Perdido no tempo e no espaço, PT ainda tenta achar um discurso de oposição

Resultado de imagem para pt charges

Charge do Newton Silva (newtonsilva.blogspot.com)

Deu em O Tempo
(Agência Estado)

De volta à oposição no Congresso após 13 anos à frente do Palácio do Planalto, o PT ainda não afinou o discurso. Após a cassação de Dilma Rousseff, o partido tenta encontrar a melhor maneira de se contrapor ao governo Michel Temer, que tem tido uma alta taxa de fidelidade da base aliada nas votações.

Na Câmara, o partido se viu obrigado a abrir espaço na liderança da minoria para deputados que antes eram vistos como coadjuvantes. Também se reaproximou de aliados históricos, como PCdoB e PDT, e petistas adotaram discursos mais alinhados com a esquerda. “Estamos numa condição muito minoritária, é difícil a gente ter uma vitória sobre o governo neste momento”, disse o deputado Carlos Zarattini (PT-SP).

Nos últimos meses, a nova oposição foi “tratorada” no plenário pela base governista. Conseguiu impor seis horas de obstrução na votação do projeto de lei que retira da Petrobras a obrigação de ter de investir nos campos do pré-sal, mas teve pouca força de reação para impedir a aprovação, em primeiro turno, da PEC do Teto – a primeira grande medida do ajuste fiscal de Temer no Congresso.

RODÍZIO NA LIDERANÇA – Desgastado, o PT tinha a prerrogativa de reivindicar a liderança da minoria, mas aceitou dividir a tarefa num esquema de rodízio com PCdoB e PDT.

Petistas do Senado admitem que não estavam preparados para se tornar oposição e que, apesar de o impeachment ter durado quase nove meses, não houve qualquer planejamento. “Estamos trocando o motor com o carro em funcionamento”, afirmou a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR). “A gente teve que fazer essa reorganização com o bonde andando”, disse o líder do PT na Casa, Humberto Costa (PE). (As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.)

6 thoughts on “Perdido no tempo e no espaço, PT ainda tenta achar um discurso de oposição

  1. Notícias de hoje…

    PMDB usa fundo partidário para pagar defesa de governador em processo de cassação

    Felipe Amorim
    Do UOL, em Brasília
    17/10/201606h00.

    Fundação do PMDB pagou R$ 851 mil a empresas de cliente do ministro Padilha
    ——-
    Leandro Prazeres e Felipe Amorim
    Do UOL, em Brasília
    17/10/201606h00.

    Ex-prefeita investigada recebeu do PMDB e do
    —-
    Leandro Prazeres
    Do UOL, em Brasília
    17/10/201606h00
    Início » Gestão pública » Temer ainda não cumpriu promessa de reduzir cargos de confiança, mostra O Globo
    Temer ainda não cumpriu promessa de reduzir cargos de confiança, mostra O Globo
    Total de postos de confiança e funções gratificadas aumentou nos meses de governo interino: passou de 107.121, em maio, para 108.514 em 31 de agosto
    POR CONGRESSO EM FOCO | 17/10/2016 07:25

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *