Pesquisa mostra que dois terços dos brasileiros apoiaram a condenação de Lula

Resultado de imagem para condenação de lula charges

Charge do Bruno Galvão (Arquivo Google)

Deu no Estadão

Levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas mostra que 65,5% dos entrevistados consideram justa a sentença de nove anos e meio de prisão dada pelo juiz Sérgio Moro para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Outros 32,4% não concordaram com a decisão, e 2,1% não souberam dizer ou preferiram não opinar. A pesquisa ouviu 2.330 pessoas, de forma online, entre os dias 12 e 13 de julho. A maior concordância foi na faixa de 16 a 24 anos (74,7%). A região que menos apoiou a sentença aplicada por Moro foi o Nordeste, com 44,6%.

No Facebook, Lula disse neste domingo (dia 16), que vai dedicar o tempo de vida que lhe resta para provar que o Brasil pode ser diferente e que a situação socioeconômica atual dos brasileiros pode mudar. A opinião foi expressa em vídeo postado em sua conta no Facebook, em que criticou o atual governo e o Congresso Nacional que, de acordo com ele, está desmontando as conquistas dos trabalhadores.

SEM AUTOESTIMA – “As pessoas no Brasil hoje estão com a autoestima baixa porque a economia está muito ruim, há uma desagregação do ânimo da sociedade por conta do desemprego”, disse o ex-presidente. “Nós temos um governo que não representa absolutamente nada. Temos um Congresso desacreditado, que está desmontando conquistas dos trabalhadores nos últimos anos”, continuou.

Segundo o petista, se as pessoas não tiverem autoestima, não tiverem esperança nas pessoas que governam o país, nada vai acontecer. “Todo mundo acorda azedo, todo mundo vai dormir azedo, xingando os vizinhos. Ao invés de olhar para seus próprios defeitos, começam a culpar””, observou.

PODE MELHORAR – Lula afirmou no vídeo que teve o prazer de viver no País o momento de maior autoestima do povo. “As pessoas acreditavam, sonhavam, tinham emprego, queriam estudar. Tudo isso foi possível criar e agora nada parece ser possível. Nós precisamos voltar a ter autoestima, acreditar no País, acreditar no potencial do Brasil, acreditar que é possível um Brasil ser diferente”, afirmou.

“Tenho consciência de que o Brasil, se governado por alguém que goste do povo, que conviva com o povo, que ouça o povo, pode melhorar. É nisso que eu acredito e quero dedicar o resto de tempo que tenho na minha vida para provar que estas coisas podem acontecer e que o Brasil poderá ser diferente.” Lula disse ainda que o Brasil precisa de menos ódio e mais amor, de menos ódio mais paz, de menos ódio e mais tolerância, de menos preconceito e mais compreensão.

SEM INVEJA – “A gente tem que entender que há pessoas mais competentes do que a gente, que crescem mais do que a gente, que pode trocar de carro e a gente não pode ter preconceito com as pessoas que progridem e nem ter inveja. A gente tem que torcer para que as pessoas possam vencer na vida, porque se elas podem, nós também podemos”, aconselhou o ex-presidente. Ele disse que essa é a sociedade com que sonha e quer ajudar a construir no resto de vida que ainda tem.

“Para a natureza parece que é pouco porque eu já tenho 71 anos, mas como eu acho que vou viver até os 100 anos, eu vou ter muito tempo pela frente para ajudar a construir o Brasil que todo mundo deseja”, concluiu.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGLula está em plena campanha para a Presidência da República, que funciona também como uma forma de tentar escapar da cadeia. A pesquisa tem resultado impactante e confirma levantamentos feitos por outros institutos, que dão cerca de 30% de apoio a Lula, acredite se quiser, diria o genial desenhista Robert Ripley. Em compensação, a rejeição a ele é de 66%. Em tradução simultâne, ele vai para o segundo turno, mas não ganha. (C.N.)

27 thoughts on “Pesquisa mostra que dois terços dos brasileiros apoiaram a condenação de Lula

  1. Quem salvará? Se Lula vai para o segundo turno e não leva – quem levará? Maia, Temer, Aécio, Padilha, Moreira Franco, João Dória (se Alckmin deixar, mas também não ganha (Dória) no segundo turno), Marina Silva, Luciana Genro …? Não temos saída …

  2. Quem não tem dívidas com justiça, não tem porque deixar de apoiar o “império da lei”.
    A lei como norma de conduta da sociedade, tem valer para todos, independente de quem seja o acusado e portanto a população apoia a condenação de quem burlou a legislação.
    O debate sobre culpa ou inocência travada no âmbito do judiciário, serve para alertar as pessoas pelas práticas usadas pelos acusados e dizer que absolvição por falta de provas, inocenta totalmente o acusado, é uma falácia, o que a investigação, muitas vezes por má vontade ou incompetência não consegue é ligar o réu aos fatos, mas os indícios são bastante visíveis.
    Esta é a primeira condenação e talvez a que para muitos suscita alguma dúvida pela autoria dos fatos, porém existem outras bem mais consistentes como a do sítio.
    O projeto do deputado petista blindando os declarados candidatos do perigo de prisão, pode fazer com que os ameaçados nem precisem ser candidatos a presidente, pelo texto, até vereador fica solto.
    Dai então a política passa ser a vacina contra a cadeia e num pais traumatizado pela criminalidade no setor, ficará divido entre os criminosos da cadeia e os criminosos do palácio.

    • No futuro, quem sabe, o meliante – pode, também, chamar de político – vai comprar de um chefe de partido qualquer, a vaga de candidato.

      Como o mercado vai ter poucas ofertas para muita procura, o preço vai estar lá em cima.
      Braziuuuu … ziuuu … ziu !!!

  3. Esses 33% que apoiam o Lula devem ser totalmente idiotas.
    Geralmente muito antes das eleições,é comum, quem mais aparece na mídia,, quem mais tem visibilidade, nas pesquisas aparecer na frente,. quando vai se aproximando a data das eleições, o quadro, nas pesquisas começa modificar. e o que estava na frente fica para trás.

  4. A maneira como o Sistema Político Brasileiro financiava a Política ( Partidos, Eleições, 2º Turno, etc), chegou a um ponto insuportável, daí resultando a LAVA JATO e Similares, e suas consequências, contando com grande apoio Popular.
    Nessa Empreitada TODOS os Partidos Políticos foram condenados pelo POVO, especialmente o PT que se dizia VESTAL, e que mais exagerou na dose.
    Haverá que se consertar tudo isso em Prazo Curto.

    O Presidente LULA, (71) PT, em Aliança com a Burguesia Nacional de Matriz no Brasil ( saudoso Mega-Empresário Sr. JOSÉ ALENCAR, PMDB, e resto da Base Aliada defenderam/defendem o Modelo DESENVOLVIMENTISTA-NACIONALISTA-MISTO com viés de mais AUTONOMIA, cujo objetivo é fazer crescer ao máximo o Mercado Interno.

    A OPOSIÇÂO, liderada pelo PSDB e Base Aliada, que antes Governou por dois Mandatos com o Presidente FERNANDO HENRIQUE (85) defendia/defende o Modelo de DESENVOLVIMENTO ASSOCIADO AO CAPITAL INTERNACIONAL que nele tende a ser cada vez mais Majoritário, cujo objetivo é fazer crescer cada vez mais nossas Exportações ( Mercado Externo) e se traduz em Alinhamento Automático com os EUA.

    Se compararmos os 8 anos do Governo LULA ( Desenvolvimentismo-Nacionalismo-Misto) com os 8 anos do Governo FERNANDO HENRIQUE ( Desenvolvimentismo-Associado ao Capital Internacional), vemos que o Governo LULA dá muito melhores resultados com crescimento médio de 4,5%aa, inclusão Social e quase Pleno Emprego, contra crescimento médio de 2,1%aa, nenhuma inclusão Social e alto Desemprego do Governo FERNANDO HENRIQUE, especialmente em seu Segundo Mandato.
    Daí, a Força Política e o estar na frente das Pesquisas Eleitorais do Presidente LULA. É forte Candidato, mesmo Condenado em 1ª Instância na Lava Jato.

    Mas a meu ver, pelo que se pode ler nas entre-linhas, o Presidente LULA fez alguma coisa de muito grave na Política Internacional, acredito que não sem importância foi sua aproximação do IRAN do então Presidente AHMADINEJAD que tenta construir a Arma Atômica e ameaçava constantemente Israel, ou outra coisa que não sabemos, e por isso está VETADO pelos EUA de novamente chegar a Presidência do Brasil.
    Deverá certamente ter sua Sentença de condenação CONFIRMADA no TRF-4 de Porto Alegre-RS e não poderá então se Candidatar.
    Tudo leva a confirmar que esse será o desenlace lógico.

    Defenderá o Modelo DESENVOLVIMENTISTA-NACIONALISTA-MISTO o Sr. CIRO GOMES, (60), PDT, que com apoio do Presidente LULA, tenderá a crescer muito e poderá vencer.

    O POVO instintivamente sente que o Modelo de Crescimento Associado ao Capital Internacional não gera muito Padrão de Vida e é inferior.

      • Rocha, meu amigo e professor,

        Sabes que denomino o nosso Bortolotto de, meu mestre, justamente pelos seus conhecimentos sobre Economia e assuntos diversos.

        Que não impedem que, volta e meia, tenhamos opiniões diferentes, conforme o enfoque dado à temática postada pelo Newton.

        Neste caso em particular, de os americanos é que decidirão quem será o próximo presidente – uma alegação que não aceito em razão das circunstâncias atuais -, a tese do mestre sugere que Lula quando eleito e a sua sucessora, somente entraram no Planalto com o consentimento do Tio Sam, portanto?!

        Ora, então os chiliques, ataques, trololós, ziquiziras dos petistas contra a Globo e Estados Unidos é pantomima, um teatro de péssimo gosto e qualidade?!

        Esta história de esquerda, de socialismo, de comunismo é apenas para o “inglês ver”?!

        Nada que se deva levar a sério?!

        Ora, ratifica-se, assim, que o Barba era mesmo um espião a serviço da direita, melhor, da extrema direita?!

        A presidência da república foi um prêmio à sua atuação perfeita quando era defendido pelo Romeu Tuma, e dormia no gabinete do delegado?!

        Quanta mentira que o povo engole e sem Gourmet, por não saber a verdade dos fatos, diante das ilusões que o submetem, dos enganos que lhe são empurrados goela abaixo!

        Bom, nessas alturas, a eleição do Barba está ganha, que me leva a entender também os motivos pelos quais o General Villas Bôas entende que não cabem a intervenção, justamente porque os americanos nos monitoram, nos cerceiam a liberdade de escolha até mesmo do presidente do país, nossa!

        Olha, Rocha, nada mais me causa surpresa, mas o mestre exagerou nesta questão, respeitosamente.

        Tanto foi rápido no raciocínio, que descarrilou o trem do Ciro, que poderá vencer as eleições com o apoio de Lula, e dos americanos, não podemos esquecer, sob pena de continuarmos nesta estagnação econômica, social e política!

        Bortolotto não levou em conta as elites e castas nacionais, essas que verdadeiramente elegerão o sucessor de Temer ou do Maia, bastando que o próximo presidente atenda as exigências e benefícios requeridos, principalmente, que continue reinando inatacavelmente a IMPUNIDADE!

        Os americanos têm muto com o que se preocupar, ainda mais com o crescimento da Rússia nas questões onde antes o Tio Sam nadava de costas, do que se virem envolvidos com esse país deteriorado e em frangalhos pela corrupção!

        Um forte abraço, Rocha, extensivo ao mestre Bortolotto.
        Saúde e paz para ambos.

  5. Duas definiçôes de Estatística:
    1- A estatística é uma mentira matemática;
    2- A estatística é a prostituta das matemáticas.

  6. Segundo a sentença do juiz Sérgio Moro, Lula está proibido de exercer qualquer cargo público, o que significa que não poderá “ganhar” foro privilegiado. Nem mesmo com nomeação marota em governo amigo. Simples assim!

  7. Sul e Sudeste representam 58% do eleitorado. O NE somente 27. Pesquisas compradas. O capo nem conseguiu eleger seu filho para vereador em sua própria cidade.

  8. Nas duas vezes que foi eleito, com a popularidade no máximo, o capo obteve 30 e poucos % no primeiro turno. Como é possível que agora ele tenha o mesmo índice? Tolinhos…os institutos de pesquisas também gostam de din-din. E o PT tem muito guardado no exterior.

  9. Não é por nada não, mas dar credibilidade total, absoluta a este Paraná Pesquisas, francamente, me parece excesso de credulidade. Aqui só há pessoas experientes, pelo amor de Deus, vamos botar a cabeça no lugar. Pelo Datafalha que é o Datafalha há cenários em que Lula arrisca ganhar no 1º turno. Sejamos razoáveis…

    • O PT e lula NUNCA ganharam eleição em primeiro turno, com a popularidade em alta, apoio da classe média do sul-sudeste e distribuindo dinheiro sem lastro. Agora com a legenda destroçada vai ganhar? Sejamos razoáveis…

  10. Estou observando que vivemos um deserto de pesquisas que eram comum saírem periodicamente. Onde estão as pesquisas do Datafolha e do Ibope associado a instituições como a CNT? É muito importante divulgar não somente a intenção de voto em cada candidato, mas principalmente a rejeição de todos os candidatos. São baseadas nessas pesquisas que formamos nossas opiniões que depois serão expressas nesta Tribuna.

  11. ” Lula disse ainda que o Brasil precisa de menos ódio e mais amor, de menos ódio mais paz, de menos ódio e mais tolerância, de menos preconceito e mais compreensão

    Vagabundo! Quer se transformar de novo no lulinha paz e amor? Quem foi que dividiu o país entre nós e eles? Quem foi que estava do lado da “maria louca” chauí que zurrava em alto e bom som que odiava a classe média? Agora quer voltar com essa conversinha de “menos ódio e mais paz? Nós simplesmente não vamos aceitar a volta desse marginal ao poder! Se essa tragédia voltar a acontecer é o fim do brasil!

  12. A volta do Lullarápio é o fim do Brasil! Tudo que está ruim vai ficar muito pior. Nós não permitiremos isso, de maneira alguma, custe o que custar aconteça o que tiver que acontecer. O Brasil anti-Lulla é muito maior do que o Brasil dos petralhas , dos jumentos que ainda votam nessa excrescencia.

  13. O comentarista Marques não debocha dos seus colegas desta forma, mas mostra indiscutivelmente o seu escárnio pela situação do Brasil e povo!

    O que importa para ele não é honestidade e um país com menos corrupção, mas Lula no poder, a quadrilha mais uma vez no Planalto roubando e explorando o povo e a nação de maneiras as mais abjetas e deletérias possíveis.

    E com o caradurismo que os caracteriza, respondem perguntando, se foi o PT quem inventou a corrupção, dando a entender que, se os partidos anteriores assaltaram os cofres e o cidadão, os petistas podem fazem o mesmo!

    Cínicos, hipócritas, traidores, os petistas detestam o Brasil, e justamente pelo ódio que sentem por esta terra, argumentam que somos nós que os odiamos, em bem treinada tática e estratégia de enganar incultos e incautos, exatamente analfabetos funcionais e absolutos, que aceitam ser enganados e iludidos em troca de um assistencialismo doentio, que os condena à miséria permanentemente!

    Pois Marques e Cardoso, evitam abordar a recessão econômica causada pelos petistas, os desempregados, os inadimplentes, muito menos trazerem à baila que foram nas administrações do PT que ops bancos, a elite mais perniciosa do país, teve o seu apogeu, a sua fase de maiores lucros e cobrança de juros os mais exorbitantes do mundo!

    Na razão inversamente proporcional das riquezas auferidas pelos banqueiros proporcionadas pela quadrilha de ladrões, os petistas, está a pobreza do brasileiro, a sua miséria, a sua insegurança, falta de ensino adequado, saúde pública depauperada e insuficiente para atender a demanda!

    Mas, Lula não pode ir preso, pois representa a pobreza chegando ao poder e, para este pobre, este homem que se jacta de nunca ter lido um livro, para esta esquerda ladra, fraudulenta, a impunidade, sob pena de o povo se “revoltar”!

    O povo, claro, imbecil e idiotizado, manipulado e conduzido por formadores de opinião mal intencionados, que sabem que esses milhões de brasileiros não leem jornais, livros, não se informam, mas veem TV, então elegem a Rede Globo com seu poderio de atingir todos os lares do Brasil como inimiga, pois ela veicula em seus jornais os crimes praticados pelos governantes, pelo PT e asseclas, cúmplices!

    Independente de ter impostos atrasados e sonegá-los, a emissora exerce a sua programação, e emprega milhares de pessoas de várias tendências políticas, inclusive petistas, que patrulham a vida de seus colegas, que tolhem suas liberdades, que os recriminam.

    A Globo é a inimiga, de modo que a sua concessão seja um dia oferecida para uma cadeia de empresários de esquerda, socialistas, um devaneio, pois não existem empreendedores de esquerda, comunista, socialista, pois querem trabalhar, lucrar, empregar pessoas e ganhar dinheiro, o oposto do PT!

    Enfim, Marques debocha do alerta de Aranha, que é o meu, que escrevi dizendo que, se o PT vencer as eleições do ano que vem, Lula não assume!

    A metade da sociedade que repudiou o petista nas urnas – tomara que não sejam as eletrônicas ou aí mesmo que teremos votos fraudados para Lula – não aceitará os criminosos de novo no Planalto, e o país verterá sangue, suor e lágrimas, repito e reitero os meus comentários neste sentido.

    No entanto, para os petistas, o desejo é exatamente a ruptura, a divisão do Brasil, petistas ladrões de um lado, antipetistas e de gente que se interessa pelo país, do outro.

    Tá feito o buchincho, o desafio está lançado, a revolta entre os mesmos compatriotas será apenas uma questão de tempo!

    Se Lula está preocupado pelo que pode ocasionar ao povo e país?

    Logo este inescrupuloso e canalha indivíduo?

    Lula somente atende a sua vaidade, megalomania e onipotência em níveis patológicos, a sua esquizofrenia, a sua mania de perseguição!

    Se bebesse menos, a sua visão seria melhor em identificar seus opositores, crápula!

    Pois bem, os defensores de Lula, o ladrão, podem usar este espaço democrático como bem entenderem, porém também terão de ler os comentários que caracterizam Lula exatamente com os defeitos inatos de personalidade e caráter, explicitamente demonstrados quando da sua covardia em depoimentos a Moro quando acusou a falecida esposa dos problemas com o tríplex, e não ele, que continuava sem saber de nada, e apenas tinha ido à Petrobrás uma ou duas vezes na vida!

    Pois é este safardana que os petistas se rasgam ao meio para vê-lo na presidência da República. Uma gentalha sem princípios e valores éticos e morais, que coloca o partido acima do povo e do país!

    Aranha, conta comigo, nesta resistência de impedirmos que o ladrão vença as eleições, que a quadrilha petista retorne a seus roubos e explorações contra o cidadão e Brasil!

    Até lá, Marques, ri à vontade, debocha como quiseres, mas não te esqueças que, quem ri por último, ri melhor!

  14. Muito obrigado pela informação!

    Achei que o país merecia mas respeito por parte dos petistas, então a minha resposta em apoio ao Aranha.

    Mas, eu me enganei.
    O Brasil e o povo são o que menos interessa à quadrilha, razão pela qual pouco se importa com a situação dos desempregados, inadimplentes, dos desesperados, meros efeitos colaterais de administrações perniciosas, corruptas e desonestas do PT!

    Valeu, Newton.
    Um forte abraço.
    Saúde e paz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *