Para blindar Lula, PT tenta desesperadamente impedir a formação da CPI da Petrobras

Pagamentos para nora, filho, reforma em triplex: as vezes em que Lula foi  citado na Lava Jato

Charge do Paixão (Gazeta do Povo)

Carlos Newton

Já era esperado. No Congresso, tudo o que se faz – ou não se faz – depende diretamente da sucessão presidencial. Em momento algum o interesse público é levado em consideração, os parlamentares se preocupam apenas com o efeito eleitoral. Um bom exemplo são as comissões parlamentares de inquérito. São cogitadas, simultaneamente, as criações de duas CPIs. Uma delas seria sobre a Petrobras e o alto preço dos combustíveis e a outra devassaria as propinas evangélicas no Ministério da Educação.

As duas comissões são consideradas absolutamente necessárias, mas apenas a CPI do MEC tem condições de ser criada no Senado, mas na Câmara a CPI da Petrobras parou nas 140 assinaturas e não vai adiante, de jeito algum.  

LULA BLINDADO – A cúpula do PT e dos partidos satélites (Rede, Solidariedade, PSOL e PCdoB) chegou à conclusão de que a CPI da Petrobras tem enorme potencial para atingir a candidatura do presidente Lula, porque a implantação da PPI (Política de Paridade Internacional) foi feita para aumentar os lucros e indenizar os investidores americanos que sofreram prejuízos devido à corrupção dos governos do PT, fato que levou a estatal a ser punida nos EUA.

Para o prejuízo não ir longe demais, a Petrobras se comprometeu a pagar US$ 933 milhões a título de indenização aos investidores norte-americanos pelas perdas provocadas pela rapina do PT, além de uma multa de US$ 853 milhões à SEC, entidade que regula o mercado de capitais nos EUA.

Tentando evitar que Lula seja culpado pelos altos preços dos combustíveis, revivendo os escândalos da Lava Jato, o quartel-general do PT agora luta desesperadamente para abortar a CPI da Petrobras, enquanto a base aliada de Bolsonaro não consegue as 179 assinaturas necessárias 

ALEGAÇÕES DE LULA – Na quinta-feira, dia 23, Lula criticou a iniciativa da base de Bolsonaro para instaurar a CPI da Petrobras no Congresso. “Eu não sei o que eles querem com essa CPI. Veja que engraçado. Estão tentando destruir a Petrobras a cada passo (…) e agora querem fazer CPI pra quê? Pra jogar a culpa em cima da Petrobras?”, declarou, em entrevista à Rádio Difusora do Amazonas.

“O que Bolsonaro quer é confusão. A culpa é do governo e somente do governo. Deveriam fazer uma CPI sobre o Bolsonaro e sobre as mentiras do governo”, acrescentou.

O ex-presidente criticou a política de paridade da importação, mas não mencionou que isso ocorreu devido aos prejuízos tidos pela Petrobras com a corrupção.

BOLSONARO ZOMBA – O presidente Jair Bolsonaro aproveita para ironizar o rival Lula e diz que assinaria a CPI da Petrobras se fosse deputado, mas não consegue mobilizar sua base aliada para conseguir criar a CPI que acabaria por investigar Lula. 

A incompetência política de Bolsonaro é acompanhada pelos candidatos da terceira via.  Ciro Gomes, do PDT, e Simone Tebet, do MDB, deveriam estar na linha de frente para a criação da CPI contra Lula, mas estão fazendo olhar de paisagem, parecem não entender o que está acontecendo de importante nos bastidores da política.

As duas Comissões Parlamentares de Inquérito são importantíssimas. No Senado, a oposição afirma já ter as 27 assinaturas para a CPI do MEC, mas na Câmara, continua marasmo da base aliada de Bolsonaro.

###
P.S. – Como costuma dizer nosso amigo Pedro do Coutto, são coisas da política. (C.N.)

10 thoughts on “Para blindar Lula, PT tenta desesperadamente impedir a formação da CPI da Petrobras

  1. Até hoje não sei qual a vantagem de se negociar ações da Petrobras na bolsa dos EUA, tenho esperança de que um governo realmente compromissado com o país recompre novamente aquelas ações e acabe com essa aberração.
    Sobre a cpi, infelizmente é mais um circo armado pra senadores Globeleza se deliciarem com os holofotes sem resultado nenhum. Uma pena, pois seria interessante investigar essas privatizações pra lá de suspeitas, como a da dos gasodutos da NTS, ou dos casos de porta giratória envolvendo ex presidentes e diretores da Petrobrás.

  2. Digno CN,
    Disseste ou disse no primeiro parágrafo “Em momento algum,o interesse público é levado em consideração”……
    Verdade verdadeira..

    Porém, concomitantemente os picaretas de ambos as fachadas esquerda-direita não estão nem aí com interesse público.

    Agora,com Max Vênia CN, CIRO GOMES,ou Tabet,
    tem que bota dinheiro na parada, até pra subir nas pesquisas.

    Ambos estão diametralmente contra esse balcão de NEGÓCIOS, só lhe resta a conscientização do povo e da maioria silenciosa.

    Aguardaremos…

  3. PPI foi feito para indenizar os acionistas americanos? Dessa vez o autor se superou. Talvez desconheça que o lucro maior da Petrobras não é o refino, mas a exploração de petróleo.

    Então Lula é o culpado pelos altos preços dos combustíveis? Bah, na ânsia de sempre culpar o PT, digo Lula, pelas mazelas do Brasil, CN agora coloca o valor cobrado pelo combustíveis nas costas de Lula.

    Que criatividade, embora fantasiosa.

    Não se deve esquecer que em 2009 houve uma CPI da Petrobras que se estendeu até 2016.

      • Explicação do presidente da Petrobras? Não me faça rir CN.
        Quer dizer que o presidente da Petrobras (quem será?) disse que a culpa dos preços altos dos combustíveis é do Lula? E quem acredita numa asneira dessas?:

        Cada uma que aparece. Mas claro que não engulo tamanha mentira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.