PDT move ação no Supremo para impedir que Temer governe livremente

Ao que parece, Lupi está tentando destruir o que resta do PDT

Marcelo Ernesto
Estado de Minas

O PDT ajuizou nesta quarta-feira no Supremo Tribunal Federal (STF) ação em que pede que a corte limite o poder de atuação do presidente interino Michel Temer (PMDB). Segundo o partido, Temer tem promovido alteração profundas nas políticas do governo federal mesmo sendo uma gestão temporária. A legenda pede – com pedido de liminar – que seja estabelecida quais as atribuições cabem ao vice em caso de afastamento do titular do cargo quando aberto procedimento de impeachment, como o da presidente afastada Dilma Rousseff (PT).

Ao nomear ministros, alterar o ordenamento de ministérios e secretárias, inclusive com a extinção de algumas delas, além de mudança na política externa e na gestão de programas sociais, Temer estaria exercendo função privativa do presidente.

Ainda no entendimento da legenda, o vice só poderá suceder o presidente em caso de vacância do cargo, como estabelecido na Constituição.

NÃO PODERIA NOMEAR

No mérito, pede que o STF “declare que o vice-presidente, enquanto no exercício provisório de substituição de titular da Presidência da República, apenas se limite a funções que não impliquem alterações na estrutura administrativa do governo”.

O ministro do Supremo, Roberto Barroso, relator da ação, pediu que a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) sejam consultadas sobre a questão. Determinou ainda que o presidente interino se manifeste em até cinco dias.

“Tratando-se a medida cautelar de providência de caráter excepcional, à vista da presunção de validade dos atos estatais, determino a oitiva do Exmo. Sr. Presidente da República em exercício, acerca do pedido de medida cautelar”, afirmou o ministro Barroso em seu despacho.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Enviada pelo comentarista Wilson Baptista Jr., a reportagem mostra que o PDT, além de não querer ajudar o governo, tenta tumultuar uma administração que luta para tirar o país da mais grave crise de sua história. O pior é que esses atos antinacionais são cometidos pelo presidente Carlos Lupi, sem consulta à bancada federal nem ao Diretório Nacional. E ainda dizem que o PDT representa Pasqualini, Vargas, Jango e Brizola. Ao que parece, Lupi também está na base da tarja preta, imitando sua musa Dilma Rousseff. (C.N.)

21 thoughts on “PDT move ação no Supremo para impedir que Temer governe livremente

  1. Carlos Newton, o PDT nunca foi um partido político. Primeiro foi o partido do Brizola e agora o do Lupi. E, se o Lupi faz o que faz é porque tem apoio dos outros. Ninguém permanece no poder sem apoio.

  2. Este Lupi faria melhor se voltasse a dar expediente na sua “banquinha” de jornais, pela qual se tornou conhecido do Brizola.
    Se imaginam que ele “pensa” com o próprio cérebro, esqueça. Assim como o PC do B, é mais um teleguiado pelo PT, este sim senhor da ações, que como se dizia antigamente,”dá o tapa e esconde a mão”.
    O estranho nisso tudo, é que este PDT, um partido com “sotaque” gaúcho, é comandado por um carioca, que nem mandato eletivo tem.
    A maioria dos partidos brasileiros, principalmente os menores e o PT, viraram feudos de alguns espertalhões.

  3. O PDT do Carlos Lupi, não tem nada haver com o PDT trabalhista, ao contrário, é anti trabalhista, anti brizolista e se transformou apenas num partido oportunista.

  4. É uma total DESFAÇATEZ do PDT, pois a ADPF 409 tem por objeto impugnar os limites de atuação administrativa do Vice-Presidente da República enquanto estiver no exercício temporário da presidência da república.
    O relator ministro Roberto Barroso já notificou o Vice-Presidente Michel Temer para que se manifeste no prazo de 5 dias.
    Vamos aguardar os desdobramentos desse ajuizamento, haja vista que a relatoria lamentavelmente é do fraudador ciente e consciente do voto divergente na ADPF 378 do PCdoB ministro Luís Roberto Barroso.

    Acompanhamento Processual
    ADPF 409 – ARGÜIÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL (Eletrônico)
    Número do Protocolo:
    Data de Entrada no STF:
    PROCEDÊNCIA

    Número: ADPF 409
    Orgão de Origem: SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
    Origem: DISTRITO FEDERAL
    Volume: 1 Apensos:0 Folhas:0 Qtd.juntada linha: 0

    Número Único: 4000947-38.2016.1.00.0000

    SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

    Ramo do Direito
    Assunto DIREITO ADMINISTRATIVO E OUTRAS MATÉRIAS DE DIREITO PÚBLICO | Atos Administrativos
    DIREITO ADMINISTRATIVO E OUTRAS MATÉRIAS DE DIREITO PÚBLICO | Garantias Constitucionais
    Folhas 0
    Data de Protocolo 23/05/2016

    PARTES

    Categoria Nome
    REQTE.(S) PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA – PDT
    ADV.(A/S) MARCOS RIBEIRO DE RIBEIRO (62818/RJ)
    INTDO.(A/S) PRESIDENTE DA REPÚBLICA – EM EXERCÍCIO
    PROC.(A/S)(ES) ADVOGADO-GERAL DA UNIÃO

    Esperamos que essa interinidade seja extinta no próximo mês de agosto/2016 com a confirmação pelo Senado Federal do AFASTAMENTO da madame.

  5. PDT pós morte de Brizola, com LUPI, virou lupanar, foi ministro de Dª Dilma, como deixou o Ministério???
    Nunca votei no Brizola, mas o admirava na questão educacional, os CIEPS ( A MAIS DE 3MIL ANOS, CONFÚCIO::UMA NAÇÃO SE FAZ COM ESCOLAS QUE ENSINE). acabaram desvirtuados em sua finalidade de Escola integral, o LUPI que ser BRIZOLA, NÃO TEM “ESCOPO”.
    Os membros do PDT, são coniventes com essa situação imoral???
    Que DEUS nos ajude a moralizar nosso querido BRASIL,

  6. Com certeza o PDT virou o que virou e não representa mais o trabalhismo. Porém, na votação no Congresso da alteração da meta fiscal foi interessante notar que o relator em plenário foi o Dep. Dagoberto (PDT-MS) deu um enfático voto favorável à proposta do governo Temer, assim como o Dep. Weverton Rocha (PDT-MA), líder da bancada na Câmara, também deu voto a favor . Ressalte-se que ambos votaram contra o impedimento da Dilma. Vale notar também que a esposa do Sen. Telmário Mota (PDT-RR), foragida e condenada no escândalo dos “gafanhotos”, finalmente se entregou na Polícia Fedral do Maranhão. Sinal de tempos mais animadores ou de puro fisiologismo e depuração?

  7. Ando meio duvidoso quem é quem não esteja usando remédio tarja preta, neste país.
    O pior é que alguns defendem outros políticos, que não só usam tarja preta, “mas com dosagem maiores”.
    Quem é quem vai disser para mim que qualquer político deste país não está sobre suspeição, visto que até a REDE GLOBO optou por mediana para (+) de imparcialidade neste país, Sr. Carlos Newton?
    Você, para meu espanto, pelo artigo de uma colunista do Globo, foi contrário ao artigo. Impressionante, pelo ao menos ele expôs os fatos, apenas comentou que não era normal. Você não, foi taxativo defendendo Gilmar Mendes que demonstra claramente possuir lado. Vergonhoso, todos podem e devem ser investigados neste país, do faz de contas, que está se transformando, querendo uns ou não!!!

    • O povo era sábio, mas está parecendo meio confuso. O que eu critiquei foi a denúncia grotesca e sem fundamento feita por Janot contra Aécio. O procurador-geral da República é pago por nós para fazer seu trabalho bem feito, mas isso não aconteceu no caso das denúncias de Aécio, conforme eu expliquei. Mas parece que você não entendeu, embora seja sábio.

      CN

  8. Newton, falar é tua nobre profissão. Se Lupi não fala com ninguém e faz coisas malucas. Qualquer cidadão pode processá- lo. Ninguém se habilita. Lupi independente do jurídico do partido aconselha-se com Batocchio, ex- presidente da OAB de São Paulo, filiado ao PDT. Preconceito não cai bem em você. Guerreiro de muitas lutas, umas ganhas outras perdidas.

    • Meu amigo Aquino, ao contrário de você, acho que Lupi não se aconselha com ninguém, vive às custas do partido, dá emprego a si próprio. Se o Lupi se aconselhasse com pessoas como você, Aquino, o PDT hoje poderia estar se tornando o mais importante partido do país.

      Abs, Paz e Saúde,

      CN

      • Aquino
        Lamento muito o que ocorre com o PDT. Minha família, toda ela e é grande, é Brizolista e cultua as tradições trabalhistas.
        Infelizmente o PDT caiu nas mãos ertadas.
        Quando a processar Lupi, se for nas questões partidárias, somente filiado pore fazê-lo.
        Em outras esferas, não vale a pena perder tempo com ele.
        Notícia que soube ontem: o PDT foi o único partido que teve TODAS SUAS PRESTAÇÕES DE CONTAS rejeitadas.
        Por que será?
        Abraço e saúde.

  9. Acredito que como coloca as suas palavras, que não faz muita distinção sobre autoridade para colocação das mesmas, palpitando, isso sim, ou possuir MEDO, como coloquei no post abaixo. Sobre o que o Procurador Rodrigo Janot deve ou não fazer, dê-lhe o direito de fazer o seu trabalho. Algum político está fora de suspeição neste país?

    Se pensa assim você é o único, pergunte ao Hélio Fernandes?……….

    Carlos Newton como falei abaixo, devemos ofertar algo de melhor para os nossos filhos, netos e futuras gerações,ou você também acha que José Sarney não deva ser investigado juntamente com sua filha?

    E o Renan Calheiros?

    Vamos parar de rodarmos em círculos e continuemos tomando tarjas pretas e defendendo aqueles que “tomam em altas doses”, pois estão ansiosos e não dá mais tempo para “uns consolarem os outros”. Entendeu?

    FOCO, FORÇA e FÉ e sem MEDOS.

    Meus assemelhados conjuntamente com Jesus, me protegem. Não pense que quando falo em Jesus, por sua data de carne e sangue, seja babaca. Muito pelo contrário, quem pensa que Jesus é bonzinho, ele é, mas também é muito mais justo, adora justiça.

    Vamos que vamos…

  10. Sei que isso é um ratoeira, que você não possui a coragem de dizer a verdade, MEDO.
    Mas não me considero rato, por isso falo, elhe cobrarei num futuro.
    VIVA JAIR BOLZONARO. Vai me criticar? Não pode.

      • Sr. Newton,
        Por falar em MEDO.
        Qual será o MEDÂO de colocar o proprio nome no Blog.
        Por causas de quê esses anonimatos?
        Alguns escrevem sopinhas de letras, outros escrevem frases que ultrapassam a linha da caixa de diálogos…
        Como dizia o Velho Sábio Chinês, Cãofúncio….

        “O ANONIMATO É A PRIMEIRA ARMA DOS COVARDES!”””

  11. Se você não dá importância as opiniões dos outros seu lugar não é este, infelizmente. Pensei que formasse opiniões e errar é humano, veja – Michel Temer: “NÃO POSSUO COMPROMISSO COM MEUS ERROS, se assim existir conserta-lo-ei. Mas parece que possui lado e luta por ele, sem contraditório e ampla defesa. Nem o Procurador Rodrigo Janot liga para as opiniões insensatas, visto que para todos nós, a imprensa deve ser imparcial.
    Deixa a última resposta ser esta, falei o que todos tinham que ver, e paro por aqui. Realmente Paulo Francis morreu na miséria material.

  12. Perfeita a observação do CN quando afirma que Lupi não se aconselha com ninguém. Lupi é um arrogante, presunçoso, um pigmeu metido a gente grande nas coisas da política. Trata-se um analfabeto funcional, rigorosamente ignorante nas coisas da política com P maiúsculo.. Não há como jogar luz naquela cabecinha, senão, concordo mais uma vez com CN, o PDT hoje seria o partido mais importante do Brasil. Brizola lutou uma vida para deixar um partido após a sua morte e conseguiu. Veio Lupi e o destruiu !

  13. Newton, você é um gentlemam. Eu recebo tua obsrvação com tranquilidade. A vida nunca é como gostariamos que fosse. Eu faço a minha parte. A idade não me permite constância no partido. Depois que Brizola morreu eu me afastei, mas não deixei de ser trabalhista. A última vez que estive com Lupi, ele me vendo na entrada do Pasqualini, pegou-me pelo braço talvez pensando que eu ia reclamar de alguma coisa. Abordou o assunto da Veja que estampara na capa sua fotografia dizendo que ele teria ficado com 200 mil reais de uma senhora que queria legalizar um sindicato dizendo: Aquino eu não sou corrupto; não conheço essa mulher. A câmaras não acusaram a entrada dessa mulher no ministério. Eu disse você tem que processá-la. Ele respondeu que o Batóccio já tinha processado e pedido um milhão de danos morais. Perguntei se a mulher tinha como pagar. Ele disse que Batoccio já tinha bloqueado os bens e disse: Se eu ganhar esse dinheiro é do partido. Reclamei há dois mêses por ele ter ameaçado de expulsão os senadores,que na verdade sempre foram independentes. Eu já escrevi dizendo que a oposição anunciada deve ser pontual. Perguntei: Um partido agora desfalcado de quatro senadores e seis deputados pode fazer oposição ao PMDB e PSDB? Lógico que não. Aconselhei: Tem que empregar a tática militar: O aversário está fraco, avançar. O adversário resiste, parar. O adversário torna-se forte: Recuar para ponto estratégico e resistir proporcionalmente as forças de que dispõe. Escrevo dizendo: Para tua reflexão. Valeu camarada.

  14. Falavena essa eu não sabia. Eu não vi isso escrito em nenhum lugar. Não duvido de você, mas acho que há um engano. No momento oportuno voltarei. Posso demorar pois não me comunico com ninguem nem pela Internet e nem por telefone. Ou escrevo e mando entregar na sede do partido ou dou uma incerta para pegar o Lupi e cobrar pessoalmente. Ele tem receio das minhas explosões. Tenho idade e moral para questionar. Nunca pedi nada ao partido, nem um palito de fosfóros. E conheço o Lupi desde que ele era estudante e gerenciava duas bancas de jornal em Ipanema, onde Brizola o conheceu no dia seguinte que chegou ao Brasil no ano de 1979. Falavena não existe ninguém que seja tão ruim quanto se pensa e nem tão bom como se deseja.Um abraço.

    • Prezado Aquino
      Ontem a noite, em programa Band-RS, o condutor do programa, sujeito bem informado, relatou o que escrevi. Confesso que, por total falta de tempo, deixei de buscar confirmação em outros veículos, até porque já passava das 23 horas. Lembro que também informou que, o fundo partidário do PDT, teria sido de 38 milhões.
      Bem sei que não existem perfeitos: todos estamos de passagem por aqui e ainda voltaremos muitas vezes. E, na política partidária, a coisa é mais difícil ainda.
      Não critico o ser humano Lupi. Absolutamente. No entanto, como dirigente/liderança, não possui alguns requisitos que, pela vivência que tive e ainda tenho, julgo indispensáveis.
      Lamento, imensamente, pelo respeito que tenho e pelo que ainda poderia ser útil ao país e ao povo brasileiro, que o legado do trabalhismo esteja sendo perdido e sub-utilizado.
      Um ótimo domingo e um fraterno abraço.
      Fallavena

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *