Papa Francisco rompe com os conservadores e retoma a linha progressista de João XXIII

Resultado de imagem para papa francisco sobre humildade social | Mensagens  do papa francisco, Mensagem do papa, MensagensPedro do Coutto

No dia 17 de dezembro o Papa Francisco completa 84 anos e como parte das celebrações lançará seu livro, uma espécie de relato sobre sua passagem no Vaticano abordando as reformas que já implantou na Igreja e as que pretende implantar, entre as quais a perspectiva de mulheres poderem ser ordenadas, da mesma forma que os homens, e com isso celebrarem missas e cumprirem a liturgia da Igreja de Roma.

O jornalista inglês Austen Ivereigh, já autor de duas biografias do Papa, fala sobre a obra cujo conteúdo conduz a um rompimento ainda maior com a ala conservadora na medida em que aproxima-se de João XXIII, Papa que sucedeu a Eugênio Pacelli.

MATER ET MAGISTER – João XXIII, ao assumir em 1959 lançou a Encíclica Mater et Magister que assinalou o início de um processo de ruptura com o arcaismo do Vaticano. João XXIII reportou-se ao plano social na medida em que – este ponto de ruptura – abordou um tema essencial: o ser humano tem que se realizar tanto na terra quanto no céu, deixando para trás o pensamento milenar que somente se referia ao plano divino da pós-existência terrestre.

João XXIII elegeu seu sucessor, Paulo VI que ocupava uma posição a um passo do Papa na hierarquia da religião. Agora o Papa Francisco já avançou capítulos notáveis como a aceitação das relações homoafetivas e a comunhão de casais divorciados.

IMPORTANTES AVANÇOS – Fica evidente que o Papa Francisco lançou avanços de suma importância social. Pois, a meu ver, ao me referir a seres humanos, contribuiu e contribui para incorporar a todas as escalas da existência os seres humanos sem distinção, de sexo, o que vai de encontro às correntes tradicionais da Igreja.

Mas as etapas conquistadas vão se incorporando à história universal, porém o Papa preocupa-se com o futuro inclusive com a Amazônia no sentido de se tornar essencial à própria vida do planeta.

A reportagem de Renato Grandiete sobre o Papa, em O Globo desta segunda-feira, destaca o tema, que sem dúvida volta-se para o que podemos chamar de contemporâneo do futuro.

8 thoughts on “Papa Francisco rompe com os conservadores e retoma a linha progressista de João XXIII

  1. Tchau Igreja Católica, nada dura pra sempre né? Acaba-se a ICAR e em seu lugar teremos a ONG progressista governada pelo Francisco.
    Lamento católicos, sua igreja foi tomada embaixo de vossos narizes…hahahaha.

    • Sou católico e não penso assim, seu Jad.
      Aproveite e leia, com atenção, o que escreveu Paulo III, logo abaixo.
      Sua igreja, se tiver 100 anos é muito.
      A minha tem dois milênios

      “Tome cuidado com a sua vida, talvez ela seja o único evangelho que as pessoas leiam”. São Francisco de Assis.

  2. Pastores protestantes e seus seguidores têm uma retórica preferencial: escrachar o papa.
    Tenho um irmão, que é papa-dízimos, em São Paulo, frequentemente, eu lanço-lhe esta recomendação: Mano, tu não deves falar mal nem dos ateus, ou muito menos do papa:
    1- A maioria dessas geringonças que tu usas para apregoar teus embustes, foi inventada por ateus.
    2- E o mais grave: o papa é o arquivo hermético que guarda a chave dessa enganação que, graças aos taumaturgos mefistofélicos e seus subr-eptícios, conseguiu se vivificar e grassar pelo mundo adentro! Se um dia, o pontifice decidir abrir o bico, adeus ao Deus ocidental. O que pode acontecer ainda neste pontificado; pois Francisco é a fusão de dois povos com línguas apimentadas: argentino e italiano!

  3. Não quero me meter nessa coisa , mas devo dizer q o maior inimigo de nossas almas quer mais q o circo pegue fogo .
    Quem crê em Deus e acredita em suas palavras , tenta viver de acordo com ele; quem não crê pra esse tudo é bobagem …
    O certo q muitos que usam a bíblia para pregar e não vive uma vírgula dessa palavra !

  4. O papa não aceitou e nem aceitará isso que o Pedro está escrevendo.
    Tremendo equívoco do Pedro, pois interpretou muito mal o que disse o papa, pu seja, o papa é favorável que qualquer pessoa tenha uma família, inclusive quem se julga fora da Igreja Católica Una Apostólica Romana.
    A Igreja tem seus dogmas de fé, e não muda por causa da falta de fé de alguns que querem ver a Igreja de cadente. mas não verão. Nunca.
    Podem tirar seus cavalos da chuva porque o buraco é mais embaixo.
    A Igreja Católica Una Apostólica Romana foi criada por Jesus Cristo e não por homens como nós, e só ele pode tem o direito de mudar algo na Igreja.

  5. Todas as religiões foram inventadas pelo homem. Seus dogmas, seus santos, suas crenças serviram ou ainda servem para unir, para a paz e também para a guerra.
    Como é uma invenção humana, a religião sempre deveria ir na direção de progredir, nada mais natural, portanto do que reformas eventuais que contemplem a contemporaneidade da civilização.

  6. http://www.amen-etm.org/Francisco.htm

    Para compreender o Santo Padre
    ● PREFÁCIO ►
    ● INTRODUÇÃO ►
    ● 1 – ALGUNS DADOS BIOGRÁFICOS DO PAPA FRANCISCO ►
    ● 2 – OS GRANDES LEMAS DO PAPA FRANCISCO ►
    ● 3 – PARA COMPREENDER O PAPA FRANCISCO ►
    ● 4 – A LEGITIMIDADE DO PAPA FRANCISCO ►
    ● 5 – A OBRIGAÇÃO MORAL DOS CATÓLICOS ►
    ● 6 – ORIGEM DOS ATAQUES AO PAPA ►
    ● 7 – TEMAS POLÉMICOS ►
    ● 8 – CONCLUSÕES ►

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *