Para não ser cassado, Delcídio ameaça chantagear senadores

“Se me cassarem, levo metade do Senado comigo”

Gabriel Mascarenhas e Marina Dias
Folha

Depois de passar quase três meses na prisão, o senador e ex-líder do governo Delcídio do Amaral (PT-MS) volta ao Senado nesta semana, estuda tirar uma licença de até 120 dias e já avisou a aliados que não admitirá ter o mandato cassado, um de seus maiores temores.

“Se me cassarem, levo metade do Senado comigo”, afirmou a interlocutores quando ainda estava preso. A frase foi entendida como uma ameaça de que está decidido a entregar seus pares caso lhe tirem a cadeira de parlamentar.

Ao retornar ao Senado, Delcídio fará corpo a corpo com os demais colegas, argumentando que é inocente e pedindo amparo. Deve bater às portas de integrantes de partidos aliados e da oposição, com quem sempre manteve diálogo. Poucos, no entanto, devem ser os que darão apoio público ao petista.

FORO PRIVILEGIADO

Uma das maiores preocupações do senador é ter o mandato cassado porque, com isso, ele perderia o chamado foro privilegiado e seu caso iria para a primeira instância. Lá seria analisado pelo juiz Sérgio Moro, do Paraná, que tem sido célere em suas decisões envolvendo réus da Operação Lava Jato.

Em 1º de dezembro, dias após a prisão do senador, o Senado recebeu representação feita por dois partidos, Rede Sustentabilidade e PPS, que pedem a cassação de Delcídio sob acusação de quebra de decoro parlamentar.

O processo foi aberto no Conselho de Ética da Casa, sob relatoria do senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO). Na semana passada, a defesa de Delcídio pediu a substituição do relator, alegando que o tucano não pode permanecer na relatoria do caso por falta de isenção do PSDB. O pedido ainda será analisado.

DESGASTE

Correligionários do petista veem a licença como uma alternativa para, em um primeiro momento, evitar mais desgaste ao próprio senador e ao PT, uma vez que não precisariam conviver cotidianamente com um colega em regime de prisão domiciliar.

Quando estava preso, o petista foi colocado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), em uma licença especial e manteve o salário de R$ 33,7 mil e demais benefícios do cargo.

Solto, o senador tem a opção de uma licença por questões médicas ou por motivos pessoais (neste caso, ele não receberia salário). Ao final desse prazo, caso ele não retorne, o suplente é chamado para assumir o mandato.

Outro motivo de constrangimento é a presidência da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado, ocupada anteriormente por Delcídio. O PT não quer vê-lo de volta ao posto.

SUBSTITUIÇÃO

O líder do partido no Senado, Humberto Costa (PE), afirmou à Folha que a substituição de Delcídio pela senadora Gleisi Hoffmann (PR) na CAE já foi, inclusive, publicada no “Diário Oficial”.

Boa parte dos petistas vê a troca como ponto pacífico, por não acreditar que o colega tenha condições morais e força política para comprar briga pela permanência.

O STF decidiu prender Delcídio baseado em gravação feita por Bernardo Cerveró, filho do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. Na conversa, um plano de fuga e uma mesada de R$ 50 mil foram propostos por Delcídio em troca de Cerveró não fazer delação premiada. O ex-diretor, no entanto, acabou assinando acordo de delação.

11 thoughts on “Para não ser cassado, Delcídio ameaça chantagear senadores

  1. Se ele disse isto, é sinal de que tem muita gente envolvida e ele, não deveria ter sido solto, até onde vai esta corja de ladrão, um país tão corrupto, é de nos sentir envergonhado, executivo, legislativo e judiciário, todos os poderes estão desmoralizados.

  2. Por mim, desejo que ele seja cassado e que leve junto, não só a metade, mas o senado inteiro. Se ha alguma
    coisa dispensável na administração de um pais, uma delas é esse tal de senado.

  3. Insisto em que “eram previsíveis” as consequências anunciadas nesse artigo.

    O Delcídio se transformou num “cavalo de tróia” NATURAL, para implodir as quadrilhas de todas as cores e todas as “ideologias” das quais se camuflaram, para confundir a sociedade, e conseguirem dilapidar a República, sob a EVIDENTE instrução dos BANKSTERS e da PLUTOCRACIA LOBISTA que os controla! Vejam meu “prognostico” no comentário que postei a poucos dias, no link abaixo. Afinal, não é absolutamente ser adivinho, trata-se apenas de conseguir dissipar a fumaça permanentemente produzida pelos noticiários e extrair apelas “o caldo” revelador das notícias . . .

    http://www.tribunadainternet.com.br/zavascki-liberta-delcidio-que-vai-voltar-ao-senado-federal/#comment-330112

    • Sem duvida meu caro!
      Aliás, ainda não descobri porque, as mídias Plutocratas (Financial Times, Wall Street Journal e The Guardian entre tantas), não começaram seu “costumeiro” bombardeio ao bom estilo exortação nitidamente panfletária, em defesa ostensiva da permanência dessa Anta e seu “partido”, no governo!

      Devem estar aflitos, estudando qual dos planos deverão por em prática, visto as “letras do alfabeto” estarem se esgotando, de tantos planos secundários terem sido obrigados a utilizar devido as avalanches de processos e cercos aos quais as quadrilhas vem sendo submetidas, e que não estão mais lhes dando trégua!

  4. Insisto em que “eram previsíveis” as consequências anunciadas nesse artigo.

    Soltaram o Delcídio novamente no meio do Senado para se transformar num “cavalo de tróia” NATURAL, e conseguir implodir as quadrilhas de todas as cores e todas as “ideologias” das quais se camuflaram, para confundir a sociedade, e conseguirem dilapidar a República.

    Como a cleptocracia somada à corrupção que se instalou no Congresso (Executivo e Judiciário idem) possui o EVIDENTE DNA da engenharia financeira de demolição de economias, praticada regularmente pelos BANKSTERS e a PLUTOCRACIA LOBISTA que controla a ambos, era previsível que seu reingresso no Senado viesse a transformá-lo numa AMEAÇA explosiva!

    Vejam meu “prognóstico” dele ter se tornado num “Cavalo de Tróia”, no comentário que postei a poucos dias, no link abaixo. Afinal, não é absolutamente necessário ser adivinho! Trata-se apenas de conseguir dissipar a fumaça permanentemente produzida pelos noticiários e extrair apenas “o caldo” revelador nas notícias . . .

    http://www.tribunadainternet.com.br/zavascki-liberta-delcidio-que-vai-voltar-ao-senado-federal/#comment-330112

    Se esse movimento tiver sido idealizado pelo MPF/Operação Lava Jato, significa que essa equipe não está mais “tateando no escuro”! Significa que ela já sabe e já formou com total precisão o “quadro” da corrupção reinante no Planalto, e está com maestria colocando à mostra para a sociedade, todas as peças desse jogo, e colocando-os em progressivo CHEQUE MATE!

  5. Torço para que ele seja cassado, e leve junto pro buraco uma porção de parlamentares com rabos presos, sejam de quaisquer partidos! Já passa da hora de uma GIGANTESCA faxina em todo o parlamento brasileiro. Creio que de lá não sobrariam nem 2 dúzias de políticos honestos!

  6. Aritmética elementar: o Senado possui 81 senadores. Excluindo o Delcídio, que já está premiado com a mega-sena, sobram 80. A metade de 80 é 40, exatamente o número de comparsas que Delcídio ameaça levar com ele para o paraíso brasiliense, a Papuda.
    Uma bela e rica quadrilha, como se pode deduzir das palavras do ex-líder do PT no Senado…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *