Perito citado por Temer é um tremendo enganador e não trabalha no tribunal

Resultado de imagem para ricardo caires dos santos, perito

Caires aparece sempre na TV, dizendo ser perito

Deu em O Globo

Autor do laudo citado pelo presidente Michel Temer em seu pronunciamento de sábado, o perito judicial Ricardo Caires dos Santos afirma ser profissional em transcrever áudios. Bacharel em Direito pela Unifig, de Guarulhos, onde também diz ter se especializado em Direito Penal, ele se tornou figura frequente em programas sensacionalistas e de celebridade na TV. Antes de se dedicar à degravação da conversa entre o empresário Joesley Batista e o presidente Michel Temer, coube a ele, por exemplo, determinar se havia ou não um fantasma em uma fotografia divulgada na internet pela atriz americana Jéssica Alba, em janeiro do ano passado. Embora costume se apresentar como perito do Tribunal de Justiça de São Paulo, ele é um prestador de serviços eventual da Justiça, sem qualquer vínculo com o tribunal.

Procurado pelo Globo, ele afirmou que seu trabalho é apenas inicial e que qualquer conclusão a respeito da conversa depende de uma outra perícia. Negou ainda que o áudio da conversa tenha 50 pontos de edição, como apontado por reportagem publicada pela Folha de S.Paulo em seu site na sexta à noite. Segundo ele, são 14 pontos de edição, entre 15 e 20 pontos de corte e diversos trechos de ruído. Santos, no entanto, disse não ser possível apontar onde estão os pontos de edição.

— Esse trabalho tem como intuito que outro profissional faça a perícia. E, sobre os pontos que eu mostrei, ele (o outro perito) venha e fale: folha dois é só corte, folha três não dá para ouvir, na folha 33 existe edição. Esse seria o rito para ter a perícia — explicou.

FALSO ESPECIALISTA – O laudo feito por Santos, ao qual O Globo teve acesso, é composto da transcrição do áudio da conversa e, em 54 trechos do diálogo, ele identifica os “pontos a serem analisados”. Aos ouvidos de um leigo, esses pontos são apenas inaudíveis.

Para elaborar o laudo, ele afirma ter usado um tocador de mídia, o programa Audacity, uma ferramenta gratuita para edições de áudio caseiras, e o software Vegas Pro 10, ferramenta profissional para edição de vídeo, embora não haja imagens da conversa de Temer e Joesley.

De acordo com especialistas ouvidos pelo GLOBO, as ferramentas adotadas por Caires são insuficientes para dizer se houve ou não edição da gravação. “A perícia de um áudio é um trabalho multidisciplinar, exige um grupo de pessoas, diversos softwares e alguns dias de trabalho. Não dá pra fazer em poucas horas” – afirmou um perito que pediu para ter a identidade preservada.

MUITOS ERROS – Embora se diga experiente no trabalho, Santos cometeu uma série de erros em sua degravação da conversa: a presidente do BNDES Maria Sílvia Bastos foi confundida com Marina Silva, a CVM, Comissão de Valores Mobiliários, foi transcrita como CDN. Em sua conclusão, Santos escorregou ainda na língua portuguesa. Ele escreve: “Para melhor identificação está marcados (sic) os pontos em vermelho e amarelo” e “o objeto “áudio” está eivados (sic) de vícios”.

Santos defendeu ainda que os trechos editados teriam reduzido o tempo total de conversa de 50 minutos para os 38 minutos apresentados pelo empresário. Ele não considerou na perícia, no entanto, a gravação feita enquanto Joesley estava no carro, antes e depois de entrar no Palácio para conversar com Temer.

No site que mantém na internet, Caires se diz especializado em espionagem. Apesar da carreira de perito, o site também mostra que ele atua no ramo imobiliário, inclusive com registro de corretor de imóveis. O site é onde ele também faz propaganda de suas participações nos programas de TV.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
É impressionante a Folha de São Paulo ter entrado nessa furada. O pior é que este falso especialista acabou fortalecendo a ardilosa defesa de Temer. Sinceramente, a situação está ficando ridícula, para se dizer o mínimo. (C.N.)

11 thoughts on “Perito citado por Temer é um tremendo enganador e não trabalha no tribunal

  1. Carlos Newton, se é notícia da Globo, não vale um tostão furado. A Globo sabe que deu a mancada do século e vai passar mais um século tentando justificar. Vamos aguardar a quarta-feira e ver o que Pequeno decide. Sim, agora temos o PTF pois de supremo não merece nem o S maiusculo.

    • Desculpe, Paulo2, mas a mim não interessa quem publica a notícia. Só me interesso se é verdadeira ou não. No caso, a notícia é procedente.

      Abs.

      CN

  2. A defesa, apoiada em falsidades, está condenada ao fracasso; e quanto mais tempo, mais sofrimento para todos e isto, é algo que o Sr Temer terá de pagar também.
    Só para lembrar “se malandro soubesse como é bom ser honesto, seria honesto só por malandragem”.
    Saudações.

  3. O Brasil esta mesmo desgraçado. Pois até o perito é “fajuto”, assim não da.
    O Temer recebe a visita no porão, a gravação é suspeita e o perito é FRIO.
    Assim não dá, né, e depois dizem que estas coisas só acontecem no Paraguai. Ou o perito também é paraguaio?

  4. Temer-ário até poderia ficar no phoder, porque é necessário um presidente, infelizmente.
    Mas o vampiro tem a cara de pau de querer “reformas”, com aspas, porque não reformam nada.
    São um ataque aos direitos do trabalhador desde décadas.
    Tipo a “deforma” maligna da previdência, que na verdade praticamente acaba com as aposentadorias, ao exigir 50 anos de contribuição, o que poucos vão conseguir.
    Ressalte-se que o vampiro Temer-oso já é aposentado, com idade beeeem menor.

  5. Ou ainda a tenebrosa Terceirização Total, outro mega-super-hiper-giga-erro.
    Não deveria existir nem para atividades-meio, tipo limpeza e vigilância.
    O que tem de fraude e safadeza nessas empresinhas de terceirização…
    A qualquer momento o dono pode fechar a empresa e sumir do mapa, deixando os funcionários no prejuízo.
    Onde eu trabalho tem terceirizados, e já uma empresa de vigilância fechou as portas e sumiu, depois de deixar os guardas 2 meses sem salário.
    E atualmente tem uma de limpeza que não está fornecendo vale refeição, cesta básica e está pagando só parte do salário das faxineiras.
    Alega que está sem dinheiro, mas onde ele enfiou o $$$ que recebeu pelos serviços?
    A justiça do trabalho está lotada de processos contra esses sem-vergonhas.

  6. E vem agora a Deforma Trabalhista, que unida à terceirização total, fará o país regressar aos tempos das senzalas.
    Onde já se viu, um “acordo” com o patrão valer mais que a CLT?
    É o acordo do pescoço com a guilhotina, onde eles vão impor “acordos” aos trabalhadores.
    Todo mundo vai trabalhar 12 horas por dia, com salário menor, sem vários direitos e se abrir a boca pra reclamar, tem um monte de gente desempregada querendo a vaga e aceitando qualquer coisa (literalmente).

  7. Ele o vampiro que faça a primeira reforma na casa dele, em vez de falar que é preciso reformas pro país não quebrar.
    Quem faz dano ao país são os políticos ladrões.
    Se o governo (ou o desgoverno) cobrasse o dinheiro que grandes empresas devem ao INSS, daria pra bancar 2 ou 3 reformas da previdência.
    Se os ratos corruPTos parassem de roubar, haveria muito dinheiro pra melhorar a vida do povo.
    Saúde, segurança, obras públicas, educação…
    Calcula-se que metade do PIB brasileiro escoa pelos ralos da corrupção praticada pelos ratos que exigem serem chamados de “excelência”.
    Melhor seria EXCRECÊNCIA…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *