Partidos assinam carta de repúdio e avaliam medidas judiciais contra Bolsonaro por passeio em Brasília

Ida de Bolsonaro a comércios da capital causou aglomerações

Matheus Lara
Estadão

Nove partidos, em sua maioria siglas de esquerda, emitiram uma nota conjunta criticando o passeio do presidente Jair Bolsonaro pelas ruas de Brasília no domingo, dia 29.

Ele cumprimentou comerciantes e se posicionou contra o isolamento recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conter a pandemia de coronavírus.

MEDIDAS JUDICIAIS – “Estamos estudando medidas judiciais cabíveis contra a atitude do Presidente da República, no intuito de salvaguardar vidas em nossa cidade, bem como mobilizando-nos em diversas ações de natureza política”, diz a nota assinada por PT, PSOL, PCdoB, PDT, PSB, PCB, PV, Rede e Unidade Popular. Também assinam os grupos Consulta Popular e PRC.

Bolsonaro foi às ruas de Brasília um dia após o seu ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, pedir, em reunião tensa noticiada pela colunista do Estado Eliane Cantanhêde, que o presidente não menosprezasse a gravidade da pandemia em suas manifestações públicas.

AGLOMERAÇÕES – A ida de Bolsonaro a comércios da capital causou aglomerações de pessoas que queriam tirar selfies com o presidente. “O que eu tenho conversado com o povo: eles querem trabalhar. É o que eu tenho falado desde o começo. Vamos tomar cuidado, a partir dos 65 fica em casa…”, disse o presidente.

“O DF é, hoje, a terceira Unidade da Federação com o maior registro de casos. Assim, essa apologia ao descumprimento de orientações sanitárias pode fazer com que os números cresçam em nossa cidade e que cheguemos ao completo colapso do sistema de saúde. O discurso criminoso e irresponsável do presidente custará vidas, principalmente dos mais pobres, vulneráveis e moradores das periferias”, dizem os partidos.

###
ÍNTEGRA DA NOTA:

Nós, partidos políticos que subscrevemos esta nota, vimos a público para repudiar a atitude do Presidente da República Jair Bolsonaro de ter feito visitas a feiras populares e comércios do Distrito Federal, incentivado a população a descumprir as medidas sanitárias decretadas localmente, orientadas pelo seu próprio Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Presidente da República insiste em ir na contramão de todas as ações que têm sido tomadas por chefes de Estado de todo o mundo no enfrentamento à pandemia do COVID-19. O DF é, hoje, a terceira Unidade da Federação com o maior registro de casos. Assim, essa apologia ao descumprimento de orientações sanitárias pode fazer com que os números cresçam em nossa cidade e que cheguemos ao completo colapso do sistema de saúde. O discurso criminoso e irresponsável do presidente custará vidas, principalmente dos mais pobres, vulneráveis e moradores das periferias.

É preciso frisar que não há dicotomia entre saúde e economia. Os países que melhor enfrentaram até o momento a crise do COVID-19 adotaram medidas de isolamento social, aumento no número de UTIs e realização de testes massivos em sua população, e o Estado atuou de forma a garantir o emprego e a renda das pessoas.

Por isso, estamos estudando medidas judiciais cabíveis contra a atitude do Presidente da República, no intuito de salvaguardar vidas em nossa cidade, bem como mobilizando-nos em diversas ações de natureza política. Momentos como o que estamos vivendo no Brasil, e em especial no Distrito Federal, materializam e reforçam ainda mais os elos de união das forças progressistas na defesa da vida e de uma sociedade livre, justa e solidária.

Assinam a nota:

Consulta Popular*; PCB; PCdoB; PDT; PRC*; PSB; PSOL; PT; PV; Rede Sustentabilidade; Unidade Popular;

* Não são partidos com registro no TSE

13 thoughts on “Partidos assinam carta de repúdio e avaliam medidas judiciais contra Bolsonaro por passeio em Brasília

  1. Olha os partidos! Misericórdia, só comunista! Porque não fazem uma carta de repúdio ao Partido Comunista por esconder as informações ao mundo e isso trouxeram tantas mortes e vítimas. Porque não fazer uma carta de repúdio a Venezuela, que vive uma ditadura. Porque não fazer uma carta de repúdio a Cuba que tem governos da mesma família há mais de 50 anos?

  2. Se fosse o marginal do Lula ou o Boulos, invasor de propriedades, só seria elogios. Luladrão ao lado do povo ou Boulos o homem do povo. Ninguém mais aguenta esta mídia, é de dar náuseas.

    • Infelizmente tenho de repetir, a TITITI capitulou fragoradamente vergonhosamente democraticamente e possivelmente de 4, jogando fora a credibilidade adquirida, e a grandeza que poderia demonstrar em fazer um bom jornalismo.

  3. Também caberia uma carta de repúdio ao Luladrão e a Dimandioca por torrarem quase um trilhão de reais em corrupção e desmandos. Seria dinheiro para o país hoje ter a melhor rede de saúde do mundo, ser um dos países mais seguros e ter as melhores escolas do mundo.

  4. Repudiar a matéria ou o veículo não serve pra nada. Não serão as palavras que modificarão essas convicções.
    Não se colhe maçã num pé de limão.
    Vamos lá CN e Copelli, vamos injetar estricnina na cabeça do destruidor de democracia, o Bolsonaro.

  5. Todos esses Partidos sob o Comando do PT, de Lula e Zé Dirceu e todas Quadrilhas Esquerdopatas do Brasil, são Cúmplices Impunes do Maior Assalto aos Cofres Públicos da História Republicana Brasileira, traduzindo andou, viveu, conviveu, recebeu benefícios, participou direta e indiretamente e apoiou os Governos da ORCRIM Lulopetralha, não merecem Respeito e nem Consideração, que moral tem essa gente pedir o afastamento de um Presidente Democraticamente Eleito, que não praticou Ilícitos e nem deixou de estar ao lado do Cidadão Brasileiro ??? Se o STF fizer isso, Prova Explicitamente que ao soltar Lula e muitos Ladrões do Dinheiro Público do Brasil, estavam somente fazendo esse arranjo de um ParlamentoJudiciarismo cínico e irresponsável diante da Pandemia de coronavírus ! XÔ Bandidos !!!

  6. Cantada nos quartéis para homenagear a Bandeira do Brasil.

    FIBRA DE HERÓI

    Letra: Teófilo de Barros Filho

    Ano: 1942

    Música: Guerra Peixe

    Se a Pátria querida for envolvida

    Pelo inimigo, na paz ou na guerra,

    Defende a terra

    Contra o perigo,

    Com ânimo forte, se for preciso,

    Enfrenta a morte!

    Afronta se lava com fibra de herói

    De gente brava!

    Bandeira do Brasil,

    Ninguém te manchará

    Teu povo varonil

    Isso não consentirá!

    Bandeira idolatrada,

    Altiva a tremular

    Onde a liberdade

    É mais uma estrela

    A brilhar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *