Parece que Felipão gosta mais de vapt vupt

Na coluna anterior, escrevi que a seleção brasileira poderia melhorar com três no meio-campo e três mais adiantados (Fred, Neymar e Hulk). Fernandinho seria o volante mais recuado, com um armador de cada lado, com funções defensivas e ofensivas, como atuam Pogba e Matuidi, pela França, Kroos e Schweinsteiger, na seleção da Alemanha.

Como Hulk e Neymar são artilheiros, agressivos, o Brasil não precisa de um centroavante tático, apenas finalizador. Os dois poderiam atuar livres, mais próximos ao gol, auxiliados por um meia ofensivo (Oscar ou Willian).

A história se repete. Não sei se o fim será o mesmo. Na Copa de 2002, o time também não tinha meio-campo. Jogava com três zagueiros, dois alas encostados às laterais, um meia ofensivo (Juninho Paulista), três na frente (Ronaldo, Ronaldinho e Rivaldo) e apenas Gilberto Silva no meio-campo.

Na segunda fase, Felipão aceitou as críticas e trocou Juninho por um volante-armador (Kléberson). O time cresceu.

Parece que Felipão gosta mais do vapt vupt, da bola para frente e das jogadas em velocidade. Para ele, ter posse de bola e trocar passes no meio-campo é um jogo bonitinho.

Felipão disse que a natureza não dá saltos. Essa é uma das frases mais usadas por Parreira em suas palestras. Segundo o Google, a frase é de um filósofo alemão, dita no século XVII.

Felipão e Parreira querem dizer que tudo precisa ser programado. Nem sempre. As coisas mais espetaculares são as que surgem sem avisar, sem serem ensaiadas. É preciso ter talento e coragem para perceber e mudar.

Alemanha, Argentina e Bélgica se classificaram na prorrogação. Três belíssimas partidas. Duro será assistir ao Brasileirão.

9 thoughts on “Parece que Felipão gosta mais de vapt vupt

  1. Seleção “meia boca”. Cairá antes da final de maneira vexatória. Felipão e Parreira, uma dupla de mediocridade, a serviço dos interesses privados da CBF sob o “comando” Marin filhote da Ditadura, manipulados a partir dos bastidores pelo Havelange e Ricardo Teixeira. Temos aí mais um indicio da fraqueza política da presidente Dilma que não sabe influir e defender os interesses populares. Social e culturalmente, no Brasil, futebol é bem público. O ministro “comunista” dos Esportes é patético. Não consegue verbalizar os realise preparados pelas assessorias de imprensa da CBF e FIFA. 64 anos depois outra derrota em casa. Aliás 64 foi o ano que o Brasil mergulhou nas trevas…

  2. Grande Tostao seus comentários são aulas de futebol e os fatos do futebol estão ai. O problema ‘e que a leitura do jogo alguns não gostam, não querem ou não podem vê-los. Mas que esta difícil esta. Não acredito que em dois dias de treino a seleção vai arrumar a cabeça dos jogadores, o esquema tático, a escalcao nem o joelho de Neymar e ainda combinar com os russos…[vide Garrincha em 58]

  3. Tostão, você tem razão, vai ser duro assistir ao brasileirão depois que a copa acabar. Deixo aqui uma sugestão: vamos importar esses técnicos maravilhosos e seus esquemas táticos modernos que não param de atacar um instante se quer! Fazem jogadores medianos jogarem iguais a gente grande, vide o time da Argélia. Sem falar, mas falando do técnico argentino do Chile, que deu um verdadeiro nó tático no nosso eterno retranqueiro Scolari. Juntando a qualidade desses estudiosos do futebol com a nossa inesgotável revelação de craques, teremos o melhor e mais sensacional campeonato do mundo. A prova disso é que não há nenhum técnico brasileiro nos grandes centros de futebol do mundo.

  4. JÁ GRITARAM AQUI : Se o Brasil for campeão, será a prova que nem sempre o melhor vence.

    O Felipão tem um trunfo poderoso: O universo conspira a favor do Brasil. Vamos ser HEXA !

    Palpite para a Final : Brasil X França

  5. Sr. Renato, pela tabela, Brasil X França não podem se encontrar na final. A final, hoje, somente poderá ser feita contra uma dessas seleções: Argentina, Holanda, Costa Rica ou Bélgica. Depois dos jogos do dia 05/07 restarão somente duas delas.
    Se a nossa seleção, passar pela Colômbia, no que acredito, poderá vir a enfrentar a França, se essa vencer a Alemanha no dia 04/07. Aí poderemos fazer a semifinal com a França.

  6. O Sr.TOSTAO deu sorte de ter jogado com os melhores do mundo que na epoca nem precisavam de tecnico., agora como jornalista o SR.TOSTAO e MAIS craque ainda. Falou o que precisava ser dito, a mediocridade do tecnico em questao e tamanha que nos resta ser mais um pais que perdeu 2 copas em casa .

  7. Boa Tostão… mais uma.
    Os comentários, pertinentes, mostram definitivamente que zagueiro transformado em técnico é isso a …. mesmo com toda comissão técnica.
    Felipão tentou ficar na Europa como técnico depois da Copa que o Brasil ganhou ( ficou em Portugal-foi técnico da seleção-) e na Inglaterra ( se não me engano, no Chelsea), mas não se criou no futebol europeu, voltando para o Brasil, Palmeiras, e para a seleção…bota sorte nisso.
    Agora, em tempo dramático de pedir help a psicóloga, tem toda razão o senhor Nelson Pinheiro: está na hora de importar técnicos de futebol.
    Em suma : ao menos, vez por outra, bem que o Felipão poderia ler os bons e atualizados conselhos -comentários do Tostão…

  8. O que dizer do texto do Craque Tostão.
    Onde assino…??
    Só completando o que disse o craque, não é duro assitir o Brasileirão,, acho que começo a ter pena de quem assisti esse “horror” de jogos retrancadas sem um pingo de emoção..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.