Parecer diz que Lula pode concorrer em 2018 mesmo condenado em 2ª instância

Resultado de imagem para Lula candidato 2018 charges

Charge do Sponholz (sponholz.arq.br)

Mônica Bergamo
Folha

Lula recebeu na segunda-feira (dia 16), do senador Lindbergh Farias (PT-RJ), um parecer jurídico assinado pelo professor Luiz Fernando Casagrande Pereira, do Paraná, afirmando que ele poderá disputar as eleições presidenciais em 2018 ainda que condenado em segunda instância – e ainda que o STJ (Superior Tribunal de Justiça) e o STF (Supremo Tribunal Federal) não concedam liminar para suspender a inelegibilidade que viria com essa sentença.

Na opinião de Casagrande Pereira, mesmo nessa situação limite, o PT poderá registrar a candidatura de Lula no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em agosto. Só então ela seria objeto de impugnação. “Ocorre que entre a impugnação e o afastamento de Lula da campanha há uma enorme distância”, diz ele. Se todos os prazos para o julgamento forem cumpridos no TSE, o eventual afastamento só ocorreria em 12 de setembro. Neste intervalo de um mês, Lula já estaria em plena campanha.

Casagrande Pereira, que elaborou dois pareceres para Michel Temer quando o presidente foi julgado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), estudou o caso de Lula a pedido do PT.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Como diz o velho ditado, “papel aceita tudo”. Este é apenas o primeiro parecer favorável à manutenção da candidatura de Lula, que estará automaticamente sustada se ele for condenado em segundo instância, existe farta jurisprudência a respeito. Políticos condenados como os senadores Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) e Jader Barbalho (PMDB-PA) só escaparam porque as condenações ocorreram antes da vigência da Lei da Ficha Suja. E como o ministro Gilmar Mendes já afirmou que é “uma lei feita por bêbados”, tudo é possível na democracia à brasileira. (C.N.)

15 thoughts on “Parecer diz que Lula pode concorrer em 2018 mesmo condenado em 2ª instância

  1. Parecer e desaparecer. Este é o caminho do Lulla. Sempre vão aparecer advogados que querem um minuto de fama para dar um parecer que desaparece logo ali na esquina. Tem que manter a moral da tropa, nem que seja uma tropa de jumentos.

  2. A Folha deveria fechar, sinceramente. A não ser que esteja entre suas atribuições divertir o leitor.
    Vejam quem diz que o Lula pode concorrer em 2018 mesmo condenado: um professor! do Paraná!
    Parabéns, Folha, continue assim – do jeito que o Brasil está, uma piada é sempre desejada.

  3. -Entre a nação brasileira e os políticos bandidos existe uma relação de SÍNDROME de ESTOCOLMO? Segundo a psicologia, Síndrome de Estocolmo seria uma espécie de distúrbio pós-traumático, quando a vítima ou as vítimas passam a exergar apenas virtudes em seus algozes. Por exemplo: a filha de Sílvio Santos, Patricia Abravanel, logo após o resgate, não poupou rasgados elogios aos seus sequestradores! -Quem lembra?

  4. Ligaram para mim para reativar a assinatura da folha. De pronto, neguei. Disse para a moça, coitada , não tem culpa, que ainda havia muitos exemplares antigos que eu utilizava para catar cocô do cachorro, limpar vidros ou forrar a gaiola do passarinho.
    Ela desligou….

  5. Da forma como o STF tem “lido” a constituição, como foi muito bem lembrado, o papel aceitará o que estiver nele. O que é um traque no meio de tanto lodaçal? Se o que planejam em Brasília se concretizar, seremos testemunhas da mais completa falência moral das instituições públicas deste país em toda sua história. O STF já rasgou a Carta Magna, falta Lula ser candidato e Moro ser exilado do país ou preso por obstrução a ORCRIM.

    • De bandido o Alverga entende tudo. Mas o Lulla, vai morrer nas urnas. O brasileiro honesto vai enterrá-lo para todo o sempre, e o cachorros sarnentos, vão continuar latindo.

    • Eu já conhecia essa matéria, Alverga. As chances de Lula ter um voto favorável no TRF-4 são mínimas, praticamente inexistem, devido à existência de provas robustas. O placar deve ser de 3 a 0, não haverá embargos infringentes.

      Abs.

      CN

      • Alverga está nervoso, diante da iminência de perder a aposta que fez comigo, e registrada neste espaço democrático.

        Como sei que se trata de uma pessoa séria, apesar da sua preferência por Lula – fazer o quê?! -, sinto antecipadamente o sabor do churrasco.

        Alverga, sequer adianta tu consultares os astros, pois a tua derrota é inexorável.

        Um abraço.
        Saúde e paz.

  6. LEÃO X LULÃO, O COMBATE POLÍTICO MORTAL DO SÉCULO XXI, AQUI E AGORA, A LUTA ENTRE GIGANTES DIFERENTES, QUE VALE A POSSÍVEL MUDANÇA DO SISTEMA DAQUI PRA FRENTE. Luta essa que diz aos demais aspirantes: xô “gurizada fandangueira” medrosa, calças curtas, continuistas da mesmice, sem projeto novo e alternativo. Cá entre nós, não seria mais inteligente, mais econômico, mais eficaz e mais alvissareiro, mudar o $istema político podre, do que ficarem ai fazendo de tudo, paralisando o país inteiro, os negócios, as vidas, e até levando tudo e todos à bancarrota, apenas para impedir que o Lula tb seja outra vez, pela 5ª vez consecutiva, direta ou indiretamente, candidato à presidência da república 171 do partidarismo eleitoral, do golpismo ditatorial e dos seus tentáculos, velhaco$, via $istema político podre, bancado pelo establishment podre, todos com prazo de validade vencido há muito tempo ? Ora essa, quem tem medo do Lula nas urnas não deveria se meter a candidato, pois isso custaria mais barato para o Brasil e a população do que ficarem aí tentando tirar o cara da parada. O diabo é que os pretendentes a candidatos pelo $istema político podre, só tem chance sem o Lula nadando na mesma lama junto com a jacarezada, inclusive porque, sem Projeto Novo e Alternativo de Política e de Nação, todos são no máximo iguais ou muito piores do que o Lulão. E , no caso, Lula por Lula$, a claque que não é boba prefere o original. E é aí que o Bicho pega, porque diferente do Lula no cenário político que ai está é só o Leão, a fera da Revolução. Portanto, o ideal é a “gurizada fandangueira” liberarem o ringue 2018 para o combate mortal do século XXI, entre o Leão e o Lulão, porque o resto não passa de mais perda de tempo X tempo perdido, irmão, mais contramão que não muda nada não.

  7. Será que o Brasil merece ter Lula outra vez como Presidente? Foi no início do governo Lula, que se criou a corrupção institucionalizada, com o mensalão e, até 2016 a corrupção não parou. Foi um incentivo para todos o partidos também se corrompessem.. Todo trabalho que a Lava Jato está enfrentando para punir os corruptos, teve origem no governo petista.
    Nenhum presidente, ninguém fez tanto mal ao Brasil como o governo petista.
    Fazendo uma análise detalhada, desde o início do governo petista até chegar ao ponto, que meteram o país no buraco, é impossível encontrar alguém pior que o Lula..

    • Do jeito que vão as coisas, acho difícil o Lula perder, seus malfeitos vão acabar indistinguíveis da corrupção generalizada do resto da escória política brasileira, e sua propaganda vai reviver toda a ilusão de grandeza nacional apregoada na era petista. Acho até que a nossa classe política deseja a volta de Lula, para assegurar a impunidade geral e o prosseguimento da roubalheira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *