Papa Francisco estudou o Budismo, a Ioga e outras doutrinas do Oriente

Resultado de imagem para papa com monges japoneses

Papa recebe a visita de monges e monjas do Japão

Antonio Rocha

O jornal online Brasil247 publicou, certa feita, uma entrevista com um amigo de longos anos do Sumo Pontífice católico, o docente Francisco Mele, professor visitante em várias universidades italianas e latino-americanas. Mas o que nos chamou a atenção é que o papa foi aluno do grande teólogo e professor jesuíta argentino Ismael Quiles, que, segundo a entrevista, abriu as portas da Universidade Jesuíta para o Zen-Budismo, a Ioga e outras religiões.

Em 1987, a Editorial Kier, de Buenos Aires, publicou uma tradução do Sutra Lótus, com 302 páginas. O prólogo é, justamente de Ismael Quiles. Entre outras, Quiles cita um outro jesuíta Jesús Lopez Gay, que em 1984, na revista da Universidade Gregoriana de Roma, publicou o importante artigo “Buda como Pai no Hokekyo”. Hokekyo é como o Sutra Lótus é conhecido na língua japonesa.

ÂMBITO ACADÊMICO – Deduzimos (é uma dedução…) que o papa Francisco deve conhecer esta edição argentina do Sutra Lótus, pois, em geral, no âmbito acadêmico, os alunos conhecem, pesquisam e leem a produção literária de seus professores.

No Brasil, em 1983, os jesuítas, através das Edições Loyola (jesuíta), já divulgaram o diálogo Catolicismo e Budismo, via a obra “Zen Cristão”, do padre jesuíta inglês que viveu muitos anos no Japão, William Johnston. Suponho que o papa Francisco também deve conhecer este livro de seu colega.

Por fim, recentemente, antes de vir ao Rio de Janeiro, o papa Francisco recebeu no Vaticano uma comitiva da linhagem budista japonesa RKK – Risho Kossei Kai, que tem como base o Sutra Lótus, onde lemos que “Buda é Pai”. Logo, com todo respeito aos que discordam, as palavras Buda e Deus são sinônimos… BuDeus… Budeus.

A foto acima é da Rádio Vaticana, noticiando a visita que o Santo Padre católico fez ao Japão (setembro de 2016), sendo recebido por monjas e monges japoneses e ganhando como presente as Escrituras Budistas.

###
VEJAMOS ALGUNS TRECHOS DO SUTRA LÓTUS:

“Eu sou o Buda, honrado entre os seres. Apareço no mundo como uma grande nuvem para chover riquezas em todos, livrá-los dos sofrimento e obter a alegria da paz, alegria do mundo e alegria do Nirvana” (Parábola das Ervas). Nota: o termo riquezas não é só dinheiro….

“Eu sou o Pai de todos os seres vivos… tenho um tesouro inesgotável de Sabedoria, Força e Coragem. Todos os seres vivos são meus filhos… Tudo vos será dado, segundo vossa vontade” (Parábola da Casa Incendiada).

“Na verdade, somos todos filhos de Buda, embora não o saibamos… Buda sempre trata a todos nós como filhos…” (Parábola do filho perdido).

“Buda não tem forma, mas se manifesta em bondade e nos guia com o seu coração misericordioso” (A Doutrina de Buda).

###
P.S.
Sutra Lótus é um texto sagrado, tem 624 páginas e pode ser lido na web. Existe uma tradução em português, publicada nos EUA, muito difícil de se encontrar. Só em um Templo de São Paulo se faz o pedido. Contudo, como dissemos, pode-se ler grátis, em pdf. (A.R.)

61 thoughts on “Papa Francisco estudou o Budismo, a Ioga e outras doutrinas do Oriente

  1. Antonio Rocha, meu amigo … https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2018-03/papa-francisco-taoismo-encontro-vaticano.html … 14 março 2018 … Papa aos Taoistas: diálogo de pessoa para pessoa … tem Francisco Pedro: “Muito obrigado pela sua visita e por suas palavras. Estou feliz com este trabalho conjunto com o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso. É um diálogo não só de ideias, é um diálogo humano, de pessoa para pessoa, o que ajuda todos a crescer, crescer como pessoa, no nosso caminho da busca do Absoluto, de Deus. Muito obrigado, obrigado pela sua boa vontade.” … e terminou: “ Que o Senhor abençoe todos vocês e orem por mim. ”

    Um aperto de mão.

  2. 1) Obrigado CN pelo espaço. Eu também tive a honra de ser aluno de um jesuíta, o padre espanhol Gabriel Galache, em um curso livre que nos preparava para atuação social junto às populações carentes, na minha adolescência em Brasília. Depois ele foi para SP e se tornou diretor das Edições Loyola, Autor de vários livros, Galache faleceu aos 72 anos,

    2) Aproveito para informar que amanhã, 16/09/18, domingo, a partir das 11 horas estará acontecendo a 11ª Caminhada contra a Intolerância Religiosa, em Copacabana. Sai do posto 6 e vai até a altura da Praça do Lido.

    3) Ecumenismo e respeito aos que pensam diferente, reúne representantes de diversas religiões.

    • Eu não tenho que me meter nessa troca de correspondència entre comentaristas da TI, mas também não posso me conformar com esse tipo de aliciamento religioso que se faz sutilamente através de afagos entre amigos.
      Por que não comentar os grandes escândalos da igreja especialmente nos Estados Unidos e Europa? Estão fazendo ouvidos moucos para a pedofilia que causou indenizações bilionárias nos USA? Estão esquecendo propositadamente dos sacrifícios impostos pela inquisição a milhares de pessoas? Pelo amor do santo guarda, parem de ofender as pessoas com esses mimimis rançosos de vela de capela.

      • 1) Prezado Tosen. As denúncias estão nas mídias e cada um tira as suas conclusões…

        2) Vc pode perfeitamente abordar os temas e comentá-los.

        3) E por que eu não comento? Porque não é a minha área de pesquisa. Estudo as Literaturas e as Filosofias.

        4) Nosso diálogo é transcendental e não ofendemos ninguém,

        5) Não estamos “esquecendo propositadamente” nada, só que hoje o assunto abordado é outro.

        6) Abraços !

    • 1) Salve José, seria bom citar a fonte. Livro ou revista, página, autor, editora, ano…

      2) Mas quero dizer que discordo do que vc citou.

      3) Por exemplo, o Colégio Santo Inácio do RJ faz um trabalho social caritativo impressionante. Ele tem um clínica médica onde atende a população a preços módicos. Uma bela atitude cristã.

      4) Abraços.

  3. Continuando nosso diálogo kkk

    Em http://carlosnewton.com.br/extratos-bancarios-de-adelio-indicam-que-o-esfaqueador-teve-um-mandante/#comment-585394: “… Gostaria que o amigo Antonio Rocha escrevesse algo sobre bilocação e viagem fora do corpo kkk KKK kkk …”

    Inclusive, reforcei o pedido por e-mail … e obtive sua resposta: “Amigo Lionço, mas eu penso que vc tem muitas experiências católicas que pode nos contar.
    Abraços
    Antonio Rocha”

    Tá bom!!!

  4. Enquanto isso, no Brasil, dispara o número de pastores maçônicos e umbandistas, qual seja: heresiarcas com dupla filiação.
    Alfim, a fé desses sacripantas é falsa, ou o Deus que eles apregoam, não existe?

    • 1) Oi Paulo III, outro dia conversando com um colega professor, que também é pastor neopentecostal me disse que venceu o preconceito que ele tinha contra a Maçonaria e aceitou o convite para se filiar à Sublime Ordem. E está feliz e muito contente.

      2) Em algumas igrejas neopentecostais observo práticas espiritualistas: atabaques da Umbanda, orações com copos de água, danças, coreografias etc…

      3) Um teólogo me disse: em tempos de controle remoto, trocamos de canal toda hora, e assim vão adaptando diferentes fés rumo ao sincretismo…

  5. Sobre as experiências católicas … tenho a observar alguns itens.

    (1) … O primeiro é sobre a União Hipostática (união mística ou dupla natureza de Cristo) … em que os cristãos reconhecem em Jesus Cristo a natureza divina e a natureza humana.

    Ou seja … Jesus é tanto Deus como o Pai e o Espírito Santo … e Jesus é tanto Homem, como qualquer um ou uma de nós – só não tem Pecado (ou Carma, segundo o Budismo).

    Para atender o teu pedido … realço que também é chamada de União MÍSTICA!!!

    Concluímos que … também nós humanos podemos ter união com Deus … pois Jesus nos ensinou a chamá-lo de Pai (sendo que, na verdade, só Jesus é Filho) … e passamos a ser por adoção!!!

    • Desculpe-me a franqueza: não entendo como uma pessoa com um pouco de discernimento aceita essas tolices místicas.
      A única conclusão razoável que se tem a respeito de Jesus é que ele foi um revolucionário discípulo do João Batista. A intenção dos revolucionáros era libertar Israel do jugo romano de mais de dois séculos na época.
      O historiador judeu Josephus, que viveu pouco após a época de Jesus escreveu um livro sobre a história de Israel. (Tive o livro em mãos).
      Josephus não poupou críticas ao governo de Herodes e comentou a respeito das seitas então existentes em Israel. Em nenhum momento ela cita o Cristianismo nem a matança de crianças que a Biblia diz ter ocorrido no reinado do terrível Herodes. Para fazer este relato sucinto, nada a respeito de Jesus é citado no livro. Nada! Nem no livro de Josephus nem na história romana da época.
      No entanto, o que a Biblia cita que ocorreu: milhares de crianças foram decapitadas por temor de Herodes pelo nascimento do Salvador que veio a transformar água em vinho, ressuscitar mortos, curar cegos e espantar espíritos maus dos corpos dos endemoninhados. Ah, sim, de quebra o Salvador multiplicava peixes e pães para alimentar os seus ouvintes famintos.
      Para que tanto espalhafate? Antigamente diziam que era por causa do pecado capital (Adão comeu a Eva sem permissão divina); depois sairam com a história de que Jesus veio para aproximar o homem de Deus, e assim vai.
      Em verdade, se apurarmos o conhecimento de Jesus sobre o mundo, que deveria ser total sendo filho de Deus e Deus ele mesmo, é boçal – ele não fez nenhuma revelação importante científica – nem mesmo que a Terra era redonda!
      Entretanto, antes de Cristo Euclides já havia escrito seu livro sobre geometria com todos os postulados; Pitágoras já tinha descoberto a relação famosa entre a hipotenusa e a soma dos quadrados dos catetos. E já havia bolado o famosíssimo Circle of Fifths muito usado em música. Se quiserem, podemos citar citar Platão, Sócrates, Artistóteles e tantos outros sabidamente muito mais importante para o conhecimento da humanidade do que o Jesus que acabou morrendo na cruz e desgraçando a vida de muitos inocentes por séculos e séculos. Amém.

      • Sapo de Toga, meu caro … são as radiações que captamos pelos nossos sentidos …e as que emitimos ao espaço … … … as radiações tendem à ETERNIDADE!!!

        Hubble já fotografou estrela com fótons de mais de 10.000.000.000 de anos kkk KKK kkk

      • 1) Obrigado “Sapo de Toga” pelo seu comentário.

        2) Os misticismos são formas de conhecimento humano, saberes. tentativas de estudo, explicação e reflexão sobre a realidade que nos cerca. Estão mais ligados aos campos das Filosofias, Literaturas e Ciências Humanas em geral.

        3) O Dicionário Oxford de Filosofia trata dos temas citados.

        4) Assim, podemos pesquisar as Filosofias Budista, Cristã, Muçulmana e outras.

        5) A meu ver, estudos fascinantes.

        6) Abraços de bom domingo e boa semana.

  6. (2) … o segundo item é saber com quem aprender … ninguém melhor que a 3 Vezes Admirável … Filha do Pai … Mãe do Filho … Esposa do Espírito Santo!!!

    “51.Em seguida, desceu com eles a Nazaré e lhes era submisso. Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração.” (A)

    O segredo é guardar no coração!!!

  7. Para se guardar no coração é preciso ter equilíbrio emocional … e só guardar o que presta, né??? pois … “O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro, porque a boca fala daquilo de que o coração está cheio. (São Lucas 6, 45)”
    – Bíblia Católica Online
    Leia mais em: https://www.bibliacatolica.com.br/busca/biblia-ave-maria/%22cora%C3%A7%C3%A3o%20est%C3%A1%20cheio%22

    Os estudos da psique podem ajudar!!!

  8. Vale a pena nos lembrar do que nosso colega Mario Jr. escreve … valorizar o que chega a nós do ambiente – e não ficar em fantasias kkk KKK kkk

    Realmente … já filosofava Aristóteles: “Nada está no intelecto sem antes ter passado pelos sentidos” (B) … o contato imediato é nos sentidos (emoções) e depois chega no intelecto (razão).

    Ter controle sobre as emoções é fundamental … há todo um estudo em que não podemos nos esquecer de Freud, Jung, Lacan, Althusser etc

  9. A opulência e poderio de Edir Macedo, R.R Soares, Silas Maracutaia, Valdemiro Santiago e de tantos outros taumaturgos, fez-me acreditar piamente no Antropoteísmo.
    No Brasil, quanto mais o PIO ORA, mas a coisa PIORA.

  10. Na antiga Tribuna da imprensa online … Rio de janeiro, sábado e domingo, 25 e 26 de março de 2006 … foi publicado o seguinte artigo com o que há de melhor … é como resumo de todos os estudos da psique, segundo chegamais, né???

    Poderes extraordinários da mente inconsciente
    Dra. Carmen de A.A. Miranda
    Muitos acreditam que os maiores poderes e segredos de todas as épocas residem nos avanços das ciências, nas descobertas da tecnologia moderna, nas viagens interplanetárias e em muitas outras descobertas maravilhosas dos ultimos séculos.
    Assim, porque muitos dos seis bilhões (ou mais) que habitam o planeta Terra ainda desconhecem que a grande maravilha de todos os tempos está no mundo inconsciente de todos nós, seres humanos.
    Esta parte, não consciente, do nosso “universo interior” é como que “um tesouro” escondido dentro de nós memos. E este mundo é ainda desconhecido pela maioria das pessoas, ou somente conhecido por alguns, que não sabem, ainda, como explorar os seus “segredos”.
    Nosso propósito, aqui, é mostrar ao leitor como usar o seu território, não consciente, na conquista de uma vida mais saudável, mais próspera e também, mais rica, no que diz respeito ao relacionamento com aqueles que nos cercam.
    O nosso mundo mental, inconsciente, opera segundo certos princípios básicos e determinados, da mesma forma que as leis da química, da física, da matemática etc. Tais princípios têm por base a lei da crença.
    Sim, a crença de que, depois de exercitada, passa a atuar sob a forma de convicção. E esta pode se apresentar de forma positiva, ou de maneira negativa, de acordo com a natureza de pensamentos com que ocupamos a mente consciente.
    Assim, porque o nosso mundo inconsciente não tem a capacidade de selecionar o material que a parte consciente lhe envia, sob a forma de pensamentos, sejam estes de natureza positiva, ou de características destruidoras. Portanto, cabe à parte consciente da nossa personalidade, selecionar o tipo de “material” a ser “estocado” no mundo “misterioso” da nossa mente “não conhecida”. Se quisermos viver de maneira saudável e produtivamente.
    Depois do que acabamos de discorrer, é fácil concluir que apesar de a nossa esfera mental ser única, ela é dotada de duas partes distintas, uma consciente e outra inconsciente. E cada uma é possuidora de atributos e poderes diferentes. As referidas partes consciente e inconsciente, também, podem ser chamadas de objetiva e subjetiva; de voluntária e involuntária; de segmento acordado e adormecido; e de superficial e profundo.
    Quando pensamos de forma positiva, quando depositamos pensamentos harmoniosos e construtivos no nosso mundo inconsciente, este responde de modo a nos envolver em condições harmoniosas e felizes, tanto no nosso mundo interior quanto nas nossas circunstâncias ambientais.
    Uma vez que se aprenda a selecionar a qualidade dos pensamentos que ocupam a nossa esfera consciente, se resolverá, com certa facilidade, os diferentes problemas existenciais.
    Assim, caros leitores, estaremos, conscientemente, colaborando com o PODER INFINITO e com a LEI ONIPOTENTE, que governa tudo e todos no UNIVERSO!!!
    Como consequência, a vida de cada um (que assim o faça), progressivamente, passará a refletir tudo o de melhor e de mais positivo que foi “semeado” no seu universo inconsciente!!!
    Saúde e Paz, consciente e inconscientemente!!!!!
    lillyqueen@aol.com

    • Muita poesia e superficialidade, a menos que a senhora esteja escrevendo para petistas. Esse vai e vem como se houvesse um canal de pensamentos entre o consciente e o inconsciente é sinônimo de que pouco se sabe sobre o assunto.
      Há estudos em andamento e em pouco tempo os americanos terão um grande projeto para mapear o cérebro humano em detalhes (entendimento ao nível dos neurònios). Aí, sim, vamos saber alguma coisa. A confiar nas fantasias do psicólogos e psiquiatras vamos acabar adotando o Inconsciente como Deus (provavelmente encontrarão até uma mãe virgem para variar!)

  11. Tudo bem que cada um interpreta como quer.

    Mas nada tem haver de interpretar palavras Deus x Buda como sinônimas.
    Na origem, cada qual tem significado da palavra segundo o seu pensamento…

    Como liberdade de quem assim interpreta é uma coisa. Mas fazer outros crerem que há na origem qualquer coisa de equivalência é ignorar os fatos. Portanto, uma fraude!

    Além disso, é fato que na tradução das escrituras (qualquer que seja mas principalmente mais antigos) em seus termos originais para outros idiomas, cada época e versão da tradução, segundo o pensamento do intérprete, recebe interferências da região. A cultural dominante de cada época. Daí inserem-se rituais, costumes estranhos às raízes.

    Versões diferentes da vida dos personagens mais importantes (Sindartma, Jesus etc) tem-nos apresentado a crítica, com alguns períodos ignorados/sem registros.

    O que teria sido transmitido oralmente e escrito, muitos séculos depois, por praticantes na Tailândia, e depois traduzido outras tantas até chegarmos a ter contato – isso no Budismo, fora as outras escrituras de religiões estranhas à cultura oriental) em cada momento teve sua deformação quando adaptada.

    Entretanto, francamente, associar tais palavras assim como buscar uma valência inter-religiosa é impossível quando no sentido original e é uma fraude. Estão as palavras Buda e Deus em perspectivas completamente diferentes.

    (liberem meu outro e-mail bloqueado, por favor, administrador)

  12. (3) a terceira observação … com as emoções equilibradas e só guardando as coisas boas no inconsciente … como diz a Dra. Carmen de A.A. Miranda, da crença se vai à convicção!!! !!! !!!

    Conforme wikipedia, Deus é amor: “Deus é amor é uma expressão contida na Primeira Epístola de João do Novo Testamento, no qual o evangelista João afirma que: “Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele”[1]. O mesmo evangelista define que o amor de Deus é cumprir os seus mandamentos[2] (I João 5:3), e, em seguida, apresenta o mandamento de Deus: “E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo” (I João 3:23).”

    Aí está um segredo kkk permanece em Deus e Deus nele … se precisa ter crença para se tornar convicção!!! !!! !!!

    Caro Antonio Rocha … é como namoro; em que o casal se vai conhecendo … aos poucos!!!

    É importantíssimo: “No amor não há temor. Antes, o perfeito amor lança fora o temor, porque o temor envolve castigo, e quem teme não é perfeito no amor. (I São João 4, 18)”
    … … …
    Quando se consegue falar com Deus … e não levar junto o temor … … … aí o Amor é perfeito kkk KKK kkk é claro, que se pede perdão pelos pecados nossos (e não custa nada pedir pelos de todos e todas,né???)

  13. (4) … e chega-se ao “Eu sou do meu amado e meu amado é meu. Ele apascenta entre os lírios. (Cântico dos Cânticos 6, 3)”

    Tenho ainda outras experiências; porém, tenho que trabalhar kkk KKK kkk

    O que estou relatando é para quem quer ser Apóstolo dos Últimos Tempos; conforme 2:55 de (C).

  14. Em passagem chamada Kalama Sutta (do Cânone Pali), Sidarta Gautama teria respondido ao povo que reclamara que os mestres só expunham e explicavam suas próprias doutrinas, indagado sobre qual seria a maneira de distinguir a verdade da mentira, diz:

    “Convém que duvideis, que estejais inseguros… Não aceiteis o que ouvis só porque o ouvis repetidamente. Não aceiteis a tradição, o boato, o conteúdo de um escrito sagrado, a conjetura, o axioma, o raciocínio especioso, o atrativo de uma noção muito esmiuçada, a habilidade aparente dos outros ou a consideração é este o seu mestre”

    “Quando descobrires por vós mesmos que estas coisas são ruins, censuráveis, levam ao dano, então, ponde-as de lado”

    Esse claro apelo à valorização da incerteza e à necessidade de estabelecer por si mesmos os praticantes a verdade das coisas contradiz boa parte do que é ensinado pela ortodoxia das escolas budistas, segundo críticos.

    Associado ao final do Sutta, vemos o fundamento do ensinamento está na realidade, no presente, quando diz:

    “Suponhamos que não haja outra vida nem consequências para nossos bons ou maus atos. Ainda assim, neste mundo, aqui e agora, permaneço livre do ódio, livre da malícia”

    • 1) Oi Daniel, obrigado pelos seus comentários.

      2) Vc fez referência ao Canon Páli, o qual tenho, estudo e gosto muito, que foi o meu primeiro contato com o Darma (a Doutrina Budista) em 1970.

      3) Mas amigo, o Sutra Lótus, é Mahayana (Grande Veículo) = abertura de novos horizontes, Outro Canon.

      4) Abraços búdicos !

      • OI, Antonio Rocha!
        Obrigado por sua resposta!
        Tenho buscado entender sobre budismo, zen budismo (e também um pouco da yoga).
        E bem vejo muita adaptação esquisita, nas sinopses que leio antes de comprar um livro, e ainda mais no youtube.
        Assim tenho buscado a interpretação segundo praticantes ou ex-praticantes que possuem uma linha afastada da ortodoxia e principalmente de outros seguimentos religiosos.
        Tem alguma indicação nesse sentido?
        Agradeço desde já.

        • Já que temos tantos especialistas aqui, por que os indianos são tão ricos espiritualmente e pobres financeiramente? Os que habitam o Vale do Silício na California não parecem muito interessados em zan budismo, maoismo, etc e tal. Talvez por isso andam de BMW, Mercedes e Tesla.

  15. Contradições de um Deus infalível:

    Ato 1. Amai os inimigos:
    Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos
    odeiam; bendizei os que vos maldizem e orai pelos que vos caluniam. Etc.

    Ato 2. Ai das cidades impenitentes!
    Ai de ti, Corazim, ai de ti Betsaida! Porque se em Tiro e em Sidom se fizessem as desgraças que em vós foram feitas, já há muito, assentadas em saco de cinzas, vocês teriam se arrependido.

    Ato 3. O pecado contra o Espírito Santo
    Se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado nem neste século nem no
    futuro. (muitos inocentes foram queimados
    durante a Inquisição por causa dessa afirmação).

    • Caro Tosen Sacs … só há um condenado expressamente nas Escrituras … João 16, 11 “e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado.”

      porém, ainda não está preso!!!

    • 1) Salve Tosen, concordo com vc sobre as contradições dos textos referidos.

      2) Ocorre que é discutível se foi Deus mesmo que escreveu isso?

      3) Quem tem a certeza de que foi Deus que escreveu isso, que Deus, qual Deus, Deus como cada um o concebe?

      4) Outro dia falamos aqui dos monges copistas que fizeram muitas “copidescagens”, adaptações quando ainda não existia impressa, logo a contradição não é Deus, mas dos diversos homens que escreveram partes da Bíblia e disseram que era Deus.

      5) Abraços de bom domingo !

    • Claro que eu nunca vou poder, ou talvez, nem querer intercambiar com você, textos e livretes da minha autoria, pertinentes a essa Babel Milenar.
      Por causa dalguns questionamentos fui perseguido por pastores e padres. Virei objeto de excomunhão em cultos e sermões, ainda hoje sou execrado pelos crendeiros. A única pérola que colhi desse meu exercício de nadar contra a maré foi o apelido de Lúcifer, do qual muito me orgulho.
      -DE FÉ,CADA ovelha vai morrendo tosquiada pelo pastor.

  16. A pessoa mais elegante e educada aqui do blog é,sem nenhuma dúvida,o Antonio Rocha.
    Queria que Deus me concedesse a dádiva de ter a 10º parte da paciência que ele tem para responder a esse grande número de ogros que lhe enchem a paciência.
    Não acredito em nada que ele posta,pois só acredito em Deus e não nos homens e seus dogmas, mas vou sempre respeitar o direito dele escrever o que quiser sem contestá-lo.
    Parabéns Antonio Rocha!
    Foi um grande prazer ter te conhecido pessoalmente e continue nessa tarefa inglória de tentar ilustrar esses ímpios que tanto te enchem o saco!!!

  17. 1) Meu caro Darcy Leite, preciso aprender com vc a caminhar da Urca até o Centro da Cidade, meu cardiologista sempre me recomenda… caminhar…

    2) E assim vou eu amigo, caminhando entre livros e aprenderes, aprendizados…

    3) Um grande prazer tb ter te conhecido pessoalmente lá na Estação do Bondinho, em memorável almoço.

    4) E viva o CN, fazedor e proporcionador de amizades… mas nem todos entendem ele.

    • Caminhar você pode aprender por si mesmo.
      É só se exercitar bastante,se alimentar bem e se manter no peso ideal.
      É muito mais fácil do que aprender e explicar esses ensinamentos que você transmite.
      É só ter um pouco de amor próprio e treinar bastante.
      Se você aprender a meditar enquanto caminha vai aprender muito mais facilmente.
      Eu aprendi a meditar naquele templo budista da Fonte da Saudade e estou aperfeiçoando cada vez mais a técnica(meditação Ku-niê).
      Espero que nos encontremos no próximo almoço para compartilharmos nossos progressos físicos e espirituais.

  18. Tá, e daí, o que você quer dizer com isto? O papa Francisco mostra que é um cara culto, conhecedor de outras religiões e doutrinas diferentes das do Catolicismo, não é ótimo ser assim? Só vejo como sendo uma coisa positiva, se é que esta é a intenção do colunista.

  19. Os artigos do professor Antônio Rocha sobre o seu Budismo e demais religiões são sempre úteis e interessantes.

    Posso não entender tanto otimismo com o ser humano, tanta esperança na reencarnação, nos ensinamentos de Buda, igualmente de Cristo, mas a postagem de temas como esses nos faz frear a respeito de debates e encrencas no que tange à política.

    Não vou comentar sobre o mérito do artigo, em face do quanto sou pequeno em comparação ao que sabe Rocha sobre religiões, mas aplaudo sempre seus registros.

  20. 1) Escreva sempre Lionço, sou seu leitor.

    2) Ainda há pouco eu estava conversando com minha esposa sobre um texto do Buda, onde ele fala em “desatar os nós mentais…

    3) Então lembramos de Nossa Senhora Desatadora dos Nós.

    4) A interdisciplinaridade entre Budismo e Cristianismo é muito grande !

  21. Só recordando:
    1 – crer que é possível união com Deus;
    2 – só guardar coisas boas no inconsciente;
    3 – não ter medo de Deus;
    4 – é importante entender que, no “eu sou do meu amado”, implica numa inicial submissão da amada … e o resultado é “e o meu amado é meu” … no entanto, é o amado que apascenta kkk KKK kkk essa passagem é do Antigo Testamento … as outras são do Novo.

  22. (5) … Conforme “Disse também à mulher: Multiplicarei os sofrimentos de teu parto; darás à luz com dores, teus desejos te impelirão para o teu marido e tu estarás sob o seu domínio.”” (Gênesis 3,16) … a amada precisa aceitar que seu amado a conheça para ter seu desejo atendido; ela precisa ser toda de seu amado!!! … … … com Deus é semelhante; precisamos ser submissos para vir o resultado “e o meu Amado é meu”.

  23. (6) … É momento então da Oração da Confiança Ampla Geral e Irrestrita em Deus:
    Eu sou do Meu Amado;
    Me joga para frente … me joga para trás;
    Me joga para a direita .. me joga para a esquerda;
    Me joga para cima … me joga para baixo;
    Me joga para fora … e me joga para dentro;
    E Meu Amado é meu!!!

    Houve um dia em que entendi o significado dessa oração … está em “Consagrarás então o peito da oferta agitada e a perna da oferta reservada, todas as partes agitadas e reservadas do carneiro de inauguração que são destinadas a Aarão e seus filhos”. (Êxodo 29,27)

    Agitar é CONSAGRAR a vítima ao Senhor kkk KKK kkk

    “Tomará, em seguida, um dos cordeiros e o oferecerá em sacrifício de reparação com a medida de óleo, e os agitará como oferta diante do Senhor”. (Levítico 14,12)

  24. (7) … Finalmente … você, aceitando ser vítima, está imitando Jesus!!!

    Minha preferência é sentar no colo de Papá … e brincar com Sua barba kkk KKK kkk “Joab disse a Amasa: Como vais, meu irmão?, e tomou-o pela barba com a mão direita, para o beijar”. (II Samuel 20,9) … Esse beijo de Joab lembra o beijo de Judas; pois ele fere Amasa, que morre … no entanto, tocar na barba é sinal de intimidade, né???

    Aceitando ser como Jesus, o sofrimento vem … e se pode oferecer pelos outros e outras, certo??? e aí se torna Apóstolo dos Últimos Tempos!!! !!! !!!

    Um aperto de mão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *