Para salvar o mandato e os filhos, Bolsonaro manda Aras controlar todas as investigações

Aceno de Bolsonaro a Aras com vaga no STF é crime?

Aras prometeu passar as informações, mas não está conseguindo

Carlos Newton 

Em 21 de maio, ao depor durante mais de três horas, o empresário Paulo Marinho, ex-amigo de Jair Bolsonaro, a.firmou que, antes mesmo de assumir, o presidente eleito já mantinha canal direto com a Polícia Federal, acrescentando que um delegado avisou Bolsonaro com antecedência sobre a Operação Furna da Onça, que envolveu enriquecimento ilícito de grande número de deputados estaduais do Rio de Janeiro, incluindo seu filho Flávio e o assessor Fabrício Queiroz.

Em abril deste ano, já tinha voltado à baila o assunto dos vazamentos e das interferências do presidente em investigações, devido à atitude do então ministro da Justiça, Sérgio Moro, que vetou o acesso do presidente aos inquéritos da Polícia Federal. E agora surge o escândalo das interferência da Lava Jato, através da Procuradoria-Geral, comandada por Augusto Aras, aquele que não estava na lista tríplice e agora sonha com o Supremo.

CRISE NA PROCURADORIA – O fato concreto é que, devido às interferências exigidas pelo presidente Bolsonaro para salvar os filhos e o próprio mandato, o Ministério Público Federal acaba de entrar em grave crise, que ninguém sabe como pode terminar.

Depois da demissão do ministro Moro, que foi um divisor de águas e exibiu as entranhas do Poder, os procuradores da Lava Jato em Curitiba ficaram perplexos com a visita de surpresa da subprocuradora Lindora Maria Araújo, na semana passada.

Braço direito de Aras, Lindora esteve em Curitiba na quarta e na quinta-feira, a pretexto de consultar arquivos sigilosos da Lava Jato que seriam sigilosos. A visita provocou desentendimento sobre a transferência dessas informações reservadas, e três procuradores da Lava Jato se demitiram.

ARAS ENTRA EM CENA – Agora, é a força-tarefa da Lava-Jato no Rio de Janeiro que descarta um pedido do próprio procurador-geral Augusto Aras, para ter acesso a “todas as bases de dados” das investigações em andamento no Rio de Janeiro, conforme aconteceu em Curitiba.

Com muita habilidade, os procuradores que integram o grupo no Rio responderam ao ofício de Aras, solicitando que ele indique o caso de seu interesse específico, porque só assim a força-tarefa poderia pedir ao juiz Marcelo Bretas, responsável pelos processos, a autorização para o compartilhamento de provas.

O procurador-geral ficou furioso, disse que a Lava Jato não é “órgão autônomo”, criticou a possibilidade de virar “instrumento de aparelhamento” e defendeu o projeto de unificar as forças-tarefas.

PROMETEU E NÃO CUMPRIU – Aras está no desespero, porque prometeu fornecer a Bolsonaro as informações sobre todos os inquéritos e processos que possam atingir os filhos dos presidente e seus aliados do Centrão.

Para tanto, enviou ofício às unidades da Lava Jato, requisitando dados de todos os bancos de dados, inclusive relatórios de inteligência do antigo Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) e da Receita Federal, assim como resultados de buscas e apreensões realizadas pela Lava-Jato,  quebra de sigilos e dados de colaboração de outros órgãos.

Aras jamais imaginou que os procuradores simplesmente dissessem não e exigissem a especificação dos dados que lhe interessam, o que Aras não pode fazer sem comprometer Bolsonaro.

###
P.S. 1 – Os procuradores levaram Aras a nocaute com a maior facilidade. A Corregedoria já está estudando a interferência da subprocuradora e pode também investigar a atuação do procurador-geral, vejam a que situação chegamos.

P.S. 2 – Bolsonaro está furioso, subindo pela paredes, mas não pode fazer nada, porque a ala militar o obriga a fazer o papel de “Paz e Amor” para mantê-lo na Presidência. O assunto é quentíssimo e vamos voltar a ele. (C.N.)

23 thoughts on “Para salvar o mandato e os filhos, Bolsonaro manda Aras controlar todas as investigações

  1. O que diz a lei: 6º O Procurador Geral da República funciona perante o Supremo Tribunal Federal. Como Chefe do Ministério Público Federal representa os interêsses da União e fiscaliza a execução e o cumprimento da lei em todos os processos sujeitos a seu exame.

    Aqui neste país, parece que o procurador geral é advogado do presidente, pobre país.

    • CN bom dia.. Esse assunto é quente mesmo. Bolsonaro está colocando o Aras no papel de bucha, e algo me diz que o procurador vai ficar de saco cheio e deixar o Bolsonaro pendurado na brocha, como se dizia antigamente.. Abs

  2. Carlos Newton, lendo teu artigo me lembrei do imortal em corrupção Romero Jucá no caso em que foi gravado tentando “estancar a sangria” da Lava Jato.

    Será que os fatos narrados na matéria possuem esse objetivo “romerojucaliano” ?

    • Marcos … Bom Dia!

      Se aproxima do FIM … o Treino do Juízo Final!

      Como colei ontem são 3 Instituições que reiterarão ou não que a Constituição dos Históricos do MDB pegou ou não como Cidadã.

      Há tempos toco neste assunto: MP … porque exatamente cabe ao MP a Defesa da Democracia … que nós, Históricos do MDB, conquistamos junto com a Sociedade Civil … trazendo de volta ao Brasil a Liberdade pedida pelas Mulheres com Terço nas Mãos em 64.

      Corregedoria CSMP CNMP … bons trabalhos … que o Anjo do Senhor os ilumine … honrando a Promulgação kkk KKK kkk que ninguém é de ferro 🙂

      Soldado Lionço – Descançar!

      • Conforme Nossa Senhora da Graça de Cimbres o Brasil poderia ter 3 castigos … que entendo serem 3 ditaduras.

        E ela confirmou ser a Medianeira de Todas as Graças … inclusive a de se ter boa morte que nos leve ao Céu de Papá.

        Como não falou em mais castigos … sinalizou para a Morte Final, né???

        Portanto … se não houver a Ditadura 03 … é Sinal de que a Vinda de Jesus será numa boa (Morte para HomeMulher)

        • http://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/encyclicals/documents/hf_jp-ii_enc_18051986_dominum-et-vivificantem.html … CARTA ENCÍCLICA DOMINUM ET VIVIFICANTEM DO SUMO PONTÍFICE JOÃO PAULO II SOBRE O ESPÍRITO SANTO NA VIDA DA IGREJA E DO MUNDO … Veneráveis Irmãos e Amados Filhos e Filhas Saúde e Bênção Apostólica!

          66. … Na perspectiva do terceiro Milénio depois de Cristo, quando «o Espírito e a Esposa dizem ao Senhor Jesus: Vem!», esta sua oração, como sempre, reveste-se de um denso alcance escatológico, destinado a dar também plenitude de sentido à celebração do grande Jubileu. É uma oração voltada para os destinos salvíficos, para os quais o Espírito Santo abre os corações com a sua acção, ao longo de toda a história do homem sobre a terra. Ao mesmo tempo, porém, esta oração orienta-se para um preciso momento da história, em que é posta em relevo a nova «plenitude dos tempos», momento que soará no ano 2000.

          Dado em Roma, junto de São Pedro, a 18 de Maio, Solenidade do Pentecostes, do ano de 1986, oitavo ano do meu Pontificado. … IOANNES PAULUS PP. II

  3. Por que um profissional bem pago em final de carreira se submete a uma pessoa intelectualmente inferior a ele? O que mais me choca é o cara ser um coroa, com um horizonte curto. O que ele afinal quer ser? O bonzão? Eu, hein.

  4. Atualmente CN só fala ilações. Tudo que seu subconsciente deseja ele vomita em letras. Creio que não está bem das bolas. Volta a tomar o remedinho CN, dá tempo de você se juntar aos justos e patriotas.

  5. CADÊ O FRUTO DA LAVA-JATO?

    Falaram tanto que o lavajatismo deixou bons resultados para ética…

    O que vemos é tudo a mesma coisa: CORRUPÇÃO

  6. BOLSONARO QUE LIVRAR OS FILHOS ,SIM.POREM NÃO PODEMOS ESQUECER QUE A LAVA JATO,PRORADORES E MORO EXORBITARAM DESCUMPRINDO AS LEIS,VAZANDO INFORMAÇOES E FALSIFICANDO DOCUMENTOS VIA DENUNCIAS DO CANAL DUPLO EXPRESSO QUE MOSTRA TODAS AS FRAUDES DA LAVA JATO E O CASO CC5 BANESTADO UMA VERGONHA.VEJAM O DUPLO EXPRESSO.Estou espantado com o Carlos Newton por não cobrir as denuncias do DUPLO EXPRESSO.

  7. Reitero, Aras tem que fazer tudo direitinho o que o chefe dele mandar. Protegendo e colocando nas alturas o cativante clã. Estará, assim,pavimentando o caminho para o STF. Medonho e patético, se não fosse também sombrio e inacreditável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *