Passe livre para roubar

Sebastião Nery

José Lins do Rego, romancista e torcedor fanático do Flamengo,  resolveu promover em João Pessoa um Campeonato Nacional de Futebol Amador para homenagear José Américo, governador da Paraíba. O Campeonato foi indo, a Paraíba fazendo bonito.

A cidade explodia de feliz. Chegou a partida final: Bahia x Paraíba. O filho do governador, José Américo Filho, chamou o juiz, tenente Lira, da Polícia Militar do Estado e delegado na capital:

– Lira, você sabe, pai não pode perder. Este campeonato é uma homenagem a ele e temos que ganhar de qualquer jeito. Se a Paraíba ganhar, você vai a capitão. Se perder, adeus farda e delegacia.

Começou o jogo, a Bahia apertando. As arquibancadas urravam:

– Paraíba! Paraíba!

PENALTI

Lira olhava, levantava a mão e pedia calma. Marcava penalidade, perseguia os baianos, protegia os paraibanos. E o jogo irritantemente zero a zero. Perdeu a paciência, marcou pênalti contra a Bahia. Não havia pênalti nenhum, mas marcou. As arquibancadas berravam enlouquecidas. Bitola, artilheiro da Paraíba, chutou. O goleiro da Bahia pegou. Lira gritou:

– Nulo. Chuta de novo. O goleiro se moveu no gol.

– Não me movi não, seu juiz.

Lira deu três passos, chegou bem junto do goleiro da Bahia e rosnou no ouvido dele:

– Fica calado ai, negro, que eu mando te arrebentar. Já viu goleiro pegar pênalti?

Virou capitão e delegado-chefe.

PEC-37

Na Constituinte de 88, o líder da maioria Mario Covas, o vice líder Helio Duque e outros lutaram para pôr na Constituição o Ministério Público, com a tarefa fundamental de apurar as “ações de improbidade administrativa de agentes públicos”. O “Centrão”  conseguiu empurrar para uma Lei Complementar, afinal aprovada, com o povo na rua, em 1992.

Agora, Senado e Câmara ameaçam tirar da Constituição o Ministério Público, o grande advogado da sociedade, para deixarem o  caminho livre aos corruptos, que a Dilma dondocamente chama de “malfeitores”. Estão querendo dar aos políticos, do Planalto às prefeituras, o direito de roubar?

Renan e Henrique Eduardo têm juízo suficiente para não desafiarem o pais aprovando a PEC-37 numa madrugada suja qualquer. E fica a pergunta : os dois têm como defender Senado e Câmara da ira popular?

Não queiram bancar o Tenente Lira. O Brasil é outro. O povo já é outro.

CONTRA E A FAVOR                    

A imprensa tem que ser livre a qualquer preço. Mesmo para dizer todas as besteiras. Na “Globo News” (melhor jornal da TV brasileira), a maviosa Cristiana Lobo, mais governista do que chumbo de Diário Oficial, tentou esconder a presidente Dilma e o governo do fragor das passeatas :

– Esse movimento não é contra ninguém nem nada.. É a favor. Não é contra o aumento das passagens.É a favor de as passagens não aumentarem. Não é contra corrupção nos governos. É a favor de não haver corrupção.

Vai ganhar o premio Nobel do PT de João Patinhas.

MENTIRA E VERDADE        

O governo diz que acabou o desemprego no Brasil. “O Globo”, sempre muito bem empregado no governo, diz na primeira pagina :

– “Em 10 anos aumentou de 12,6% para 16,2% o percentual de jovens cariocas, entre 15 e 24 anos, que não estudam e não trabalham”.

BARONESA

Elio Gaspari, mestre em jornalismo e espertezas oficiais :

– “O Itamarati achou pequena a suíte de 81 metros quadrados do hotel Beverly Hills de Durban, na África do Sul, e hospedou a doutora Dilma no Hilton”. (Bem maior e mais caro. Essas informações tornaram-se reservadas e a partir de agora só serão divulgadas em 2015).

Para que tento espaço, senhora baronesa? Alguma balada?

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

2 thoughts on “Passe livre para roubar

  1. “O Brasil é outro. O povo já é outro”.
    Grande Sebastião Nery!!! Como está difícil para alguns, entender isto!!!
    O roubo virou algo institucional, e – até que enfim – há reação: e que reação!!! Uma reação que não foi imaginada por ninguém!!!
    A RUA ESTÁ GRITANDO !!!!!!!
    VIVA O POVO BRASILEIRO !!!!!!

  2. “O Brasil só vai melhorar, quando as pessoas de bem tiverem mais coragem que os Lá_drões”

    Finalmente o povo deixou de ser ABESTAADOO!

    Agora entenda a “lei do desarmamento”!

    Já que os Lá_ládrões não entenderam!
    ELLes(Os Lá_drões) poderiam instituir a
    “comissão da verdade dos protestos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *