE OS CATÓLICOS NÃO TENHAM QUE PROCURAR IGREIJAS MAIS LONGIQUAS ,JÁ QUE ESSA IGREIJA FICA A 100METROS DE CASA, DESDE´JÁ O MEU MUITO OBRIGADO A SUA BENÇOA.

  3. Olá
    Gostaria de saber o e-mail do Papa Francisco, sei que muitas pessoas pedem isso…..quem sabe serei merecedora de ter essa graça!

    Obrigada

  4. Irei a Roma, no final do próximo ano e gostaria muito de participar de uma missa com o Papa Francisco! A viagem será no final de 2014!!! Será, que terei a graça de conseguir? Serei eu e minha filha!!! Agradeço a atenção!!!

  5. Caro Jorge Béja, boa tarde!
    Sinceramente, vc não imagina a inveja que tive ao ler seu texto acima, sobre trocar emails com o santo Papa Francisco. Pois todos sabemos que enviar uma correspondencia pelas vias oficiais ao Papa, é uma burocracia e a tal correspondencia ser lida e relida por assessores que vão definir se o tal assunto é digno de importunar o Papa.
    No encerramento da JMJ 20143, depois de ouvir suas palavras me veio ao coração a idéia de um projeto, um pouco audaciosa, que senti que deveria enviar ao Papa, para que ele complete esta maravilhosa obra iniciada por João Paulo II com os jovens do mundo todo. Gostaria muito de poder enviar a ele e ter a certeza de que ele vai ao menos ler e pensar sobre o assunto. Peço assim, que quando trocar novos emails com ele, pergunte-lhe se pode repassar a mim o seu email ou como fazer para enviar uma correspondência que possa realmente chegar em suas mãos..
    Sou católica, jornalista, devota da Virgem Maria e Santo Antônio e moro em São Paulo.
    Vc tem razão em defini-lo como “Corazón del Mundo”, ele é realmente um homem de Deus, que conquistou meu coração e minha admiração desde o momento que o vi surgir pela primeira vez na janela do vaticano ao ser anunciado como novo Papa.
    Que Deus o abençoe e Divino Espírito Santo guie seus passos.
    Ficarei eternamente grata, caso possa me ajudar a fazer chegar em suas mãos este meu projeto.

  6. Gostaria muito de saber o e-mail do papa francisco gostaria de me comunicar com ele e tirar duvidas ,fico contando com a sua atenção e que DEUS abençoe para que isso seja possível .Poderá mudar muito todos as coisas e sentimentos se por ventura conseguir a mais sincera resposta do papa para mim sanguifica muito .Obrigado deis de já .

    • Estou desesperada e não sei o que está acontecendo em minha vida! Tudo dá errado! Sou católica praticante, mas últimamente tudo se transformou em trevas. Não é normal isto, estou confusa, não sei o que fazer e procuro alguém com dignidade com quem eu possa desabafar e confiar. Essa pessoa é o Santo Padre Francisco!
      Já pesquisei tanto no google pelo telefone dele, email ou por carta, mas ainda não consegui.
      OBRIGADA DESDE JÁ, EU NEM SEI PARA ONDE ESTOU ESCREVENDO AQUI NO PC, APENAS ENCONTREI ESTE ESPAÇO E COMEÇEI A ESCREVER. SÓ PEÇO A DEUS QUE ME SOCORRA….

  7. Caro Jorge Béja, boa noite!
    Peço lhe encarecidamente que me forneça o e-mail de nosso santo padre, pois estou passando por um problema que se que se o nosso nobre Francisco tiver conhecimento ele ira interceder, é que a minha enteada esta tentando cancelar o casamento e a cúria mesmo dando razão e aceitando o motivo quer cobrar uma taxa de 8 salários mínimos para tal e não temos condições e tenho a plena certeza de que o santo padre agiria de forma contraria.

  8. Boa noite, sei que deve receber milhares de pedidos destes, no entanto aqui vai mais um tentando a minha sorte, se puder e não se importar gostaria de ter o e-mail do Papa Francisco, tenho alguns assuntos que gostaria de desabafar com ele. É realmente um homem de grande coração, cheio de amor para dar, um verdadeiro exemplo do evangelho de Jesus Cristo. Cumprimentos

  9. URGENTE JORGE BÉJA
    MORO EM MONTE CASTELO-SP E MINHA PAROQUIA ESTA PASSANDO POR UMA SITUAÇÃO MUITO DIFICIL HA ANOS SE FORMOU UM GRUPO QUE SE DESIGNAM “DEVOTOS DE NOSSA SENHORA” E COMEÇOU UMA GRANDE FESTA QUE TOMOU GRANDE PROPORÇÕES. O PADRE ESTA COM UMA AÇÃO NA JUSTIÇA PARA ACABAR COM ESTA FESTA CAVALGADA POIS VIROU UMA GRENDE HIPOCRISIA NAO TEM MAIS RESPEITO PELO SAGRADO NELA HA MUITA BEBIDA E BAGUNÇA ADOLESCENTES SEM PUDORES NOSSA CIDADE FICA UM LIXO.POR FAVOR MANDE UM ENDEREÇO DE CORRESPONDECIA DO PAPA PARA QUE POSSAMOS PEDIR A ELE QUE INTERCEDA.OBRIGADA

  10. O significado de irmãos na Bíblia

    Em Mateus 12.47, na Bíblia católica, versão dos “Monges Maredsous”, o tradutor teceu o seguinte comentário sobre os “irmãos” de Jesus no rodapé da página:

    [brown]“Irmãos: na língua hebraica esta palavra pode significar também ‘parentes próximos’ ou ‘primos’, como neste caso. Exemplo: Abraão, tio de Lot, chama-o com a designação de irmão (Gn 11.27; 13.8 )”. [/brown]
    Outro estudioso católico afirma:

    [brown]“Assim sendo, é possível que por detrás dos ‘irmãos’ e ‘irmãs’ de Jesus estejam seus ‘primos’ ou ‘parentes’[/brown]

    Refutação bíblica: Não existe um só caso na Bíblia, e principalmente no Novo Testamento, em que a palavra grega adelphós (irmão) é traduzida por primo ou parente. Das 343 vezes em que o Novo Testamento usa o termo adelphós, ele apresenta dois sentidos para a palavra “irmão”: a de irmão legítimo (carnal) e o metafórico.

    Sentido metafórico: Neste sentido, enquadram-se todos os textos sobre os seguidores de Jesus (Mc 3.35), os cristãos da igreja (1Co 1.1), os judeus (Rm 9.3) e os seres humanos em geral (Hb 2.11,17). É obvio que as referências nos evangelhos e nas epístolas aos “irmãos” (filhos de Maria) de Jesus não se enquadram nesta categoria.

    Sentido literal: É justamente neste sentido que a palavra irmãos (no plural) é usada, em sua grande maioria, na Bíblia. Nenhum estudioso católico jamais traduziu esta palavra como primos ou irmãos espirituais. As Escrituras não deixam nenhuma dúvida quanto a esse assunto. Duvido que alguém leia os textos que seguem e consiga empregar o sentido de primo ou irmão espiritual onde aparece a palavra irmãos.

    “E, passando mais adiante, viu outros dois (irmãos) Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, no barco com seu pai Zebedeu, consertando as redes; e os chamou” (Mt 4.21).

    “E todo o que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna” (Mt 19.29).

    A Bíblia deixa patente que quando a palavra “irmãos” aparece junto aos termos “pai” e “mãe” ela denota filiação legítima de sangue, e isto ninguém consegue eclipsar. Compare: “Não é este o filho do carpinteiro? E não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, José, Simão, e Judas?” (Mt 13.55).

    Nas quinze ocorrências em que é empregado o termo adelphós em relação a Jesus o sentido básico é de irmãos legítimos. Mas alguns podem objetar dizendo que a palavra hebraica ah (irmão) aparece várias vezes significando irmãos não de sangue, mas primos ou sobrinhos. É verdade que a língua hebraica tinha um vocabulário um pouco pobre e, por isso, não possuía uma palavra específica para primos ou parentes. Então utilizava a expressão “irmão” de modo lato (Gn 29.12, 24.48 ).

    Esse artifício, no entanto, não é suficiente para que os católicos se esquivem da derrocada teológica! A palavra “irmão”, no hebraico, pode significar primo, mas, mesmo neste caso, temos de tomar cuidado. Geralmente, quando a palavra “irmão” é empregada no sentido de parente próximo o contexto esclarece a questão (1Cr 23.21-22). Além disso, o Novo Testamento foi escrito em grego, e não em hebraico. Será que no grego Coiné, língua na qual foi escrito o Novo Testamento, existia esta distinção praticamente ausente no hebraico? Vejamos.

    Termos do Novo Testamento para irmãos e primos

    Não devemos nos esquecer de que quando o Novo Testamento faz referências aos irmãos de Jesus o contexto não traz nenhum tipo de esclarecimento adicional, como acontece no Antigo Testamento. Além disso, os escritores sabiam a diferença entre os termos irmão (adelphós), primo (anepsiós) e parentes (sungenes). Mesmo Paulo, que usava bastante metáfora, sabia usar com distinção essas palavras. Tanto é que escreveu sobre os “irmãos” de Jesus sem deixar nenhuma dúvida ao laço carnal entre o Senhor e seus irmãos. Vejamos: “Não temos nós direito de levar conosco esposa crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas?” (1Co 9.5). “Mas não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor” (Gl 1.19).

    Como já falamos, e isso é interessante, o apóstolo Paulo sabia perfeitamente usar a palavra correta para primo(anepsiós) e parente (sungenes) em suas epístolas. Não havia motivo de confusão! “Saúda-vos Aristarco, meu companheiro de prisão, e Marcos, o primo de Barnabé…” (Cl 4.10). “Saudai a Herodião, meu parente” (Rm 16.11).

    Caso a tese católica estivesse correta, o apóstolo poderia muito bem ter usado a expressão hoianepsiósKyriou(primos do Senhor), e não adelphóitouKyriou (irmãos do Senhor), até porque os irmãos de Jesus estavam vivos quando o apóstolo escreveu as duas epístolas.

    Argumentos contraproducentes

    Diante do exposto, a única consideração plausível a que podemos chegar é que os “irmãos” de Jesus eram realmente seus irmãos legítimos. É justamente esse o sentido do termo adelphós no Novo Testamento. Apesar de todo o esforço empregado pelos católicos para defender a virgindade perpétua de Maria, seus argumentos são totalmente contraproducentes.

    O Salmo 69 é um texto profético com força suficiente para desmantelar o arcabouço erigido pelas artimanhas teológicas católicas. Qualquer exegeta que ler esse salmo terá de admitir que se trata de um salmo messiânico, ou seja, um salmo que fala sobre o ministério e a vida de Jesus, o Messias. No verso 8, o autor descreve perfeitamente a família de Jesus sem deixar dúvidas quanto à legitimidade carnal de parentesco entre eles. Vejamos: “Tornei-me como um estranho para os meus irmãos, e um desconhecido para os filhos de minha mãe”.

    Quando, então, comparado com alguns textos do Novo Testamento, João 7.3-8 por exemplo, o Salmo 69 torna-se um argumento esmagador contra a teoria católica. “Disseram-lhe, então, seus irmãos: Retira-te daqui e vai para a Judéia, para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes. Porque ninguém faz coisa alguma em oculto, quando procura ser conhecido. Já que fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo. Pois nem seus irmãos criam nele. Disse-lhes, então, Jesus: Ainda não é chegado o meu tempo; mas o vosso tempo sempre está presente. O mundo não vos pode odiar; mas ele me odeia a mim, porquanto dele testifico que as suas obras são más. Subi vós à festa; eu não subo ainda a esta festa, porque ainda não é chegado o meu tempo”.

    Compreendemos agora, por meio desse texto, o porquê de Jesus ter deixado sua mãe aos cuidados de João, e não de seus irmãos!

  11. Olá Senhor Jorge Béja, boa noite. Não tenho pretensão de saber o email do Papa, pois sei que é humanamente impossível ele responder a todos. Gostaria então de saber o seu email, para que envie uma carta minha para o Senhor e se achar pertinente, que o Senhor á encaminhe para o Papa. Abraços e obrigado.

  12. Estimado Papa Francisco, a sua benção! e as benção de Deus Pai sempre em suas desafiaddoras iniciativas e nossas simples orações em suas intenções!
    Sou da congregação das Irmas de São João Batista a qual vive a espiritualidde de JESUS DE NAZARÉ EM SUA VIDA PUBLICA ,vivendo o carisma de :EVANGELIZAR,EDUCAR E PROMOVER_ Crianças,jovens e suas respctivas familias em situação de risco e de preferencia as de extrema pobreza;estamos em o4 continentes e espalhadas em 17 paises.Sendo um deles a america latina no Brasil,o qual faço parte,somos 50 religiosas com 12 Instituição em funcionamento até o momento. Em sua visita no Brasil tentei entregar em mãos um pedido para o Nosso fundador Beato Afonso Maria Fusco que o Papa Joao Paulo II proclamou-o Beato no dia 07 de outubro de 2001 o qual esperamos um dia também proclamar santo pelas suas mãos; é este o meu pedido em nome de todas as minhas co-irmas espalhada neste mundo,educandos,assistidos,benfeitores, amigos, simpatizantes do Beato e toda a Igreja do povo de Deus ! E parabéns pela canonização do nosso querido hoje Sto jOSE DE ANCHIETA. Papa Francisco,muito obrigada, pela a oportunidade de poder comunicar com você, isto é humanidade,é ser irmão é renovar á Fé do cristão desacreditado é ter os mesmo sentimentos e atitudes de Jesus de Nazaré! com carinho me abraço fraterno e sua benção!
    Irmã Nilza Maria Rodrigues- CSJB- Brasil/02/04/2014 – fone: 11 43416006 0u celular 11 970226585

  13. Caríssima leitora Mary – nasci no Rio de Janeiro, onde cresci, me criei e de onde nunca saí, a não ser por 3 anos para estudar na Universidade de Paris, já casado, mais minha esposa que comigo tambél lá estudou. Não conheço São José do Rio Preto, mas gostaria de conhecer. Logo, não sou a pessoa que você acreditava que eu fosse.
    Caríssima leitora Nilza – certamente o Papa Francisco leu sua mensagem. Ainda assim, no próximo e-mail que eu mandar ao Papa vou fazer menção ao seu comentário e pedir a Francisco que abra a página do artigo, clique nos comentários, e leia todos. O Papa costuma ligar seu computador, inserir nome e senha, abrir a caixa de entrada e responder, tudo isso lá pelas 17 horas do Brasil, 21 de Roma. Faz isso antes de dormir. Sozinho, em seu modesto apartamento na Casa Santa Marta. A Rádio Vaticano anuncou na manhã de hoje que a canonização do Padre Anchieta ficou para outra data, junto com dois outros beatitificados. O motivo não foi explicado.
    A todos os caríssimos leitores – Não possa revelar o e-mail privativo do Papa Francisco. Seria quebra de confiança e desonestidade de minha parte. A todos, perdão por isso. Sugiro que escrevam os comentários que Francisco lê todos.
    Agradecidamente,
    Jorge Béja

  14. Olá, Jorge. Gostaria de lhe pedir que ao escrever ao Papa, dissesse-lhe sobre o desejo de minha alma: que a Igreja, em unidade, realize uma corrente de oração pela guerra civil e os refugiados da Síria. Que haja uma conclamação para que todos os cristãos possam colocar as pessoas que sofrem no Misericordioso coração de Jesus rezando o Terço da Misericórdia, às 15h. Além da ação humanitária, o poder da oração e a unidade da Igreja são canais de Graças a todos os que esperam em Jesus e Maria.

  15. gostria de escreve aoPapa a respeirtodasCEBS,averdeira comunidade crista,não eu não escrevi isrtoeminhaprimeira manisfestação,a não ser que voçes tenhasoposiçãoaCEBs

  16. Santíssimo Padre, Papa Francisco, sou brasileiro e nasci em família católica numa pequena cidade do Estado de Goiás Cresci participando ativamente da Igreja e ainda hoje, com 50 anos, participo, inclusive como dizimista e fiel seguidor de Cristo. Sou casado civilmente há 14 anos e tenho dois filhos. Minha esposa tem um sonho de casar no religioso, mas com a igreja ornamentada, o que não é possível no momento. Fizemos curso para noivos e fomos informados de que não podemos confessar e comungar. Desde então, sinto muita falta dos dois sacramentos (confissão e comunhão). Vivemos um casamento de respeito, fidelidade, amor e compreensão, mas como não somos casados no religioso estamos impedidos de confessar e comungar.
    Escrevo a Vossa Santidade na esperança de obtermos a autorização para recebermos os sacramentos, pois, como filhos de Deus e obedientes aos mandamentos, queremos fazer o que for correto para a salvação de nossas almas.

    Tenho a honra de professar-me com o mais profundo respeito. Criado mais obediente e humilde da Vossa Santidade.

    Antônio Dirceu Pinheiro de Souza

    Rua 4 Quadra 29 Lote 12-A
    Bairro JK Nova Capital
    Anápolis – Goiás – Brasil
    CEP.: 75114-260

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *